Autor Tópico: D700 x D800, qual comprar para casamentos?  (Lida 16637 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #75 Online: 31 de Dezembro de 2012, 10:50:18
Ano que vem estou entrando para o mundo FF, se ate lá a D600 ainda apresentar defeitos de fabricação, é D700 na cabeça!!!!!

sem duvida!!!


amv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #76 Online: 31 de Dezembro de 2012, 12:08:17
Estive lendo o tópico e queria colocar minha opinião.

Como a maioria aqui sabe, fui um dos primeiros daqui dos EUA a ter uma D800, eu comprei a minha na semana q foi lançada, tenho usado desde então e o q aprendi é o seguinte. Eu tbm observei muita dificuldade com a câmera no início, ela é MUITO mais exigente q a D700, ou eu deveria inverter a frase, a D700 perdoa muito mais q a D800. É isso mesmo, na verdade qq erro seu vira um grito na D800.

Qdo eu comecei a usá-la percebi q muitas das fotos estavam saindo tremidas, com foco errado, muito ruido e eu comecei a ficar preocupado, achei q tinha defeito na câmera, depois achei q eu quem não sabia nada e nunca deveria ter comprado tamanha potência. Igual a um velhinho comprando uma Lamborghini...

Bom, qdo comprei a minha primeira DSLR, a D80, eu fiquei muito decepcionado, minhas fotos estavam horríveis, descobri q eu tinha muito que aprender para começar a proveitar o universo DSLR, qdo comprei a D700 vindo da D300s percebi q tinha q aprender mais para aproveitar o universo FF. MAS, qdo comprei a D800 entrei em desespero, achei q o problema era mesmo eu! Não gostava de 90% das minhas fotos, foi muito frustrante e difícil para mim parar de culpar a câmera e aceitar q o problema era eu. Eu tinha duas escolhas, ou voltava pra D700 e seria bem mais simples, ou eu aprendia, resolvi aprender.

Hoje com quase 15k fotos, acho q aprendi, ainda erro, claro, mas lidar com essa câmera foi mais difícil q qq outra q já tive. Ela é muito boa em pouca luz, fiz 2 eventos com ela, 1 casamento e na igreja optei por não usar flash, e na recepção num salão de hotel com o SB700, o outro todo no hotel tbm com o SB700, minha lente de preferencia é a 70-200, mas usei tbm a Sigma 50mm 1.4 e a Nikon 28-70 2.8. Conversando com outros fotógrafos aqui q tem e usam D800/D800E/D4/D3s e D3x todos me falaram q para poder trabalhar com a D800 eu precisava parar de ficar analisando as fotos em 100%, a explicação é q o 100% dela é muito maior q qq das outras câmeras q eu já tinha trabalhado e q para simplificar a explicação era a mesma de um outdoor, se vc ver de perto fica muito ruim, mas no conjunto a foto está perfeita. Eu continuo olhando em 100% pq sou chato e insistente.

Imagine o seguinte, uma foto de 7360 × 4912 na tela do seu computador agora, amplia para 100%, digamos q sua tela é 1200 x 800, agora virtualmente imagine o resto da foto em volta da tua tela, esse é o tamanho real da foto. Agora pense nela impressa, se vc for ver qq foto desse tamanho impressa qual a distância q vc deve estar? Entenderam?

Sim, tem como ficar perfeito na maioria das vezes, eu tenho um aproveitamento médio de 70%, acho que está bom, mas sempre me preocupo em melhorar.

Afonso, acho q o lance da distância focal tbm se aplica ao q acabei de falar. D700 ou D800 o aumento do sensor não muda a relação focal, apenas a resolução final da D800 é muito maior, portanto mostrando mais qq mínima tremida.

Abs,

Eladio

Qto a que camera comprar, isso é um departamento q não me atrevo a opinar. Mas digo o seguinte, a curva de aprendizado de DX pra FF é grande, e de FF pra D800 (semi MF) é maior. O pulo direto pode ser grande demais.

My 2 cents...

Grande Eladio, sim o amigo foi o primeiro a nos passar informações a respeito desse avião. :ok:

Particularmente a tal curva de aprendizado foi extremamente simples, aliás só vi uma curva do resto foi tudo reta, e a curva que vi foi exatamente o que tenho discutido até então.

Para mim repito para mim há uma grande diferença fotografar na mão quando a velocidade do obturador encosta no valor da distância focal, se na d700 e companhia podia fazer uma foto com uma 50mm em 1/50 na D800E para fazer essa mesma foto numa zona de conforto sem que corre-se o risco de tremer teria que fazer acima de 1/100, não confundir foto tremida com foto fora de foco.

Ligeiramente desfocada quando redimencionada para valores equivalentes aos da D700 a tal desfoque fica imperceptível ou até mesmo desaparece, já a foto tremida esta não têm volta logo para mim, repito para mim,  há aqui uma grande diferença do que podemos fazer com uma D700 nesses limites e o que podemos fazer numa d800, antes de tomar a decisão de vender conversei muito com amigos proprietários de da D800/D800E e estes comungaram exatamente com a mesma percepção.

Qualidade de imagem FENOMENAL, FOTOMETRIA extremamente precisa, CROPAR uma imagem nunca foi possível faze-lo nas proporções que essa máquina permite, no geral só alegria,  voltando a repetir o que disse acima para MIM a única curva que encontrei foi exatamente a que tenho discutido .

Tamanha a satisfação ainda tentei contornar esse curva, adicionando uma lente ao meu set,   cujo o propósito era o de usa-la em ambientes internos onde a escassez de luz se fizesse presente para não ter que recorrer ao uso de flash, a coisa ficou mais tolerável mas mesmo assim tinha algumas limitações, vale dizer que as lentes que possuía ( aliás ainda possuo ) as mais escuras eram f/2.8.

Preciso dizer que o que vale para mim pode não valer para os outros , cada um têm suas intenções para com os equipamentos que possuem, eu gosto de um bom carro com tanto que possa encarar não só pista tipo tapete assim como possa encarar  nossas ruas esburacadas . :D

Tenho fotografia como hobby, logo isto não pode se transformar  numa fonte de estress, então peguei a escada subi alguns degraus olhei para o outro lado do muro PQP LUZ muita LUZ Adeus TREVAS.

FELIZ ANO NOVO A TODOS.


Abs.

 


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 31 de Dezembro de 2012, 15:40:45
Opa,

Antes de mais nada, feliz ano novo aos amigos do forum.

A discussão é muito importante para os que querem aprender, e neste tópico nao é diferente.

A questão D700 x D800 ha meses me provoca. Sou um feliz proprietário de uma D7000, que usava lentes do kit, e estou me programando para comprar uma FF.

Tanto é que ha poucos encostei minha lente do kit e comprei duas lentes zoom de qualidade (mais uma cinquentinha, que mesmo perto das "bitelas" me da muita alegria), pensando exatamente na FF.

Meu cunhado tem uma D700 e inclusive me ofereceu por 4 pratas, pensando em comprar uma D600 na B&H, o que eu até acho um  bom preço.

Acho a D700 foda, tem imagem pequena (em mega pixel), o que as vezes, por outro lado, pode me fazer uma falta (veja por exemplo o tópico Running em que solicito aos amigos idéias de como fazer uma foto para impressão em 4 metros por 2,5 m - medidas aproximadas, para ser vista de bem perto), mas nada a que nao se resolva.

O que mais me coloca uma pulga na orelha é o fato de que com o valor de uma D700 se pode comprar uma D600, que, tudo bem, nao é la um tanque de guerra como a 700 mas que é bem mais moderna.

Nesta trilha, penso se nao seria mais negocio gastar 1000 dólares a mais e comprar logo uma D800. Câmera que é tao ou mais resistente que a 700 (ao menos foi o que li - embora tenha usado uma 800 quando fui comprar as lentes, mas nao sai em campo com ela), que tem muito mais resolução que uma 600, que é moderna, que trabalha com ISOs bem altos com baixo ruído, considerável alcance dinâmico, nao so se comparado aa D700 mais a qualquer DSLR do mercado e etc, etc.

O fato é que diante deste universo de fatores prefiro gastar um pouquinho mais para comprar um produto, que ao menos no meu modo de ver, é o caminho, e mais, deve continuar em fabricação por mais uns bons anos, o que nao podemos falar da 700.

Sei que também ha desvantagens e essa de ter que pensar em local para armazenar as fotos imensas da 800 da uma boa vantagem para a 700, mas é um preço que acredito vai valer a pena pagar.

Quanto ao "domar a fera", desde os primeiros reviews tenho lido que a D800 é "arisca" mas sempre me perguntei se isso ocorreria se eu observasse a foto no mesmo tamanho que uma feita pela D700, por exemplo.

Notem que nao estou falando em % (100 ou 200%) mas sim em encher a tela, em tamanho absoluto mesmo. Acho que a diferença citada desapareceria.

Enfim, acho a D700 uma maquina de RESPEITO (com letra maiúscula mesmo) mas nao estou la bem certo de que 1000 dólares de diferença sejam suficientes para que um profissional (que vai usar. ele mesmo. nao é entregar na mao de terceiro) deixe de comprar uma maquina como a D800 para comprar uma D700.

Respeito quem pensa o contrario e até posso voltar a este forum quando comprar a minha (que pretendo fazer em mais uns 3 ou 4 meses) para dizer que estava errado, mas hoje esta é a minha forma de pensar.

Um grande abraço a todos.

 :ok:






D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 31 de Dezembro de 2012, 15:45:11
Senhores,

Perdoem-me, mas esqueci de incluir no post acima que entre um dos fatores MUITO relevantes da D800 em, relação a D700, esta o duplo slot para cartões. Para mim um pecado mortal na D700 se observado pelo fotografo de casamentos.

Sei que nao é comum o cartao de memoria apresentar problemas, mas redundância é um pilar quando se fala em fotografia de casamentos.



D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Resposta #79 Online: 31 de Dezembro de 2012, 16:59:54
Eu pulei de uma D300 para a D800 e posso confirmar o que o Eladio e AMV estao falando.... olhar o arquivo RAW da D800 em 100% me desanima, mas se exportar um JPG com as dimensoes da D300 (12Mp) as imperfeicoes sao 'amenizadas'....

Tenho certeza q isso nao faz de mim um bom fotografo, mas pelo menos posso 'corrigir' ou esconder alguns erros qdo os arquivos sao exportados em uma qualidade menor...

Ainda estou me acostumando com a D800 (tenho problemas com a fotometria, o comportamento eh diferente da D300), mas adoro a camera... :)




Entre D700 e D800 meu conselho eh que tem q se levar em consideracao o investimento que tera que ser feito em lentes FX.... Se vc ja possui lentes para full frame de otima qualidade entao pode ir de D800, caso contrario va de D700 e uma 24-70 ou 50 + 85 f/1.4 e continue usando a DX com uma lente zoom de boa qualidade.
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #80 Online: 31 de Dezembro de 2012, 17:06:56
Senhores,

Perdoem-me, mas esqueci de incluir no post acima que entre um dos fatores MUITO relevantes da D800 em, relação a D700, esta o duplo slot para cartões. Para mim um pecado mortal na D700 se observado pelo fotografo de casamentos.

Sei que nao é comum o cartao de memoria apresentar problemas, mas redundância é um pilar quando se fala em fotografia de casamentos.
profissionalmente pesa muito o custo beneficio, e dependendo o faturamento 1000 dolares somente para trocar 1(um) corpo, pode ser caro,
alem dos computadores que para 36mb, o triplo do habitual, tambem e outra musica.
o duplo slot, e uma melhora como a direçao hidraulica no carro, nao e Imprescindivel.
As maquinas de filmes nunca levaram 2 (dois) filmes, e trabalhamos assim faz 100 anos.
Agora como hobbie, todo este entusiasmo e fantastico, para brincar tudo e magnifico.
abs. 


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 31 de Dezembro de 2012, 19:48:06
Agalons,

Compreendo a sua opiniao, quanto a argumentação de usar filme, que nao tinha redundancia, para "defender" a nao disponibilizaçao de 2 slots na D700, mas, modestamente, nao acho que seja exatamente a mais apropriada, salvo, claro, se vc utilizar cartões de memória que comportem apenas 36 fotos. (vou deixar de fora aqui as discussões de que sao tecnologias completamente diferentes, que se algo existe para mitigar o risco ele deixa de ser aceitável aos padrões de mercado e que seu cliente pode nao ser tao mais tolerante com ele, etc).

Mesmo compreendendo a sua opinião, continuo com a idéia de que 2 cartões sao sim muito importantes em uma maquina. Se houver alguma informação que me demonstre que de fato é desnecessário ter 2 cartões em uma mesma maquina, confesso que para mim sera muito bem vinda.

Quanto ao fato de os 1000 dólares de diferença e o entusiasmo serem fantásticos para o hobbie, eu concordo mas sempre tive a impressão de que se nele 1000 nao sao assim tanto dinheiro imagine profissionalmente. Afinal, colocando de fora a paixão, se eu estiver em uma profissão que nao me permite investir 1000 dólares a mais em um equipamento mais moderno para aprimorar (ou me manter em nivel tecnologico de mercado, pois acredito que seja para la que o mercado andara) meu serviço, entao para manter as minhas contas pagas esta talvez nao seja a profissão mais adequada para mim.

Afinal, se formos seguir por esse caminho a pergunta certa nao seria D700 x D800 e sim: por que sair da minha analógica e comprar uma digital?

Nao é mesmo?

Gostaria de deixar claro que minhas colocações estão focadas na escolha de qual equipamento comprar, e até o momento acredito no que escrevi.

Um abraço a todos.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #82 Online: 31 de Dezembro de 2012, 21:31:52
Agalons,

Compreendo a sua opiniao, quanto a argumentação de usar filme, que nao tinha redundancia, para "defender" a nao disponibilizaçao de 2 slots na D700, mas, modestamente, nao acho que seja exatamente a mais apropriada, salvo, claro, se vc utilizar cartões de memória que comportem apenas 36 fotos. (vou deixar de fora aqui as discussões de que sao tecnologias completamente diferentes, que se algo existe para mitigar o risco ele deixa de ser aceitável aos padrões de mercado e que seu cliente pode nao ser tao mais tolerante com ele, etc).

Mesmo compreendendo a sua opinião, continuo com a idéia de que 2 cartões sao sim muito importantes em uma maquina. Se houver alguma informação que me demonstre que de fato é desnecessário ter 2 cartões em uma mesma maquina, confesso que para mim sera muito bem vinda.

Quanto ao fato de os 1000 dólares de diferença e o entusiasmo serem fantásticos para o hobbie, eu concordo mas sempre tive a impressão de que se nele 1000 nao sao assim tanto dinheiro imagine profissionalmente. Afinal, colocando de fora a paixão, se eu estiver em uma profissão que nao me permite investir 1000 dólares a mais em um equipamento mais moderno para aprimorar (ou me manter em nivel tecnologico de mercado, pois acredito que seja para la que o mercado andara) meu serviço, entao para manter as minhas contas pagas esta talvez nao seja a profissão mais adequada para mim.

Afinal, se formos seguir por esse caminho a pergunta certa nao seria D700 x D800 e sim: por que sair da minha analógica e comprar uma digital?

Nao é mesmo?

Gostaria de deixar claro que minhas colocações estão focadas na escolha de qual equipamento comprar, e até o momento acredito no que escrevi.

Um abraço a todos.

2 slots e um acesorio legal, nao e imprescindivel.
o custo de uma produtora fotografica envolve um pouco mais que a compra de um corpo novo,
los criterios de avaliaçao financeira e comercial sao outros.
os "1000", sao varios para varios items.
abs
otimo 2013!!!!!!!


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #83 Online: 31 de Dezembro de 2012, 23:24:49
Eládio, concluindo então, você não alterou o seu estilo de fotografia e trabalho?! Você somente evita fazer análise de crop 100%. Correto?
Ah, outra dúvida, quando você redimensiona essas fotos da D800 de 36MP para uns 5 a 10 MP, estes tais "defeitos" continuam perceptíveis?

Olá amigo, na verdade au mudei minha forma de trabalho sim, qdo disse que a diferença era em olhar à 100% não quiz dizer q eu não analisava e tratava as fotos em ou verificando 100%, disse q deve-se ter o cuidado de visualizar a foto no tamanho q será vista, ou seja se for WEB ou TV tamanho máximo da tela digital (eu procuro ver em 1920 x 1080, que é uma TV HD), se for impressa qual seria o maior tamanho a ser impresso. E ai sim julgar a qualidade do produto final, não adianta tratar em 100% ficar horas na edição se a impressão maior será 20 x 30 ou algo assim.

Isso se aplica a qq camera, mas por causa da D800 "pintar de verde limão" os pequenos deslizes ou mesmo imperfeições não dá pra reprovar, por exemplo, uma foto muito boa em ISO alto pq em 100% aparecem bastante ruidos enquanto no tamanho que realmente será vista mal aparece ruido!

Em qq redução existe perda de qualidade, mas os tais pequenos defeitos desaparecem assim como nas outras câmeras, apenas pq em tamanho menor há menos a ser visto.

Abs e feliz ano novo!
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #84 Online: 01 de Janeiro de 2013, 07:46:14
Olá amigo, na verdade au mudei minha forma de trabalho sim, qdo disse que a diferença era em olhar à 100% não quiz dizer q eu não analisava e tratava as fotos em ou verificando 100%, disse q deve-se ter o cuidado de visualizar a foto no tamanho q será vista, ou seja se for WEB ou TV tamanho máximo da tela digital (eu procuro ver em 1920 x 1080, que é uma TV HD), se for impressa qual seria o maior tamanho a ser impresso. E ai sim julgar a qualidade do produto final, não adianta tratar em 100% ficar horas na edição se a impressão maior será 20 x 30 ou algo assim.

Isso se aplica a qq camera, mas por causa da D800 "pintar de verde limão" os pequenos deslizes ou mesmo imperfeições não dá pra reprovar, por exemplo, uma foto muito boa em ISO alto pq em 100% aparecem bastante ruidos enquanto no tamanho que realmente será vista mal aparece ruido!

Em qq redução existe perda de qualidade, mas os tais pequenos defeitos desaparecem assim como nas outras câmeras, apenas pq em tamanho menor há menos a ser visto.

Abs e feliz ano novo!

Muito obrigado pelo "review" real, a experiencia de uma colega
desde os primeiros problemas ,(mudança de 6mb para 10mb,las no 2004), nos trabalhamos assim
visualizar o tamanho final que sera usado.
Sera questao da adaptaçao de 12 para 36.
Grande abraço
otimo 2013!!!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #85 Online: 01 de Janeiro de 2013, 10:28:51
Poxa, essa da D800 nao poder salvar RAW de um tamanho menor eu n sabia, pensei que todas fizessem isso hj em dia... Mas vamos ver se eu entendi... Então o problema é o tamanho da imagem, que com isso faz que os erros fiquem muito mais visíveis? se por exemplo a D700 tivesse 40MP então teríamos o mesmo problema?

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, 10:36:57 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #86 Online: 01 de Janeiro de 2013, 11:09:36
Poxa, essa da D800 nao poder salvar RAW de um tamanho menor eu n sabia, pensei que todas fizessem isso hj em dia... Mas vamos ver se eu entendi... Então o problema é o tamanho da imagem, que com isso faz que os erros fiquem muito mais visíveis? se por exemplo a D700 tivesse 40MP então teríamos o mesmo problema?
parece que isso mesmo, se  a d4444 tivesse 79mb , seria a mesma coisa.
Faz sentido + mb + detalhes.
Eu ja vi isso com maquina menores.
abs.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #87 Online: 01 de Janeiro de 2013, 11:27:54
parece que isso mesmo, se  a d4444 tivesse 79mb , seria a mesma coisa.
Faz sentido + mb + detalhes.
Eu ja vi isso com maquina menores.
abs.

Entendi, bom, então de fato a câmera não tem problema algum, o problema é o usuário, assim como o rbpope ja mencionou, se pra fazer uma foto que com a D700 ele faz em 1/50 e na D800 ele tem que fazer a 1/100 na verdade a que ele fez com a D700 saiu fora tb, a questão é que não aparece...eu ja vejo isso como um lado positivo, por se o usuário sentiu essa diferença (acredito que n sejam todos, por isso que não achei reviews falando disso e eu mesmo ja saltei de 8 pra 40mp e n tive esse problema) é por que ele estava deixando passar falhas que ficavam imperceptíveis em tamanho menor, com isso pode tentar melhorar para que isso não aconteça, no caso de realmente ser falha dele.

Ah, mais mp não mudam o formato da camera como li que ela seria uma semi médio formato por conta dos 36mp, o tamanho do sensor dela é de ff e por enquanto vai continuar sendo assim,  assim como uma D3200 ñ é semi fullframe só por ter 24mp...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #88 Online: 01 de Janeiro de 2013, 11:34:42
Ah, mais mp não mudam o formato da camera como li que ela seria uma semi médio formato por conta dos 36mp, o tamanho do sensor dela é de ff e por enquanto vai continuar sendo assim,  assim como uma D3200 ñ é semi fullframe só por ter 24mp...

Assim como um Nokia 808 PureView com os seus 41Mp não pode ser chamado de semi medio formato!

Comparando o tamanho dos sensores: http://cameraimagesensor.com/size/#189,135,a

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #89 Online: 01 de Janeiro de 2013, 18:23:14
Alexandre, para ilustrar ainda mais coloquei mais exemplos de sensores para comparação na página q vc citou.

http://cameraimagesensor.com/size/#188,26,24,25,135,a

Observando a diferença visual, DX, FF e MF tem uma diferença aparentemente semelhante, mas olhando os dados da tabela pode-se observar o poder do sensor da D800 comparado tanto com a DX qto a D700 e a Pentax MF.

Obrigado pelo link.

Qto ao uso da D800, eu, provavelmente por falta de experiência, senti sim uma grande diferença qto ao resultado da imagem por causa do tamanho em Mpx, como nunca usei uma MF, não posso opinar se teria o mesmo efeito na minha mão.

Abs,
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...