Autor Tópico: Diafragma mexe sozinho?? Defeito?  (Lida 4125 vezes)

pcam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Feminino
Online: 02 de Janeiro de 2013, 11:22:03
Pessoal, perdoem a pergunta da iniciante aqui.
Diafragma mexe sozinho??
Explico:
Comprei minha T3 com a lente do kit + minha amada 50 1.8 ( :wub:) há menos de 1 mês.
Nao percebi que o diafragma se mexesse sozinho até uma semana atrás. Mesmo no modo manual, às vezes ele abre e fecha sozinho várias vezes. Nao consegui relacionar a movimento ou luz ou outra coisa. E percebi que a lente do kit não faz isso.
A princípio me parece defeito, mas vai que é uma característica que eu não tinha percebido e não conheça, né? Melhor perguntar pra quem sabe mais.
E então, será que é defeito mesmo??  :ponder:
T3 com lente do kit 18-55 + 50mm 1.8


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2013, 11:27:46
Quando a câmera faz o foco ela sempre usa a abertura máxima da lente, mesmo que vc tenha alterado a abertura manualmente...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2013, 11:33:35
Não mexe sozinho não. É um comando elétrico que faz com que ele se mexa.

Se tu te referes a fechamento, verifica se não estás apertando sem querer o DOF preview (que fica no corpo da câmera, abaixo do botãozão que libera a lente do corpo). Esse serve justamente para ter um preview do DOF, e como a 50mm é pequena, é fácil a gente pressionar sem querer.

Se não for o caso, me responda outra coisa: é usando o live view? Se sim, está aí a resposta, pois o live view usualmente fecha o diafragma para dar uma simulação de exposição mais fiel. Abraço!

Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


pcam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:39:10
Quando a câmera faz o foco ela sempre usa a abertura máxima da lente, mesmo que vc tenha alterado a abertura manualmente...
Não mexe sozinho não. É um comando elétrico que faz com que ele se mexa.

Se tu te referes a fechamento, verifica se não estás apertando sem querer o DOF preview (que fica no corpo da câmera, abaixo do botãozão que libera a lente do corpo). Esse serve justamente para ter um preview do DOF, e como a 50mm é pequena, é fácil a gente pressionar sem querer.

Se não for o caso, me responda outra coisa: é usando o live view? Se sim, está aí a resposta, pois o live view usualmente fecha o diafragma para dar uma simulação de exposição mais fiel. Abraço!
Acontece também em modo completamente manual (tanto a câmera quanto a lente), e em todas as vezes eu estava simplesmente segurando-a na mao, sem nem tentar focar, pq nao estava usando. Era naquele momento de pausa, em que nao estava nem manuseando a máquina.

Quanto a DOf preview, acredito que a T3 nao tenha.
E quanto a Live View... hum... não sei... possivelmente sim, estivesse usando!  :)
Mas em que momento ela faz isso, de fechar? Pq como comentei logo acima, estava apenas segurando ela, sem sequer tentar focar.
Poderia mesmo assim ser do Live View?
T3 com lente do kit 18-55 + 50mm 1.8


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2013, 15:03:00
E quanto a Live View... hum... não sei... possivelmente sim, estivesse usando!  :)
Mas em que momento ela faz isso, de fechar? Pq como comentei logo acima, estava apenas segurando ela, sem sequer tentar focar.
Poderia mesmo assim ser do Live View?


Vc virou a camera e apontou para alguma fonte de luz forte? se estava no live view ela pode ter alterado a abertura pra conseguir te mostrar uma imagem sem ficar superexposta....

Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2013, 15:03:01
Se ela faz isso sem nenhum motivo, apenas segurando a câmera, certamente está com algum defeito na parte elétrica, melhor nem pensar muito e já levar em uma assistência técnica.

Ela faz isso o tempo todo?


pcam

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:14:30

Vc virou a camera e apontou para alguma fonte de luz forte? se estava no live view ela pode ter alterado a abertura pra conseguir te mostrar uma imagem sem ficar superexposta....
Achei que pudesse ser isso, mas virei ela de novo e nao fez mais. Como falei, nao consegui relacionar à luz.

Se ela faz isso sem nenhum motivo, apenas segurando a câmera, certamente está com algum defeito na parte elétrica, melhor nem pensar muito e já levar em uma assistência técnica.

Ela faz isso o tempo todo?
Não.
Faz em alguns dias e outros não. E uso essa lente praticamente todos os dias.
Tô me preparando pra Lei de Murphy: se eu levar pra assistência, ela não vai fazer mais e não vou conseguir mostrar.  :D
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 18:16:31 por pcam »
T3 com lente do kit 18-55 + 50mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2013, 19:34:01
Não.
Faz em alguns dias e outros não. E uso essa lente praticamente todos os dias.
Tô me preparando pra Lei de Murphy: se eu levar pra assistência, ela não vai fazer mais e não vou conseguir mostrar.  :D

 :D  É que nem aquele barulhinho estranho no carro, quando você leva pro mecânico ele some. E volta a aparecer assim que chega em casa, rsrs...

Bom, tenta ver se você não consegue perceber algum padrão, porque certamente não é normal acontecer isso.

Abraços e boa sorte


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2013, 18:13:05
Posso estar enganado por que usou o "imagem ao vivo" pouquíssimas vezes, mas acredito que seja efeito do uso dele, normal que a abertura fique variando (mesmo operando a câmera em M) para que a luz correta chegue ao sensor para gerar a imagem ao vivo no monitor.

Talvez na 18-55 você nunca tenha percebido isso pois a movimentação do diafragma dela é bem mais discreta que da 50mm 1.8.

Opere a câmera pelo visor ocular e veja se o "problema" continua.

[]s