Autor Tópico: Opinião de Toni Pires sobre “Por que uma foto não pode custar barato?”  (Lida 4173 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
-22.352971,-48.775582


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
 :D :clap: :clap:

Verdade...

Passei por isso semana passada... Um moça me ligou, pra fotografar o aniv do filho dela, de um ano, e eu cobrei "x''. Ela, na lata, já me falou: "Mas a fulana de tal faz por 'y'." Falei pra ela: "Se eu nivelar meu preço ao dela, terei que nivelar o trabalho ao dela. Você quer isso? Se quiser, eu faço pra você pelo preço da outra. Quer?"

ela pagou meu preço sem reclamar,  :D :D asiuehasieuasheiasuehasieuahseiuh

NOTA: Não que eu seja o bonzão da boca, mas ela me comparou com uma fulana, que ESQUECE DE CARREGAR AS PILHAS DO FLASH, e durante o evento, tem que usar o pop-up... Aí não, né  :fight:


Ronaldo Andrade

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão
boa mike :fight: :fight: :fight:
D700 d610


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
:D :clap: :clap:

Verdade...

Passei por isso semana passada... Um moça me ligou, pra fotografar o aniv do filho dela, de um ano, e eu cobrei "x''. Ela, na lata, já me falou: "Mas a fulana de tal faz por 'y'." Falei pra ela: "Se eu nivelar meu preço ao dela, terei que nivelar o trabalho ao dela. Você quer isso? Se quiser, eu faço pra você pelo preço da outra. Quer?"

ela pagou meu preço sem reclamar,  :D :D asiuehasieuasheiasuehasieuahseiuh

NOTA: Não que eu seja o bonzão da boca, mas ela me comparou com uma fulana, que ESQUECE DE CARREGAR AS PILHAS DO FLASH, e durante o evento, tem que usar o pop-up... Aí não, né  :fight:

Isso pode, Arnaldo!!?? >:D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

"Isxo non ecxiste!!!!"

Pe. Quevedo
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Isso pode, Arnaldo!!?? >:D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

"Isxo non ecxiste!!!!"

Pe. Quevedo

É serio, Mad... Fui a um aniversário de um aninho, como convidado, e a fulana lá, metendo o dedo! Equip melhor que o meu, tá, 7d, 24-105, 580 exII.
Aí, vi que ela tirou o flash da camera e começou a fotografar com o pop-up. Perguntei pra ela, se tinha pifado o flash, se ela queria que eu buscasse o meu emprestado, etc... (Afinal de contas, a gente é colega, já se conhece faz tempo, etc... Quis ajudar)

"Não, Mike, é que eu esqueci de carregar as pilhas, e agora fiquei sem flash... Aí to usando esse aqui mesmo..."

Detalhe, ELA me falou, não é suposição, é certeza!

Então, se eu perder pra uma fulana dessa, manolo,s vendo a camera, compro uma carroça, uma enxada e um jumentinho e vou capinar terreno pros outros, asiuehsaieuasheia

Se quiserem que eu coloque o site dela aqui, eu coloco, vcs vão ver a obra de arte. :shock:
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 12:46:06 por Mike Castro »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Cada um cobra o preço que quer mas não se pode negar as implicações mercadologicas disso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
É serio, Mad... Fui a um aniversário de um aninho, como convidado, e a fulana lá, metendo o dedo! Equip melhor que o meu, tá, 7d, 24-105, 580 exII.
Aí, vi que ela tirou o flash da camera e começou a fotografar com o pop-up. Perguntei pra ela, se tinha pifado o flash, se ela queria que eu buscasse o meu emprestado, etc... (Afinal de contas, a gente é colega, já se conhece faz tempo, etc... Quis ajudar)

"Não, Mike, é que eu esqueci de carregar as pilhas, e agora fiquei sem flash... Aí to usando esse aqui mesmo..."

Detalhe, ELA me falou, não é suposição, é certeza!

Então, se eu perder pra uma fulana dessa, manolo,s vendo a camera, compro uma carroça, uma enxada e um jumentinho e vou capinar terreno pros outros, asiuehsaieuasheia

Se quiserem que eu coloque o site dela aqui, eu coloco, vcs vão ver a obra de arte. :shock:

Poe o link, Mike!!!! Fiquei curioso agora!!! >:D

Tive uma foto escolhida para uma exposiçao e fui na abertura munido de D7000 + Tamron 17-50 2.8 e SB910. A galera arrecadou R$ 500,00 para pagar a um colunista social para q o evento aparecesse no site do cara. Lah pelas tantas, aparece um cara de terno com uma D80 + SB900 + 24-70 2.8. Estranhei a camera mas fiquei na minha. Pensei: o cara tah usando o backup dele para preservar a camera principal, jah q sao fotos em baixa resoluçao para publicaçao em site, q eh o q ele vai entregar.

No dia seguinte, aparece no site uma porçao de fotos chapadas, com o flashzao estourando tudo, cores lavadas e algumas fotos desfocadas. Vai entender...

Sou amador e modéstia a parte, minhas fotos ficaram melhores! :doh:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
(...)

Se quiserem que eu coloque o site dela aqui, eu coloco, vcs vão ver a obra de arte. :shock:

Põe não, Mike.
Deixa isso quieto.
Depois ela te processa e ninguém vai fazer vaquinha para vc pagar a indenização não. ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Detonar uma colega assim não seria anti-ético ou no mundo dos fotógrafos profissionais não existe isso?É só uma curiosidade, enfim.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Põe não, Mike.
Deixa isso quieto.
Depois ela te processa e ninguém vai fazer vaquinha para vc pagar a indenização não. ;)

Não vou colocar nao.  :D :D Mas mandei o site dela po MP para o mad  >:D >:D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2013, 00:38:32
Detonar uma colega assim não seria anti-ético ou no mundo dos fotógrafos profissionais não existe isso?É só uma curiosidade, enfim.

Ética em fotografia?????????? E quem perdeu???  :assobi: >:D

________________

Claro que seria!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2013, 01:19:50
Detonar uma colega assim não seria anti-ético ou no mundo dos fotógrafos profissionais não existe isso?É só uma curiosidade, enfim.

Não postei o nome da moça aqui, por isso também. Mas quem quiser saber, pergunte ao MAd como são as fotos dela...  >:D
OFF: Não postaria o site dela aqui. Acho sacanagem e se alguém fizesse isso comigo, eu ia fucar, com todo o respeito, PUTO!

 asiuehasiehasueahseihaseiaseh


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2013, 12:14:53
:D :clap: :clap:

Verdade...

Passei por isso semana passada... Um moça me ligou, pra fotografar o aniv do filho dela, de um ano, e eu cobrei "x''. Ela, na lata, já me falou: "Mas a fulana de tal faz por 'y'." Falei pra ela: "Se eu nivelar meu preço ao dela, terei que nivelar o trabalho ao dela. Você quer isso? Se quiser, eu faço pra você pelo preço da outra. Quer?"

ela pagou meu preço sem reclamar,  :D :D asiuehasieuasheiasuehasieuahseiuh



Gostei da resposta :)... Digo, o problema é quando agente for o "Y". Hehe
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 12:15:23 por Danilo_cs »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2013, 15:58:24
Eu recebi um coiso desses no facebbook, achei interessante compartilhar aki:


fonte: ??!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2013, 16:59:21
Essa queixa do fotógrafo é a mesma que existe na maioria das profissões. O médico barato, o analista de sistemas barato, o professor barato e por aí vai.

A fotografia boa vai ser cara, mas uma fotografia ruim também pode ser cara.

Eu não ligo para equipamento, mas o trabalho precisa ter coesão. Acho que um bom fotógrafo é capaz de fazer, até a título de desafio, a cobertura de um evento com uma compacta. Ok, uma compacta premium... ou até um iPhone, Instagram e um flashzinho farão aquele diferencial no trabalho. Eu gosto de fotografar com a minha LX3, mandar para o celular e processar no Instagram só de brincadeira - mas um dia, quem sabe, faço um evento familiar todo seguindo esse conceito. Tenho certeza que iria surpreender só por ter perturbado um pouco o sistema, adicionando uma compacta premium no lugar de um telefone. Da mesma forma, disparar um flash externo com um smartphone também poderia dar outras possibilidades criativas.

Vai ficar pior do que o trabalho feito com uma DSLR? Não, certamente não. Vai ficar evidente que não foi feito com uma reflex, mas isso não é um demérito para o trabalho. Se fosse assim, só poderíamos contratar fotógrafos que trabalhassem com médio formato para termos sempre uma imagem de altíssima resolução, altíssima latitude, altíssima nitidez. Também seria interessante levar consigo iluminação de estúdio e uns dois ou três auxiliares. Não tenho tanta certeza de que um trabalho com todo esse arsenal daria um resultado "melhor".

Sei lá também, eu vejo a fotografia como uma profissão relacionada a artes visuais, semiótica, psicologia e por aí vai. É legal transitar pelo maior número de tecnologias para saber qual é a mais adequada para cada situação, mas eu não afirmaria que eventos categoricamente ficam melhor com uma reflex. É mera exigência de mercado, meio cega e burra até.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, 17:00:32 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS