Autor Tópico: Ajuda para comprar câmera para fotos de arquitetura (Usuário iniciante)  (Lida 1236 vezes)

Malbeque

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Olá galera. Atualmente curso arquitetura e estarei precisando de uma câmera para tirar fotos de prédios, casas e outras edificações grandes ou pequenas (fotos estáticas).

Cheguei ao fórum através de muita pesquisa no google e diante de tantos nomes e modelos vejo que preciso de ajuda para escolher uma câmera que se adapte as minhas condições.

Posso gastar num limite de R$800,00. E se for compensador, considerando os impostos, poderia até encomendar uma do exterior.

Como disse, a câmera será utilizada principalmente para fotos estáticas. Mas também, se possível, gostaria de poder utilizá-la para tirar algumas fotos com amigos (coisa casual e caseira) e realizar algumas gravações (nada muito profissional), o foco seria mesmo as fotos arquitetônicas. No meu caso dispensaria funções como 3D e zooms excessivos.

O que me dizem?
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 23:06:10 por Malbeque »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2012, 00:40:02
Tá, a primeira coisa que você deve entender é sobre a ótica das lentes e as deformações existentes. O termo a ser aprendido é distÂncia focal. Você, universitário de arquitetura, deve ter visto algo de ótica e sabe que as imagens convergem até a lente e depois passam a divergir. A distância entre esse ponto de convergência da lente e o sensor é a distância focal. Bem, o olho humano tem essa mesma ótica, a lente é o cristalino e o sensor o fundo do olho. Em uma câmera 35mm (um padrão) a distância focal de 50mm equivale ao olho humano.
Por que isso é importante?
Porque quanto você diminui a distância focal para 15mm por exemplo o angulo de visão é maior, você vê uma área maior, mas as retas se curvam, ficam distorcidas, como curvadas para fora. Se você aumenta a distância o efeito é outro, os planos ficam achatados, como se fossem recortes uns sobre os outros, você perde a noção de profundidade.
Essas coisas não são defeitos, mas características que você usará para destacar uma ou outra característica do objeto fotografado.
Estude mais sobre isso e sobre perspectiva na fotografia que isso será fundamental para seus objetivos.
Quanto a câmera, eu recomendaria a Canon SX240, a distância focal dela não é de uma câmera 35 mm, mas no manual dela você vê a equivalência. Claro que se você usar uma câmera bem mais caras você poderá ter resultados melhores, e há até com softwares que compensam essas distorções das lentes


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2012, 00:41:22
A Panasonic ZS15 tá dentro do que você procura pela grande angular de 24mm, dá uma olhada nela. Como alternativa veja a Canon SX240. Tem outras compactas com grande angular de 22.5, 23mm que seriam bem úteis para arquitetura mas não sei se a baixa qualidade de imagem delas compensa, acho que as duas que citei são as mais equilibradas.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2012, 10:37:57
Quanto a câmera, eu recomendaria a Canon SX240, a distância focal dela não é de uma câmera 35 mm, mas no manual dela você vê a equivalência.

Complementando, a SX240 equivalente a 25mm em uma câmera 35mm.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2012, 10:53:59
Só uma correção no que eu disse, curvadas para dentro, um portal vai virando um aro a medida que a distância focal diminui. Há inclusives lentes chamadas olho de peixe nas quais essa deformação é bem visível.