Autor Tópico: FOTOGRAFAR ÍRIS  (Lida 6089 vezes)

Mauro Kano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 07 de Janeiro de 2013, 20:06:24
Bom dia! Sempre fui um admirador da arte de fotografar. É uma habilidade incrível que o ser humano vem aperfeiçoando cada vez mais. E arte por parte de quem fotografa, de quem é fotografado e de quem vê a fotografia.
Entrei neste fórum com uma finalidade bem específica, porém, aberto a outras que virão com o tempo de nossas conversas.
Gostaria que me ajudassem a aprender como fotografar uma íris do olho, com nitidez, profundidade, cor e detalhes mais possíveis.
Aguardo retorno e, com certeza, iremos partilhar muitas descobertas a partir dessa questão que me inquieta.
Um grande abraço,
Mauro Kano.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2013, 20:56:55
Olá!
Bom... minhas fotos de iris nunca foi aqueeeelas coisas, mas penso que o primeiro passo e o mais óbvio é usar uma boa lente para fotografia em macro.

Um profissional ja fotografou minha iris, só não lembro se ele usou flash, mas deve ter usado...

Bom, meu comentário é simples, mas tenho certeza que este vai acelerar o comentário do povo  :ok:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2013, 20:57:12
Mauro, eu fotografo olhos de animais semanalmente, pois sou oftalmologista veterinarío. Usava até pouco tempo uma objetiva Canon EF-S 60mm com flash circular MR.-14EX. Recentemente adquiri outra lente (100mm L macro), que estou usando com o flash da própria câmera com bons resultados, pois ainda não comprei o anel adaptador. Existe equipqmento similar de outras marcas, mas não tenho experiência fora da Canon. Abç.


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2013, 17:32:46
Mauro, eu fotografo olhos de animais semanalmente, pois sou oftalmologista veterinarío. Usava até pouco tempo uma objetiva Canon EF-S 60mm com flash circular MR.-14EX. Recentemente adquiri outra lente (100mm L macro), que estou usando com o flash da própria câmera com bons resultados, pois ainda não comprei o anel adaptador. Existe equipqmento similar de outras marcas, mas não tenho experiência fora da Canon. Abç.


Dependendo da finalidade o flash circular vai ser o ideal ou vai atrapalhar totalmente....
As x precisa de iluminação lateral e controlada para realçar os volumes da iris, assim como a curvatura da córnea.  Isso se voce estiver pensando em fotos mais "artisticas"


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2013, 21:00:14
Pra fotografia macro por hobby, eu faço bastante com os amigos, insetos

Gosto muito da luz do sol, iris iluminada por um sol das 5 horas da tarde, todas fotos ficam interessantes e bem nítidas
usei bastante a minha lente 18-55mm invertida, fazia umas gambiarras e com um pouco de paciência dava bons resultados
e também ocasionalmente, uso uma 100mm f2.8L pra brincar, pego emprestado  :D

duas minhas:



« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 21:01:15 por Diego Gin »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 21:18:12
com filtro closed up da pra dar uma brincada, mas uma lente macro seria ideal, mes q vem se tudo der certo vou pegar uma  :)

aqui duas q fiz com filtro.


essa fiz com a lente do kit 18-55 + d5100 + sb600
iso 200
f11
1/60
55mm



essa foi com a 35 1.8 +d5100 + sb
iso 125
f11
1/60