Autor Tópico: Afinal, qual a melhor cor de parede?  (Lida 22912 vezes)

RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Online: 11 de Janeiro de 2013, 18:19:48
Então galera, venho pesquisando no google e encontro divergencias.

Minha duvida e: Qual a melhor cor de parede para estudio?
Venho vendo que as respostas divergem entre preto, branco e cinza.

Qual seria o ideal? Ou os tres possuem o mesmo efeito?

:)
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2013, 18:37:00
90% dos estúdios que já ví eram assim:



Quando se queria fundos escuros, usava-se esses recursos que aparecem ai na foto, e até mesmo a construção com tapumes escuros bem leves fechando um perímetro, para uma cena bem escura mesmo quase penumbra para um ponto ou dois de luz. :ok:


Dá uma olhada: http://www.fashionbooks.com.br/alugueldeestudio.html
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2013, 18:37:36 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2013, 18:45:01
Pelo que eu entendi eles usam um lando com um preto e outro lado com um branco ne? Pra isso o espaco deve ser grande, nao sei se vou ter condicoes de arcar com um local 2x maior que eu pensei.

No meu caso to pensando em comprar dois rolos, um branco e um preto. E em relacao a parede eu deixaria ou preto ou cinza
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2013, 18:52:29
Tem espaço pra trabalhar a iluminação??? BRANCO, BRANCO BRANCO... Com branco vc consegue branco puro, qualquer cinza, negro absoluto e qualquer cor bastando colocar géis na luz.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2013, 20:22:32
E com preto nao conseguiria um branco branco?

O espaco que eu tava vendo seria de uns 6 x 6 :S
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2013, 21:01:41
Não entendi, muito bem o que quiz dizer, mais acho que com preto você nao vai conseguir nenhuma outra cor, pois o branco absorve todas as outras cores, e não as reflete ja, o branco reflete qualquer cor, ou seja, se for tudo branco, qualquer cor de luz que vc projetar as paredes "teram" (ou refletiram) a cor que vc projetou..... Acho que é isso....


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2013, 21:04:50
Não entendi, muito bem o que quiz dizer, mais acho que com preto você nao vai conseguir nenhuma outra cor, pois o branco absorve todas as outras cores, e não as reflete ja, o branco reflete qualquer cor, ou seja, se for tudo branco, qualquer cor de luz que vc projetar as paredes "teram" (ou refletiram) a cor que vc projetou..... Acho que é isso....

Por isso que alguns sites indicavam uma parede cinza ou preta, cores neutras.
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2013, 21:37:47
Por isso que alguns sites indicavam uma parede cinza ou preta, cores neutras.

Apenas corrigindo o que disse, o preto absorve todas as cores...... Erro de digitação...


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2013, 22:12:03
Qualquer outra cor que não seja preto ou branco vai trazer uma luz de retorno que só vai te encher o saco.

Então.... o quê sobra?

Preto?!

Hummmmmm... sei não, heim.

Vai de BRANCO e não fica inventando história. Até a luz externa pode fazer alguma diferença, ajudando ou atrapalhando, então trate de cuidar disso também.
-22.352971,-48.775582


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2013, 09:18:35
Eu imagino que ele esteja falando das OUTRAS paredes do estúdio, certo? Não do fundo infinito onde vai fotografar as pessoas, é isso?

Se for, eu sugiro uma cor escura porque assim fica mais fácil controlar a luz. Pensem só: com fundo infinito branco ou cores claras, parede branca é uma beleza, mas... quando quiser fazer fundo totalmente preto ou muito escuro vai ter dificuldade pois a luz acaba rebatendo em um monte de parede branca.

Como o preto fica soturno demais, pintei o estúdio de cinza escuro. E olha que ele é relativamente grande, tem 8,5 x 5,5m. Quanto menor o espaço mais crítico é o controle da luz - teoricamente mais importante ter paredes que não a refletem.

Dêem uma olhada nesse post do Zack: http://www.zarias.com/white-seamless-tutorial-part-1-gear-space/

Para terem uma ideia do espaço do estúdio: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=222630577866551&set=a.222630547866554.48598.166254776837465&type=3&theater

. Abs!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, 09:21:46 por fernandomaues »


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2013, 10:22:56
Eu imagino que ele esteja falando das OUTRAS paredes do estúdio, certo? Não do fundo infinito onde vai fotografar as pessoas, é isso?

Se for, eu sugiro uma cor escura porque assim fica mais fácil controlar a luz. Pensem só: com fundo infinito branco ou cores claras, parede branca é uma beleza, mas... quando quiser fazer fundo totalmente preto ou muito escuro vai ter dificuldade pois a luz acaba rebatendo em um monte de parede branca.

Como o preto fica soturno demais, pintei o estúdio de cinza escuro. E olha que ele é relativamente grande, tem 8,5 x 5,5m. Quanto menor o espaço mais crítico é o controle da luz - teoricamente mais importante ter paredes que não a refletem.

Dêem uma olhada nesse post do Zack: http://www.zarias.com/white-seamless-tutorial-part-1-gear-space/

Para terem uma ideia do espaço do estúdio: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=222630577866551&set=a.222630547866554.48598.166254776837465&type=3&theater

. Abs!

Isso mesmo, as paredes laterais e o teto tambem!
Eu ja acho que o preto ficaria um aspecto bacana!


So que com o piso e o teto preto, pra perder bem a nocao de tamanho.

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2013, 11:02:09
Eu acho que o ideal mesmo seria algum tom de cinza, mas nada impede de montar algo do seu agradado e se adaptar conforme as necessidades... eu mesmo uso cortinas pretas, colunas e teto branco, espelhos em algumas paredes, pois é, os espelhos refletem bastante a luz, inclusive são otimos rebatedores, mas dependendo do esquema de luz eu uso bloqueadores, ai resolvo o problema, preferi assim pois deixou o estudio mais amplo (ja que é bem pequeno, 7 x 5m), e uso as cortinas pra separar camarim, uma salinha com sofa...





WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2013, 18:38:40
Tem espaço pra trabalhar a iluminação??? BRANCO, BRANCO BRANCO... Com branco vc consegue branco puro, qualquer cinza, negro absoluto e qualquer cor bastando colocar géis na luz.

 :doh:

Como sou burro...

Vc estava falando das outras paredes que não o fundo infinito???  :(

Aí vai depender do seu gosto pessoal e de sua habilidade para controlar a luz para determinados esquemas.
Com paredes brancas a chance de haver invasão de luz, mesmo que pequena, é bem grande. A saída nesse caso é bloqueadores ou, como fez o colega Leo, uma cortina preta em uma das laterais (só isso já dá uma boa amenizada no problema.
Paredes pretas acho muito "fechado", lúgubre... Acho que fica pesado demais. Mas é minha opinião pessoal, pode ser que funcione bem a depender do espaço disponível, afinal se fora da "área de foto" colocar paredes brancas, pode até ser que fique mais "chique" a coisa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2013, 22:42:22
Eu acho que o ideal mesmo seria algum tom de cinza, mas nada impede de montar algo do seu agradado e se adaptar conforme as necessidades... eu mesmo uso cortinas pretas, colunas e teto branco, espelhos em algumas paredes, pois é, os espelhos refletem bastante a luz, inclusive são otimos rebatedores, mas dependendo do esquema de luz eu uso bloqueadores, ai resolvo o problema, preferi assim pois deixou o estudio mais amplo (ja que é bem pequeno, 7 x 5m), e uso as cortinas pra separar camarim, uma salinha com sofa...







Essas fotos sao do seu estudio? Gostei do esquema dele.
Do lado esquerdo seria o camarim certo?
Ele parece ser bem grande! Qual sao as dimensoes do camarim?

Nao da trabalho pra controlar essa luz da direita pelo espelho?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2013, 22:43:52
:doh:

Como sou burro...

Vc estava falando das outras paredes que não o fundo infinito???  :(

Aí vai depender do seu gosto pessoal e de sua habilidade para controlar a luz para determinados esquemas.
Com paredes brancas a chance de haver invasão de luz, mesmo que pequena, é bem grande. A saída nesse caso é bloqueadores ou, como fez o colega Leo, uma cortina preta em uma das laterais (só isso já dá uma boa amenizada no problema.
Paredes pretas acho muito "fechado", lúgubre... Acho que fica pesado demais. Mas é minha opinião pessoal, pode ser que funcione bem a depender do espaço disponível, afinal se fora da "área de foto" colocar paredes brancas, pode até ser que fique mais "chique" a coisa.

Entao, a ideia inicial seria so na parte da "Zona de Foto", depois seria uma cor mais amigavel, um branco ou um cinza.
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8