Autor Tópico: Astrofotografias  (Lida 6718 vezes)

cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 02 de Janeiro de 2013, 01:09:27
Boa Noite,

Sou novo no forum e esta é minha primeira postagem, já com uma duvida:

estou querendo adentrar no mundo da astrofotografias e quero comprar uma GE X-500 para iniciar minha jornada. No entanto estou em duvida quanto ao desempenho desta marca. Levando em conta que ate o momento esta escolha foi baseada no tempo de configuração manual do obturador que segundo especificações da propria fabricante diz ser na velocidade mais lenta 30s com o obturador aberto, o que para minhas necessidades seria o ideal (alguem confirma esta informação sobre o tempo de abertura dela chegar a 30s ou é menos?) tambem me atentei ao ISO, que para certos corpos celestes necessitarei de ate ISO 1600. mas a minha principal preoculpação é se ela realmente é uma maquina boa - dentro de  todas as limitações que uma SZ possa ter - como qualidade da foto, definição, ruido muito grande em ISO's mais elevados, ou se seria comprar gato por Lebre...

Acho que vale ressaltar que obviamente vez ou outra iria querer usa-la de forma cotidiana mas o foco principal é para astrofotografias. Ate pq eu tenho uma FinePix S2980, que é superior em muitos quesitos mas esbarro no tempo de obturador dela que é de apenas 8 segundos.

Sei que não é o equipamento perfeito, mas é a faixa de preço que posso pagar por hora.

Desde já agradeço toda e qualquer ajuda e orientação.

PS: talvez seja interessante tambem informar que ela seria utilizada acoplada em um telescopio atravez de um suporte proprio para este tipo de coisa em modo afocal.

PS²: Se alguem conhecer algum outro modelo melhor, que tenha este tempo de exposição e orbitanto a faixa de preço desta X500, poderia me informar?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2013, 08:58:55
Bom dia amigo. Nesta faixa de preço eu realmente não saberia o que te recomendar. Mas sobre a câmera em questão, eu tenho minhas dúvidas quanto a marca em si. Já vi muitos reviews negativos e acho que valeria muito mais a pena ir em uma marca mais tradicional. Quanto está pensando em investir? em torno de 500,00 reais?

Abraço
Tecpix + motorola do guga


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2013, 09:12:37
Neste tópico aqui no forum tem muita coisa sobre essa câmera: GE X5 e a nova GE X500

Pelo pouco que li, alguns usuários reclamaram das fotos em ISO acima de 800 (muito ruído) e o foco instável no zoom máximo - o que vc precisaria muito para o seu tipo de foto.

Na faixa de preço dela, acho difícil ter uma câmera com um zoom de 15x e de qualidade.



- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2013, 12:37:00
Fernandez, estava pensando em investir em torno de 800,00 Reais, mas achei esta que atualmente esta por 550,00, mas realmente achei estranho, por isso perguntei.

Se alguém puder me indicar uma câmera por volta de 800,00 que tenha tempo de exposição de no minimo 15s (ideal seria ser de 30s), com ISO ate 1600 (não precisa ser com minimo de ruido nesse ISO pois inevitavelmente terei que fazer alguns pós-processamentos e conseguirei diminuir o ruido em eventuais filtragens, alem do que que a grande maioria das fotos poderei fazer com um ISO 800), com uma boa resolução (algo em torno dos 10~12Mp já seria de brande valia) e que tivesse um zoom optico de 10x no minimo (ideal é 15x para fotos planetarias mas ai é sonhar muito e meu foco principal será o Céu Profundo, que não necessita tanto de Zoom da maquina), eu agradeceria, sei que é bem dificil achar algo nesta faixa de Preço que atenda a todos os quesitos, mas se algo se aproximar a isso já seria de grnade ajuda.

PS: Sei que há outros fatores envolvidos para escolha de uma boa maquina, mas estes são os parametros que eu mais necessitaria para atender de forma satisfatoria minhas necessidades.


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2013, 12:38:53
Neste tópico aqui no forum tem muita coisa sobre essa câmera: GE X5 e a nova GE X500

Pelo pouco que li, alguns usuários reclamaram das fotos em ISO acima de 800 (muito ruído) e o foco instável no zoom máximo - o que vc precisaria muito para o seu tipo de foto.

Na faixa de preço dela, acho difícil ter uma câmera com um zoom de 15x e de qualidade.

Realmente dei uma lida nesse topico e ele só me fez desacreditar mais da maquina... "/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:22:33
por 700,00 mais ou menos tu consegue a sx240, zoom de 20x de qualidade. É uma câmera excelente, mas não tenho certeza quanto ao tempo máximo de exposição. O Alexandre Ranieri pode confirmar isso pra ti... E na casa dos 800 tem câmeras de mais qualidade usadas, mas aí pecam no zoom, que é importante pra ti... Tinha um usuário aqui do fórum vendendo uma xz-1 por 800,00 se não me engano, uma baita câmera, mas sem o zoom que tu precisa. Tem um vendedor famosíssimo por aqui, o Nelson Nakamura, ele ainda está de férias se não me engano, mas final do ano passado ele estava conseguindo a sx40, com zoom excelente por 850,00. Uma excelente câmera. Tem também o vendedor que me vendeu a minha câmera, o cara muito gente boa, acredito que te consiga um precinho camarada. O e-mail dele é apsombra@hotmail.com, acho que não custa tentar.
E que bom que já desanimou com a GE =D heheheh Foi a melhor coisa por ti que tu poderia ter feito
Tecpix + motorola do guga


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:51:53
por 700,00 mais ou menos tu consegue a sx240, zoom de 20x de qualidade. É uma câmera excelente, mas não tenho certeza quanto ao tempo máximo de exposição. O Alexandre Ranieri pode confirmar isso pra ti...

Tempo máximo de 15s.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:06:31
Putz, que pena... Acho que o jeito é o amigo apelar pros vendedores conhecidos mesmo...
E obrigado pela rápida resposta Alexandre.

Tecpix + motorola do guga


amurim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:15:23
Você pode aumentar o tempo de exposição instalando um Hack (CHDK) na Canon SX240. Tenho uma SX40HS, e o tempo máximo de exposição também é de 15s., porém com o Hack consigo mais de 30seg. além de poder controlar a abertura em valores um pouco melhor.

Dá uma olhada :  http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK

Falou
Minhas Fotos no Flickr:



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:58:29
Você pode aumentar o tempo de exposição instalando um Hack (CHDK) na Canon SX240. Tenho uma SX40HS, e o tempo máximo de exposição também é de 15s., porém com o Hack consigo mais de 30seg. além de poder controlar a abertura em valores um pouco melhor.

Dá uma olhada :  http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK

Falou

Tem um tópico aqui no forum: Tudo sobre o CHDK pra Canon!!"

Não quis falar no CHDK, mas para a Canon SX240 pode elevar o tempo para 2048s (quase um bulb:shock:
Tenho instalado no meu cartão, mas uso mais pelo RAW, para definir uma grade no LCD melhor e também para tirar fotos em sequência.

Dá para aumentar o ISO máximo também, mas o risco de ruído é grande. Ela pode chegar a ISO 16800 com o CHDK.

O bom do CHDK que não faz nada na câmera, é uma atualização temporária de firmware. E se não quiser mais saber dele, só formatar o cartão ou fazer ele não iniciar automaticamente quando ligamos a câmera.


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


amurim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:46:27
Eu também uso muito para Raw e para fotos em sequencias e com intervalo entre eles customizáveis.

E a propósito não sei se vocês já viram que um estudante fez com uma canon antiga (Fotos da estratosfera... muito show e barato comparado com os custos da NASA)

http://www.dignow.org/post/um-aluno-tira-fotos-nada-estratosf%C3%A9rico-astron%C3%B4mico-pre%C3%A7o-320-4541917-8277.html


Minhas Fotos no Flickr:



cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2013, 19:10:53
Primeiramente, muito obrigados a todos pelo empenho em me ajudar. Fiquei bem interessado no CHDK da SX240. mas vamos as duvidas que me surgiram XD

A) Haveria algo do tipo do CHDK para uma FujiFilm Finepix S2980? Pois possuo uma câmera desta e seria mais viável adquirir um  Firware(?) desses para ela.

B) Quais os efeitos Colaterais do CHDK na SX240 a curto e longo prazo? Vi que alguns usuarios reclamaram de bordas e outros problemas depois da instalação, alguns me pareceram apenas problema de má configuração, mas vi que outros tiveram que recorrer a  outros programas para resolver.

C) E quanto a perda de qualidade das fotos, há alguma? Tipo perda de definição, de foco ou mesmo a impossibilidade/dificuldade de obter imagens acima de certos tamanhos?

D) Onde, como e quanto custa para adquirir o CHDK? Quase improvável que uma ferramenta dessas seja freeware

E) Seria mais inteligente gastar um pouco mais e comprar uma câmera que não precise desse artificio?  afinal configurações Originais tendem a ser mais garantidas... né?

F) por ultimo já que entramos neste assunto - e pedindo desculpa se o assunto ficar fora do assunto da seção - mas a SX240 teria algum software para a obtenção de fotos e configurações - inclusive usando o CHDK se possível - utilizando um Notebook por exemplo? Vi que alguns usuários utilizam desse artificio para um controle mais fluido do setup da maquina - conectando a maquina ao PC via USB e através dele definindo diversos parâmetros como abertura do obturador, velocidade, disparo continuo entre outros.

E mais uma vez obrigado pela ajuda e desculpe pelas muitas duvidas.


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2013, 19:16:13
Ha, e mais uma duvida:

A imagem gerada é em formato RAW? qual a vantagem disto? e se precisar, posso transforma-la em outro tipo de arquivo? Pois como precisarei empilhar varias imagens em programas como o Registrax ou DSS, e após isso fazer uma pós edição para passar filtros de ruido e RGB em programas tipo PS5, tenho a duvida se esse formato seria compativel com tais programas.

Mas serio, fiquei bem interessado nisso, pois o ganho de luminosidade que terei em uma exposição de 600 segundo é absurdamente maior, traria muito mais qualidade as imagens...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:47:09
Cara, o CHDK é de graça sim, jogando no google tu acha pra baixar. Só tem que ver direitinho o modelo compatível com a câmera. Eu particularmente nunca utilizei porque não tenho uma canon, mas já li bastante a respeito e não vi nenhum problema que não fosse má configuração ou algo que não desse pra apenas desinstalar ele do cartão.
A vantagem de a imagem sair em raw é que, como o próprio nome já diz, ela vai "crua", sem nenhum processamento. Tu tem a possibilidade de modificar ela do jeito que tu quiser, te dá muito mais controle. Não sei se tu usa o lightroom, mas esse programinha é bem simples de mexer e tu faz maravilhas em cima de uma foto .raw.
Agora vi tu falando em exposição de 600s e me surgiu uma dúvida: andei lendo um pouco, já faz um tempo, sobre fotografia de estrelas, e pelo que vi o pessoal falava em um tal de suporte motorizado, que vai acompanhando o movimento da terra, isso pra não borrar a foto, digo, não registrar o rastro das estrelas... procede isso ou estou viajando mesmo?
Tecpix + motorola do guga


cleofernando

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2013, 21:03:10
é isso mesmo Fernandez, no caso eu não a usarei sozinha, eu irei acoplar a camera no telescopio, usando o modo Afocal (lente ocular do telescopio+lente da objetiva da camera tipo a do link abaixo:

http://www.astrofacil.com/Astrofotografia/Astrofoto_Web/imagenes/imagen2.jpg

e o telescopio é motorizado para fazer um acompanhamento do movimento aparente dos corpos celestes, podendo assim, fazer fotos com tempo de exposição muito longos, no entanto não pode ser muito longo, pois um objeto como uma nebulosa M42 se tornaria apenas um clarão branco em seu centro... a tecnica mais usada é tirar varias fotos com tempo medios - 30s já é um otimo começo - e empilha-las em uma unica foto - 10 fotos de 30s seria equivalente a uma exposição unica de 5 minutos - alguns astrofotografos ainda somasm fotos com tempo de exposição diferente - 10 x 15s + 10 x 30s + 2 x 60 por exemplo - para alcançar uma maior nitidez em toda a foto, as mais longas teriam seu centro um pouco escurecido pelas mais curtas e as mais curtas teriam suas bordas mais clareadas pelas mais claras, encontrando um equilibrio mais armonico - depois disso é PS pra poder filtrar eventuais ruidos (a motorização ao mesmo tempo que uma ajuda é um obstaculo, pois a vibração do motor se for muito grnade vai criar grandes ruidos na foto em longas exposições e tb ruidos naturais devidos a ISO elevado - e filtro RGB, pois mesmo com tudo isso infelizmente vc só conseguirá uma foto P&B