Autor Tópico: M Monochrom - O que acham??  (Lida 8728 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #60 Online: 10 de Janeiro de 2013, 19:42:09
Scanner de negativos moçada. Faz as coisas correndo é o isso que dá.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #61 Online: 10 de Janeiro de 2013, 20:05:49
Vlw Shalders! Não sabia se a informação do colega era verdadeira... Nunca tive curiosidade de pesquisar. Obrigado por explicar aqui!!!!
Mas enfim... continua o que eu disse antes, quando ele falou do filtro Bayer ele estava se referindo aos Scanners e não aos filmes. Apenas achei últil explicar isso...

Exato, eu estava falando do scanner. No caso do filme, os grãos se aglutinam, têm diferentes tamanhos e distribuição, enfim, só se pode falar em matriz numa mídia digital, já que os grãos do filme não se dispõem de forma emparelhada em linhas e colunas.

Quanto aos scanners, não sabia que eles não usavam uma matriz Bayer. Mas é questão de pensar um pouco, algo que não fiz na minha afirmação anterior.

O scanner pode digitalizar três vezes um mesmo ponto - área arbitrariamente pequena do negativo, definida pela resolução do scanner -, então não existe a necessidade de capturar as três cores R, G e B ao mesmo tempo, como nas câmeras digitais e, por isso, dispensam um estratégia estilo matriz de Bayer ou o sistema EXR da Fuji (exceto o Foveon, que teria uma abordagem parecida com a dos scanners, porém capturando o RGB em uma única "passada" em vez de três).

Em resumo, gostaria de ver imagens de 5 ou 8MP comparando fotos em uma Leica de filme com a Monochrom. Eu chutaria que em termos de latitude a abordagem filme+scanner até ganha, embora perca em resolução, mas talvez isso seja imperceptível em arquivos digitais com até uns 6MP.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 20:07:43 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #62 Online: 10 de Janeiro de 2013, 20:14:43
Um filme de 35mm pode alcançar muito mais que 5 ou 8mp.

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM