Autor Tópico: Duvida para eliminar a profundidade de fundo  (Lida 2955 vezes)

skmdias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 03 de Janeiro de 2013, 17:17:41
Oi Gente
Sou nova aqui no fórum (é minha primeira postagem) e estou com uma dúvida!

Comprei uma DSLR (Canon T4i) e nao consigo fazer algo super básico com ela!!!!
Desculpem se a pergunta eh idiota (sou iniciante) ou se já foi esclarecida em outro tópico (não encontrei)!!

Seguinte...

Eu gosto de viajar sozinha e comprei a DSLR pra ser minha única máquina (ja que nao tenho nenhuma compacta)...
Mas por ex: essa foto:

http://1.bp.blogspot.com/-KwAP4J2kyY4/ThSZ5ossu3I/AAAAAAAAAXU/2eG_MfkSiJQ/s1600/me+at+grand+canyon.jpg

(Não, não sou eu na foto)

Dá pra ver que a menina está focada, mas o fundo também...
Se eu tento fazer isso (eu tirando a foto de mim mesma, na frente de uma paisagem...ou pedindo pra alguem tirar uma foto de mim mesma), na minha camera, por mais que eu use um f/22... o fundo sai desfocado...  Não consigo fazer a foto ficar sem profundidade de campo...

O que eu queria fazer é deixar tudo em foco... Meu rosto... e o grand canyon também...

Será que na DSLR isso é impossível?
Vou precisar comprar uma maquina compacta pra bater este tipo de fotos??

Se alguem puder me ajudar eu agradeço!!!!

Soraya

PS... Eu tenho uma lente 50mm f/1.8  e outra 55-250mm... Mas pra isso eu pensei em comprar a do Kit (18-55mm)... Será que não consigo fazer isso pois as minhas não são grande-angular? hellppppp
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 17:24:37 por skmdias »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2013, 17:31:11
Realmente, uma das características de se utilizar um sensor maior é a profundidade de campo reduzida... Se mesmo utilizando f/22 (que nem é recomendável, pois vc vai ter uma grande perda de nitidez devida a difração) conseguiu uma profundidade de campo aceitável, a unica maneira é utilizar uma câmera com um sensor menor (compacta), onde a profundidade de campo é muito maior...

As dicas que posso dar: utilize a menor abertura possível (vc já fez), utilize a lente no modo mais angular que puder (no seu caso, em 18mm), e afaste ela o máximo que conseguir do seu rosto...

Edit: Agora que vi que vc não tem a lente do kit, a mais angular q vc tem é a 50mm... sim, uma 18-55mm vai te ajudar a ter muito mais profundidade de campo do que uma 50mm.....
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 17:32:44 por JRS »
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2013, 18:03:01
Com essas lentes você realmente não conseguirá obter foco infinito em um retrato. Usando a cinquentinha você vai conseguir isso se a pessoa estiver a 9 metros de distância da câmera com uma abertura de f16, uma foto de corpo inteiro.
Realmente você precisará de uma grande-angular e/ou fazer a foto como eu disse e dar um crop até onde a resolução aguentar.


skmdias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2013, 18:12:06
Entendi... Será q se eu comprar a 18-55mm e fizer a foto com f/16 eu conseguiria essa profundidade de fundo infinita?

Minha maior preocupação é viajar... pq eu tenho uma ultrazoom e agora a T4i... Mas é impossível carregar na mala a T4i, a ultrazoom e mais 3 lentes... Nao sei se devo comprar a 18-55 ou uma compacta...
o que acham?


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2013, 18:17:00
Entendi... Será q se eu comprar a 18-55mm e fizer a foto com f/16 eu conseguiria essa profundidade de fundo infinita?

Minha maior preocupação é viajar... pq eu tenho uma ultrazoom e agora a T4i... Mas é impossível carregar na mala a T4i, a ultrazoom e mais 3 lentes... Nao sei se devo comprar a 18-55 ou uma compacta...
o que acham?

Se seu problema é espaço e peso e vc não se preocupa em perder um pouco de qualidade, talvez poderia trocar a sua 55-250 por uma 18-200mm...

O problema de usar f/16 é que vc perde muita luz e, dependendo da situação, se torna difícil fazer uma foto segurando na mão apenas...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2013, 18:19:30
Fique testando aqui http://www.dofmaster.com/dofjs.html
Subject distance é a distância da pessoa fotografada.
Assim você poderá ver quando consegue foco infinito ou não.
Existem calculadoras de DOF para smartphones Android e iPhone


skmdias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2013, 18:42:17
Fique testando aqui http://www.dofmaster.com/dofjs.html
Subject distance é a distância da pessoa fotografada.
Assim você poderá ver quando consegue foco infinito ou não.
Existem calculadoras de DOF para smartphones Android e iPhone

Nossa, adorei isso, não sabia que essa calculadora existia...
Fazendo umas simulações, vi que consigo DOF infinito com 18mm em f/9 a dois metros do objeto... Será que eu sairia distorcida, nesse caso?


Edit: 18mm a f/5.6... 25mm a f/11... Acho q pra saber o melhor só testando na maquina mesmo, né?
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 18:52:05 por skmdias »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2013, 18:52:02
Nossa, adorei isso, não sabia que essa calculadora existia...
Fazendo umas simulações, vi que consigo DOF infinito com 18mm em f/9 a dois metros do objeto... Será que eu sairia distorcida, nesse caso?


Sairia sim.

Acho que teu maior problema não é equipamento. Equipamento é só o meio. Vc precisa aprender sobre fotografia.
De fato, com sua objetiva atual não há como fazer a foto que vc quer, mas a culpa não é dela. Ela até faz, mas não sendo segura por vc apontando para seu próprio rosto. Para esses tipos de foto uma DSLR não é indicada. Melhor pegar uma P&S ou mesmo uma ultrazzom de qualidade.

De toda sorte, tendo uma 18-55 e sabendo consultar a calculadora vc já vai ter um caminho a seguir, desde que estude DOF e hiperfocal.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


skmdias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2013, 19:12:07
Obrigada Mr. Hyde, Carcarah e JRS!!! Já consegui entender melhor essa limitação!!!
Obrigada pela ajuda!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2013, 22:42:58
Soraya. porque você não compra um tripé? Sério mesmo, se vc vai tirar fotos sozinha de locais bacanas que você vai conhecer, pelo menos vc sai bem na foto e a paisagem também. Investiu uma baita grana numa máquina legal pra tirar essas fotinhos onde tá n cara que a gente tá segurando a cam, enquadramento péssimo e zero qualidade???? Desculpe minha sinceridade...kkk...mas pra fazer isso um iphone resolve a parada muiiito melhor!

Não precisa ser um tripé excelente, até por que vai ser pesado. Tenho um modelo bem básico que não deve custar mais que 200,00 e é bem leve, dá pra carregar pendurado na mochila fácil. Dá pra vc enquadrar legal, fotometrar bonito, se colocar no quadro e bater a foto show! Tenho uma T4i também, vc pode comprar super barato um disparador via controle remoto e articular o visor para vc ver a cena já na posição da foto.

Espero ter colaborado.

Daniel

Instagram: @danacqua


christofer1984

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2013, 23:09:10
Eu compraria uma compacta premium...ainda seria útil para eventos sociais (festinhas, churrascos) onde é inviável levar má SLR


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2013, 10:32:26
Nossa, adorei isso, não sabia que essa calculadora existia...
Fazendo umas simulações, vi que consigo DOF infinito com 18mm em f/9 a dois metros do objeto... Será que eu sairia distorcida, nesse caso?


Edit: 18mm a f/5.6... 25mm a f/11... Acho q pra saber o melhor só testando na maquina mesmo, né?


Sim, testando sempre.

A compra de uma grande-angular é necessária sim, sem você vai fotografar paisagens não tem como abrir mão disso.

A sugestão do tripé é boa, isso de tirar foto segurando a câmera apontada para sim mesma não é fotografia, é interação social de adolescente em facebook.

Isso de ter compacta também não acho uma boa solução, isso torna suas fotos meros registros feitos com a mão apontando câmera para si mesma, e como disse, isso não é fotografia.

Fotografia é compor imagem, pensar iluminação, enquadramento, DOF e pose. E fotógrafo anda mesmo cheio de parafernálias, geralmente uma bolsa e tripé.
Quem se incomoda muito com isso não quer ser fotógrafo, essa bagagem extra faz parte da coisa.
Claro que eu tenho duas compactas em casa, muitas vezes quero ir a eventos e passeios "como Clark Kent", só tirando fotos para registrar mesmo. Mas se você vai em um canto lindo como esse da foto que mostrou e quer fazer uma foto magníifca, não pode abrir mão de todos os equipamentos necessários.

Dito isso, vou falar da foto que você postou. Em termos de registro é uma boa foto, mostra o cenário, mostra a moça situada nele e dá pra ver que o cenário é lindo, mas só. A foto em si não tem grandes atrativos para você ficar olhando. É o tipo de foto que você olha e diz "que legal, deve ser linfo lá, né?" e acabou.

Não gostei da nitidez e não gostei do alto contraste de luzes e sombras na moça.

Quanto à distância, sua câmera tem resolução suficiente para você tirar a foto com uma 35mm e cortar da forma que quiser, dependendo do tamanho da ampliação a ser feita depois esse corte pode até ser generoso.

Mas, tudo é experimentar.

Recomendo não fazer a foto do jeito que a moça fez, o cenário pode oferecer muito mais pra você.


« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, 10:35:08 por Carcarah »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2013, 10:41:20
Nem precisa de compacta um iPhone já resolve o problema. Eu simplesmente abomino essa modinha que pegou de tirar foto segurando a própria máquina!
Eu compraria um tripé de boa qualidade e com isso você faz uns autoretratos e fotos de paisagem de qualidade e para tirar estas fotinhas segurando a câmera, usa o seu celular!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2013, 11:39:53


 :D :D :D

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2013, 11:50:04


 :D :D :D

Imagina a T4i na ponta desse bastão  :shock:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________