Autor Tópico: Opinião de Toni Pires sobre “Por que uma foto não pode custar barato?”  (Lida 4175 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2013, 17:21:27
Francisco, poder cobrir um evento com uma compacta... Pode! Mas uma reles D3000 + 18-70mm 3.5-4.5 com flash chines fora da sapata entrega um resultado superior a um custo pouca coisa superior.

Jah vi posts de foristas novatos dizendo q cobrem festas infantis com uma Canon G10 e flash pop-up e dizendo q nao estavam satisfeitos com as fotos noturnas e o deveria ser feito pra melhora-las. Trampar assim eu acho forçar a barra! Eh como querer q Michael Schummacher ganhe qualquer corrida, independente do carro, por que "ele eh bom". Pensar assim nao dah, neh?! :no:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2013, 17:33:49
(...) Eh como querer q Michael Schummacher ganhe qualquer corrida, independente do carro, por que "ele eh bom". Pensar assim nao dah, neh?! :no:

Vou além... É o cara pensar que é o Shumi, convencer ao Montezemolo (que é quem paga a conta final) que é o Shumi e ele esperar resultados de Shumi, quando todos os outros profissionais que olham de fora percebem que ele é o Rubinho Pé-de-Chinelo. :assobi:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2013, 17:45:30
Vou além... É o cara pensar que é o Shumi, convencer ao Montezemolo (que é quem paga a conta final) que é o Shumi e ele esperar resultados de Shumi, quando todos os outros profissionais que olham de fora percebem que ele é o Rubinho Pé-de-Chinelo. :assobi:

Tadinho do Barriguello..até aqui ele é zoado..ahushasuh  :hysterical:

rss


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2013, 18:03:05
Vou além... É o cara pensar que é o Shumi, convencer ao Montezemolo (que é quem paga a conta final) que é o Shumi e ele esperar resultados de Shumi, quando todos os outros profissionais que olham de fora percebem que ele é o Rubinho Pé-de-Chinelo. :assobi:

O que quero dizer com isso:

Equipamento não faz foto (carro não ganha corrida). Equipamento ajuda a realizar o trabalho (possibilita que o corredor faça tempos baixo e se posicione bem na largada). Mas é a habilidade do fotógrafo (piloto) que faz ele entregar um resultado final TOP-TOP (ganhar a corrida). Podendo usar diferentes linguagens/abordagens para isso - DSLR, M4/3, celular, cromo, GF, MF, 35mm, luz contínua, flahs portáteis, flash de estúdio, colorido, cross process, P&B, high key, low key, etc... (F1, F2, F Truck, Indy, Gran Turismo, Nasca, Kart, 4X4, Demolition derby, etc...)  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2013, 18:33:29
O que quero dizer com isso:

Equipamento não faz foto (carro não ganha corrida). Equipamento ajuda a realizar o trabalho (possibilita que o corredor faça tempos baixo e se posicione bem na largada). Mas é a habilidade do fotógrafo (piloto) que faz ele entregar um resultado final TOP-TOP (ganhar a corrida). Podendo usar diferentes linguagens/abordagens para isso - DSLR, M4/3, celular, cromo, GF, MF, 35mm, luz contínua, flahs portáteis, flash de estúdio, colorido, cross process, P&B, high key, low key, etc... (F1, F2, F Truck, Indy, Gran Turismo, Nasca, Kart, 4X4, Demolition derby, etc...)  :ok:

É isso aí. Eu fico meio entendiado de ver fotos de eventos, alguns até de fotógrafos com nome na praça. Parece que estou sempre a mesma coisa: agrada o cliente não-fotógrafo que fica deslumbrado com qualquer foto com restrição de DOF e flash com difusor apontado para cima e coisas do tipo. Ok, pode-se fazer a vida assim, é o que o mercado pede, mas eu sinto falta de algo diferente, mais ousado, mesmo quando se trata de um trabalho remunerado. Faltam clientes e fornecedores ousados :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2013, 19:04:19
É isso aí. Eu fico meio entendiado de ver fotos de eventos, alguns até de fotógrafos com nome na praça. Parece que estou sempre a mesma coisa: agrada o cliente não-fotógrafo que fica deslumbrado com qualquer foto com restrição de DOF e flash com difusor apontado para cima e coisas do tipo. Ok, pode-se fazer a vida assim, é o que o mercado pede, mas eu sinto falta de algo diferente, mais ousado, mesmo quando se trata de um trabalho remunerado. Faltam clientes e fornecedores ousados :P

Acho que uma boa saída, Francisco é o cara fazer 2 fotografias. A de sobrevivência (se é que podemos chamar assim) e a de prazer. É bem complicado se conseguir fazer as 2 juntas. Quem consegue isso tá no céu e ainda bem que existem esses, pq dão esperança aos outros... Rala a semana toda no estúdio e fim de semana vai para a feira-livre local fotografar as pessoas e fazer a pós em P&B granulado de alto contraste (ou pq não, já fotografa em um filme P&B e puxa ele). :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2013, 19:37:59
Acho que uma boa saída, Francisco é o cara fazer 2 fotografias. A de sobrevivência (se é que podemos chamar assim) e a de prazer. É bem complicado se conseguir fazer as 2 juntas. Quem consegue isso tá no céu e ainda bem que existem esses, pq dão esperança aos outros... Rala a semana toda no estúdio e fim de semana vai para a feira-livre local fotografar as pessoas e fazer a pós em P&B granulado de alto contraste (ou pq não, já fotografa em um filme P&B e puxa ele). :ok:
Se a fotografia fosse semente meu ganha pao semanal, fim de semana eu não iria nem querer olhar pra máquina.

Acho que normalmente é isso que acontece.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 11 de Janeiro de 2013, 19:41:09
Se a fotografia fosse semente meu ganha pao semanal, fim de semana eu não iria nem querer olhar pra máquina.

Acho que normalmente é isso que acontece.

Pode ser tb... Mas aí o cara tem que buscar prazer em outras coisas... Sexo, drogas, rock'n'roll...rsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 11 de Janeiro de 2013, 19:59:43
:D :clap: :clap:

Verdade...

Passei por isso semana passada... Um moça me ligou, pra fotografar o aniv do filho dela, de um ano, e eu cobrei "x''. Ela, na lata, já me falou: "Mas a fulana de tal faz por 'y'." Falei pra ela: "Se eu nivelar meu preço ao dela, terei que nivelar o trabalho ao dela. Você quer isso? Se quiser, eu faço pra você pelo preço da outra. Quer?"

ela pagou meu preço sem reclamar,  :D :D asiuehasieuasheiasuehasieuahseiuh

NOTA: Não que eu seja o bonzão da boca, mas ela me comparou com uma fulana, que ESQUECE DE CARREGAR AS PILHAS DO FLASH, e durante o evento, tem que usar o pop-up... Aí não, né  :fight:

ta cheio disso, vc fez muito bem
tem que se dar valor e descartar quem e pior.
abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 11 de Janeiro de 2013, 21:11:15
Pode ser tb... Mas aí o cara tem que buscar prazer em outras coisas... Sexo, drogas, rock'n'roll...rsrs
Não necessariamente nessa ordem  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Janeiro de 2013, 01:13:10
Eu gosto de sexo, sem drogas e pode ser ouvindo um rock'n'roll, srsrsrsrsr  :D :D :D

Quanto ao meu post, se algum amigo forista me achou prepotente, arrogante, sei lá, me desculpe. Não foi minha intenção. De verdade.
Eu realmente, não sou o bicho da goiaba com a camera, mas conheço a fotógrafa, a cliente conhece também, e ela fez um joguinho pra ver se coneguia pagar menos. Nessa situação, pude dar esse tipo de resposta. Mas não falo assim com todos os clientes, hehehe... Senão não como, asiueahseuaseiaseuashieaushe
Também não colocaria o site dela aqui, porque é anti-ético, feio, etc...
Além disso, como o amigo postou, pode ser que um dia alguém use meu nome pra conseguir um desconto, vai saber se já não usaram, e o fotógrafo, por ser melhor que eu, me esculachou, né  :D
Pelo menos, minhas pilhas e baterias tão sempre carregadas, cartão sempre de reserva, quando pego evento sozinho, loco cameras reserva, etc... Ou seja, a pessoa pode escolher o outro por ser melhor que eu, no sentido de sensibilidade, visão, ou pelo cara ter mais "nome", estrutura, etc... Mas nunca dirão que esqueço das coisas, atraso, queimo a cara nos eventos e tal, porque cuido muito disso.

Abraço amigos!

OBS: Passei o site por MP pra dois curiosos, mas acho melhor deixar quieto esse lance, aeuiahsieuahseiuasehaisuehasueais


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Janeiro de 2013, 01:13:50
Tem um cara cujo nome é David Ballot. Sem dúvida ele é um grande mestre da fotografia, principalmente still. Conhece muuuuuuito de câmeras de grande formato, equipamento que dá um nó na minha cabeça por conta daqueles movimentos todos de báscula. O Ballot é fotógrafo publicitário, com mais de 30 anos de experiência e tem um currículo de fazer inveja.

Conheço esse homem pessoalmente, aliás, hoje, exatamente hoje, o Ballot e eu almoçamos lá pelos lados da R. 7 de Abril, aqui em SP. Foi um belo salmão com alcaparras e legumes. Cerveja Original muito gelada.

Bem, tô falando dele porque lendo este tópico eu me lembrei de algo que ele postou em outro forum de fotografia. O título daquela postagem: "MY BEST CAMERAS".

É muita clara a mensagem que ele dá, é muito óbvio que ele tá falando dos melhores equipamentos que ele usa. Com a devida autorização, aqui está o melhor equipamento usado por uma pessoa – bastante humilde, quem o conhece sabe disso – que tem tanta experiência.



Ah! Importante, heim!!!! Isto não é uma foto de livros quaisquer, isto é a própria biblioteca dele. O mais engraçado é vê-lo falando que ainda falta muita coisa ali. Que ainda precisa comprar mais desses equipamentos e... incrível... ele tem até uma listinha de desejos.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, 01:19:39 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 12 de Janeiro de 2013, 02:33:25
To montando a minha lentamente... Acho jah tenho uns 5 da editora photos.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 12 de Janeiro de 2013, 10:19:52
Pode ser tb... Mas aí o cara tem que buscar prazer em outras coisas... Sexo, drogas, rock'n'roll...rsrs
Quando nao trabalho, nem ligo o micro, muito menos sei onde ficaram as malas de equipamento.
E alem de drogas sexo e rock, fico com minha familia e amigos, faço alguma viagem,leio algum livro, assisto algum filme.
faço algum churrarsco com a turma, falamos mal dos outros,e demais etc,etc,  :hysterical: :hysterical:
ja pensou que patetico e triste seria um domingo sem eventos,no Villa Lobos fotografando as bicicletas, :eek: :eek: :eek:
alem do trabalho a vida tem outras coisas.
Agora amador, ai e so alegria, so curtiçao!!!
abs.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, 10:21:53 por agalons »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #29 Online: 12 de Janeiro de 2013, 12:11:42
Ah! Importante, heim!!!! Isto não é uma foto de livros quaisquer, isto é a própria biblioteca dele. O mais engraçado é vê-lo falando que ainda falta muita coisa ali. Que ainda precisa comprar mais desses equipamentos e... incrível... ele tem até uma listinha de desejos.

Legal esse relato, Braga. Eu não sou um ávido leitor de livros de e sobre fotografia, mas alguns livros dessa biblioteca eu tenho, como O Negativo e Formulário Fotográfico. Já li A Câmara Clara, embora não o tenha comigo. Outro que li e que me influenciou bastante é O Ato Fotográfico e tem um que não é necessariamente sobre fotografia, mas é bom de ser digerido junto com O Ato Fotográfico que é Sintaxe da Linguagem Visual, praticamente um livro de semiótica aplicada às artes visuais/comunicação.

Claro, se eu tivesse que ganhar a vida como fotógrafo, teria que ler muito material sobre técnicas de iluminação, casamento, moda, still, etc, mas, embora eu ache que qualquer tipo de livro de fotografia sempre é bom para acrescentar novas ideias, ampliar o cardápio de técnicas, prefiro esse tipo de leitura sobre a linguagem fotográfica, algo mais abstrato e ao mesmo tempo abrangente. Como amador, não sinto falta de ler nada além disso. Também nos torna mais corajoso para sair fotografando com qualquer coisa que seja capaz de registrar luz, de uma reflex sofisticada a um celular.

Mas acho que é por aí mesmo... ler muito, tomar aulas presenciais, conversar pessoalmente com outros fotógrafos amadores e profissionais, tudo isso abre um leque de possibilidades técnicas e criativas que dão substância a um trabalho ou a um hobby.

Abraços
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, 12:12:46 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS