Autor Tópico: Astrofotografias  (Lida 6717 vezes)

Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #15 Online: 02 de Janeiro de 2013, 21:32:56
Respondendo algumas perguntas, já que o Fernandez já respondeu algumas.

A) CHDK significa "Canon Hack Development Kit", desconheço se tem algo parecido para a Fuji.

B) Não há efeitos colaterais. As distorções que vc viu no tópico aqui no forum acontecem apenas em arquivos RAW e são corrigiveis, ou usando zoom ou em um editor de imagens, como o Lightroom ou Photoshop CS6. Não prejudica em nada as imagens gravadas em .jpg, que são processadas pelo DIGIC 5 (processador de imagens da Canon SX240HS). E o CHDK não é definitivo, o que é feito é apenas gravar o programa no cartão de memória que vc usa na câmera; se não gostar, formate o cartão que o CHDK some. Ou use outro cartão que não fica nada gravado na câmera.

C) Nenhuma perda, tanto em .jpg como em RAW.

D) Como o Fernandez já respondeu, gratuito. Nesta página tem a lista de câmeras que ele suporta: Download CHDK

E) Nesse caso, vc teria que ir para uma ultrazoom, como a Panasonic FZ200 ou a Canon SX50HS, podendo considerar numa faixa mais baixa de qualidade, a Fuji S4500. Se partir para uma DSLR, a lente para conseguir uma aproximação que a ultrazoom te dá seria cara.

F) Não encontrei nada no manual e também nos softwares que acompanham a câmera não encontrei nada que faça isso. Se alguém conhece um software que faça isso, vou me interessar tbm.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2013, 22:01:00
Respondendo algumas perguntas, já que o Fernandez já respondeu algumas.

A) CHDK significa "Canon Hack Development Kit", desconheço se tem algo parecido para a Fuji.

B) Não há efeitos colaterais. As distorções que vc viu no tópico aqui no forum acontecem apenas em arquivos RAW e são corrigiveis, ou usando zoom ou em um editor de imagens, como o Lightroom ou Photoshop CS6. Não prejudica em nada as imagens gravadas em .jpg, que são processadas pelo DIGIC 5 (processador de imagens da Canon SX240HS). E o CHDK não é definitivo, o que é feito é apenas gravar o programa no cartão de memória que vc usa na câmera; se não gostar, formate o cartão que o CHDK some. Ou use outro cartão que não fica nada gravado na câmera.

C) Nenhuma perda, tanto em .jpg como em RAW.

D) Como o Fernandez já respondeu, gratuito. Nesta página tem a lista de câmeras que ele suporta: Download CHDK

E) Nesse caso, vc teria que ir para uma ultrazoom, como a Panasonic FZ200 ou a Canon SX50HS, podendo considerar numa faixa mais baixa de qualidade, a Fuji S4500. Se partir para uma DSLR, a lente para conseguir uma aproximação que a ultrazoom te dá seria cara.

F) Não encontrei nada no manual e também nos softwares que acompanham a câmera não encontrei nada que faça isso. Se alguém conhece um software que faça isso, vou me interessar tbm.

Alexandre, eu tenho tanto a FujiFilm Finepix S2980 quanto a S4500, mas zoom no caso não é essencial, uma vez que vou acopla-la no telescópio, este fara o papel de Super Zoom compreende? eu apenas precisava de uma semi profissional que me desse a opção para velocidade de obturador de 30s... e ambas me dão apenas 8s... por isso que fiquei realmente interessado na Canon SX240 e no CHDK, mas a faixa de preço dela é um pouco fora do que gostaria de gastar no momento, mas não estou vendo outra solução no momento a menos que aceitasse pegar a GE X500 só e somente pelo quesito velocidade do obturador  :no:

Quanto ao software que mencionei é este do link abaixo:

http://www.ideiki.com/astro/

este é voltado para Astrofotografia, queria saber se averia desenvolvido para outras areas tb, mas pelo visto não...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2013, 22:30:09
Cara, acho que se a tua necessidade é imediata de comprar e só tiver dinheiro pra GE, vai nela mesmo... MAS, eu iria preferir juntar um pouco mais e pegar uma câmera de qualidade, pra não me arrepender depois. Consideraria inclusive uma dslr de entrada, tipo a t3... é em torno de 1000,00, mas é uma baita câmera e tu pode com o tempo ir investindo, comprando lentes melhores pro que tu precisa. Ou, pelo menos juntaria o suficiente pra pegar a sx240 ou sx40 mesmo.
Sei que até eu fiquei indeciso por ti agora, digo, se eu tivesse no teu lugar... não sei o que faria, hehehe
Só sei que de GE eu não iria... vale a pena segurar um pouquinho mais e pegar algo que não vá te desapontar. Claro, desconsidera todo esse bla bla bla se precisar/quiser ela pra ontem, hehe

Abraço e vamos pesquisando juntos por aí ;)
Tecpix + motorola do guga


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #18 Online: 02 de Janeiro de 2013, 22:49:49
Cara, acho que se a tua necessidade é imediata de comprar e só tiver dinheiro pra GE, vai nela mesmo... MAS, eu iria preferir juntar um pouco mais e pegar uma câmera de qualidade, pra não me arrepender depois. Consideraria inclusive uma dslr de entrada, tipo a t3... é em torno de 1000,00, mas é uma baita câmera e tu pode com o tempo ir investindo, comprando lentes melhores pro que tu precisa. Ou, pelo menos juntaria o suficiente pra pegar a sx240 ou sx40 mesmo.
Sei que até eu fiquei indeciso por ti agora, digo, se eu tivesse no teu lugar... não sei o que faria, hehehe
Só sei que de GE eu não iria... vale a pena segurar um pouquinho mais e pegar algo que não vá te desapontar. Claro, desconsidera todo esse bla bla bla se precisar/quiser ela pra ontem, hehe

Abraço e vamos pesquisando juntos por aí ;)

Isso é plano pra Abril/Maio mas juntamente com ela quero tambem motorizar o meu telescopio e mais umas outras coisas... mas quero sim o melhor custo beneficio... eu REALMENTE gostei da ideia do CHDK e ate o pessoal de astrofotografia falam muito bem da Canon como um todo - exemplo é o link do APT, que é exclusivo para linha EOS - se tivesse grana, compraria uma EOS60AD, é especifica pra isso - dai o A no nome, ela tem um sensor 3x mais sensível a luz alem dos 30s de obturador aberto, que é quase o padrão pra fotos realmente boas - nenhuma dessas mais em conta ate 1500,00 tem esse tempo... tem a GH700 da Bedaq (acho que é essa a marca) mas nunca ouvi falar dela to totalmente pé atrás... não sei mesmo pelo que estou vendo será a GE X500 pelo obturador, ou a Canon SX240 pelo CHDK... se bem que o pessoal fala muito bem e usa bastante a 300D em astrofotografia, seria uma boa? mesmo ela já estando um pouco fora de linha? a otica é atemporal, mas os recursos dela ainda valem a pena frente as demais de hoje em dia?


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #19 Online: 02 de Janeiro de 2013, 23:36:36
E uma Canon SX500IS? seria mais interessante que a SX240? embora pra sx500 não se tenha o CHDK  :ponder:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 02 de Janeiro de 2013, 23:50:47
Para astrofotografia esquece compacta, compra uma reflex usada mesmo que terá resultados mais satisfatórios.
Recomendo que leia bastante pois é acho bem complicado (e fascinante) a área...


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2013, 04:10:52
Idem, uma DSLR usada é mil vezes mais flexível e maleável pra se trabalhar com astrofotografia. Aconselho as Canon, que aceitam óticas manuais de extrema qualidade, mesmo não sendo fabricadas pela Canon. Comprei um disparador remoto programável, que dá pra usar com a minha Canon que tem tempo de exposição configurável em horas, time lapse de qquer intervalo e de qtas. vezes quiser por meros 18 obamas. Não é original Canon mas funciona à contento.

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2013, 19:02:45
Já vi fotos feitas com webcam e ficam apresentáveis para efeito de registro (+/- assim):



Mas se tua intenção é essa:



esqueça P&S e Ultrazoom. Vá de DSLR que é muito melhor. Essa daí de cima foi feita com uma Canon 10D, p. ex.. Acho que nem se encontra mais à venda de tão velha que é e deu um resultado desses aí.
A escolha é sua.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2013, 21:12:41
Bem... volto a mencionar que meu objetivo e tirar as fotografias ACOPLANDO A CAM NA OCULAR DO TELESCOPIO com acompanhamento motorizado e afins

estou pesquisando varios modelos e me interessei pela lumix LX5 ou ate pela LX7... mas não achei reviews delas no topico destinado a panasonic]
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 21:13:24 por cleofernando »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2013, 23:34:44
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 03 de Janeiro de 2013, 23:50:54
São duas ótimas câmeras, mas é bem difícil de se encontrar por aqui, especialmente a lx7. Mas se está pensando nelas, já está disposto a gastar acima de 1000,00, correto? nessa faixa já começa a achar algumas dslr, principalmente usadas... Mas se ainda prefere algo menor, mais compacto, pesquisa mais das compactas premium mesmo... Por exemplo, a canon s100 é uma ótima câmera, um pouco abaixo da lx7, mas nada absurdamente gritante a ponto de o valor ser tão maior neste última. Por aqui se acha ela em torno de 1000,00, e é extremamente pequena, com zoom de 5x...

Por curiosidade, pq está tão relutante em considerar uma dslr? Pensa em utilizar também carregando de um lado pro outro, na praticidade ou é especificamente para fotos astronomicas? pq se for, acho que não tem porque não ir numa dslr mesmo...
Tecpix + motorola do guga


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #26 Online: 04 de Janeiro de 2013, 00:21:16
O problema com DSRL é que 1º sou do tipo que gosta de 0 bala sabe? meio cabeça dura mesmo, as vezes em excesso  :aua:, também por estar considerando o peso elevado na lateral do telescópio - mais precisamente no focalizador e na ocular do telescópio, onde seria acoplada a maquina, já vi maquinas pesadas no telescópio e isso prejudica o conjunto como um todo. o quesito praticidade não chega a ser um problema, o que ta me inclinando ou para a SX240HS ou a Lumix LX-5/7 é o fator Shutter Speed. eu realmente necessito de um longo período de exposição para começar a captar nuances imperceptives a pupila humana mesmo no telescópio sabe? a SX240HS com o CHDK chega a absurdos 2408 segundo o colega aqui do forum, e as lumix chegam ate 250S - a LX7 naturalmente, e a LX5 com update de firmware fornecido no proprio site da panasonic. No entanto estou mais inclinado agora para a LX5 pois tem parametros mais voltados a fotos noturnas, podendo chegar a ISO12800 - e nesse ponto eu penso que se chega a utilizar um ISO tão elevado, creio que o ISO mediano dela (40~800) deva ter um ruido bem menor (apenas penso, pois não vi fotos  :( - e para finalizar ela tem um sensor mais largo e uma objetiva que pelo menos em relação a SX240Hs, capta mais luz, que pro tipo de foto que quero é importante...

Sei que uma DSRL é muito mais versatil, mas não teria como dispor de tanto agora, ainda mais que teria que ser realmente uma Canon EOS, talvez a 60D, pra ter um total proveito... penso que é melhor pegar uma compacta de alto nivel do que uma REFLEX mediana e usada - pensei por um momento pegar uma 300D usada, pois já vi grandes trabalhos com ela, mas num comparativo custo beneficio, acho que a LX5 será minha opção...

Mas como disse são planos pra Abril/Maio e ate lá muita agua pode passar por baixo dessa ponte... enquanto isso vou pesquisando mesmo

E gostaria de Agradecer mais uma vez aos colegas, pois aprendo muito mais do que esperava aprender nesse topico. Obrigado mesmo


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #27 Online: 04 de Janeiro de 2013, 00:30:26
São duas ótimas câmeras, mas é bem difícil de se encontrar por aqui, especialmente a lx7. Mas se está pensando nelas, já está disposto a gastar acima de 1000,00, correto? nessa faixa já começa a achar algumas dslr, principalmente usadas... Mas se ainda prefere algo menor, mais compacto, pesquisa mais das compactas premium mesmo... Por exemplo, a canon s100 é uma ótima câmera, um pouco abaixo da lx7, mas nada absurdamente gritante a ponto de o valor ser tão maior neste última. Por aqui se acha ela em torno de 1000,00, e é extremamente pequena, com zoom de 5x...

Por curiosidade, pq está tão relutante em considerar uma dslr? Pensa em utilizar também carregando de um lado pro outro, na praticidade ou é especificamente para fotos astronomicas? pq se for, acho que não tem porque não ir numa dslr mesmo...

Fernandez, vamos lá, um pouco dando o braço a torcer...

eu vi no Detona, uma LX-5 saindo por 1400,00... nessa faixa de preço teria alguma DSRL com Shutter speed de 30s ou mais? - se for canon aceito os CHDK pra aumentar o intervalo como na SX240HS   :assobi: - com baixo ruido ate ISO 800 ao menos - se for o caso 1600 - para comprar em algum site de usados?

se tiver me passe o modelo para dar uma olhada nas especificações... quem sabe não acabo indo de DSRL? ^^


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #28 Online: 04 de Janeiro de 2013, 01:38:45
cleofernando, com esse valor(1400) voce consegue achar uma Nikon D3100 ou um Canon de entrada, como a T2i, só tem que procurar BEM...eu paguei 1400 na minha D3100, tempo maximo de exposiçao dela é 30seg, depois é bulb, tenho um disparador remoto que comprei na dealextreme(paguei nem 5 dolares) que eu posso ativalo no bulb e deixar por um tempo absurdo(nao sei o maximo, nunca li a respeito), mas ja fiz fotos com 2minutos de exposiçao tranquilamente ;)
@jacobfotografiacriativa


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 04 de Janeiro de 2013, 01:57:18
Fernandez, vamos lá, um pouco dando o braço a torcer...

eu vi no Detona, uma LX-5 saindo por 1400,00... nessa faixa de preço teria alguma DSRL com Shutter speed de 30s ou mais? - se for canon aceito os CHDK pra aumentar o intervalo como na SX240HS   :assobi: - com baixo ruido ate ISO 800 ao menos - se for o caso 1600 - para comprar em algum site de usados?

se tiver me passe o modelo para dar uma olhada nas especificações... quem sabe não acabo indo de DSRL? ^^

Sabe que também tenho o mesmo problema que tu com usados... hehehe difícil superar isso... Principalmente pra coisas tecnológicas, sempre acho que o dono não teve o mesmo cuidado que eu teria
Sobre as câmeras, eu não sou muito familiarizado com as nikon, por isso prefiro nem opinar sobre elas.
Especificamente sobre a lx5, eu acho ela muito legal, mas, pelo preço, eu realmente acho muito mais negócio colocar 300 reais a mais e comprar a rx100 da sony. O sensor dela é de 1 polegada, se não me engano 4x maior que da lx5. Eu tiro tranquilamente fotos com iso 3200 sem ter grandes problemas com ruido elevado. Claro, dá pra perceber, mas nada que a foto seja inutilizada. Sem contar outras grandes vantagens como resolução de 20.1 mpx. Aqui abro um parenteses pra falar sobre o crop que é possível numa resolução tão alta... Consigo dar zoom excelente no enquadramento, sem perda de qualidade. Fiz alguns testes direto na tv, sem mexer em programas especificos nem nada e o resultado foi surpreendente. O tempo de abertura vai até 30s, depois é bulb. A lente é 1.8 inicial, bem clara. Ela é muito pequena e incrivelmente robusta. E não estou falando dela porque eu tenho, mas eu tenho ela pq muito pesquisei antes e é sensacional. Só cheguei nela aqui no teu tópico porque tu chegou nos 1400, 300 só longe dela. :p Sabe que quando estava pesquisando pra comprar a minha comecei na faixa dos 500,00... Pesquisando mais e mais fui pra 700,00, na sx240... Já que estava aí, pq não subir um pouco, comecei a olhar a canon s100, na casa dos 1000,00... Fui subindo, 1200,00, 1400,00... Afff... fui parar em 1700,00, mais de 3x o valor que eu pretendia gastar... Mas, não me arrependo. Bom, mas deixa eu voltar pro teu tópico, hehe
Sobre as dslr, acho que a t3i atenderia bem. Mas se tu pensa em mais pra frente comprar uma 60DA não sei se valeria a pena.. E comprando uma compacta premium agora pode ter uma câmera de outra categoria, boa pra levar contigo pra tudo que é lado. Claro que a dslr é a mais indicada, mas talvez dadas as circunstâncias...
Com esse papo todo vou esperar uma noite estrelada e ver se consigo algo bacana do céu, sem telescópio nem nada, só pra brincar um pouco...
Abração
Tecpix + motorola do guga