Autor Tópico: INICIANDO EM BOOKS  (Lida 3471 vezes)

aminrp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://www.talentmodels.com.br
Online: 09 de Junho de 2006, 00:08:10
Pretendo iniciar na àrea de Books e gostaria de informações à respeito de valores , quantidades de fotos e tamanhos, entrega de originais (são digitais) ou não, Minimos e Máximos em valores e quantidades, etc.Tenho o Maquiador para a produção.O resto tem que ser comigo mesmo e a amiga XT. -
O mercado é de médio porte por aqui (Ribeirão Preto).
A opinião de todos é muuuuitto importante pra mim e tomarei minhas iniciativas baseando-me nelas. Muitíssimo GRATO.
ANDERSON A. - RIBEIRÃO PRETO/SP
REBEL XT 350D + PHOTOSHOP CS

www.talentmodels.com.br
TALENT REPUBLIC MODEL AGENCY


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2006, 00:16:38
Anderson, o mercado de books é bastante complicado, porque tem vários níveis de preço, que depende do renome do fotógrafo da aceitação do book em mercados maiores e etc. Books podem variar de R$ 250,00 a R$ 1200,00 dependendo do tipo de produção e dos níveis de aceitação do material produzido, fotógrafos com aceitação em grandes agências (que são raros) podem cobrar mais.
As grandes agências pedem cerca de 6 fotos em 24X30 como padrão, produção fashion especializada e fotógrafo com amplo conhecimento e aceitação prévia na agência.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Wagner Ishii

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
    • http://www.naotemmais.com.fu
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2006, 00:46:20
aminrp,e Léo...vcs são da mesma cidade num é?Ai tá médio porte????Se não me enggano Riberão tem uma porrada de fotografo já..
aminrp e quanto aos books,já teve contato com estúdios antes?A iluminação é essencial nessa area
Wagner Ishii


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2006, 01:25:40
Wagner somos sim, mas pego pouca coisa por aqui... Tenho me concentrado mais fora da cidade. Aqui o mercado é bem fraquinho, as agências de modelo são muito ruins tbm, a maioria não produz material de qualidade para os modelos, na verdade a maioria sequer sabe o que é um material de qualidade, querem ganhar com cadastramento e coisas banais do gênero, não se preocupam em fazer o papel realmente de agente, o que abre espaço para o pessoal que leva para Sampa, as meninas boas mesmo acabam não ficando por aqui... :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2006, 09:08:28
Citar
Wagner somos sim, mas pego pouca coisa por aqui... Tenho me concentrado mais fora da cidade. Aqui o mercado é bem fraquinho, as agências de modelo são muito ruins tbm, a maioria não produz material de qualidade para os modelos, na verdade a maioria sequer sabe o que é um material de qualidade, querem ganhar com cadastramento e coisas banais do gênero, não se preocupam em fazer o papel realmente de agente, o que abre espaço para o pessoal que leva para Sampa, as meninas boas mesmo acabam não ficando por aqui... :/
pow cara, aki acontece muito disso....aparece todo ano o pessoal de alguma agência fuleira fazendo uma "seletiva :nonono: " dão um cursinho forreba de passarela, e fazem um pacote book/video clip que é de doer...(o preço e a má, aliás péssima qualidade) :mf_tongue: . Realmente eles baseiam seus ganhos em cadastramento, cursinho e o preço do book, cerca de 400,00. E o custo desses books sai irrisório para eles... um filme de 36 poses por modelo, 36 copíões 7x10 10 ampliações 15x21 que pela qualidade foram feitas no lab mais barato da praça :mf_tongue:  e um albinho de veludo horrível que eu sei que custa menos de 10 pilas ....eh vergonhoso :boos2: ...essa semana uma menina que eu conheço me mostrou o "book" que ela fez ao praticipar de um engodo desses....deu pena dela :bye2: , cara....mas eh bem feito  :nono: pq qdo eu ofereci meu trabalho ela naun quis... :nono:  
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


aminrp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://www.talentmodels.com.br
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2006, 12:48:16
Citar
Wagner somos sim, mas pego pouca coisa por aqui... Tenho me concentrado mais fora da cidade. Aqui o mercado é bem fraquinho, as agências de modelo são muito ruins tbm, a maioria não produz material de qualidade para os modelos, na verdade a maioria sequer sabe o que é um material de qualidade, querem ganhar com cadastramento e coisas banais do gênero, não se preocupam em fazer o papel realmente de agente, o que abre espaço para o pessoal que leva para Sampa, as meninas boas mesmo acabam não ficando por aqui... :/
Realmente, Léo...:falou tudo.A carência de profissionais no mercado de Ribeirão é grande, e como você, estamos voltados para o mercado externo.Tenho uma Agencia de Modelos à 10 anos aqui, porém com um grande diferencial:Ñão cobramos taxas, agenciamento, não damos cursos, workshops,etc...nada.Quando procuram por isso, indico São Paulo, pois aqui não tem gente qualificada pra isso.Nem mesmo o ensaio fotográfico com produção nós cobramos(evidentemente que o material fica de propriedade da Agencia).Resolvi entrar na àrea de Book depois que comecei a ver o que me chega na Agencia como "book". Realmente de péssima qualidade, a maioria das vezes, sem nenhuma produção, sem ao menos um PS básico - sei que faço melhor que isso, porém sem a pretenção de ser um "Leo" (visitei seu site - parabens, inclusive pelas modelos - algumas trabalham comigo - rsrs) .A seletiva da Agência é à fio, uma vez que não se cobra pra ser agenciada, só trabalhamos com quem realmente tem o padrão da Agencia.Trabalhamos na àrea de suporte à grandes feiras e Publicidade, e 90% de nossos clientes são de fora.Já tivemos bons excelentes fotógrafos conosco, porém, quando o trabalho é profissional, o preço tambem é, e as modelos não queriam arcar com isso.Conclusão - a agência ficava sem material porque a modelo achava "caro".Começamos a fazer o próprio  material para a Agencia.Se a modelo se interessasse, pagava - caro - Um  vez que nosso negócio não era vender fotos até então.A foto sempre me foi uma paixão e agora resolvi me profissionalizar, na área de book, por isso sua opinião é muito importante pra mim.Principalmente você, que sabe onde estamos - rsrs.
ANDERSON A. - RIBEIRÃO PRETO/SP
REBEL XT 350D + PHOTOSHOP CS

www.talentmodels.com.br
TALENT REPUBLIC MODEL AGENCY


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2006, 14:18:12
Olha, Ribeirão é difícil mesmo.
Eu Não gosto de trabalhar em Ribeirão, são poucas as pessoas que valorizam bem o trabalho por aqui... Por isso me foco fora da cidade, mesmo porque o povo de Ribeirão não consegue ver a diferença entre algo de qualidade e algo sem qualidade e entender o porque da diferença de preço.
Isso torna complicado trabalhar por aqui mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


gilsonlorenti

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo, nerd, fã de música e ficção científica
    • Gilson Lorenti
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2006, 17:48:11
Acho que quanto mais para o interior de São Paulo pior fica a coisa. Sou de Presidente Prudente (bem no sertão paulista, hehehehe) e o mercado por aqui é muito estranho. Posso dizer que somente um fotografo por aqui tem condições de fazer uma produção legal para book e, claro que ele não trabalha com isso, por que todas as modelos acham muito caro. o que temos por aqui é uma invasão de fotografos iniciantes que trabalham oferecendo o tal do Book para modelos. O que entregam são albinhos de camursa com 12 fotos 15x21cm, sem nenhuma produção e ao preço de R$ 250,00. Alguns laboratórios da cidade que possuem pequenos estudios também vendem os referidos books com 12 fotos 15x21cm ao preço de R$ 350,00. ou seja , totalmente fora do padrão que o Leo citou. Já fiz alguns trabalhos nessa área, so que são para meninas que querem ter um album de fotos legais em casa ou uma grande ampliação na parede do quarto. Explico para clientes que o padrão para uma modelo querer entrar no mercado tem que ser muito superior ao o que eu ofereço. Acho que esse é o principal diferencial de um profissional sério, nunca tentar ser o que não é. Trabalhar bem dentro de suas limitações.
Gilson Lorenti
www.gilsonlorenti.com


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2006, 18:41:26
HA !
Todo interior é assim, sem contar que o Brasileiro não sabe o que é qualidade...
A capacidade do brasileiro em discernir qualquer coisa é muito baixa.
 


aminrp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://www.talentmodels.com.br
Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2006, 19:02:59
Citar
Acho que quanto mais para o interior de São Paulo pior fica a coisa. Sou de Presidente Prudente (bem no sertão paulista, hehehehe) e o mercado por aqui é muito estranho. Posso dizer que somente um fotografo por aqui tem condições de fazer uma produção legal para book e, claro que ele não trabalha com isso, por que todas as modelos acham muito caro. o que temos por aqui é uma invasão de fotografos iniciantes que trabalham oferecendo o tal do Book para modelos. O que entregam são albinhos de camursa com 12 fotos 15x21cm, sem nenhuma produção e ao preço de R$ 250,00. Alguns laboratórios da cidade que possuem pequenos estudios também vendem os referidos books com 12 fotos 15x21cm ao preço de R$ 350,00. ou seja , totalmente fora do padrão que o Leo citou. Já fiz alguns trabalhos nessa área, so que são para meninas que querem ter um album de fotos legais em casa ou uma grande ampliação na parede do quarto. Explico para clientes que o padrão para uma modelo querer entrar no mercado tem que ser muito superior ao o que eu ofereço. Acho que esse é o principal diferencial de um profissional sério, nunca tentar ser o que não é. Trabalhar bem dentro de suas limitações.
Com certeza, Gilson.Realmente, acho que é coisa de interior mesmo.O importante é, apesar de estarmos no caminho, sabermos reconhecer o verdadeiro profissional e valorizá-lo, pois , amanhã seremos um tambem.É muito importante jogar limpo com a Modelo ou pessoa comum que deseja fazer um book.Pra modelo trabalhar por aqui, eu faria o book, mas se ela me pedisse um material para apresentar à outras Agencias eixo São Paulo-Rio, indicaria, por exemplo, o Leo que tambem é daqui e abriria o jogo com ela, já explicando que é outro material, e profissional ja experiente pra esse tipo de mercado.Essa atitude vem do profissional, diferente do malandro que quer tomar dinheiro, tão somente.E nós, nesta àrea temos que banir esse tipo.
ANDERSON A. - RIBEIRÃO PRETO/SP
REBEL XT 350D + PHOTOSHOP CS

www.talentmodels.com.br
TALENT REPUBLIC MODEL AGENCY


aminrp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://www.talentmodels.com.br
Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2006, 19:05:04
Citar
HA !
Todo interior é assim, sem contar que o Brasileiro não sabe o que é qualidade...
A capacidade do brasileiro em discernir qualquer coisa é muito baixa.
É Pictus.Infelizmente a realidade é essa.Como disse o Leo, o pessoal não enxerga a diferença de qualidade, só a diferença de preço.Por isso que profissionais estão, cada vez mais, procurando o mercado internacional e se dando bem - em todas as àreas.
« Última modificação: 09 de Junho de 2006, 19:05:31 por aminrp »
ANDERSON A. - RIBEIRÃO PRETO/SP
REBEL XT 350D + PHOTOSHOP CS

www.talentmodels.com.br
TALENT REPUBLIC MODEL AGENCY


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2006, 08:31:04
Citar
Acho que quanto mais para o interior de São Paulo pior fica a coisa. Sou de Presidente Prudente (bem no sertão paulista, hehehehe) e o mercado por aqui é muito estranho. Posso dizer que somente um fotografo por aqui tem condições de fazer uma produção legal para book e, claro que ele não trabalha com isso, por que todas as modelos acham muito caro. o que temos por aqui é uma invasão de fotografos iniciantes que trabalham oferecendo o tal do Book para modelos. O que entregam são albinhos de camursa com 12 fotos 15x21cm, sem nenhuma produção e ao preço de R$ 250,00. Alguns laboratórios da cidade que possuem pequenos estudios também vendem os referidos books com 12 fotos 15x21cm ao preço de R$ 350,00. ou seja , totalmente fora do padrão que o Leo citou. Já fiz alguns trabalhos nessa área, so que são para meninas que querem ter um album de fotos legais em casa ou uma grande ampliação na parede do quarto. Explico para clientes que o padrão para uma modelo querer entrar no mercado tem que ser muito superior ao o que eu ofereço. Acho que esse é o principal diferencial de um profissional sério, nunca tentar ser o que não é. Trabalhar bem dentro de suas limitações.
pois é... :denken: como já disse anteriormente, me revolta a atitude embusteira de pseudo agências de modelos que exploram o povo oferecendo books muito mal feitos e caros, que não passariam nunca pelo crivo de uma agência de SP. Já vi meninas muito bonitas serem "destruídas" :mf_tongue:  :boos2:  por fotógrafos ruins...aqui em Gaspar - SC, não temos nehuma agência, e a linha de books mais aceita de um modo geral é aquele tipo para a menina ter em casa como lembrança dos 15 anos...mas há um fotógrafo muito bom que realiza trabalhos na área de moda apto a oferecer um book mais profissional para as aspirantes a modelo. Eu particularmente prefiro esse estilo de book, sempre procurei melhorar meu estilo em books de nível avançado, mas o mercado aqui eh bem fraco para esse estilo. Em algumas cidades maiores aqui perto há agências sérias que oferecem um book de boa qualidade, mas as fundo de quintal tem aos montes... :wallbash:  
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


David M. Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Fotografo mais do que falo...por aqui :)
Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2006, 02:59:46
[size=8] Pretendo iniciar na àrea de Books e gostaria de informações à respeito de valores , quantidades de fotos e tamanhos, entrega de originais (são digitais) ou não, Minimos e Máximos em valores e quantidades, etc.Tenho o Maquiador para a produção.O resto tem que ser comigo mesmo e a amiga XT. -
O mercado é de médio porte por aqui (Ribeirão Preto).
A opinião de todos é muuuuitto importante pra mim e tomarei minhas iniciativas baseando-me nelas. Muitíssimo GRATO.
[/size]

entaum tem varias coisas que devem ser levadas em considereção como o seu

ganha pão: que são as sua contas do dia a dia com alimentação luz, agua telefone, etc...

equipamento: a grana que vc investiu no seu equipamento

locomoção: o famoso dinheiro do gas, ou do taxi ou até mesmo do onibus

aluguel: alguel de studio, de equipamento de iluminação

maquiador : se for o caso como vc mesmo disse que já tem!

tudo tem que ser levado em consideração para que vc possa começar pelo menos a pagar as suas contas e ter di volta a grana que vc investiu no seu equipamento

vou colocar um planilha com base em casamentos com ela dá pra ter noção de quanto vc deve cobrar pela sua hora de trabalho


PLANILHA DE GASTOS               
               
1.1   DESPESAS FIXAS:          N° parcelas   
Equipamento:                        R$ 6.000,00    12         R$ 500,00
   Depreciação:                   R$ 120,00       12    R$ 10,00
   Manutenção:      R$ 500,00       12    R$ 41,67
            TOTAL:    R$ 551,67                
1.2   DESPESAS VARIAVEIS:            
   Terc. Laboratorio:      R$ 145,00      
   Grafica:      R$ 50,00      
   Manip. Digital:      R$ 150,00      
   Locação:      R$ 40,00      
   Deloc (km/rod) - Taxi:   1,4 x 50km   R$ 70,00      
   Poster (sem moldura) 50 x 70:      R$ 18,00      
   Despesas extras:             R$ 50,00      
      TOTAL:   R$ 523,00                     
   Em média 06 eventos / mês:       R$ 3.138,00      
               
   Total de despesas mensais:      R$ 3.689,67      
               
   Despesas pessoais:                      R$ 2.000,00                     
   Total despesas:                     R$ 5.689,67                     
   Por evento (06 / mês):      R$ 948,28      
               
   40% de suas despesas totais:      R$ 2.275,87      
   Despesas totais + 40%:      R$ 7.965,53      
   Valor de cada evento com lucro de 40%:   R$ 1.327,59      
   Valor despesas / dias úteis:       R$ 398,28      
   Valor da sua hora trabalho:   R$ 49,78   => R$ 50,00

tabela feita no curso de fotografia profissional do senai-DF no mês de março/2006

está tabela e baseada em cobertura de casamentos mas serve também pra ser uma noção de preço que se deve cobrar, sem que vc leve prejuizo ou engane seu cliente mas ae vai de cada um se vc acha que tem nome suficiente pra cobrar o valor mais alto meus parabéns! um dia eu chego lá também!!!!

espero que eu tenha ajudado por que aqui eu vejo uma união bem legal entre todos os fotográfos e estou aprendendo muito cada a dia que venho neste site.
« Última modificação: 13 de Junho de 2006, 03:02:57 por David M. Ribeiro »
David M. Ribeiro
Brasília-DF
 
Canon30d
lentes 18-55mm, 24-70mm, 70-200mm

Nikon D700
  lentes 24-70mm, 70-200mm
www.davidribeiro.com.br Flickr


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2006, 20:29:03
Citar
Wagner somos sim, mas pego pouca coisa por aqui... Tenho me concentrado mais fora da cidade. Aqui o mercado é bem fraquinho, as agências de modelo são muito ruins tbm, a maioria não produz material de qualidade para os modelos, na verdade a maioria sequer sabe o que é um material de qualidade, querem ganhar com cadastramento e coisas banais do gênero, não se preocupam em fazer o papel realmente de agente, o que abre espaço para o pessoal que leva para Sampa, as meninas boas mesmo acabam não ficando por aqui... :/
 Realmente Leo, eles brincam com o sonho das pessoas, querem mesmo é a grana, isso na realidade é em qq lugar.
 


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2006, 22:06:18
R$ 50, a hora de trabalho não está ruim não..

Citar
as meninas boas mesmo acabam não ficando por aqui... :/
Pense bem cara, você é um fotografo, está na agencia X na sua cidade ganhando Y reais por mês, você não iria pra outro local que te pagaria y³ ? O mesmo acontece com jogadores de futebol e até em outras profissões que agente nem imagina =/


Confiem nas dicas do Leo, vejam as fotos no site dele  :)

Abração
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ