Autor Tópico: Qual lente Manual f1.4 vale apena comprar: Takumar ou Canon?  (Lida 6776 vezes)

reina25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 09 de Janeiro de 2013, 16:54:41
  Pessoal, vejo muita matéria na rede sobre fotógrafos usando lentes manuais devido a qualidade ótica e baixo preço.

  Vi algumas lentes claras e baratas e decidi arriscar. Qual vcs aconselham eu comprar? 

  Vi 3 Modelos que parecem ser interessantes.

  Canon MF 50mmf 1.4

  Takumar 50mm f 1.4

   Minolta 58mm f 1.4


  Alguém já usa uma dessas lentes e pode me dizer sobre abertura, adaptadores a serem utilizados?

Agradeço a todos a ajuda.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2013, 21:04:45
Vai usar numa EOS?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


reina25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2013, 21:53:11
Isso amigo. Vou usar em uma Canon 60D APS.  No caso vai virar uma 85mm, mesmo assim acho interessante.

Só preciso saber mesmo qual das 3 é mais interessante e se todas essas possuem adaptadores bom e baratos de preferência que confirme o foco.

Aqui em casa acabei de achar uma lente do meu pai antiga  Rollei  50mm f 1.8 Planar. Segundo meu pai é uma lente boa e robusto. Comprei um adaptador no ebay R$ 25,00 pra testar com ela. Se funcionar legal e eu não me perder muito no foco manual em f 1.8 vou comprar uma dessas 3 que citei. Por isso queria saber qual tem uma melhor qualidade junto com o custo/beneficio. Já que alguns modelos o adaptador é mais caro.


Obrigado.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2013, 22:03:19
Isso amigo. Vou usar em uma Canon 60D APS.  No caso vai virar uma 85mm, mesmo assim acho interessante.
(...)

Vira nada. Continua 50tinha em tudo, exceto na visada do sensor cropado que capta menos imagem que o sensor FF.

A melhor não sei indicar, mas sei que as Canon FD não rola bacana não, pq tem que colocar um adaptador com elemento ótico e isso derruba a nitidez e impede o foco no infinito, transformando a objetiva praticamente em uma Macro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


reina25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2013, 22:48:32

Vira nada. Continua 50tinha em tudo, exceto na visada do sensor cropado que capta menos imagem que o sensor FF.

A melhor não sei indicar, mas sei que as Canon FD não rola bacana não, pq tem que colocar um adaptador com elemento ótico e isso derruba a nitidez e impede o foco no infinito, transformando a objetiva praticamente em uma Macro.


Sério............Essa de continuar 50mm eu não imaginava. Então quer dizer que apenas o visor mostrará uma imagem menor?

Sobre a Canon F 1.4 MF  desconfiei de algum ponto negativo porque ninguém cita ela para compra.  Ouvi falar desses adaptadores com elemento ótico.

Pior que eu estava gostando da idéia de ter uma 85mm f1.4.

Vou esperar mais algumas opiniões e ver se alguém indica junto o adaptador bom com com funções  a mais que o normal. Ouvi falar de confirmação de foco. Sabe me explicar isso? Ela emite algum som quando acha o foco no manual?


Obrigado pela ajuda amigo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2013, 00:47:55
O adaptador é simplesmente uma rosca de aço que de um lado aceita a baioneta da lente e do outro entra na baioneta da cam.
A confirmação de foco é feita por sensores que que se acoplam nesses adaptadores.
Existem diferentes tipos de chips para isso.
Na maioria dos casos dá pra comprar qualquer adaptador (que sirva no registro das EOS) com o chip já embutido.

Passe nesse tópico e vire ele de cabeça para baixo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.0

PS; E sim, vai emitir o aviso sonoro (se estiver setado isso) quando achar foco.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 00:48:45 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2013, 10:32:46
Minolta e Canon FD necessitam adaptadores com elemento óptico.

Vai de Takumar 50mm f/1.4, é uma das melhores 50mm que existem e melhor que as 50mm eletrônicas de baixo custo. Procure alguma que não esteja muito "amarelada". Essa coloração amarelada dos vidros de dá por decaimento de um elemento radioativo na lente (não, não vai te causar nenhum problema, a pia de mármore da cozinha é mais radioativa que a lente) e pode ser revertida através de radiação UV (ou seja, deixando a lente no sol ou usando bastante) mas demora um tempo até voltar ao normal.

A dita cuja

SMC Takumar 1:1.4 50mm por Alexandre.Schuster, no Flickr

Fotos com ela, feitas com a XSi E 60D

Silêncio.. por Alexandre.Schuster, no Flickr


Docinhos.... por Alexandre.Schuster, no Flickr


Alice por Alexandre.Schuster, no Flickr


Aeroporto Salgado Filho por Alexandre.Schuster, no Flickr

E procure adaptadores de última geração, que possibilitam o cadastro da abertura máxima e distância focal, bem como o registro da abertura utilizada e o micro-ajuste de foco. Estes adaptadores fazem a fotometria de forma mais eficiente e o registro das informações no EXIF fica correto.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


reina25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2013, 12:13:46
E procure adaptadores de última geração, que possibilitam o cadastro da abertura máxima e distância focal, bem como o registro da abertura utilizada e o micro-ajuste de foco. Estes adaptadores fazem a fotometria de forma mais eficiente e o registro das informações no EXIF fica correto.

    Obrigado pelas informações Alexandre e parabéns pelas fotos.
   
     Com relação a lente achei perfeita. Pelo que vi ela é bem melhor que a canon 50mm f1.8 II de plástico que tbém é muito boa.

     Sabe me dizer um modelo do adaptor com as características citadas? Sempre compro itens no ebay....dae já vou encomendar um pra mim.


     Com relação a lente Takumar 50mm f1.8  , vi que tem 3 modelos. A sua me parece ser a mais atual 197? . Essa é a melhor das 3 ou não tem nada  a ver?


     SMC , super takumar etc.


obrigado.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2013, 13:29:22
Existem vários modelos da 50mm f/1.4, se não me engano tem uma com um número diferente de lâminas do diafragma, mas não sei ao certo.

A identificação que vem antes do nome refere-se ao período de fabricação e também ao coating utilizado. Existem as Auto, Super, Super-Multi-Coated e SMC, sendo que em teoria a SMC tem o melhor coating e é também a mais recente.

Considerando-se que estamos falando de lentes M42 (Acho que também tem essa 50mm em baioneta PK), adaptadores eu sempre compro desse vendedor do ebay
http://www.ebay.com/itm/EMF-AF-Confirm-M42-To-Canon-EOS-adapter-5D-7D-1DS-MKII-/220937813322?pt=US_Lens_Adapters_Mounts_Tubes&hash=item3370eb7d4a

Mande uma mensagem para ele e diga que vc quer envio por correio aéreo registrado, com tracking number. Ele vai te cobrar uns 2 dólares a mais, mas vale a pena, nesta época os correios estão infernais. Tenho umas 4 encomendas sem código de rastreio que já estou dando por perdidas.

Abçs



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


reina25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2013, 13:51:42
Opa...ja tinha visto esse vendedor. vou comprar dele.

Essa lente por acaso é a mesma?

http://kakaku.com/used/camera/ca=1050/shop/19002/p2144173877750/

Ela tem o Pentax escrito, mas devido a utilização de adaptador acredito que sirva no 60D né?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2013, 15:05:51
Takumar e Pentax são a mesma coisa. As Takumares são lentes fabricadas pela Pentax em baioneta de rosca, principalmente M42.

Essa aí é a mesma lente, só que em baioneta K. Várias lentes Pentax/Takumar tem versões idênticas, uma versão com nome Takumar com baioneta de rosca e outra com nome Pentax com baioneta K. As com baioneta K também servem nas Canon, só que daí o adaptador é outro. Eu particularmente não tenho nenhuma K, todas as minhas são Takumares M42.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2013, 18:45:44
Takumar e Pentax são a mesma coisa. As Takumares são lentes fabricadas pela Pentax em baioneta de rosca, principalmente M42.

Essa aí é a mesma lente, só que em baioneta K. Várias lentes Pentax/Takumar tem versões idênticas, uma versão com nome Takumar com baioneta de rosca e outra com nome Pentax com baioneta K. As com baioneta K também servem nas Canon, só que daí o adaptador é outro. Eu particularmente não tenho nenhuma K, todas as minhas são Takumares M42.



Eu tenho uma P/K... Mesma coisa de uma M42.
Basta o adaptador certo e a coisa flui da mesma forma.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


reina25

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2013, 18:44:44
    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

    Depois de testar a lente do meu pai  Rollei 50mm Planar F1.8 decidirei de vou investir alguns trocados em uma 50mm manual.

    Minha única dúvida agora é saber se essas lentes se saem bem em Eventos como Casamento, 15 anos. Porque 90% do meu trabalho é casamentos, e por serem lentes manuais as vezes em cenas com muita movimentação  pode ser um transtorno achar o foco.

    Uma opinião de vcs por favor.  Eu tenho uma Tanrom 17-50mm F2.8 sem VC. Excelente lente em minha opinião. Antes de dar uma olhada nas lentes antigas manuais eu olhei a 50mm f1.8 II de plástico. Sei que

se trata de uma lente excelente pelo preço cobrado. Dizem que ela só vai bem a partir de F2.8 . Nesse caso como tenho a tanrom 17-50mm descartei mesmo sendo uma lente fixa devido a baixa qualidade da construção e pelo fato da tanrom cumprir bem o papel em f2.8 50mm.

    No caso de uma lente manual Takumar ou outra qualquer com f1.4~f1.8  terei melhorias em cima da tanrom 17-50mm?

    Por serem lentes mais bem construidas e fixas acredito que lado a lado no 50mm ela deve se sair melhor que a tanrom.


   O que me dizem?


   Mais uma obrigado a todos


Taddashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2013, 01:54:32
A mais famosa é a Pentax Takumar e queria uma para inverter ela para macro. :)


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2013, 12:54:41
Amigo, fixas é outro mundo, até mesmo a 50mm f1.8 vai te dar um bokeh muito mais interessante, nitidez melhor do que qualquer zoom L da canon, e contraste maravilhoso... Agora o fato de ela ser de plástico não me incomoda, acho que o principal fator que pesa nessa decisão de usar para trabalhos é a velocidade de foco dela, preferia me garantir com uma 50mm USM 1.4

Sobre as manuais, não recomendo utilização para principais tomadas, acho que uma zoom como a sua tamron é a melhor pedida! Como segundo ou terceiro fotógrafo acho que a utilização de manuais é perfeitamente cabível...

Eu praticamente já aposentei minha 18-55, uso ela só quando vou deixar a câmera pra quem não tem muita experiência, quando estou no comando ando com a dupla Takumar 28mm 3.5 e a Canon 50mm f1.8/ Helios 44m-7

EDIT: mais uma coisa, fuja de canon FD e Minolta, elas só vão servir bem em Mirrorless, em canon elas precisam de adaptador com elemento ótico... Coisa linda que recomendo dar uma olhada é nas Leica R :D
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, 12:56:57 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr