Autor Tópico: Compensaçao de Exposiçao  (Lida 1862 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 02 de Janeiro de 2013, 19:44:03
Estou com muitas duvidas em relaçao a compensaçoes de exposiçao e de flash, tentei, tentei e nao entendi afinal de contas PRA QUE ela serve, ela age diretamente no fotometro, correto? mas qual a utilidade pratica das compensaçoes!?
@jacobfotografiacriativa


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2013, 19:52:59
Suponha que você ajuste sua câmera para prioridade pela abertura (funciona com prioridade para abertura ou obturador, no manual não funciona - bem até funciona, mas aí já outro papo que não interessa agora)

Então você diz a abertura e a câmera mede com seu fotometro a luz e determina a velocidade correta para aquela abertura.

Agora, você coloca a abertura para F5.6 e a câmera diz que a exposição ideal para essa abertura é feita ocm a velocidade em 1/125.
Ok, só que você sabe que ele mediu na média e isso vai deixar subexposto o assunto que é seu real interesse na foto. então você compensa com EV +1 e a câmera reduz a velocidade para 1/100, deixando a cena mais clara do que antes.
Ou seja, na compensação você altera arbitrariamente a relação entre abertura e velocidade, seja para mais claro ou menos claro.
Beleza?


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:01:29
Raramente uso a camera em modo A, uso manual sempre, nao achei utilidade para o manual, se eu quero mais exposto, diminuo a velocidade... entao isso serve basicamente para os modos mais automatizados?

E o do flash? Deixa eu ver se entendi, eu fotografei com o flash em TTL porem achei que estourou demais, ponho -1EV e ele recalcula e diminui a intensidade, seria isso?
@jacobfotografiacriativa


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2013, 20:07:02
Raramente uso a camera em modo A, uso manual sempre, nao achei utilidade para o manual, se eu quero mais exposto, diminuo a velocidade... entao isso serve basicamente para os modos mais automatizados?

E o do flash? Deixa eu ver se entendi, eu fotografei com o flash em TTL porem achei que estourou demais, ponho -1EV e ele recalcula e diminui a intensidade, seria isso?
Isso mesmo. No caso da Nikon o próprio botão que aciona o flash serve para regular o dito, na minha pelo menos.

 


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2013, 12:22:19
Bom... na minha camera, o compensador funciona com o flash ativado só. Desligado, ele altera a leitura do fotometro, mas na pratica não vi diferença nenhuma. Por outro lado com o flash ligado (o da cam mesmo) realmente funciona) Eu ativo ele e posso deixar a luz do flash mais baixa. Daí ele compensa as partes mais escuras. :) 


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:21:01
Compensaçao de potencia do flash eh muito util. Nem sempre o flash em TTL acerta "a dose" de luz. Eu mesmo pefiro usar em -0,5 a -1,5 pra evitar estouro de branco, q nem sempre eh facil de tirar.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2013, 16:11:53
Vocês costumam mexer na compensação do flash só na máquina ou no flash externo também?
Eu geralmente deixo na câmera de -0,7 a -2,0 (flash) e no flash somente TTL com 0,00.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2013, 17:25:17
Mudo na maquina. Acho mais pratico q no flash.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!