Autor Tópico: Fotometro  (Lida 3270 vezes)

clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2013, 17:44:54
Cara, mesmo na Mark II do meu pai, com lente que tem AF, eu uso com foco manual. Impossibilita quase nada. Se o assunto for rápido, dificulta. Mas ainda é possível.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2013, 17:46:16 por clac »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2013, 17:46:35
Ferrari,

Se vc não conseguiu localiza vou te mandar então o link:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.msg804304#msg804304

Dá pra usar suas Nikkor, se vc quiser com resultados bem bons, dá uma olhada no link,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2013, 18:46:58
Ferrari,

Se vc não conseguiu localiza vou te mandar então o link:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.msg804304#msg804304

Dá pra usar suas Nikkor, se vc quiser com resultados bem bons, dá uma olhada no link,

[]s,

RSalles


Eu sei do topico, só não entendi o porque da resposta. Ta certo que algumas lentes das antigas tem uma ótica melhor etc.

Mas nos dias de hoje não vale o investimento, muito menos a falta de praticidade.

As lentes que tenho AI / AI-S utilizo na minha Nikkormat FT3, e tenho elas cadastradas na minha D7000. Só que não trabalho com ela, uso só quando eu saio pra fotografar com filme e com a FT3.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2013, 18:50:00
Ferrari,

Discordo completamente, e comigo minhas lentes Leica, Zeiss, Pentacom, Takumar, Mir, Jupiter, Helios e outras da minha assinatura e os resultados voce mesmo pode conferir na minha página no flickr, por exemplo,

Abraço,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mribeirop

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 16:28:43
Gente... o fotômetro da câmera e o fotometro de mão servem para coisas parecidas, mas diferentes na forma de medir!!!
Tanto um quanto o outro medem luz, porém o fotômetro da câmera mede a luz refletida, ou seja, se uma luz incide num objeto escuro, o fotômetro da camera dirá que vc tem que diminuir a exposição ou aumentar a abertura para capturar mais luz, se esta mesma luz incidir agora num objeto claro, dirá o contrário!!! exemplo... fotografar uma pessoa com roupa branca e outra ao lado com roupa preta sob uma mesma luz obteremos uma fotometria diferente em cada uma das pessoas!!! e sempre para "neutralizar" ou balancear o ponto de medição para um tom médio (18% de cinza), ou seja, se você zerar o seu fotômetro da câmera na pessoa de preto (utilizando por exemplo spot como forma de medição) vc terá um preto não muito preto e o restante da cena que estiver mais claro, irá provavelmente esturar!!! da mesma forma o contrário acontecerá, logo vc tem que compensar medindo um tom médio da cena para expor da melhor forma possível!!! já no fotômetro de mão vc calcula a luz incidente!!!!!! muito mais preciso que o fotômetro da câmera!!! pois independente da roupa preta ou branca vc obterá a mesma informação do fotômetro, principalmente se usando flash!!! O fotômetro da câmera tende sempre a transformar a cena medida numa cena de 18% de cinza, por isso medimos a fotometria buscando este "ponto"... o que pode nos levar a cometer erros em cenas com muito claras (neve) ou muito escura (noite)!!! pois estas precisarão ser compensadas pelo fator de reflexão!!! já o fotômetro de mão nos dará a exposição para a iluminação da cena.... antes da reflexão... o que tornará o preto = preto e branco = branco.... entenderam?!
tentei ser o mais sucinto possível!!! qualquer dúvida estou à disposição para esclarecer!!!

abraços a todos, e espero ter tirado a dúvida de vcs!!!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 16:52:19
MRibeiroP,

Quando o sujeito começa a frase com "Gente..." aí vem pérola!  :D

De onde vc tirou a idéia de que um fotômetro de mão só lê luz incidente???
Existem fotômetros específicos pra leitura de luz incidente, outros específicos pra luz refletida, outros que podem tanto ler um tipo de iluminação quanto outro - os da serie Lunasix da Gossen, por exemplo - fotômetros específicos pra leitura de flash, e os fotômetros embutidos na câmera, que seriam veradeiros TTL pra usar sem flash, rsrsrs

[]s,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 17:46:45
MRibeiroP,

Quando o sujeito começa a frase com "Gente..." aí vem pérola!  :D

:hysterical: :hysterical: :hysterical:


mribeirop

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 09:22:38
Rsalles,

Em momento algum falei que fotometro de mão apenas lê luz incidente!!! Falei sobre este tipo de leitura para exemplificar que o uso do fotômetro é muito útil, indepedente do uso de câmera analógica ou digital e do tipo de lente, tanto com relação ao range, mecânica, fixa, ou o que quer que seja... fotometro não é um aparelho que não serve pra nada como foi citado, dizendo que a câmera já tem um fotômetro!!! quando vc utiliza flash externo, ou quer obter luzes de preenchimento, de recorte ou até mesmo principal numa cena externa, por exemplo, com o fotômetro de mão vc tem como calibrar a sua câmera sem ter que ficar fazendo inúmeros teste (disparos) com a câmera!!! procurem artigos sobre fotometria, leiam livros sobre o assunto e perceberam as diferença BERRANTES entre o fotômetro da câmera e o de mão!!!
Fotomêtro é muito útil sim... independente se usado em estúdio ou externa!!! claro que não é algo imprecindível de se ter, porém ajuda muito quem sabe utilizar!!!
Conheço inúmeros fotógrafos que se dizem profissionais, que não sabem de que forma utilizá-lo, e acabam falando besteira!!! apesar de não trabalhar com fotografia, pois sou engenheiro, sou um amante desta arte, e a estudo muito.... e a muitos anos!!! não me prendo a apenas fazer fotos com a minha câmera... procuro entender seu funcionamento, e dos diversos outros equipamentos que existem para tirar proveito destes...!!! na resposta anterior fui o mais sucinto possível... e talvez por isso a sua confusão ao me responder!!!! e como falei anteriormete, coloco-me à disposição para quaisquer dúvidas, desde que sem sarcasmos!!!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 10:13:07
Ribeiro,

Voce coloca seu texto de tal maneira que fica parecendo para o leitor que fotômetro manual = fotômetro de luz incidente, o que é uma afirmação falsa. Não sou eu quem faz a confusão: é o conteúdo daquilo que voce escreveu.
"Eu não disse que não existe fotômetro de luz refletida" não é suficiente, se voce contrapõe dois tipos diferentes de equipamento, o embarcado na câmera e o manual.
Mas se voce retifica essa informação - a de que o fotômetro lê apenas o coeficiente de luz incidente - então está tudo certo. Minha intenção era deixar claro para o leitor que essa informação não procede. Se voce mesmo, como autor, a reconhece como falsa, então chegamos num acordo,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 10:40:19
Caraca, o cara pede a indicação de um fotometro e a maioria das postagens não tem esse objetivo.

Tem a mesma utilidade de o sujeito perguntar que câmera usar é o cara dizer que iria preferir comprar um violão.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 11:50:31
Dependendo da situação, um bom fotometro de mão é fundamental, principalmente se você estiver lidando com baixos níveis de luz ou em situações com contraste muito variado.

A medição de luz incidente é geralmente muito mais precisa do que a refletida, mas depende da situação. Sem um fotômetro de mão, vc precisa de um cartão cinza para fazer este tipo de medida.

Em situações com luminosidade extremamente baixa, digamos, abaixo de EV4 em iso 100, a maioria dos fotômetros internos não dão conta.

Fotômetro de mão é sempre útil, pode comprar sem receio de deixar encostado. E gosto dos Gossen. Recomendo o Luna Pro Drigital (que mede contraste também)


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 12:43:25
Rsalles,

Em momento algum falei que fotometro de mão apenas lê luz incidente!!! Falei sobre este tipo de leitura para exemplificar que o uso do fotômetro é muito útil, indepedente do uso de câmera analógica ou digital e do tipo de lente, tanto com relação ao range, mecânica, fixa, ou o que quer que seja... fotometro não é um aparelho que não serve pra nada como foi citado, dizendo que a câmera já tem um fotômetro!!! quando vc utiliza flash externo, ou quer obter luzes de preenchimento, de recorte ou até mesmo principal numa cena externa, por exemplo, com o fotômetro de mão vc tem como calibrar a sua câmera sem ter que ficar fazendo inúmeros teste (disparos) com a câmera!!! procurem artigos sobre fotometria, leiam livros sobre o assunto e perceberam as diferença BERRANTES entre o fotômetro da câmera e o de mão!!!
Fotomêtro é muito útil sim... independente se usado em estúdio ou externa!!! claro que não é algo imprecindível de se ter, porém ajuda muito quem sabe utilizar!!!
Conheço inúmeros fotógrafos que se dizem profissionais, que não sabem de que forma utilizá-lo, e acabam falando besteira!!! apesar de não trabalhar com fotografia, pois sou engenheiro, sou um amante desta arte, e a estudo muito.... e a muitos anos!!! não me prendo a apenas fazer fotos com a minha câmera... procuro entender seu funcionamento, e dos diversos outros equipamentos que existem para tirar proveito destes...!!! na resposta anterior fui o mais sucinto possível... e talvez por isso a sua confusão ao me responder!!!! e como falei anteriormete, coloco-me à disposição para quaisquer dúvidas, desde que sem sarcasmos!!!
Ribeiro,

Voce coloca seu texto de tal maneira que fica parecendo para o leitor que fotômetro manual = fotômetro de luz incidente, o que é uma afirmação falsa. Não sou eu quem faz a confusão: é o conteúdo daquilo que voce escreveu.
"Eu não disse que não existe fotômetro de luz refletida" não é suficiente, se voce contrapõe dois tipos diferentes de equipamento, o embarcado na câmera e o manual.
Mas se voce retifica essa informação - a de que o fotômetro lê apenas o coeficiente de luz incidente - então está tudo certo. Minha intenção era deixar claro para o leitor que essa informação não procede. Se voce mesmo, como autor, a reconhece como falsa, então chegamos num acordo,

[]s,

RSalles

Ae, tudo acertado!  :ok:
Mas sobre a utilidade dele já estava convencido... Queria indicação de bons modelos.
Caraca, o cara pede a indicação de um fotometro e a maioria das postagens não tem esse objetivo.

Tem a mesma utilidade de o sujeito perguntar que câmera usar é o cara dizer que iria preferir comprar um violão.
:hysterical: No primeiro dia fiquei feliz ao notar que já tinha 9 respostas. Mas oq interessa é que já peguei algumas indicações. Vlw ai Shalders, Leo, Renato e Adam  :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 21:17:39
Eu comprei recentemente o 308 da Sekonic, o mais simples deles, e estou gostando do brinquedo.

Pra mim, mesmo usando pouco, foi uma mão na roda no "strobist".

Recomendo! Barato e eficiente.

[]s


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 21:54:31
Sekonic! Eu tenho um, e uso muito!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr