Autor Tópico: Distancia Hiperfocal - Ajuda  (Lida 3817 vezes)

marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 07 de Janeiro de 2013, 22:10:02
Há poucos dias me interessei por este conceito que até então só conhecia de nome, achei muito interessante já que gosto de fotografar paisagens.
Acho que entendi satisfatoriamente o que é distancia hiperfocal e achei sites que a calculam de forma simplificada. No entanto estou com dificuldade na aplicação prática já que a lente que uso (Nikkor 18-105) não informa a distância focal, com existia nas lentes mais antigas. Procurei no manual da maquina (Nikon D7000) a existencia de algum local que desse esta informação mas não achei. Como sei que estou cravando o foco há 40 metros por exemplo?
agradeço antecipado pela ajuda.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2013, 00:05:16
Focando em algo que esteja a 40 metros de vc, mesmo que seja na direção oposta ao que vc quer fotografar de fato. Aí basta desligar o AF da objetiva, virar para o lado certo e fazer a fotometria e clicar.

Se não for de um jeito "adaptativo" não terá outro jeito. Para esse tipo de técnica a régua de escala na objetiva é imprescindível.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2013, 01:38:08
Marcelo, você quer saber como fazer a medida desejada ou como saber se a decisão de cravar o foco em 40 metros é a certa?


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2013, 13:12:34
 Hyde e Carcarah obrigado por responderem.
A dúvida é como fazer a medida da distancia sem a escala da lente (já que esta não existe) e calcular visualmente (empiricamente) nem sempre é facil.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2013, 13:25:15
Olha, eu não me preocupo muito com essa exatidão quando fotografo paisagem, se não tem um primeiro plano, não será uma variação de 5 metros que irá influir no resultado do DOF ou da nitidez.
Mas isso você pega com a prática, desde que se lembre sempre de olhar na sua lente qual a medida que seu AF deu.

Eu uso tudo no manual e sou meio lento para fotografar, então olho tudo que está stado na câmera. Metade dos clicks da minha câmera foram usados testando ajustes, só assim eu peguei intimidade com a câmera e comecei a "automatizar" alguns ajustes.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2013, 20:14:30
... desde que se lembre sempre de olhar na sua lente qual a medida que seu AF deu.

Esta é justamente a dificuldade já que a lente não tem essa medida. A máquina informa de alguma outra maneira esta distancia?
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Sófocles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
  • Um belo dia hoje!
Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2013, 20:24:53
Muito útil seu tópico, Marcelo!

 :snack:
"A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações. A imaginação envolve o mundo."


MARCIOBERE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2013, 20:40:29
Realmente útil


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:20:14
Esta é justamente a dificuldade já que a lente não tem essa medida. A máquina informa de alguma outra maneira esta distancia?

Informa... Depois da foto feita e baixada vem a distância do 'subject' no EXIF.  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2013, 21:31:13
Esta é justamente a dificuldade já que a lente não tem essa medida. A máquina informa de alguma outra maneira esta distancia?
Tem que ser a posição relativa Marcelo. Realmente a escala não é toda marcada. Depois olha no exif e memoriza a posição relativa. Nunca será exata.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2013, 09:45:10
A hiperfocal de f/8 é diferente de f/11, que é diferente de f/22, que é diferente de...

Se vc quer ajustar o foco em 40m e colocar "tudo em foco" (na verdade, nitidez aceitável) até o infinito, bem, vai mesmo preço da escala de distância gravada no corpo da objetiva. Se não existe isso, terá de usar outro recurso pra conseguir calcular aquela distância. Uma sugestão já foi dada aqui, e aproveito pra mandar outra: uma trena a laser. Não ria, estou falando sério, quer dizer, nem tão sério.  :hysterical:

No entanto, mesmo que vc tenha uma objetiva com a escala de distância gravada no corpo, achar o ponto exato de 40m não vai ser tão fácil. Isto já estará quase no infinito.

Dá uma olhadinha nisso: http://www.dofmaster.com/

Baixe o aplicativo mais adequado pra vc. Ele existe em várias plataformas e é bem legal. Procê tê uma idéia, eu tenho ele aqui num (jurássico!) Palm Vx. Funciona muito bem e quebra um galhão. Sei que existe para iPhone, para Android também. Na pior das hipóteses, leve uma tabelinha impressa em papel.

Tenho um amigo (e professor!) que leva na sua mochila, uma tabelinha que ele fez à mão, anotada num caderninho, com dados de três das objetivas que ele usa para paisagens. Nessa tabelinha estão as informações de DOF bem resumidas: infinitivo (sempre), hiperfocal, perto. Ele quase nunca faz paisagens com a objetiva toda fechada ou toda aberta. Então, as informações de hiperfocal que ele carrega consigo são sempre dois f/stops mais fechados a partir na menor abertura. Por exemplo, objetiva até f/22, ele anota a hiper de f/11, f/8, f/5.6 e só.

Já falei pra ele botar isso no smart phone. Vamos ver se ainda consigo convencê-lo.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2013, 09:55:16
Ou então... dá uma de louco e faça o cálculo na mão mesmo, lá no campo.

 :assobi:  :assobi:  :assobi:  :assobi:

 :doh:

 :hysterical:

Assim:

-22.352971,-48.775582


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2013, 11:29:54
Braga, eu pensei na trena tb... Sério mesmo. Mas achei meio 'doideira demais'...rsrs

E quanto à 40m, ACHO - pq não conheço, por óbvio, todas as objetivas mais utilizadas em paisagens e suas escalas - que já está fora da escala, muito, muito pra lá do infinito. Ele usou 40m como nº aleatório. Ao menos foi assim que interpretei quando li o tópico.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2013, 22:06:21
Obrigado a todos. O assunto na teoria é relatado com tanta precisão que achei que esta medida "exata" fosse coisa corriqueira e fácil. Para informação a trena a laser para 50 metros custa em torno de 400,00 reias e os 40 metros foram aleatórios mesmo.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2013, 14:58:14
Ressuscitando este tópico... acho que já entendi o conceito de distância hiperfocal e as calculadoras disponíveis internet afora. Porém, do ponto de vista prático, gostaria de saber se fazer todas essas contas seria equivalente a, para uma dada distância focal e abertura, colocar a lente em foco manual onde marca ∞? Aí, neste caso, eu deveria apenas cuidar para que os objetos fotografados estejam além da metade da distância hiperfocal calculada.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 15:01:44 por Carlos HP »