Autor Tópico: Lentes DX (Para sensores APS)  (Lida 3682 vezes)

pauloneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 10 de Novembro de 2010, 18:04:15
To com uma dúvida que ta me incomodando...

Eu sei que se usar uma lente que foi feita para cameras full frame ou analógicas em uma camera de sensor APS, a distancia focal tera um aumento de 1,6X (é isso né?)
Para isso existe as lentes próprias para cameras com sensores APS-C, como por exemplo as DX da Nikon, que na teoria (imagino eu) compensa essa diferença, sendo que uma 50mm DX em uma D90 se comportará igual uma lente normal 50mm em uma full frame certo?

Pois bem.. peguei minha lente DX e tirei uma foto em 50mm com a minha D90, depois peguei uma lente 50mm para cameras full frame e tirei a mesma foto com a mesma D90 e a área enquadrada foi EXATAMENTE a mesma.. o certo nao seria dar diferença?? a lente que nao é DX nao teria que se comportar como uma de 80mm???

Eu fiz um desenho para explicar o modo que compreendo esse assunto, assim poderam saber se o que eu sei ta errado ou nao:



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2010, 18:18:32
Não! O valor da distancia focal numa objetiva DX é equivalente ao que seria numa FF se nela coubesse (e cabe). 50mm num sensor DX sempre foi e será 75mm, sendo objetiva DX ou não.

Para exemplificar melhor, o desenho seria exatamente isso, só que a imagem do terceiro desenho seria do mesmo tamanho que é nos dois primeiros desenhos...


pauloneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2010, 18:23:57
Não! O valor da distancia focal numa objetiva DX é equivalente ao que seria numa FF se nela coubesse (e cabe). 50mm num sensor DX sempre foi e será 75mm, sendo objetiva DX ou não.

Para exemplificar melhor, o desenho seria exatamente isso, só que a imagem do terceiro desenho seria do mesmo tamanho que é nos dois primeiros desenhos...

Ué.. mas se for assim entao uma lente DX no sensor APS tem o mesmo resultado que uma lente normal num senor APS?? por exemplo uma 50mm DX vai continuar a ter a mesma área de enquadramento do que uma 75mm na full? entao qual o proposito dessas lentes se continua haver essa diferença? pra que inventaram se nao muda nada?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2010, 18:50:39
Ué.. mas se for assim entao uma lente DX no sensor APS tem o mesmo resultado que uma lente normal num senor APS?? por exemplo uma 50mm DX vai continuar a ter a mesma área de enquadramento do que uma 75mm na full? entao qual o proposito dessas lentes se continua haver essa diferença? pra que inventaram se nao muda nada?
Mercado! São objetivas, em geral, mais baratas... tens o mesmo aproveitamento com um "gasto" de vidro menor... só pode ser, afinal, também não vejo outra lógica...


pauloneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2010, 21:04:50
Mercado! São objetivas, em geral, mais baratas... tens o mesmo aproveitamento com um "gasto" de vidro menor... só pode ser, afinal, também não vejo outra lógica...

Eu sempre achei que era por ouutro motivo.. eu achava que o fato de ser DX era pra CORRIGIR a diferença de 1,5x pras full frame


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2010, 15:15:15
As lentes são desenhadas para otimizar o uso do sensor cropado, tendo em vista os custos(otimização do centro da lente), peso(uma lente 17-50 f/2.8 em uma cropada tem diâmetro de 65mm, em uma 35mm seria maior que 80mm) e o círculo de confusão(http://www.minasi.com/photos/dslrmag/), e mais algumas coisas que esqueci...



5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2010, 16:40:14
Existe um erro de concepção nos desenhos, por isso a confusão. No terceiro desenho, os objetos foram redimensionados quando não deveriam ter sido.

Nas lentes cropadas, o círculo de imagem formado é exatamente do tamanho aproveitado pelo sensor. Com o círculo de imagem menor, estas lentes podem ser menores e mais leves do que as lentes feitas para o formato full frame

Tomei a liberdade de refazer o desenho



No segundo desenho, dá para ver que grande parte do círculo de imagem não é aproveitado. Já no terceiro, equivalente a uma lente específica para o sensor cropado, o círculo
de imagem (que não ficou lá muito circular, mas serve para exemplo) é menor. No entanto, a imagem captada pelo sensor é exatamente a mesma que a captada quando se usa uma lente para sensores FF.

Espero ter ajudado.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2010, 21:35:07
Existe um erro de concepção nos desenhos, por isso a confusão. No terceiro desenho, os objetos foram redimensionados quando não deveriam ter sido.

Nas lentes cropadas, o círculo de imagem formado é exatamente do tamanho aproveitado pelo sensor. Com o círculo de imagem menor, estas lentes podem ser menores e mais leves do que as lentes feitas para o formato full frame

Tomei a liberdade de refazer o desenho



No segundo desenho, dá para ver que grande parte do círculo de imagem não é aproveitado. Já no terceiro, equivalente a uma lente específica para o sensor cropado, o círculo
de imagem (que não ficou lá muito circular, mas serve para exemplo) é menor. No entanto, a imagem captada pelo sensor é exatamente a mesma que a captada quando se usa uma lente para sensores FF.

Espero ter ajudado.

Abçs


Poxa, pq não pensei em fazer um deste pra exemplificar melhor hahaha

Valeu AlexandreS, só faltou fazer um quarto com um sensor 135 numa objetiva específica pra APS-C pra mostrar porque vinheta.... hahah!