Autor Tópico: Filmando a noite Lentes e Modo - DUVIDA  (Lida 8397 vezes)

nijjam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
  • Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8
    • YOUTUBE
Online: 10 de Janeiro de 2013, 13:01:30
Bom pessoal me aventurando nessa vida de filmagens me deparei que filmar a noite é bem mais complicado do que no dia.
Então hoje eu tenho um LED que ajuda na iluminação mais pra coisas menores.
Queria saber o que é recomendado para filmar na noite tipo lente e tal, se é necessario ter toda iluminação ou se consegue um bom resultado já sem grandes iluminações, tipo tenho uma canon 60D fiz uns testes e não posso passar de 1250 na ISO que se não fica granulado o video e este efeito eu nao gostaria, queria conseguir takes legais mais com uma boa qualidade alguma dica? Hoje tenho as lentes 18-135mm 3.5 -5.6 e 50mm 1.8 e estava pensando em adquirir uma 24-70 mais pergunto se é o ideal ou se tem outras coisas importantes que se tem que saber ao filmar.
Por exemplo curti o resutlado neste clipe nos momentos 2:52 e 3:20 é +- o que pretendo capturar
http://www.youtube.com/watch?v=U1xSYSqEMF8
e tbm acho legal esse lance de escurecer o ator e deixar o resto claro como no final do clipe.
Queria ver o que o pessoal pode ajudar Obrigado!
Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8


nijjam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
  • Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8
    • YOUTUBE
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2013, 21:39:59
Bah pessoal estou para comprar a lente nova mais preciso de alguem com mais experiencia pra poder me ajudar se puderem responder o topico seria demais Valeo!
Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2013, 22:47:40
nijjam, pra conseguir esse "efeito" do clipe vc precisa de iluminadores como esses da Atek http://www.atek.com.br/?page=produtos&produto_id=191&ref=2 usados como contra luz, basicamente.

Devido os baixos orçamentos de bandas e produtoras vários clipes são feitos com luz natural mesmo, então o ideal são lentes claras 1.4, 1.8... Mas usa-las na abertura máxima pode limitar um pouco o trabalho devido ao DOF pequeno. O restante do clipe parece ter sido assim, com luz natural e algumas cenas com algum iluminador pequeno mesmo, talvez até de LED. Aquela luz no rosto do Lucas aos 2:13 parece até que foi feito com luz de celular... O que é interessante é que por se tratar de clipe vc pode fazer essas coisas e abusar do ISO alto (IMHO) pq a maioria é visualizado em baixa resolução mesmo, exceto aqueles que vão pra TV Multishow, MTV...

Mas se vc pretende fazer videos institucionais, entrevistas, docs... não tem jeito, o ideal são iluminadores. Com alguns de 300w ou 500w já dá pra rebater, usar refletores, softboxs e fazer um luz bem bonita.


nijjam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
  • Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8
    • YOUTUBE
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2013, 13:55:10
nijjam, pra conseguir esse "efeito" do clipe vc precisa de iluminadores como esses da Atek http://www.atek.com.br/?page=produtos&produto_id=191&ref=2 usados como contra luz, basicamente.

Devido os baixos orçamentos de bandas e produtoras vários clipes são feitos com luz natural mesmo, então o ideal são lentes claras 1.4, 1.8... Mas usa-las na abertura máxima pode limitar um pouco o trabalho devido ao DOF pequeno. O restante do clipe parece ter sido assim, com luz natural e algumas cenas com algum iluminador pequeno mesmo, talvez até de LED. Aquela luz no rosto do Lucas aos 2:13 parece até que foi feito com luz de celular... O que é interessante é que por se tratar de clipe vc pode fazer essas coisas e abusar do ISO alto (IMHO) pq a maioria é visualizado em baixa resolução mesmo, exceto aqueles que vão pra TV Multishow, MTV...

Mas se vc pretende fazer videos institucionais, entrevistas, docs... não tem jeito, o ideal são iluminadores. Com alguns de 300w ou 500w já dá pra rebater, usar refletores, softboxs e fazer um luz bem bonita.
Poxa muito obrigado pela ajuda!

Seguinte eu tenho a 50mm 1.8 da legal mais o DOF me complica e tbm o crop dela por exemplo quando quero utilizar pra gravar alguma coisa em casa complica pq não consigo deixar tão longe a câmera e pra regular sozinho não rola tbm, eu estava pensando em pegar uma 17-50mm 2.8 será que já ajudaria? pois em aberturas maiores to usando a 18-135mm do kit mais a qualidade deixa a desejar...
Bah sobre essa questão da iluminação acho legal demais eu vi que por exemplo lá tem as luzes e talz mais tipo o link que tu mandou é um tripe que depois boto as luzes posicionadas pra onde quero elas?
Sabe algum lugar pra aprender um pouco mais a realizar essas coisas de iluminação pois curto bastaste.
E muito obrigado pela ajuda!
Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2013, 15:10:46
Uma 2.8 já ajuda sim, mas depois de usar 1.4 ou 1.8 vc começa a considerar 2.8 "escura" rs. Vc ainda terá que usar ISO lá em cima, tipo 1600, mas que não vejo tanto problema em determinadas cameras, mas vai de cada um e do momento, pois uma coisa é ter pouca luz ou pontos específicos de luz, outra é não ter luz nenhuma, ai não tem milagre. O problema é que na maior abertura é dificil a lente ser muito nitida, então pra conseguir boa nitidez talvez vc tenha que fechar 1 ou 2 pontos. Em video também não dá pra "expor" muito e baixar a velocidade pra 1/10 ou até menos 1, 2 ou 3 segundos como em fotos noturnas e longa exposição, pois o comportamento da velocidade é outro e não apenas pra abrir e fechar o obturador, que na verdade fica aberto o tempo todo. O ideal é deixar a velocidade o dobro do FPS, ou seja, muitas vezes em 1/50 e 1/60 pra 25 e 30 FPS ou até mais nas cameras que alcançam 60 FPS. Existe a 28mm f/1.8 como alternativa, em cropadas ela equiv. a 44mm. Eu tenho uma pra vender aqui no fórum, inclusive. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=81525.0

No youtube tem muita informação sobre iluminação. Procure por "iluminação continua", "iluminador", "fresnel", "mako", "atek, "arri".


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2013, 15:14:01
O link que eu mandei ta estranho. Veja esse aqui e rola a página até embaixo pra encontrar o iluminador igual do clipe. É o Mini Brut para seis lâmpadas
 http://www.atek.com.br/?page=categoria&categoria_id=30