Autor Tópico: novato por aqui e pela area  (Lida 3493 vezes)

pauloantonio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:41:16
um detalhe... qdo for fazer o curso, veja se aceitam pessoas com superzoom. Tem curso que não aceita.
E lembre-se de que sua câmera tem uma limitação que ñao vai ser agradável num curso... vc não tem acesso a aberturas intermediárias do diafragma. Só a maior e a menor abertura, qdo utiliza a opção de configuração manual. Tenha CERTEZA de que isso é um limitante. Eu realmente não aconselho fazer curso com essa câmera da fuji.

mas eu não irei fazer o curso por agora,irei fazer quando tiver minha dslr,vou apenas estudando em casa mesmo,lendo,aprendendo técnicas,etc com ela  :)
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 13:47:55 por pauloantonio »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:42:15
mas eu não irei fazer o curso por agora,irei fazer quando tiver minha dslr,vou apenas estudando em casa mesmo,lendo,aprendendo técnicas,etc com ela  :)

aaah, beleza então.  :ok:


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:45:30
a camera que o cara usou eh boa, soh que nao eh digital, alias ela da um cacete em muitas digitais por ai, quanto a cobrar valores irrisorios, faça sempre de graça, pq se voce cobrar pouco agora, quem pagou poco, nao vai pagar mais depois, e dai vc fica conhecido como o joaozinho das fotos de 5 reais, se voce fizer de graça, pelo menos tem a opção de falar não.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


pauloantonio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:49:05
http://paulofotografias.tumblr.com/
tá ai meu tumblr de fotos,tem poucas fotos mas tá valendo  8-)

se estiver colocando esse link em lugar errado me corrijam por favor,coloquei aqui pra quem me respondeu no tópico dar uma olhada :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2013, 19:17:40
http://paulofotografias.tumblr.com/
tá ai meu tumblr de fotos,tem poucas fotos mas tá valendo  8-)

se estiver colocando esse link em lugar errado me corrijam por favor,coloquei aqui pra quem me respondeu no tópico dar uma olhada :)

vc está no caminho certo. Percebe-se que vc explora bem o que a sua câmera tem a oferecer. Se continuar estudando bastante, vai "voar" qdo colocar uma reflex nas mãos.  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2013, 20:16:42
Eu tô catando aqui um posto do AlexandreS em que ele falava em diferenças de compactas para reflex, especialmente pra quem já tem a intenção de ser profissa e usar a reflex um dia. Por que não começar logo com a reflex?
Eu ACHO que ainda não é isso que eu buscava. Mas aqui já dá pra ter uma ideia. Se não me engano, há algum post em que ele falou um pouco mais sobre isso, estou procurando. Se achar trago pra cá. Mas deixo já essa citação, que vale à pena.


Começando com uma compacta, habitua-se a não dar bola para determinadas coisas como a abertura e sua consequência sobre a profundidade de campo e a área em foco, porque isso na compacta é praticamente irrelevante. Ao passar para as reflex, onde isso tem toda a importância do mundo, vc está habituado a não dar bola. E até perder esse hábito, leva tempo e vc apanha muito, muito mais do que se já tivesse iniciado sabendo que este é um ítem a ser muito considerado.

Ou seja, vc carrega consigo certos vícios de linguagem, que não são aplicáveis nas DSLR, e que são difíceis de se livrar. Claro que com o tempo vc aprende, mas leva um certo tempo e aí acaba sendo um aprendizado duplo, em que a primeira fase atrapalha a segunda.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2013, 20:20:15
obaaa, achei, e tava bem no mesmo tópico, hehe.

Se é realmente para aprender, parta logo para uma DSLR.

A diferença de linguagem entre uma DSLR e uma compacta, mesmo premium, é estratosférica. Vc até pode aprender a mexer em abertura e velocidade em uma compacta com comandos manuais, mas na realidade, vai aprendera apenas a controlar a exposição. Uma foto feita em f/4 ou f/8 em uma compacta não tem grande diferença haja visto que as compactas são intrinsecamente hiperfocais. Já em uma DSLR, é um mundo de diferença. Aliás, é por isso que grande parte dos cursos de fotografia não aceitam (ou não aceitavam pelo menos) câmeras de sensor pequeno, não porque elas não possam ser controladas manualmente, mas pela diferença de linguagem entre um câmera de sensor pequeno e uma DSLR seja APS-C ou FF.

Então, se vc quer aprender mesmo, queime logo essa etapa e aprenda com uma DSLR, mesmo que com uma lente só. Eu comecei com uma Ultrazoom com comandos manuais e tenho a clara percepção que quando passei para uma DSLR, estava em outro mundo e muitas coisas tive que reaprender. E depois de reaprender, nunca mais usei a Ultrazoom e fiquei com aquela sensação de que perdi tempo..

Agora se vc realmente não tem intenção de se aprofundar, estudar e aprender realmente, ou acha que vai ser incômodo andar com uma câmera maior e mais pesada, aí concordo com o pessoal aí em cima.

Paulo Antonio, não estou dizendo que vc está perdendo tempo com sua Fuji, hehe.  :D
Só quero mostrar a importância de aprender já com a reflex, considerando-se um caso como o seu, que é de quem quer se profissionalizar. eu estou aqui pra confirmar que as diferenças são gigantescas. Comecei com uma sz Fuji tbém (bons tempos que a Fuji fazia boas câmeras, hehe, e que as câmeras tinham seus três, cinco megapixels...), que só usava no automático. Depois comecei a me interessar mais e dar lida em artigos sobre técnica de fotografia. Fui fazer um curso (com uma SZ Fuji, nem sonhava em ter reflex, nem queria ,pra falar a verdade), e só qdo o pessoal do meu trabalho me "nomeou" fotógrafa oficial dos eventos, é que vi que precisava avançar um pouco mais. Mas te digo... até hoje apanho com a reflex e a questão da profundidade de campo. Eu ainda uso muito mais uma compacta. Apesar de adorar os resultados que a reflex entrega, eu não sou determinada e nem interessada o suficiente pra aprender a lidar com ela. A minha tá subutilizada, mais pra frente eu vou vender e ficar só com o sistema micro 4/3.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 20:26:28 por Helena Bsb »


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #22 Online: 21 de Janeiro de 2013, 20:24:56
Quando a gente fala que quem faz a foto é o fotógrafo tem muita gente que termina levando isso ao pé da letra na hora de trabalhar com fotografia. Também não é assim, tem que avaliar as situações e pra uso profissional tem que ser reflex. Na hora de usar um ISO alto percebe-se isso e tem várias outras situações também, enfim, tem que haver um equilíbrio entre técnica e equipamento.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Eder Messias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2013, 00:26:52
Quando a gente fala que quem faz a foto é o fotógrafo tem muita gente que termina levando isso ao pé da letra na hora de trabalhar com fotografia. Também não é assim, tem que avaliar as situações e pra uso profissional tem que ser reflex. Na hora de usar um ISO alto percebe-se isso e tem várias outras situações também, enfim, tem que haver um equilíbrio entre técnica e equipamento.


Concordo, mas tem gente que exagera, desculpa mais nada contra, principalmente os usuários de canon, parece que sofrem um tipo de lavagem cerebral e fica cego em técnica estudo só batem na tecla equipamento, tenho um conhecido (online) que meu Deus do ceu ! a janelinha do msn pisca eu já sei que a canon lançou um equipamento novo, e hoje eu ouvir a seguinte frase "Estou Partindo pra 7D porque quero que minhas fotos fiquem top"....ah pqp, as fotos que ele fez com uma T4 não chega nem perto das fotos que faço com a minha D80 (que segundo ele é limitada  :aua: ).
Equipamento é importante mesmo, mas não adianta ter dá uma ferrari na mão de um motorista que não sabe dirigir.
Fotografia é que nem piada, se você tem que explicar, quer dizer que não está tão boa"


Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2013, 00:33:26
http://paulofotografias.tumblr.com/
tá ai meu tumblr de fotos,tem poucas fotos mas tá valendo  8-)

se estiver colocando esse link em lugar errado me corrijam por favor,coloquei aqui pra quem me respondeu no tópico dar uma olhada :)
Achei este site bonito, você é tão jovem, e realmente explorou bem seu equipamento atual, parabéns. Continue!

Sou sómente um amador que já fez alguns bicos, inclusive com câmara analôgica, mas só como lazer, visto assim em uma situação semelhante da sua, e aconselho também o que já foi escrito acima, de não tentar se vender barato ou se queimar antes de não possuir o equipamento e a proficiência com este equipamento. Especialmente tudo que é único como casamento e evento seria sómente possível acompanhando alguem para treinar, até sentir firmeza. Uma vez, há 25 anos, estive numa igreja e fiz clics barulhentos com uma câmera analôgica, Konica T3  :shock: usei mesmo flash enorme etc, parecia tudo okay e experiente, mas as pressas não tinha verificado se o filme foi transportado  :aua: Nunca esqueci esta cena, foram felizmente amigos, e foi meio culpa deles porque me pediram em última hora, num momento em que minha maquina principal estava com problemas. Tinha que recusar!
idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


pauloantonio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 22 de Janeiro de 2013, 03:51:40
Achei este site bonito, você é tão jovem, e realmente explorou bem seu equipamento atual, parabéns. Continue!

Sou sómente um amador que já fez alguns bicos, inclusive com câmara analôgica, mas só como lazer, visto assim em uma situação semelhante da sua, e aconselho também o que já foi escrito acima, de não tentar se vender barato ou se queimar antes de não possuir o equipamento e a proficiência com este equipamento. Especialmente tudo que é único como casamento e evento seria sómente possível acompanhando alguem para treinar, até sentir firmeza. Uma vez, há 25 anos, estive numa igreja e fiz clics barulhentos com uma câmera analôgica, Konica T3  :shock: usei mesmo flash enorme etc, parecia tudo okay e experiente, mas as pressas não tinha verificado se o filme foi transportado  :aua: Nunca esqueci esta cena, foram felizmente amigos, e foi meio culpa deles porque me pediram em última hora, num momento em que minha maquina principal estava com problemas. Tinha que recusar!

muito obrigado!  pelo visto não vou cobrar das pessoas que for querer meu trabalho. e não irei fazer para nenhum "colega" ou desconhecido. apenas para a familia e para amigos bem chegados,se quiserem,de graça. sem cobrar. acho melhor. já recebi 3 propostas de pessoas que eu nem conheço direito para cobrir eventos,e eu não ofereci meu trabalho. só disse que adotei a fotografia como um hobby,e futuramente como profissional. uma de uma festa infantil,outra de uma festa de 15 anos e outra de um "ensaio automotivo" se é assim que se escreve,sei lá. tive que recusar todas,pois eu não faço ideia de como tira foto de crianças  :assobi: uma das minhas tias mesmo disse que minha câmera é profissional,mas expliquei pra ela que é uma câmera compacta "fodona" vamos dizer assim. e por onde eu ando com ela,me perguntam se ela é profissional ¬¬'

enfim,fiquei satisfeito com todas as respostas! fico muito grato a todos!
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2013, 03:54:26 por pauloantonio »