Autor Tópico: Canon EF 20mm f/2.8  (Lida 4684 vezes)

rrozette

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • "Swag"
Online: 11 de Janeiro de 2013, 17:15:30
Prezados,
Boa tarde!
O que acham desta lente? Alguém ja fotografou com ela em cameras APS-C? Estou viajando semana que vem e estou a fim de comprar uma 35mm f/2.
Mas fazendo um calculo, na 60D , a 20mm vai a 32mm. Por favor, me corrijam se estiver errado. Estarei fazendo besteira escolhendo  a 20mm ao invés de uma 35mm?
Abs e aguardo ajuda.
RR.
RR -  Canon 60D
        Canon 50mm f/1.4
        Canon 15-85 f/3.5-5.6
        Canon 10-22 f/3.5.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2013, 17:50:34
Uso ela numa FF e acho fantástica pelo angulo visual que proporciona..

Antes dela tinha a 24mm 2.8 que gostava também... tive problema com essa lente e quando fui comprar outra a Canon havia tirado de linha.. aí optei por pegar a 20mm.. não me arrependo nem um pouco pela troca.. Minha idéia com essa lente é quase que exclusivamente paisagens e ambientes.. tem uma distorção típica de grande angulares,nada que me incomode..

Mas não sei como ela se comporta num sensor APS-C.. acho que sua escolha vai depender do que você quer fotografar..

Também tenho a 35 2.0 é é uma boa lente.. uso ela em casos onde quero fotografar ambiente junto com pessoas sem ter que trocar toda hora de lente.. basicamente uso a 20 pra ambiente e 50 e 85 pra retratos.. no meio termo fica a 35..
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, 17:51:27 por Luciano.Queiroz »


rrozette

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • "Swag"
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2013, 17:57:35
Luciano,
Muito obrigado pela resposta! basicamente, gostaria de usar em interiores e para pessoas (retratos). Uma ultima pergunta: Eu estava pensando em vender minha 50mm f/1.4 e fazer o mesmo uso com a 20mm, mas aproveitando o wide dela. faco besteira ou deixo a 50tinha no set e compro a 20mm?
Abs e valeu!!
RR -  Canon 60D
        Canon 50mm f/1.4
        Canon 15-85 f/3.5-5.6
        Canon 10-22 f/3.5.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2013, 19:54:54
acho que é besteira.. a 20 pra retratos não vai ficar bom por causa das distorções geométricas características desse tipo de lente.. a 28 em sensor APS-C ainda vá lá pra retratos, mas se pensa em pessoas mantenha a 50 e mais a 35.. esqueça a 20... ou 24.. ou 28... acho que nenhuma grande angular dessa é muito legal pra retratos..
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, 19:56:41 por Luciano.Queiroz »


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2013, 19:58:45
já ouvi dizerem que a 35 não fica bom para retratos, imagina 20mm.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2013, 20:11:04
já ouvi dizerem que a 35 não fica bom para retratos, imagina 20mm.

concordo.. mas ainda passa se fizer mais aberta e recortar depois.. se chegar na cara do modelo ferrou mesmo....

sempre vale rever esse teste que foi feito pra exemplificar isso:



marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2013, 20:12:36
mas dentre esses exemplos, qual o que mais fica perto do rosto real da modelo ??
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2013, 20:33:21
mas dentre esses exemplos, qual o que mais fica perto do rosto real da modelo ??

70mm pra cima.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2013, 01:34:43
Hyde, o ideal seria entre 70 e 135, mais ou menos, pra não haver achatamento? O que acha?
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, 01:34:55 por Mike Castro »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2013, 03:10:49
É só ter cuidado pra não se aproximar demais. Logicamente, depende da linguagem. Muitas vezes me aproximo propositalmente.

Ela apresenta bastante distorção nas bordas. Para paisagens acho ela boa. Pra retratos é algo que deve ser bem pensado. A qualidade dela não é lá essas coisas toda, mas dá pra trabalhar com ela sem problemas.

Um exemplo de foto recente feita com ela e uma 5D markII:

http://i1120.photobucket.com/albums/l489/Spiderman2704/IMG_1071-3.jpg

Ja fotografei com ela também em APS-C. Nesse a distorção é muito mais aceitável.

Antes de decidir voce tem que saber exatamente o que quer. Se fosse minha unica lente e fotografasse pessoas não pensaria duas vezes e iria de 35mm. Voce ganhará em versatilidade. Só vai ter problemas se o ambiente for MUITO apertado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2013, 03:11:37
mas dentre esses exemplos, qual o que mais fica perto do rosto real da modelo ??

135mm
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2013, 19:56:56
Hyde, o ideal seria entre 70 e 135, mais ou menos, pra não haver achatamento? O que acha?

Achatamento se dá entre planos (eu tenho uma dúvida pessoal se há algum ganho marginal em teles para a fotografia de closeups como esses do teste acima, no nível de maças do rosto, nariz, queixo, pescoço, p. ex.... Me lembro de um tópico que se discutiu como disfarçar as maças do rosto de uma pessoal que não podia usar maquiagem forte e o fotógrafo percebeu (depois da foto feita) que a moça em questão precisaria de um trabalho diferenciado para ficar melhor na foto. Foi discutido o uso de diferentes objetivas e eu coloquei essa questão do achatamento a nível de rosto em si e ninguém soube responder, bem como nunca encontrei uma resposta concreta para essa dúvida minha), então, AO QUE ME CONSTA, a um nível de closeup de rosto não haverá achatamento. EM TESE, o queixo, as maças, o nariz, as sombrancelhas, não vão parecer mais "achatadas" que a realidade. Se houver um 2º plano na foto, aí a coisa muda de figura.

O AlexandreS tem umas fotos onde isso fica bem nítido:


Parque da Redenção por Alexandre.Schuster, no Flickr


Parque da Redenção por Alexandre.Schuster, no Flickr

***Com sua licença, Alexandre!!! rs***

Em termos de distorção geometrica, aí é variável de lente pra lente... Acima de 85mm, EM TERMOS GERAIS, já é bem tranquilo.
No meu olho aqui pelos exemplos postados, achei de 70mm pra cima já bem tranquilo. Há uma certa distorção em 70mm realmente (olhando com mais atenção uma 2ª vez), então acho que de 100mm em diante já fica bem realístico.

PS: O tal tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=59471.msg566394#msg566394

EDIT: A foto 1 com prime de 85mm e a 2 com prime de 200mm.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, 19:58:59 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2017, 15:27:18
Galera comprei a 20mm mas me arrependi. Não pela qualidade que a lente entrega, mas sim pelo meu uso. Em eventos não dá pra trabalhar com ela no corpo fullframe. Muito aberta e gera distorções de aproximar demais. To pensando em me desfazer e comprar a 35mm f2 IS da Canon. O que me dizem?
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 21 de Novembro de 2017, 15:34:32
Galera comprei a 20mm mas me arrependi. Não pela qualidade que a lente entrega, mas sim pelo meu uso. Em eventos não dá pra trabalhar com ela no corpo fullframe. Muito aberta e gera distorções de aproximar demais. To pensando em me desfazer e comprar a 35mm f2 IS da Canon. O que me dizem?

Eu fiz exatamente isso, vendi minha querida 20mm 2.8 e comprei a 35mm IS f/2.
Aconteceu que não rolou sentimento com 35mm.
Agora comprei uma 24mm IS para testar se a DF me agrada mais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #14 Online: 21 de Novembro de 2017, 15:54:43
Eu fiz exatamente isso, vendi minha querida 20mm 2.8 e comprei a 35mm IS f/2.
Aconteceu que não rolou sentimento com 35mm.
Agora comprei uma 24mm IS para testar se a DF me agrada mais.

Eu uso a 20mm num corpo crop e fica de boa. Mas o minha câmera principal é a FF. Não faz sentido fotografar com a crop tendo a FF no portifolio. Por isso quero trocar.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.