Autor Tópico: Casamento: Sozinho ou com ajudantes?  (Lida 7876 vezes)

RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Online: 13 de Janeiro de 2013, 23:27:29
A pergunta vai a quem cobre casamentos. Voces cobrem sozinho ou com assistentes? Pro e Contra do seu metodo de trabalho :D

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2013, 00:57:56
Não gosto de cobrir casamentos sozinho. O casamento é um evento importante demais para deixar algum momento passar. O 2° fotógrafo pra mim é bom tanto para pegar ângulos e momentos diferentes, como para "backup". Se der algum problema com algum dos meus cartões de memória e eu perder todas as fotos, pelo menos ainda tem o outro fotógrafo para garantir uma cobertura decente do evento.

Por isso, costumo levar sempre alguém em quem eu confio, e que consiga fazer o serviço todo sozinho se precisar. Além disso, tem que saber como eu gosto de trabalhar e saber bem trabalhar em conjunto. Atualmente, meu parceiro de casamentos é o Roberto Dellano, daqui do fórum.

Abraços


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2013, 01:03:11
Não gosto de cobrir casamentos sozinho. O casamento é um evento importante demais para deixar algum momento passar. O 2° fotógrafo pra mim é bom tanto para pegar ângulos e momentos diferentes, como para "backup". Se der algum problema com algum dos meus cartões de memória e eu perder todas as fotos, pelo menos ainda tem o outro fotógrafo para garantir uma cobertura decente do evento.

Por isso, costumo levar sempre alguém em quem eu confio, e que consiga fazer o serviço todo sozinho se precisar. Além disso, tem que saber como eu gosto de trabalhar e saber bem trabalhar em conjunto. Atualmente, meu parceiro de casamentos é o Roberto Dellano, daqui do fórum.

Abraços

Teria algum contra?
Recentemente participei de um workshop que tinha como tema: Descomplicando a fotografia de casamento, e tambem falava sobre isso...
O palestrante era o fotografo Sergio Murillo, que atualmente trabalha la em Portugal, deem uma olhada no trabalho: www.sergiomurillo.pt
E ele nao trabalha com ajudantes...
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2013, 01:08:13
Teria algum contra?
Recentemente participei de um workshop que tinha como tema: Descomplicando a fotografia de casamento, e tambem falava sobre isso...
O palestrante era o fotografo Sergio Murillo, que atualmente trabalha la em Portugal, deem uma olhada no trabalho: www.sergiomurillo.pt
E ele nao trabalha com ajudantes...

Acho que o maior contra é saber trabalhar em conjunto. Tem muita gente que nunca trabalhou com outros fotógrafos, e aí a experiência pode ser desastrosa, rsrs. Tem vezes que você precisa administrar 2 fotógrafos e 2 cinegrafistas ao redor do altar, e isso não é fácil.

Outra coisa é achar um 2° que trabalhe como você pensa. Eu procuro um 2° que sempre saiba onde eu estou (para não aparecer nas minhas fotos), que seja discreto tanto na cerimônia como na festa, que esteja atento a tudo o que acontece, e que além disso seja uma pessoa bacana, pois quero não só um ajudante, mas também um parceiro, trabalhar com ele tem que ser prazeiroso, harmonioso.

Abraços


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2013, 01:11:49
Entendi!

Mas voce ja chegou a fotografar algum sozinho?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2013, 01:13:22
Entendi!

Mas voce ja chegou a fotografar algum sozinho?

Sim, mas casamentos menores, com menos pessoas, ou seja, menos coisas acontecendo ao mesmo tempo. Mas ainda assim preferia ter levado alguém... Hoje em dia coloco no contrato que não fotografo sozinho.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2013, 20:18:58
Já fotografei casamentos sozinho. Dá pra fazer, mas não fica aquelas coisas... Como você tem que se prender ao essencial, não pode soltar a imaginação, buscar angulos diferentes, tem que cuidar na hora de trocar lente, cartão, pilha, etc... Em resumo, fica bonzinho, mas fica básico.

em dois é realmente melhor, desde que você conheça e esteja acostumado com o outro fotógrafo. Sabado mesmo, fiz um freela pra um amigo, e ele não estava no evento. Ou seja, era eu e outro freela...  :shock: Quando o cara é gente boa, dá pra conversar e tentar ''dividir'' o trampo.

Nos MEUS eventos, eu tenho dois amigos, quando não é um, é outro. A gente tá tão entrosado, que é raro um aparece nas fotos do outro. Como eu costumo levar assistente pra iluminação, pelo ao outro que fotografe sem flash ou com flash na camera, pra nao ficar muita gente na igreja.
Costumamos dividir assim: Um faz o making of, o outro faz as decorações, do salão e da igreja. Na cerimonia, um cuida de garantir o básico, (que garante que não seremos processados  :D ) e o outro cria. Acabou a cerimonia, um vai pra festa, e lá fica solto, pra fotografar o que quiser, crianças, convidados, algum detalhe da decoração que não estava pronto, etc... Enquanto o outro vai pro estudio e externa, se tiver.
Na recepção, quando um tá com tele, o outro tá com angular. Na gravata, se tiver, vai um, e o outro fica na noiva... É mais ou menos assim.

Abraço.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2013, 23:44:00
Já fotografei casamentos sozinho. Dá pra fazer, mas não fica aquelas coisas... Como você tem que se prender ao essencial, não pode soltar a imaginação, buscar angulos diferentes, tem que cuidar na hora de trocar lente, cartão, pilha, etc... Em resumo, fica bonzinho, mas fica básico.

É, penso um pouco assim também. Casamento tem tanta "obrigatoriedade" que se estiver sozinho, mal sobra tempo pra algo mais criativo. Gostei do seu relato, Mike, muito ilustrativo!

Uma coisa que eu tenho notado é que depois que passei a pegar meus próprios casamentos, tenho criado bem menos do que quando era 2° fotógrafo. Basicamente fico cuidando das fotos básicas, obrigatórias, e tenho invejado as belas fotos que meu parceiro tem feito, rsrs... Acho que até por isso, tenho curtido mais fazer making of e o ensaio pós-casamento, pois é onde tenho tempo e um pouco mais de controle para ser criativo!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2013, 01:08:16
Muito bacana os relatos...... Achava que o pessoal gostasse mais de trabalho individual.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2013, 13:47:19
Muito bacana os relatos...... Achava que o pessoal gostasse mais de trabalho individual.

Cara, fazer sozinho é zica,  :D :D
Fica bom, mas é aquele arroz com feijão básico, com um ''zóião'' frito em cima.  :hysterical: :hysterical:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2013, 13:55:40
É, penso um pouco assim também. Casamento tem tanta "obrigatoriedade" que se estiver sozinho, mal sobra tempo pra algo mais criativo. Gostei do seu relato, Mike, muito ilustrativo!

Uma coisa que eu tenho notado é que depois que passei a pegar meus próprios casamentos, tenho criado bem menos do que quando era 2° fotógrafo. Basicamente fico cuidando das fotos básicas, obrigatórias, e tenho invejado as belas fotos que meu parceiro tem feito, rsrs... Acho que até por isso, tenho curtido mais fazer making of e o ensaio pós-casamento, pois é onde tenho tempo e um pouco mais de controle para ser criativo!

Obrigado, Humberto!

Com relação a ser 1º ou 2º fotógrafo, não me fixo tanto no nome, mas antes, eu não confiava no pessoal, aí eu garantia, e deixava por conta do outro, os momentos bonitos... Até que eu aprendi que se ficasse garantindo evento, eu só ia me ferrar, porque o sucesso do profissional depende do seu olhar, da sua sensibilidade. E nisso eu tava devendo, fazendo foto básica.

Até que conhecí uma moça, muito bacana, que faz o básico bem feito. Aí já era, manolo... Deixo a obrigação pra ela e vou tentando criar. Lógico, que não fico igual a uma barata tonta na igreja, perdendo os momentos, mas com ela lá em cima, firme nos dois, posso ter mais liberdade.
Até porque os ritos são diferentes de uma religião pra outra, até mesmo de uma paróquia pra outra. Tem que ter um pra garantir...

Além disso, tem o que você postou, que é o backup!  :D Em dois fotógrafos, teremos quatro cameras no evento, assim, é difícil você se ferrar, heheehehehe (Também, se estragar quatro cameras no evento, o cara pode se benzer  :shock:)


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2013, 13:57:48
Esse tópico deveriam ser embutido no outro sobre o mesmo assunto


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2013, 14:00:57
Esse tópico deveriam ser embutido no outro sobre o mesmo assunto

Até poderia, mas aquele tópico "modo pra se fotografar casamento'' se ferefe a configurações da camera. Já aqui, percebi um debate sobre metodologia de acompanhantes no evento...

Moderadores, o que acham?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2013, 14:12:36
Melhor deixar separado, né... Ademais, aquele outro tópico tá bem adiantada e já passou por várias conversas paralelas.
Assuntos diferentes... Tópicos diferentes. Depois fica mais fácil para um possível consulente encontrar na pesquisa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2013, 15:19:19
... Atualmente, meu parceiro de casamentos é o Roberto Dellano, daqui do fórum.

"É nóis na fita"  :D


Ano passado fiz muito casamento sózinho para uma produtora aqui da cidade, é tenso, e como já disseram, é o arroz com feijão. No caso desses casamentos a ordem era: saia meia hora antes da noiva do M.Off e corra para a igreja, após o beijo corra para o salão (perdia a saida dos noivos) e atenha-se ao essencial.

Se puder, trabalhe em dois, é muito mais seguro e te da muito mais liberdade. E e for sózinho, as duas cameras devem estar sempre a mão (penduradas no pescoço).