Autor Tópico: Detectar se o VR está atuando ou não!  (Lida 4205 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:11:11
Boa tarde pessoal, Feliz 2013 a todos! :ok:

Comprei recentemente uma 55-200VR Nova, tirei algumas fotos com ela, mas notei nas fotos o mesmo problema já falado aqui antes o de não notar diferença quando o VR está ativo ou não. ou seja nas minhas fotos só sei diferenciar se o VR tá ligado ou não olhando a ordem em que as fiz para testar.

Outra coisa que percebí é que ao segurar metade do disparador para focagem com o VR ligado, se eu desistir da foto e soltar o disparador a lente dá um pequeno estalo(clec!), muito sutil mesmo e ainda olhando pelo viewfinder a imagem dá uma pequena movida para a direita, é normal isso? Se o VR estiver desligado nada disso acontece.

Mas as imagens parecem ser as mesmas. :ponder:

Fiz 4 fotos alternando entre VR ligado e Desligado


o Exif das 4:
f/5,6
1/80s
ISO100
200mm



Se alguém puder e quiser analisar as imagens para mim eu envio os .jpg's em separado por MP.
Fábio Pedro.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:26:02
Repita o teste em 1/50 com ou sem VR, e as fotos vc precisa dar um crop para analisarmos a nitidez. Assim, nao temos como te ajudar!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fabiogr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:36:25
O VR só irá fazer diferença no caso de velociadades de obturador muito baixas, no meu caso tenho uma 70-300 VR e consigo fazer fotos em 300 mm com velocidades de 1/25 até 1/40 com o uso do VR e sem o uso de tripe, já consegui fotos sem tremer com velocidade 1/15, abaixo disso fica tremida mesmo com o VR, claro que nessa velocidade acabo fazendo várias fotos para salvar algumas, porém em 1/25 ate 1/40 é razoavelmente tranquilo, acredito que para velociadades acima de 1/200 talvez o VR faça pouca ou nenhuma diferença uma vez que o tempo de exposição é curto o que dificulta a tremida nas fotos, como sua lente é mais curta 200 mm você conseguirá fotos sem tremer em velocidades mais baixas desde que segure a câmera com firmeza, portanto acredito que em 1/80 o VR ainda não chegue a fazer diferença.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 16:38:43 por fabiogr »
Nikon D7100 + Nikon D5100 + Nikkor 18-105mm f3,5 - 5,6 VR + Nikkor 18-55mm f3.5-4.5 AF-S VR + Nikkor 70-300 f4,5 - f5.6 IF ED AF-S VR + Nikkor 35 mm f1,8 DX + Flash SB700, Sony SLT A33 + Sony SLT A77 + DT 18-135 f3.5 - 5.6 + DT 1855 f3,5 - 4,5 + DT 55200 f-4,5 - 5,6 + DT 11-18 + f4,5 - 5,6 + DT 16-50 f2,8 + Flash HVL 60, Nikon Coolpix S9300, Sony Cybershot DSC W215, Sony Cybershot DSC H5, Panasonic Lumix DMC FX-12, Sony CyberShot DSC P92


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:17:36
Coloquei em 1/40s elas agora.

Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:29:24
Essa aqui eu fiz:

f/5.6
1/160s
ISO100
200mm





Aquele lance do barulho(clec!) e tremida da imagem no viewfinder, ao soltar o disparador após focagem é normal? :ponder:
Fábio Pedro.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:51:34
O VR funciona até 1/500, depois disso ele não é necessário.

Usando um tripé, o VR deve ser desligado, pois ele serve para eliminar o balanço do braço/corpo na hora da foto.

E sim, o clac depois de soltar disparador é normal.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:37:45
O VR funciona até 1/500, depois disso ele não é necessário.

Usando um tripé, o VR deve ser desligado, pois ele serve para eliminar o balanço do braço/corpo na hora da foto.

E sim, o clac depois de soltar disparador é normal.

Esse lance do tripé e velocidades acima dos 1/250s que se deve desligar o VR eu já sabia.

Mas esse estalo(clac!) e o deslocamento da imagem me intrigou sobre ser isso normal ou não. :ponder:
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 18:38:15 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:39:15
Alguém ai pela análise das imagens arrisca dizer se o VR tá ou não funcionando? :ponder:
Fábio Pedro.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:07:29
Fabio,


Voce ate pode dizer que foi uma pegadinha e que inverteu as legendas, mas eu pensei exatamente o que a legenda apontou. Detalhe, primeiro eu via a foto depois lia a legenda.

Para mim ha diferença, sim, e relevante.

Se na sua camera na aparece muita diferença (para vc) imagine o que aconteceria em uma D800 (veja a discussão em outra sala).


Sds

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:13:55
Fabio,


Voce ate pode dizer que foi uma pegadinha e que inverteu as legendas, mas eu pensei exatamente o que a legenda apontou. Detalhe, primeiro eu via a foto depois lia a legenda.

Para mim ha diferença, sim, e relevante.

Se na sua camera na aparece muita diferença (para vc) imagine o que aconteceria em uma D800 (veja a discussão em outra sala).


Sds

Boa noite Soprani! :ok:

Antes eu quisesse só fazer piadas disso, mas não, eu coloquei as legendas exatamente como fotografei, não percebi muita diferença da primeira sequência, já nas outras percebi um pouco mais, mas como essa lente para mim ainda é um mistério porque acabei de comprar ela, eu ainda não sei onde são os limites dela bem como não tenho parâmetro de comparação para dizer se ela tem algum problema no VR ou não.

A minha 18-55mm não apresenta nada disso, percebo muito nitidamente quando o VR tá ou não ligado. Já nessa 55-200mm tô preocupado! :aua:

Me dá uma força ai se puder e me diz se ela tá normal ou se tem algo incomum nela! :ok:
Fábio Pedro.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:32:18
Fabio,


Nao tenho experiência com elas para te dizer, mas acionando elas parecem estar. Agora, você esta fotografando com ela em 55  mm ou em 200mm?

Lembre-se de que existe uma regra em que a velocidade deve acompanhar (ser igual, ou quase) aa distancia focal.

Faça os testes em 55 mm e baixe um pouco mais a velocidade (algo em torno de 1/25) e veja a diferença.

Agora, se voce estiver fotografando em 200 a 1/40 (como disse mesmo que esta), a coisa nao vai melhorar assim tao magicamente quanto você espera. certo?

Sabe aquela historia de que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa? entao, pois é, acho que ela se encaixa nos 55 e nos 200. Afinal, a distancia é muito grande entre 1/40 e 200mm para o VR segurar.

So deixando claro, isso é so um pitaco. Embora acredite que seja assim em teoria, na pratica nao posso dizer que vai funcionar como prova de que a sua lente esta 100%.

Abraço.

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:42:48
Fabio,


Nao tenho experiência com elas para te dizer, mas acionando elas parecem estar. Agora, você esta fotografando com ela em 55  mm ou em 200mm?

Lembre-se de que existe uma regra em que a velocidade deve acompanhar (ser igual, ou quase) aa distancia focal.

Faça os testes em 55 mm e baixe um pouco mais a velocidade (algo em torno de 1/25) e veja a diferença.

Agora, se voce estiver fotografando em 200 a 1/40 (como disse mesmo que esta), a coisa nao vai melhorar assim tao magicamente quanto você espera. certo?

Sabe aquela historia de que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa? entao, pois é, acho que ela se encaixa nos 55 e nos 200. Afinal, a distancia é muito grande entre 1/40 e 200mm para o VR segurar.

So deixando claro, isso é so um pitaco. Embora acredite que seja assim em teoria, na pratica nao posso dizer que vai funcionar como prova de que a sua lente esta 100%.

Abraço.

Ok, isso que você disse :ok:, mas é normal de qualquer lente na sua extremidade ter imagens ruins mesmo, mas o caso é que não quero ver a qualidade da imagem na sua maior DF, mas sim ver a diferença quando o VR tá ativo tentando estabilizar a imagem ou quando o VR tá desligado e tudo sai borrado mesmo. É isso que não percebi de diferente, pois nos extremos em ambos os casos tá tudo borrado igual, mesmo sabendo que tô no limite da lente 200mm.
Fábio Pedro.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2013, 21:00:24
. . .  pois nos extremos em ambos os casos tá tudo borrado igual, mesmo sabendo que tô no limite da lente 200mm.


pelo menos no monitor aki a diferença entre as imagens está gritante . . .   :ok: :ok: :ok: :ok:

vc já calibrou o seu monitor????  :assobi:




ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


thagner.dorneles

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
    • FACE!
Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2013, 22:24:19
da pra ver uma baita diferença nas do fabio! :ok: :shock:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2013, 22:31:27

pelo menos no monitor aki a diferença entre as imagens está gritante . . .   :ok: :ok: :ok: :ok:

vc já calibrou o seu monitor????  :assobi:

é calibrado, mas meu monitor não é nenhuma Brastemp.. :assobi:
É um AOC 2036.

Mas mesmo nele daria para ver algo, notei algumas diferenças, mas te juro que não achei tão gritante.....

Você diz ser diferente em qual sequência? a das maçanetas? As que fiz depois eu notei um pouco mais de diferença(Pregadores) seguindo o que o mad666 disse.
Fábio Pedro.