Autor Tópico: Canon - algumas dúvidas sobre modelos de lentes, câmeras e tipos de sensor...  (Lida 11996 vezes)

Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Prezados, boa tarde.

Estudando sobre as lentes da Canon e câmeras da marca também, surgiram algumas dúvidas.

Lentes são produtos de qualidade e por isso, de preço considerável. Gostaria de saber quais lentes da Canon devo comprar (qual linha) pensando na possibilidade de um dia evoluir da T3i para equipamentos mais sofisticados, inclusive as câmeras Full Frame (quem sabe).

Ocorre que a internet está cheia de informações e um novato como eu acaba ficando muito na dúvida em alguns assuntos.

Então, sobre o assunto, pergunto:

- Lente da Canon para servir em qualquer câmera Canon DSLR tem que ser "EF", certo? As EF-S não vão servir em todas, procede?
- Dentro da pergunta acima, as lentes EF servem em câmeras full frame ou as full frame tem linha de própria de lentes?
- Lentes "L" da Canon servem em qualquer DSLR (da t3i à fullframe da marca)?

Pretendo ir adquirindo meu equipamento aos poucos e de forma que já sirva para minhas futuras câmeras, se eu resolver fazer algum upgrade. Então quero evitar errar na hora da compra desde já.

Obrigado pela ajuda e paciência! :ok:
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
EF = é para Full frame(5D)porém serve nas digitais(t3i, t2i, 60D,7D, etc...)
EF-S= só serve nas cropadas(todas as outras, menos a 5D que é a Full frame)
Você pode compra lentes EF para usar na sua T3i, e depois usa-las na 5D.

Sim lentes da serie L servem em todas câmeras, tem essa denominação, por serem de maior qualidade.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Perfeito.

Então, apenas deixando claro, qualquer lente "EF" ou "L" servirá em qualquer câmera canon da T3i pra cima e são capazes de entregar imagens tanto para a capacidade de um sensor APS-C, como para de um APS-H e, também, para um sensor Full Frame. Procede?

Valeu de novo! :ok:
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 16:18:12 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Isso aí, todas lentes EF e L servem em todas câmeras.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino


- Lente da Canon para servir em qualquer câmera Canon DSLR tem que ser "EF", certo? As EF-S não vão servir em todas, procede?
- Dentro da pergunta acima, as lentes EF servem em câmeras full frame ou as full frame tem linha de própria de lentes?
- Lentes "L" da Canon servem em qualquer DSLR (da t3i à fullframe da marca)?



1. Lentes EF servem em qualquer DSLR. Lentes EF-S servem somente para cropadas (de 7D, 60D, T4i  pra baixo...).
2. Lentes EF servem para Fullframes e para cropadas.
3. Lentes L da Canon são as lentes "profissas" e servem em qualquer DSLR.

Voce pode até usar uma lente EF-S numa fullframe, mas as fotos vão sair com uma vinheta gigante!

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Voce pode até usar uma lente EF-S numa fullframe, mas as fotos vão sair com uma vinheta gigante!

Não, com raras exceções vc não pode usar lentes EF-S em câmeras full frame. Uma das características das lentes EF-S é ter o elemento traseiro recuado e uma menor distância entre este elemento e o sensor (EF-S = Eletro Focus-Short). Como o mount EOS tem uma distância de registro relativamente pequena, a grande maioria das lentes EF-S acabam ficando na trajetória do espelho das câmeras FF, que é maior, podendo até danificar o mesmo. É por isso que existem dois pontos de montagem nas câmeras cropadas e apenas um nas FF, impedindo o uso de lentes EF-S nas mesmas, salvo claro alguma gambiarra.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


rrsolar

  • Trade Count: (20)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
  • Ricardo Solar
Eu sempre fico na dúvida também sobre comprar uma EF-S por um tempo ou logo uma EF. Estou quase convencido que as EF são mais negócio sempre ... :shock:
Canon 7D Mk ii; 17-40mm f/4 L; 50mm f/1.4; 100mm f/2.8 Macro


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Eu sempre fico na dúvida também sobre comprar uma EF-S por um tempo ou logo uma EF. Estou quase convencido que as EF são mais negócio sempre ... :shock:

É que tem algumas EF-S que são o bixo, como a 10-22 e a 17-55 f/2.8... Essa última é melhor que algumas L, mas custa uma grana...



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460