Autor Tópico: Sonhar alto, médio ou nem sonhar  (Lida 1494 vezes)

LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Online: 01 de Junho de 2006, 19:48:35
Oi pessoal,

Durante minha época de faculdade de Cinema de Animação, na UFMG, fiz aulas de fotografia, certamente as que mais me dão saudades. Fotografava com uma reflex Pentax com fotômetro estragado e usando filmes P&B. Até pratiquei com PinHole :-). Cheguei a praticar revelação de filme e ampliações em laboratório com aquela famigerada iluminação vermelha. Enfim, ali aprendi muito sobre fotografia e me tornei um grande entusiasta.
Não posso me considerar um "Fotógrafo" com F maiúsculo pois me falta experiência. Mas posso me considerar um "F"elizardo pela oportunidade que tive.

Tenho uma P100 há pouco mais de 9 meses, até então não tinha possibilidades de sonhar alto. Considero-a uma máquina excelente dentro do que se propõe.
Com 9 meses em minhas mãos ela já contabiliza 8000 e poucos cliques.  :mf_w00t2:

Mas a P100 tem limitações que um "iniciado" como eu não deixa escapar.

Dentre as coisas que desejo, selecionei os seguintes parametros:
- ISO alta para fotos noturnas, sem flash e longa exposição
- Grande angular
- Zoom maior
- Foco manual

Vi na R1 uma possibilidade única, principalmente com o dolar ainda baixo. Porém tenho visto reclames quanto à alguns pontos da R1.
Não importo com o 3 Fps. Mas o ruído é algo a se pensar. E também estou achando que a R1 pode ser apenas uma ponta de lança onde a Sony logo colocará outras máquinas melhores.

Cheguei a pensar em ficar com uma H2, um pouco mais humilde... e esperar no futuro comprar uma R2 ou R5

O que acham? Vale investir na R1 ou esperar uma evolução?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2006, 20:08:42
Esperar significa menos cliques.
Eu iria de R1 e trocaria ela com o passar do tempo.
Quando chegarem as R2, R5 estarão prá chegar tb as R6, R7...
 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2006, 20:11:33
Não esperar uma evolução, mas pensar no que há disponível no mercado. Se já teve contato no passado com reflex, pense a respeito da compra de uma Reflex Digital. Há uma grande chance de adquirir uma prossumer e daqui a poucos meses achar que já há limitações, e então, gastar mais ainda na compra de uma DSLR. Pesquise o mercado, os custos e ponha tudo na balança.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2006, 09:59:59
Eu tenho pensado muito entre DSLR e uma Prosumer. Estou fazendo um investimento alto, realizando um sonho de consumo que para alguns pode até ser uma extravagância por não ser um profissional da fotografia.
Eu tenho um tiro pra dar... e preciso mirar bem numa máquina que me ofereça a maior possibilidade na fotografia.

Se eu comprar uma DSLR, terei que escolher uma com um kit de lentes bom porque dificilmente comprarei lentes extras. Ainda mais se o dólar aumentar.

Por isso uma R1, com lentes fixas mas boa qualidade, torna-se uma opção interessante. Mas será que o a qualidade das lentes e do sensor compensa as críticas à ISO ruidosa, à macro inferior e à RAW de 20 megas (eu não tenho experiência com RAW ainda)?
Eu não me importo com modo Burst de 3 fps e nem com a falta de filmagem.

Será que há uma DSLR com kit que possa oferecer zoom 10x, macro bacana e uma grande angular apesar da lente não ser uma Carl Zeiss?
Troca-troca de lentes e poeira no sensor são os únicos inconvenientes significativos que vejo nas DSLRs...
« Última modificação: 02 de Junho de 2006, 10:12:11 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2006, 22:05:48
"Será que há uma DSLR com kit que possa oferecer zoom 10x, macro bacana e uma grande angular apesar da lente não ser uma Carl Zeiss?
Troca-troca de lentes e poeira no sensor são os únicos inconvenientes significativos que vejo nas DSLRs... "


Luiz; Não existe lente para DSLR com todas estas características juntas. A única (que me lembro) que chega mais próximo disso é a AF-S Nikkor 18-200mm f3.5-5.6 G DX (para as DSLR da Nikon e Fuji).  Tampouco a R1 possui Zoom de 10x. Nem seu "macro" é bom, se comparada com outras "prosumers", pelo simples fato de seu sensor ter dimensões similares ao da maioria das DSLR's.

Você não é obrigado a usar lentes novas em uma DSLR. Elas podem ser compradas usadas (desde que estejam em bom estado). Assim, é possível economizar dinheiro. Há dois anos decidí por uma DSLR como minha primeira câmera digital (nunca tive compactas). O dólar era bem mais caro do que hoje e isto não me impediu de juntar dinheiro durante este tempo. Também não sou profissional, foi apenas uma questão de planejamento. Poeira no sensor? Nada que uma bomba de ar manual não resolva! Troca-troca de lentes? Para cada tipo de fotografia, existe uma lente que é a mais adequada. Sinto muito, mas, fisicamente, é impossível produzir uma lente para qualquer situação.!

Há dois meses, finalmente, comprei minha DSLR c/ uma lente de "kit". Planejo, sem pressa  (afinal, não sou profissional) a aquisição de novas lentes, de acordo com minhas necessidades e c/ meu orçamento. Mas, o próximo passo é, sem dúvida, um "upgrade" no meu computador. Em minha humilde opinião, no mundo digital, um bom computador é bem mais importante que uma câmera (ou lentes), mesmo que seja p/ fazer apenas pequenas correções nas fotos!
Abraços; e Boas Fotos!
« Última modificação: 03 de Junho de 2006, 22:09:20 por F.Kruschewsky »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2006, 00:12:35
Oi colega. Talvez já tenha visto, mas vale a dica:
...dê uma lida neste tópico. :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2006, 22:05:32
Luiz,

Compra de câmera é muito pessoal.
Eu estou comprando uma D50 na recreio digital. O kit está 2.499,00 e pretendo comprar uma lente sigma 28-300mm que deve dar um zoom de 10x ou mais, mas não sei a qualidade dessa lente. (já abri um post aqui pergunto isso à galera). Se for ruim vou optar por uma lente NIKKOR 70-300mm.

Acho que a D50 deve ser mais barata que a sony e essa lente não é das mais caras, 300 e poucos dólares na BH com o frete incluído.

Sou suspeito, pois estou comprando essa câmera, mas pense nisso....

Abraços,

 
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2006, 10:15:51
F.Kruschewsky,

Eu tenho pensado muito no custo benefício a curto e longo prazo e também nas minhas necessidades. Se eu adiquirir uma DSLR, estarei assumindo um compromisso pessoal de investir mais uma grana boa em lentes para chegar onde gostaria.
Investir numa prosumer como a R1 seria um atalho. O que me desanima nela é o zoom não tão alto e a "micro-macro" que tenho visto nos testes dos sites de review. Por outro lado, a lente grande angular, fazer DOF e ISO alta pra foto noturna é algo que sempre quis ter e o Live-preview me parece muito útil. O sensor que promete bastante qualidade também é um atrativo.
Cheguei até a considerar a possibilidade de comprar uma F828 pelo bom zoom, macro e nightshot.

Mas nem por isso estou desconsiderando a possibilidade de uma DSLR.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Xiru, eu estou acompanhando esse tópico sugerido faz alguns dias  :thmbup: . Mas o pessoal é igual o dos foruns de hardware, se alguém pergunta sobre um equipamento intermediário eles indicam os High Ends como se fosse algo corriqueiro.  :laughing:
E às vezes as pessoas não tem as mesmas condiçõe$.
Falar em comprar uma prosumer parece heresia pra alguns. Por isso ao invés de comentarem quais valem mais a pena, acabam falando pra comprar uma DSLR e depois investir mini-fortunas em lentes.
E não sendo profissional, pagar 300 à 500 dólares numa lente pra um tipo de foto específica (uma boa macro por exemplo) pode ser muito.

Eu por exemplo, estou disposto a fazer um gasto que todos a minha volta estão se questionando se não sou louco por gastar mais de 2000 reais numa camera.  :mf_w00t2:
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Wagner Ishii

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
    • http://www.naotemmais.com.fu
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2006, 10:25:23
Luiz
Blz velho?faz tempo que não entro aqui ahaahhaha,mas quando vi seu topico não resisti.já cosiderou uma XT?
Se não me engano vc pode conseguir ela por preços muito bons,ou pensar um pouco mais alto,uma 10D?Claro que usada...encontri umas 3 aki no jp por 70 mil yenes,equivalente ha uns 1.400 reais com o Dolar a 2 reais,que fique bem claro que não tenho nada contra a Sony,mas sim devido a cameras,creio que deixa um pouco a desejar,então como melhor dica,tente pegar algumas cameras em conta e fazer um teste,veja aquela que lhe da mais prazer,muito falam de muitas cameras sem ao menos ter tocado nelas,apenas por reviews,e isso tem que ficar claro por reviews são feitos por pessoas que tem um gosto unico,posso falar por mim,não vejo atração em nenhuma Nikon,apesar de ser mais indicado para meu trabalho,prefiro brincar com as Canon,por eu já conheçer a marca e saber onde apertar e fazer a foto...
De qualquer forma,Boa sorte ;)
Wagner Ishii


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2006, 11:46:53
Citar
Xiru, eu estou acompanhando esse tópico sugerido faz alguns dias  :thmbup: . Mas o pessoal é igual o dos foruns de hardware, se alguém pergunta sobre um equipamento intermediário eles indicam os High Ends como se fosse algo corriqueiro.  :laughing:
E às vezes as pessoas não tem as mesmas condiçõe$.
Falar em comprar uma prosumer parece heresia pra alguns. Por isso ao invés de comentarem quais valem mais a pena, acabam falando pra comprar uma DSLR e depois investir mini-fortunas em lentes.
E não sendo profissional, pagar 300 à 500 dólares numa lente pra um tipo de foto específica (uma boa macro por exemplo) pode ser muito.

Eu por exemplo, estou disposto a fazer um gasto que todos a minha volta estão se questionando se não sou louco por gastar mais de 2000 reais numa camera.  :mf_w00t2:
Bah, eu sei bem esse problema. Mas a coisa até está melhorando. Agora já se fala pelo menos "Pelo preço, vale a pena", ao invés de só dizer q é ruim...


Mas te indiquei esse tópico pq nas tuas opções, tu citou a R1. Pesquisando bem, e talvez pracisando um pouco mais de $ ou sorte, ela se equilibra em preços com as outras do tópico indicado. ;) E nem tanto pelas "outras", mais pelo fato de a própria R1 ter sido discutida lá, o que te daria algumas opiniões sobre ela.

Citar
Se eu comprar uma DSLR, terei que escolher uma com um kit de lentes bom porque dificilmente comprarei lentes extras. Ainda mais se o dólar aumentar.
Isso vai depender da tua exigência. Duvido que a lente da R1 seja tão melhor que a do Kit da D50...


Citar
Por isso uma R1, com lentes fixas mas boa qualidade, torna-se uma opção interessante. Mas será que o a qualidade das lentes e do sensor compensa as críticas à ISO ruidosa, à macro inferior e à RAW de 20 megas (eu não tenho experiência com RAW ainda)?

Será que há uma DSLR com kit que possa oferecer zoom 10x, macro bacana e uma grande angular apesar da lente não ser uma Carl Zeiss?
Troca-troca de lentes e poeira no sensor são os únicos inconvenientes significativos que vejo nas DSLRs...
Realmente, não precisar tricar lentes é muito bom. É o preço que se paga por uma reflex. Ou o que se ganha numa prossumer.
Agora.. RAW de 20 megas é f8d4 né... Vc precisará 4x mais espaço em disco, ou 4x mais CD/DVD de arquivos, ou 4x mais HDs (pq acredite, em pouco tempo, se vc guarda os originais, a memória do seu PC vai atrolhar).
Só pela S3 que eu abriria mão e aceitaria RAWs tão grandes.

E a Zeiss... muito já se falou dessa disso por aqui, de se têm a mesma qualidades daqueeeelas lentes que botaram o nome Zeiss lá no topo. Se fosse, a câmera custaria MUITO mais.

Vc está em dúvida entre câmeras de qualidade ótica semelhante. Como já andei dizendo por aí, são diferenças ínfimas, ainda mais pra quem ainda não tem o olho tão aguçado, como eu e talvez vc. Acho que o caso é vc decidir que TIPO de câmera quer, prossumer ou reflex. Esqueça detalhes, MP, zoom, lentes, ruido... e pensa é no que difere elas de verdade. ;)
« Última modificação: 08 de Junho de 2006, 11:49:18 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2006, 13:03:42
Citar
Acho que o caso é vc decidir que TIPO de câmera quer, prossumer ou reflex. Esqueça detalhes, MP, zoom, lentes, ruido... e pensa é no que difere elas de verdade.
Xiru,

Esse é o ponto mesmo. "Qual meu intuito".
Minhas aspirações fotográficas giram em torno de:
- Fotos noturnas, longas exposições e mínimo uso de flash. (Ruído em ISO alta me preocupa)
- Grande angular. Faz tempo que gostaria de uma.
- Macro e Zoom também me interessam. Embora eu não as use tanto.
- DOF e controles manuais de foco e abertura de diafragma.

O Livepreview da R1 é um atrativo que é neutralizado pelo ViewFinder Eletrônico. Teste que tenho feito na Sony H2 do meu irmão não tem me agradado no quesito EVF.
Reflex não tem Live Preview  mas tem o ViewFinder de prisma tradicional.

Nesses parâmetros é que estou me baseando.

Cheguei ao ponto de considerar que Rebel XT ou D50 dão na mesma, são Reflex. Vão me oferecer a flexibilidade de ir de uma Macro, Grande Angular ou Teleobjetiva boa mas dependendo da grana que eu investir nisso.
Eu teria que me contentar com o kit por bastante tempo.

As prosumers (R1 ou F828) me oferecem Macro, Zoom (e no caso da R1 grande angular) num mesmo pacote. Bastante praticidade, pouca flexibilidade.
Se num futuro eu quisesse muito um upgrade, eu gastaria muito pelas lentes adaptadas da Sony. Certamente menos populares no mercado.

É um xadrez de custo benefício mesmo.


Wagner Ishii,
Tenho um amigo no Japão que deve voltar ao Brasil à passeio esse ano. Estou pedido à ele pra orçar as máquinas aí. Alguém trazer do exterior vale mais a pena do que comprar aqui no Brasil. Parte da minha demora em adiquirir uma máquina se deve à essas raras oportunidades que estão pra ocorrer.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr