Autor Tópico: Dicas fotografia de NATUREZA  (Lida 1368 vezes)

DanielKacprzak

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 03 de Janeiro de 2013, 11:06:31
Olá, sou novo aqui no Fórum, então este tópico serve para me apresentar e também pedir algumas dicas rsrsrsrs
Meu nome é Daniel, moro no interior do Paraná... trabalho em um jornal. Bom comecei a realmente me interessar por fotografia quando começei a trabalhar no jornal a 3 anos atras... o que aprendi desde então foi meio que na raça kkkkk como pegar uma câmera semi-profissional na mão e disparar aprendi com um ex-colega de trabalho, dali pra frente aprendi fuçando na câmera e pesquisando na internet... acredito que o básico eu ja saiba, velocidade do obturador, diafragma, iso... etc.
Aqui no jornal temos uma câmera um pouco ultrapassada mas que da pra brincar legal, uma Canon Rebel XT, temos 3 lentes a clássica 18-55mm que todo mundo tem, temos uma 50mm 1:1-8 e uma 75-300mm 1:4-5.6.
Eu moro em um sitio, então natureza é o que não falta, animais, flores, pasto, rio, mato... eu queria algumas dicas para tirar fotos da Natureza, se alguem puder me ajudar.
Desde ja agradeço, muito obrigado


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2013, 12:29:16


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2013, 12:09:36
ola

como fotografo natureza a quase trinta anos...e ainda nao aprendi muito... :shock:   acho que posso te passar algumas dicas que funcionam para eu:

- compre um monope ou tripe ( ja usei muito tripe...agora so em poucas ocasiões...fiquei fã do monope)
- para iniciar, você poderia tentar umas macros ( compre um set de filtros close-up para sua 50mm com diotropia de 1,2 e 3x...verifique o diâmetro do filtro correto..ok)..e leia na internet como usa-los e as regras básicas de macro.
- a 18-55 sera boa para fotos panorâmicas, compre um filtro polarizador para ela ( lembre-se que esta é uma lente "escura" e com o pl voce ira perder + 2 pontos de abertura da lente...mas como é para utiliza-lo em dias claros ...sem grandes problemas...

- a 75-300 poderá ser usada para fotos de animais, com ela em  300mm ou voce usa velocidades acima de 1/500s ou o monope/tripe para velocidades mais baixas ( para evitar vibrações)

voce vai descobrir que para fotos de animais, em termos de teles, o céu é o limite... :shock:  quer dizer...quanto mais melhor. fotógrafos de natureza usam teles fixas, claras e caras  acima de 400mm . mas este aprendizado de lentes é longo e solitário..nenhum preview ou datasheet irá ajudar muito...somente com a tele na mão para saber seus defeitos e qualidades.

sempre dou um conselho: use a lente por pelo menos 3 meses antes de analisar seus  defeitos e acertos. impressionante o que a pratica pode fazer para melhorar suas fotos, usando o mesmo equipamento.

fotografia de natureza exige muita paciência...como você mora próximo a ela, ja sabe que as coisas mais interessantes acontecem nos momentos mais improváveis. observar horários, hábitos e ciclos da natureza ao seu redor é básico.

e usar as horas magicas: fotografar ate uma hora depois do nascer do sol e uma hora antes dele se por.

se quiser de uma olhada em meu portfólio na olhares ( na assinatura abaixo)

abraço
marques
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 12:12:41 por markes51 »
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/