Autor Tópico: Câmera ~R$800 para maquiadora? Zoom curto? Motor de foco? Qual comprar?  (Lida 1599 vezes)

THBronx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Olá pessoal! Tudo bem?

Eu estava lendo os tópicos artigos Receita para escolher uma boa câmera e A Escolha da Câmera e agora peço, encarecidamente, a opinião de vocês para a minha situação e dúvida:

Bom, minha esposa é maquiadora e agora pretendemos investir em uma câmera melhor (temos uma Fuji FinePix Z100 apenas) para que ela consiga fazer fotos com mais qualidade para ir aos poucos criando o seu material, que por enquanto é publicado em blog e Facebook. Preciso salientar que esse material ainda não será o seu portfólio, para o qual certamente iremos contratar o serviço de um profissional de fotografia para produção, assim que chegarmos no momento ideal ($$ - ainda não temos o capital necessário para contratar o serviço, mas também não queremos ficar parados, precisamos de um workaround, um meio-termo.). Sendo assim, queremos ter uma câmera que nos permita fotos com certa qualidade e nitidez e entendemos que, mesmo tendo uma boa câmera, parte desta qualidade vai depender das técnicas de quem fará a foto, ou seja, tenho a intenção de ler e aprender sobre esta arte (quem sabe fazer um curso) para conseguir usufruir bem do equipamento.

O que precisamos é tirar fotos da face: olhos e pálpebras (o principal), bochecha e de toda a face de modo geral. E a intenção é que a foto mostre, com certa qualidade, a maquiagem aplicada. Assim sendo, acreditamos que existem melhores opções no mercado que a nossa Fuji FinePix Z100 para nos auxiliar nesta função. Pensando assim, qual câmera vocês indicam, levando em conta:

- propósito: tirar fotos das maquiagens aplicadas, fotos de rostos. As fotos seriam tiradas todos os dias praticamente, vários clicks por dia;
- Investimento inicial: em torno de R$800;
- Custo x benefício (às vezes comprarei algo que seja muito para atingir determinado objetivo e que eu conseguiria atingir - ou quase - gastando menos);

Pelo pouco que li, para tirar fotos de maquiagem, seria interessante a câmera ter (me corrijam se eu estiver enganado, por favor):
- Image stabilization para ajudar na tremedeira;
- Sensor com bom tamanho para melhor qualidade de imagem e nitidez;
- Motor de foco na câmera ou lente para foco automático;
- Câmera com conjunto melhor imagem/zoom "curto".

O que me foi indicado até então: a Sony NEX F3B e a Canon S100, porém ambas ultrapassam um pouco o valor inicial que estipulamos, mas se for o caso, pagaremos um pouco mais.

Agora, vocês concordam com as indicações? Existem outros modelos que vocês me recomendam? Para terem uma idéia, pensamos em atingir algo parecido entre os exemplos 01 e 04 que mostrarei a seguir (foram exemplos que peguei pela net, por favor desconsiderar imperfeições da pele da pessoa, etc, situações que pretendo eliminar com Photoshop ou outros).

Exemplo 01
Exemplo 02
Exemplo 03
Exemplo 04

Acho que é isso por enquanto. Qualquer ajuda será bem-vinda!  :ok:

Grande abraço!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2013, 16:34:07
Sony NEX, fica de olho que as vezes tem promoção http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=80748.0


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2013, 18:15:04
+1 pra nex f3... 889,00 acho que tu ainda compra... promoção tá indo e vindo... Procura pelo buscapé que aparece
Tecpix + motorola do guga


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2013, 18:45:09
+1 pra nex f3, comprei e estou adorando, fantastica câmera.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.





Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2013, 19:41:27
Adoro a NEX (tenho uma 5N), mas não se esqueçam que a lente do kit, 18-55, NÃO permite closes como os que ele precisa.


THBronx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2013, 20:20:32
Valeu pessoal pelas respostas. Pelo jeito vai ser a Nex F3 mesmo, antes, só umas questões:

1) Lendo o comentário do @Bretas, precisarei adquirir outro kit de lentes ou com o que vem dá pra quebrar o galho de início?

2) Alguém conhece a Nikon P510? Me indicaram ela também.

3) Vendo a NEX F3 pelo site da Americanas, lá diz que o idioma do menu é em chinês. Isso dá pra mudar?

Abraços!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2013, 20:30:00
1) A que vem já resolve, use distÂncias focais maiores, fotografe mais de longe que de perto.
2) Não, nem anda com o NEX.
3) Toda sony tem a opção de inglês, pelo menos.

Um conselho, pense a iluminação, como você está no seu ambiente o ideal é que você pense a iluminação para propiciar boas fotos, controle a iluminação, é essencial. Fique atento que cada tipo de iluminação afeta a cor, então isso irá afetar não apenas as fotos, mas a própria percepção da maquiadora e o resultado final da maquiagem.
Com uma boa iluminação você não terá problemas de tremores ou foco.



Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2013, 21:42:48
Isso mesmo... Acompanho o que o Carcarah falou. A lente vai dar conta se tu caprichar na iluminação. Ah, e só uma coisinha que não sei se eu entendi que tu entendeu errado, mas quando tu disse se tu precisa de mais um lente do kit me pareceu que talvez tu tenha imaginado que a nex vinha com um kit de lente. Na verdade é a lente do kit, lente + camera = kit... Sei que é meio óbvio, mas vá que não seja tão obvio assim. E sobre a lente, depois com o tempo tu pode comprar outra. Mas o ideal é trazer dos eua, aqui é muito cara. A 50mm o pessoal tem falado maravilhas dela, estou louco pra comprar uma. Lá fora 250 doletas mais ou menos.
Abração e boa compra!
Tecpix + motorola do guga


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2013, 23:14:34
A questão da lente talvez ele consiga resolver usando um filtro close-up, precisa testar para ver como fica a qualidade final da foto. Se bem que vou dizer uma coisa, as fotos que tenho feito, dá pra cropar até 50 ou 60% sem muita perda de nitidez, talvez seja uma alternativa também.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.