Autor Tópico: Comprando uma câmera... mas qual?  (Lida 3305 vezes)

xhandy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 10 de Janeiro de 2013, 02:42:29
Olá! :D

Tive no período passado aula de fotografia na faculdade e gostaria de comprar uma câmera para por em prática e aprimorar os conhecimentos que eu obtive em sala.

Mas agora é que vem o problema. Na hora de comprar o equipamento surgiram N dúvidas que parece que brotaram só agora que estou sem contato com meu professor rs.

Pretendo gastar até R$900,00 ou R$1.000,00 chorando muitoooo. Alguém me recomenda uma câmera nessa faixa de preço?

As câmeras da Fuji estão com um preço bom, mas algo me diz que não devo cair nessa armadilha. Afinal, Fuji é boa ou não é?

Pensei nas características que eu acredito serem importantes para uma câmera (me avisem se eu estiver viajando):
Uns 14MP no mínimo, com possibilidade de flash externo, a bateria e se possível com ajuste de zoom e foco na lente (não sei se só as câmeras com lentes intercambiáveis é que possibilitam isso, mas é bem mais prático)

Achei essa Fuji Finepix Sl-300 por R$700,00 (pularia de alegria se conseguisse uma câmera boa nesse preço) com essas características mas o medo por ela ser Fuji é que me deixa tenso... vocês acham que vale a pena? O design dela não impressiona muito, não sei a qualidade.

Desculpem-me pelo bombardeio de perguntas, mas não tenho a quem recorrer =/

Abraços.


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2013, 02:52:31
Então já tá começando bem, não compre Fuji, ninguém recomenda fuji, dizem ser muito ruim, mas nesse seu orçamento vai ser meio complicado.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2013, 03:56:28
Amigo, que categoria de câmera tu quer? pelo preço acredito que vá ter que ficar entre uma dslr de entreda, tipo a t3, ou uma compacta premium ou uma superzoom. Como dslr não tem muito por esse preço, fico apenas na sugestão da t3, e talvez com muita procura uma d3100. Nas superzoom pode pesquisar canon sx40 e fz150. Ainda tem a fz47, um ótimo custo x benefício. Nas compactas premium tem a lx5, canon s100, xz-1 e g12.
Outra boa alternativa seria http://www.americanas.com.br/produto/112094347/camera-digital-sony-nex-f3s-16.1-mp-com-lente-intercambiavel-18-55mm-foto-panoramica-3d-filma-em-full-hd-prata?epar=buscape&opn=YYNKZU está muito barata e tem tudo para ser uma excelente pedida. Hoje dei uma boa pesquisada nela, e tomando como base que todos os reviews indicam ela como sendo uma excelente evolução da c3, e ainda outros como sendo um retrocesso a n7 (sendo esta a top da linha), somando isso ao relato de um usuário muito bem conceituado por aqui, o léo alguma coisa (desculpa mas esqueci o sobrenome/nick correto) que comprou uma c3 e falou maravilhas dela, me parece um achado e tanto. Só pra ter uma idéia da barbada, esta câmera custa 500 dolares lá fora. E aqui está incrivelmente mais barata.
Bom, estas são só algumas sugestões. Mas sugiro dar primeiro uma definida em que categoria vai ficar, se dslr (com pouquissima opção em virtude do preço), se com compacta premium, tendo que eventualmente exceder na faixa de 100,00 pra fazer uma boa aquisição, ou se iria numa mirrorless tipo a nex que citei acima.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 03:59:35 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2013, 07:53:07
Xhandy
Se você der uma pequena vasculhada aqui no Fórum, vai ver um monte desses tópicos de "Qual camera comprar".
Com esse orçamento, a decisão fica mais fácil (e limitada).
Essa Sony Nex C3 que o Fernandez comentou por esse preço realmente é uma barbada pelo que ela oferece. Acho que você não vai achar outra nova melhor em qualidade por esse preço.
Boa sorte :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2013, 08:07:49
Xhandy
Se você der uma pequena vasculhada aqui no Fórum, vai ver um monte desses tópicos de "Qual camera comprar".
Com esse orçamento, a decisão fica mais fácil (e limitada).
Essa Sony Nex C3 que o Fernandez comentou por esse preço realmente é uma barbada pelo que ela oferece. Acho que você não vai achar outra nova melhor em qualidade por esse preço.
Boa sorte :ok:

Só pra corrigir o engano do amigo, é F3, a sucessora da C3 ;) É tanta letra que não tem como acertar sempre

Abraço
Tecpix + motorola do guga


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2013, 09:12:50
Só pra corrigir o engano do amigo, é F3, a sucessora da C3 ;) É tanta letra que não tem como acertar sempre

Abraço
:ok: :ok:


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2013, 11:14:03
E se for compacta, é 14MP no máximo e não no mínimo. Aliás, é 12MP no máximo, ninguém precisa de mais do que isso. Não em uma compacta, mais só atrapalha.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2013, 11:21:44
E se for compacta, é 14MP no máximo e não no mínimo. Aliás, é 12MP no máximo, ninguém precisa de mais do que isso. Não em uma compacta, mais só atrapalha.

2x

A mídia adora enfatizar a quantidade de megapixels nas propagandas...
Para copiar fotos em papel, 10 x 15, p.ex., 2Mp é suficiente sem perder qualidade.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


xhandy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2013, 13:18:12
Irei pular fora das Fuji então marcelo.


Fernandez, a d3100 realmente é muito boa, estou cogitando ela, pena que está um pouco acima do meu orçamento. Vc perguntou da categoria de câmera que eu quero, então... eu quero uma que possibilite a maior gama de ajustes manuais para que eu possa aprender a usá-los e com uma qualidade de imagem e de zoom boas.

Sei que com relação a câmeras não se pode gastar pouco e querer muito, mas tenho medo de gastar demais e depois ficar meio perdido com a câmera na mão. Como disse, tive meu 1º contato real com fotografia na faculdade, e não trabalho com isso (mas não seria uma má ideia), então fico meio apreensivo. Mas em contrapartida não quero comprar uma porcaria de câmera e me arrepender depois do investimento que será relativamente alto =/

Vou deixar de me basear tanto nos megapixels da câmera, sei que realmente não é necessário tanto, mas é como o alexandreranieri falou, a mídia vai massificando isso em vc e vc acaba querendo sempre mais e mais MPs.

Obrigado pela ajuda galera.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2013, 13:36:20
Quanto à mídia massificar determinado assunto, cabe apenas a nós mesmos corrermos atrás da informação verdadeira. Passei por isso quando comprei minha primeira câmera digital em 2007, me deparei com tanta informação que passei a estudar sobre tudo para poder tomar a decisão correta. A guerra dos megapixels estava apenas começando mas procurei entender do que se tratava e comprei minha primeira câmera de 4 megapixels quando já existiam, na época, câmeras de 12MP.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2013, 15:34:13
É cara, o problema é tu conseguir com esse orçamento aliar ótima qualidade de imagem com zoom. Acho que com o valor que tu quer, deveria antes decidir se quer OU muito zoom OU muita qualidade. Lembrando é claro que com muito zoom pode sim obter boa qualidade, mas nem perto do que poderia abrindo mão dele. Com 1000 reais e não passando disso pode procurar a fz150, acredito que consigas nesse preço, uma baita câmera com zoom excelente. Peca em pouca iluminação e na qualidade final geral como um todo. Ou, se decidir abrir mão de tanto zoom te restam outras opções, as compactas premium e a nex aquela mencionada (se não me engano já vi fora eu mais 3 que compraram ela, tá sendo um baita negócio pelo preço), ela tem o sensor do mesmo tamanho do sensor de uma d3100 por exemplo mas é bem mais compacta. Já pensou em pegar direitinho o nome dos modelos que estão sendo recomendados pelos colegar e passar em uma loja pra testar?
Tecpix + motorola do guga


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2013, 20:27:01
já que você não trabalha com isso, e só quer aprender por enquato, porque não compra uma DSLR usada ??
sai muito mais em conta e tem todos os ajustes que você quer.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Taddashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2013, 02:23:27
Essa Fuji eu não sei mas eu já tive a HS30 e tem uma boa imagem em boa luz e dinamic range, arrisco dizer que se souber usar a camera produz imagem melhor que a Panasonic FZ200 que é meio franca no item dinamic range.


xhandy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2013, 17:47:44
Estava muito atraído para comprar a D3100 mas me ocorreu (de maneira muito tardia) que com ela não poderei utilizar a função macro e nem utilizar um zoom razoável sem antes gastar mais uma grana em lentes.

Então seguindo a dica de vocês pesquisei sobre a fz150 e estou achando uma ótima opção. Li um review aqui no fórum no qual ela não tinha desapontado ninguém, pelo contrário.

já que você não trabalha com isso, e só quer aprender por enquato, porque não compra uma DSLR usada ??
sai muito mais em conta e tem todos os ajustes que você quer.
Tenho medo de comprar a câmera e adquiri-la defeituosa, marcelo. Numa nova pelo menos posso correr atrás da garantia. =/

Vou me apertar pra ver se mês que vem compro a FZ150. O que acham, vale a pena?



marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2013, 18:09:42
Entendi, mas amigo, mas logo você vai achar que a FZ nao esta sendo suficiente, e vai querer uma DSLR.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪