Autor Tópico: Sony Nex-F3 - Opiniões - Comprar ou não?  (Lida 87715 vezes)

Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 11 de Maio de 2013, 16:47:00
Cara, tem um acessório que tu compra e ele fica como uma sapata universal para flash externo... Agora, se pensa em se profissionalizar eu iria no mais comum: uma dslr de entrada mesmo. Embora a NEX tenha uma ótima qualidade, equivalente a uma asp-c, peca muito no quesito atalhos, não tem viewfinder, mais difícil de encontrar acessórios...
Abração
Tecpix + motorola do guga


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #31 Online: 11 de Maio de 2013, 21:27:34
Também acho. Tenho uma F3 e uma D7000. A F3 é ótima quando preciso de portabilidade sem perder qualidade, mas é um saco para manusear.

A D7000, costumo usar quase sempre em Manual, pois tem vários botões, atalhos, etc. A F3, não consigo. Acabo usando sempre no A, pois me irrito quando tenho que acessar os menus para mudar alguma coisa. E olha que configurei o botão do meio para trazer vários ajustes, mas mesmo assim.

Para se profissionalizar, acho melhor investir em uma DSLR, como o colega aconselhou.  :ok:
« Última modificação: 11 de Maio de 2013, 21:29:31 por Kokimoto »
D600 - E-M10


caranga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2013, 22:12:24
tenho a nex 6 e nex f3 que estava pensando em largar,mas de momento desisti ,usei a lente 16-50mm na nex f3(caiu como uma luva) e ficou um pouco maior que uma dessas cameras compactas tipos panasonic lx7,etc... mas com qualidade incomparável de imagem ,uso mais pra fotos festas,paseios, etc...e alente 18-55mm da nex f3 encaixei na nex 6,melhorou a pegada e zoom manual é muito melhor pra fotografia de rua ,e só um pouco mais fechada,  mas a 16-50 é tão pequena que da pra levar no bolso caso precise!Seja qualquer equipamento tem de usar e treinar muito ,pra na hora do click  não ficar perdido em configurações,claro que uns são mais praticos,mas aí já é outra categoria! :ok:
Fuji xe3+ 16_50
Leica d-lux 5  sony rx100 iii sony a77


FreedomFighter

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 15 de Maio de 2013, 16:46:34
Comecei com uma Sony NEX. Por isso não tive problemas de adaptação. Apenas tive que aprender.
Com essas câmeras digitais, fazer foto não é mais somente uma questão de luz e criatividade, mas de memória também. Quem não consegue lembrar dos caminhos de menu ou de configurações acaba fazendo tudo no modo automático, mas não é uma boa ideia.
Sony NEX forever, pelo menos por enquanto!


Jony Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #34 Online: 15 de Maio de 2013, 17:19:27
Comecei com uma Sony NEX. Por isso não tive problemas de adaptação. Apenas tive que aprender.
Com essas câmeras digitais, fazer foto não é mais somente uma questão de luz e criatividade, mas de memória também. Quem não consegue lembrar dos caminhos de menu ou de configurações acaba fazendo tudo no modo automático, mas não é uma boa ideia.
Sony NEX forever, pelo menos por enquanto!

Isso é vdd, tenho uma 5n e por algumas vezes me deparei tendo que buscar onde estavam as coisas no menu...
Mexi em uma 5r e na 6 em uma Sony store e achei que estão bem melhores nesse quesito... um ou outro botãozinho a mais, mas fez uma diferença!!! rs... Mas realmente, como tudo na vida...questão de costume!!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #35 Online: 16 de Maio de 2013, 09:47:38
É verdade, é falta de prática e costume mesmo. Sou meio acomodado por causa da D7000, então acabo usando modos A ou S na Nex.

Ainda bem que tiro fotos em raw para quando esqueço de mudar o WB.  :doh:
D600 - E-M10


Maguzeal

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
  • WOOOW HA-HA-HÁÁ
Resposta #36 Online: 17 de Maio de 2013, 09:00:54
Eu mal posso imaginar como deve ser confortável e prático os atalhos das DSLR's, mais eu não entendo porque todo mundo diz ser dificil os comandos da Nex.

aieaheihaesu

Eu configurei os botões e agora consigo ter praticamente qualquer controle manual à disposição e bem prático! ISO, Obturador, Diafragma, controle de branco entre outros.

Veja na net como configurar os botões da Nex, da pra você fazer muita coisa com ela mesmo tendo tão pouco botões!
Sony Nex-F3 + 18-55 f3.5-5.6 + Minolta 50mm MD 1.7

"A imaginação é mais importante que o conhecimento."
Albert Einstein.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #37 Online: 17 de Maio de 2013, 10:12:58
Maguzeal, eu configurei, mas mesmo assim, não se compara. Mas não quero desmerecer a Nex, que é muito boa.  :ok:
D600 - E-M10


freelabrasil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #38 Online: 18 de Maio de 2013, 18:59:43
Maguzeal, eu configurei, mas mesmo assim, não se compara. Mas não quero desmerecer a Nex, que é muito boa.  :ok:

Talvez seja o unico porem que deixa a Nex com um ponto a menos, embora, eu, mesmo sem saber muito de fotografia, já estou bem acostumado com os botões e menus, configurei tudo do jeito que me deixa mais confortavel.

Imagino que para quem vá trabalhar com ela, seja meio desconfortavel procurar pelos menus, talvez falte tela um touchscreen.



editor.curitiba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #39 Online: 22 de Maio de 2013, 10:10:19
Talvez seja o unico porem que deixa a Nex com um ponto a menos, embora, eu, mesmo sem saber muito de fotografia, já estou bem acostumado com os botões e menus, configurei tudo do jeito que me deixa mais confortavel.

Imagino que para quem vá trabalhar com ela, seja meio desconfortavel procurar pelos menus, talvez falte tela um touchscreen.



Olá amigos!
Fiquei muito interessado nesta câmera.
Com sensor APS-C (um pouco maior que do minha Canon 60D)deve ter uma qualidade muito boa
Além de ter uma tecnologia atual (sem espelho) que gante um corpo compacto, e parece ser uma "tendência" de mercado
Tenho a oportunidade de comprar nos EUA por U$500,00, com mais uma lente 55-210mm

http://www.bhphotovideo.com/c/product/913315-REG/sony_nexf3k_sbdl_alpha_nex_f3_mirrorless_digital.html

Gostaria de tirar algumas dúvidas com quem já tem:

1) Ela é uma câmera rápida (auto-foco e procesamente de imagens)?
2) Qual a qualidade em baixa luz?
3) Com relação a DLSR de entrada (mesma faixa de preço nos EUA, com lente18-55mm) quais as vatagens, desvantagens e diferenças
4) Este modelo aceita acessórios externos como flash, microfones, etc

Quero presentear minha esposa que vive fuçando na minha...rs
A câmera seria para fotografias, de festas, esportes, efim uso cotidiano básico.

Obrigado e aguardo resposta!
« Última modificação: 22 de Maio de 2013, 10:13:25 por editor.curitiba »


Jony Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #40 Online: 22 de Maio de 2013, 13:16:16
Olá amigos!
Fiquei muito interessado nesta câmera.
Com sensor APS-C (um pouco maior que do minha Canon 60D)deve ter uma qualidade muito boa
Além de ter uma tecnologia atual (sem espelho) que gante um corpo compacto, e parece ser uma "tendência" de mercado
Tenho a oportunidade de comprar nos EUA por U$500,00, com mais uma lente 55-210mm

http://www.bhphotovideo.com/c/product/913315-REG/sony_nexf3k_sbdl_alpha_nex_f3_mirrorless_digital.html

Gostaria de tirar algumas dúvidas com quem já tem:

1) Ela é uma câmera rápida (auto-foco e procesamente de imagens)?
2) Qual a qualidade em baixa luz?
3) Com relação a DLSR de entrada (mesma faixa de preço nos EUA, com lente18-55mm) quais as vatagens, desvantagens e diferenças
4) Este modelo aceita acessórios externos como flash, microfones, etc

Quero presentear minha esposa que vive fuçando na minha...rs
A câmera seria para fotografias, de festas, esportes, efim uso cotidiano básico.

Obrigado e aguardo resposta!

Cara vou tomar como base minha experiencia com minha NEX-5n, do que já vi mexendo na F3 de outras pessoas, não achei muita diferença;

 Quanto aos itens velocidade e desempenho em baixa luz, sinceramente acho até melhor que algumas DSLRs de entrada, e de fato as vantagens e desvantagens entre a DSLR acho que se resumem a quesitos fisicos mesmo, a ergonomia... A NEX é uma câmera pequena, leve a F3 tem até uma pegada uma pouco melhor que minha 5n... para quem vai usar muita coisa no manual, a falta de botões pode atrapalhar um pouco, mas para quem usa em semi ou automático...não pesa tanto...de fato só ganha pois vai ter uma câmera mais fácil de colocar na bolsa (ótimo argumento para mulheres) com qualidade similar....
 Qto aos acessórios ela tem uma sapara da Sony e até possui outros acessórios como um flash um pouco maior, microfones, EVF, etc... li ainda em algum lugar que existe adaptador para transformar essa sapara "exclusiva" para uma outra mais comum, de fato ainda não vi, nesse caso melhor vc procurar um pouco... mas de boa... se isso for pesar, tenta comprar lá fora tb junto com a câmera, compra os originais para não correr nenum risco de compatibilidade e lá fora é bem em conta...

 Bem foi um post meio superficial o meu, mas muito já se foi falado dessa câmera aqui e a qualidade dela não tem muito o que discutir...é comprar e curtir!! :snack:

Abraços...


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Maio de 2013, 13:18:47
Olá amigos!
Fiquei muito interessado nesta câmera.
Com sensor APS-C (um pouco maior que do minha Canon 60D)deve ter uma qualidade muito boa
Além de ter uma tecnologia atual (sem espelho) que gante um corpo compacto, e parece ser uma "tendência" de mercado
Tenho a oportunidade de comprar nos EUA por U$500,00, com mais uma lente 55-210mm

http://www.bhphotovideo.com/c/product/913315-REG/sony_nexf3k_sbdl_alpha_nex_f3_mirrorless_digital.html

Gostaria de tirar algumas dúvidas com quem já tem:

1) Ela é uma câmera rápida (auto-foco e procesamente de imagens)?
2) Qual a qualidade em baixa luz?
3) Com relação a DLSR de entrada (mesma faixa de preço nos EUA, com lente18-55mm) quais as vatagens, desvantagens e diferenças
4) Este modelo aceita acessórios externos como flash, microfones, etc

Quero presentear minha esposa que vive fuçando na minha...rs
A câmera seria para fotografias, de festas, esportes, efim uso cotidiano básico.

Obrigado e aguardo resposta!

seguem algumas respostas:

1) Ela é uma câmera rápida (auto-foco e procesamente de imagens)?
auto-foco mais lento que sua 60D, processamento de imagens mais agressivo para corrigir as distorções das lentes, que no sistema Nex são maiores que as lentes Canon, menos botões para comandos diretos, menos opções de acessórios.

2) Qual a qualidade em baixa luz?
no mesmo nível ou melhor que a 60D

3) Com relação a DLSR de entrada (mesma faixa de preço nos EUA, com lente18-55mm) quais as vatagens, desvantagens e diferenças
Mais portátil (menor peso e menor tamanho), vídeo com qualidade superior, qualidade de construção melhor.
Foco mais lento, pois é por contraste apenas, menos botões, menu mais complicado

4) Este modelo aceita acessórios externos como flash, microfones, etc
Aceita sim, porém não são acessórios com "conexões" comuns, são exclusivas do sistema sony Nex.

Sugestões:
- espere um pouco mais que a Nex 6 deve baixar o preço e é bem mais câmera que a Nex F3
- ou parta para outro sistema mais completo, como micro 4/3 ou Fuji.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


editor.curitiba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #42 Online: 22 de Maio de 2013, 14:51:35

Sugestões:
- espere um pouco mais que a Nex 6 deve baixar o preço e é bem mais câmera que a Nex F3
- ou parta para outro sistema mais completo, como micro 4/3 ou Fuji.


FVANZELA Obrigado pelas dicas!
Com certeza a NEX 6 é superior, mas por U$500 é duas lentes a NEX 5 parece uma grande pedida, não acha? Com a diferença da para pegar mais uma lente ou um flash externo

... A NEX é uma câmera pequena, leve a F3 tem até uma pegada uma pouco melhor que minha 5n... para quem vai usar muita coisa no manual, a falta de botões pode atrapalhar um pouco, mas para quem usa em semi ou automático...não pesa tanto...de fato só ganha pois vai ter uma câmera mais fácil de colocar na bolsa (ótimo argumento para mulheres) com qualidade similar....


Jony Rodrigues ótimo argumento mesmo...rs
mesmo com duas lentes acho uma opção interessante


Mais algumas dúvidas
1) Vocês citaram o FOCO ser um pouco lento. Isto chega atrapalhar?
2) como é a construção desta câmera? É resistente?
3) O flash embutido é eficiente?

Obrigado


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #43 Online: 22 de Maio de 2013, 21:48:05
Meus dois tostões...

Olá amigos!
Fiquei muito interessado nesta câmera.
Com sensor APS-C (um pouco maior que do minha Canon 60D)deve ter uma qualidade muito boa
Além de ter uma tecnologia atual (sem espelho) que gante um corpo compacto, e parece ser uma "tendência" de mercado
Tenho a oportunidade de comprar nos EUA por U$500,00, com mais uma lente 55-210mm

http://www.bhphotovideo.com/c/product/913315-REG/sony_nexf3k_sbdl_alpha_nex_f3_mirrorless_digital.html

Gostaria de tirar algumas dúvidas com quem já tem:

1) Ela é uma câmera rápida (auto-foco e procesamente de imagens)?
Não, é satisfatória na NEX 3F que tive mas mais lenta que a Canon T3i, p. ex. Para mim era sensível. Acho que isso se deve, principalmente, à experiência de usar o LCD vs. a visão direta do viewfinder nas DSLR. Peguei um Nex 7 numa loja e o arrasto no EVF é, para MIM, horroroso. Então fiquei sempre com a sensação de lentidão. Se bem que, se usar o live view na DSLR, a coisa se inverte e a sony fica mais rápida.

Citar
2) Qual a qualidade em baixa luz?
A minha NEX 3 era um tiquinho inferior às APS-C Canon que tive (T3i e 60D), mas também é satisfatório - e muito melhor que as compactas, claro.

Citar
3) Com relação a DLSR de entrada (mesma faixa de preço nos EUA, com lente18-55mm) quais as vatagens, desvantagens e diferenças
Vantagens: tamanho, peso, portabilidade, não chama muita atenção; desvantagens: falta de acessos diretos, velocidade e, principalmente, para mim, falta do VF óptico.

Citar
4) Este modelo aceita acessórios externos como flash, microfones, etc
Flash sim, o dela e genéricos com adaptador. Microfone não lembro...

Citar
Quero presentear minha esposa que vive fuçando na minha...rs
A câmera seria para fotografias, de festas, esportes, efim uso cotidiano básico.
Acho uma ótima pedida para quem leva foto mais de leve. Só não acho adequada para esportes.

Obrigado e aguardo resposta!
[/quote]


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #44 Online: 22 de Maio de 2013, 21:52:44
FVANZELA Obrigado pelas dicas!
Com certeza a NEX 6 é superior, mas por U$500 é duas lentes a NEX 5 parece uma grande pedida, não acha? Com a diferença da para pegar mais uma lente ou um flash externo

Jony Rodrigues ótimo argumento mesmo...rs
mesmo com duas lentes acho uma opção interessante


Mais algumas dúvidas
1) Vocês citaram o FOCO ser um pouco lento. Isto chega atrapalhar?
Depende do que você vai fotografar. Paisagem, retrato, street (às vezes): ok; esportes, criança correndo: para mim, atrapalha. Agora, tudo é adaptação. Inclusive um dos grandes lances dessas NEX é usar com lentes manuais e o focus peaking...

Citar
2) como é a construção desta câmera? É resistente?
Sim, a construção dela é excelente!

Citar
3) O flash embutido é eficiente?
Não.

Obrigado
[/quote]