Autor Tópico: 1 Exposição RAW + Adobe Lightroom - Dia nublado  (Lida 5212 vezes)

Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Online: 27 de Dezembro de 2012, 14:45:28
Olá amigos,

Este é meu primeiro tópico de Antes e Depois.

Quero compartilhar uma foto que foi feita com apenas 1 exposição em RAW e o processamento no Adobe Lightroom. O dia estava nublado, então a opcão foi clicar com a fotografia super exposta, e conhecendo o RAW que teria, recuperar na edição.

Equipamentos Nikon D90 + Objetiva Fisheye 10.5mm 2.8 Nikkor http://migre.me/cyUW5

Pra quem gosta, aqui tem um vídeo de 1 minutos apresentando o processo de edição.

RAW Original


Processamento em Cores


Processamento em PB
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2012, 14:48:45
 :clap:

Preferi o colorido, mas percebi uma certa aurea em volta das palmeiras.

Outra coisa: vc utiliza UniWB pra fotometrar superexposto assim sem perder os detalhes? Digo fotometrar no limite para não clipar os highlights?

Edit: esse site novo é para você colocar os tutoriais?

Abcs
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 14:52:45 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:08:24
:clap:

Preferi o colorido, mas percebi uma certa aurea em volta das palmeiras.

Outra coisa: vc utiliza UniWB pra fotometrar superexposto assim sem perder os detalhes? Digo fotometrar no limite para não clipar os highlights?

Edit: esse site novo é para você colocar os tutoriais?

Abcs

Olá Dimigobo,

Vamos lá...

1. Áurea percebi que deu também, inclusive no post completo comentei um pouco sobre aberrações cromáticas, com a nikon D700 ou superior, como o processamento é melhor esse "defeito" reduz bastante, na D90 ainda é bem perceptível.

2. Para fotometrar, é feita a leitura do céu e da área de sombra com a própria câmera, fotografando casamentos, o tempo é curto. Aí tentamos encontrar um meio termo deixando sempre mais super exposto

3. Sobre meu novo site. Sentia falta de um local para compartilhar tudo o que gosto e acho interessante. Em meu site de casamentos ficava tudo muito misturado, acredito que complicando meus clientes noivos. Cursos, tutoriais, Podcasts, não combinava muito lá... estou aproveitando as férias para criar este novo...
Claro que também terá portifólio de fotografia, pois sou fotógrafo.. eheheheh... Muitas pessoas, amigos de clientes, me perguntavam se fazia outro tipo de fotografia, então preciso também expandir horizontes. Mas terá bastante tutoriais e bastidores de meus trabalhos.

Obrigado pelo comentário!!!

Seria um prazer se meu novo site estivesse em seus favoritos.. rsrs... ou em seu leitor RSS...

PS: Estou em fase de finalização do site... Tem alguns detalhes para ajustar ainda...
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2012, 15:16:04
Legal. Obrigado pela explicação.

Senti falta de um RSS só desse site. Lá só achei pro outro. O outro eu já tenho.

Abcs
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 15:17:00 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:29:41
Legal. Obrigado pela explicação.

Senti falta de um RSS só desse site. Lá só achei pro outro. O outro eu já tenho.

Abcs

Dimigobbo... Voce tem trazão, estava com erro ao criar um RSS para ele, consegui resolver e agora está certinho o endereço é http://feeds.feedburner.com/willianlimafotografo
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2012, 19:19:20
Bem legal a demonstração, Willian. Valeu por compartilhar.

Achei o vídeo rápido demais!! Hehe... mas deu pra entender os teus ajustes.

Achei a imagem final colorida um tiquinho saturada e "HDR'izada" demais, mas ficou bonita. Talvez como sugestão, se me permite, poderia ter mostrado mais a calçada e menos o céu, pra aumentar a noção de inclusão do espectador à cena. Observando melhor a composição, isso poderia também até diminuir um pouco a necessidade de correção da distorção da lente no nível dos coqueiros e do local do evento, tornando a cena mais natural (imaginei isso agora mas não tenho certeza. Me corriga se eu estiver enganado) e aumentando a nitidez naquela região da imagem.

Um abraço e um ótimo 2013! :ok:
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 19:22:21 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2012, 19:26:00
A propósito, acho esta seção do Fórum - "Galeria Antes e Depois" - um espaço super importante, tavez até mais que a própria galeria. Ela deveria ser mais valorizada por nós usuários. Até porquê o processo de pós produção, como todos sabem e concordam, é inerente à fotografia digital...

Eu mesmo vou tentar postar mais aqui do que na própria galeria a partir de agora - aliás essa pode ser a minha primeira resolução de ano novo, hehe.....
fkuhne.tumblr.com


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2012, 01:39:05
A propósito, acho esta seção do Fórum - "Galeria Antes e Depois" - um espaço super importante, tavez até mais que a própria galeria. Ela deveria ser mais valorizada por nós usuários. Até porquê o processo de pós produção, como todos sabem e concordam, é inerente à fotografia digital...

Eu mesmo vou tentar postar mais aqui do que na própria galeria a partir de agora - aliás essa pode ser a minha primeira resolução de ano novo, hehe.....

Isso, vamos valorizar esta seção. Acredito que o aprendizado seria maior para todos...

Obrigado por seus comentários... levarei em consideração para os próximos antes e depois...
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


clickssm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2013, 16:22:00
adorei!!!!!!!! nao tem como dar o passo a passo escrito nao? rs minha net e lenta nao consigo ver o video de jeito nenhum rsrsrs e queria muito testar eu amei


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2013, 21:04:00
A propósito, acho esta seção do Fórum - "Galeria Antes e Depois" - um espaço super importante, tavez até mais que a própria galeria. Ela deveria ser mais valorizada por nós usuários. Até porquê o processo de pós produção, como todos sabem e concordam, é inerente à fotografia digital...

Disse tudo!
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


lucas alcalde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • XRides
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2013, 18:30:37
Impressionante sua recuperação da foto! show d bola, só acho q exagerou no azul no canto direito, tive o mesmo resultado com uma foto d mar que tirei, o azul ficou meio pixelado... tirando isso minha sombrancelha até levantou quando vi o "depois"
www.xrides.com.br
O melhor do mountain biking no Brasil!


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2013, 22:53:03
Impressionante sua recuperação da foto! show d bola, só acho q exagerou no azul no canto direito, tive o mesmo resultado com uma foto d mar que tirei, o azul ficou meio pixelado... tirando isso minha sombrancelha até levantou quando vi o "depois"

Você tem razão Lucas. Obrigado pelo comentário!
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


GusALK

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 22:52:20
Nossa William, muito bom!
Não sabia que era possível gerar uma imagem dessas a partir de uma foto em RAW dada como "sem graça"...
Mandou bem! :worship:


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 10:03:04
Nossa William, muito bom!
Não sabia que era possível gerar uma imagem dessas a partir de uma foto em RAW dada como "sem graça"...
Mandou bem! :worship:

Esta é uma das grandes vantagens do RAW!
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


aciancio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 13:32:37
Bem legal, Willian!  Obrigado por compartilhar. Estou aprendendo bastante aqui (esta seção é ótima mesmo) e já já coloco meu primeiro a/d.

Grande abraço,
-Alexandre-