Autor Tópico: Ajuda escolha do modelo ideal  (Lida 1601 vezes)

thadeubiologia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 14 de Janeiro de 2013, 23:26:47
Olá pessoal,

Boa noite a todos,

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por pedir ajuda para escolha de câmera, já que deve ser um tópico super recorrente aqui no forum.

Porém, como surgiu a oportunidade para comprar uma câmera através de uma amiga que vai para o exterior e o tempo para pesquisar anda muito curto, resolvi recorrer a ajuda de pessoas mais experientes para que eu me limite a escolher entre algum dos modelos sugeridos.

Vou citar aqui para o que eu usarei a câmera... Eu sou biólogo, trabalho com sapos. Normalmente minha logística para fotografar é coletar os bichos, trazer para um local e colocá-los (vivos) em um studio improvisado (uma bandeja com folhas) e em seguida fotografá-los (não faço uso de equipamentos de iluminação) apenas a lâmpada do local mesmo. Outra coisa que faço muito é tirar as fotos em campo (a noite - pois a maioria dos sapos tem hábitos noturnos). Assim a câmera precisa tirar boas fotos macro (muitos sapos são bem pequenos), sendo que o que eu trabalho no mestrado tem cerca de 1,5 cm e também boas fotos a noite. Também se possível ser uma câmera pelo menos razoável para tirar fotos de pessoas e paisagens (para viagens a lazer)  Além de tudo isso gostaria de um modelo que seja compacto. Não faço questão de características como gps, resistencia a choque, água, etc, etc (o que mais quero é uma compacta que me renda boas fotos dos bichos - que foque rápido e com a qual eu possa aprender mais sobre fotografia.).

Um colega me indicou a Canon G15 (me pareceu uma boa opção). Mas gostaria de saber se para as características que eu procuro existe algo mais apropriado. Se vocês puderem me indicar alguns modelos, seria ótimo. A faixa de preço que pretendo gastar é de 500 a 700 doláres.

Agradeço desde já.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2013, 00:09:40
canon g15, panasonic lumix lx7. Acho que esses modelos vão te atender super bem! só não posso garantir a rapidez do foco. Para isso, seria PERFEITO uma micro 4/3 como essa:

http://www.amazon.com/Olympus-Interchangeable-Digital-Camera-14-42mm/dp/B0096WDMGC

Essas câmeras são NINJA no foco. mas... para fotografia macro, vc precisaria desembolsar outros 500 dólares numa lente para esse fim. Acredito que a lente do kit não te atenderia nesse aspecto. mas só nesse aspecto. Porque essa câmera é maravilhosa, qualidade de imagem soberba, e se vc quisesse, poderia investir em lentes no futuro e melhorar a versatilidade.
é uma câmera pequena com qualidade e comportamento de gente grande, hehe.

Cara, A-DO-RO herpetologia!!!!!! Sou fascinada por repteis e anfíbios. Sou formada em biologia tbém, mas não trabalho na área. Amo animais, dos mais incompreendidos aos mais fofos. não curto baratas e invertebrados cascudos num geral, mas há exceções... os vaga-lumes e pirilampos são fascinantes.
Sou fissurada por morcegos, mas nunca tive a chance de trabalhar com eles.
Amo mamíferos, confesso que são meus prediletos, mesmo adorando repteis e anfíbios, hehe.
Já trabalhei no zôo bsb com répteis ,e posteriormente, mamíferos. foi um tempo feliz.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2013, 00:51:03
Dá uma olhadinha na rx100... Qualidade excelente pra noturnas, foco rápido, lente clara, bem compacta... Tenho e recomendo demais!
Tecpix + motorola do guga


thadeubiologia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2013, 11:54:11
canon g15, panasonic lumix lx7. Acho que esses modelos vão te atender super bem! só não posso garantir a rapidez do foco. Para isso, seria PERFEITO uma micro 4/3 como essa:

http://www.amazon.com/Olympus-Interchangeable-Digital-Camera-14-42mm/dp/B0096WDMGC

Essas câmeras são NINJA no foco. mas... para fotografia macro, vc precisaria desembolsar outros 500 dólares numa lente para esse fim. Acredito que a lente do kit não te atenderia nesse aspecto. mas só nesse aspecto. Porque essa câmera é maravilhosa, qualidade de imagem soberba, e se vc quisesse, poderia investir em lentes no futuro e melhorar a versatilidade.
é uma câmera pequena com qualidade e comportamento de gente grande, hehe.

Cara, A-DO-RO herpetologia!!!!!! Sou fascinada por repteis e anfíbios. Sou formada em biologia tbém, mas não trabalho na área. Amo animais, dos mais incompreendidos aos mais fofos. não curto baratas e invertebrados cascudos num geral, mas há exceções... os vaga-lumes e pirilampos são fascinantes.
Sou fissurada por morcegos, mas nunca tive a chance de trabalhar com eles.
Amo mamíferos, confesso que são meus prediletos, mesmo adorando repteis e anfíbios, hehe.
Já trabalhei no zôo bsb com répteis ,e posteriormente, mamíferos. foi um tempo feliz.



Helena e Fernandez obrigado pelas respostas!

Helena, que bom então!!! escutar a opinião de uma bióloga, e que adora herpetologia (faz com que eu fique mais seguro).. rss! conheço um pessoal da Bio aí de Bsb (da UNB.. moustache fashion week... rsss!) todo mundo gente boa!
Achei bem legal a sua dica da micro 4/3, mas devido ao investimento com a lente macro fica fora do orçamento.

Olhei os modelos que você sugeriu e fiz o comparativo (http://snapsort.com/compare/Canon-PowerShot-G15-vs-Panasonic-Lumix-DMC-LX7).. aí é aquela coisa algumas vantagens para um modelo... outras para o outro. Das coisas mais relevantes pra mim a Canon ganha no ISO e a Panasonic na abertura e por ter mais pontos de foco. Entre essas características apresentadas, na sua opinião algum desses modelos é mais indicado para o que eu procuro, ou isso é mesmo uma questão muito pessoal?

Bom, mas agora já estou bem mais seguro para fazer minha escolha. Muitíssimo obrigado!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2013, 12:14:45


Helena e Fernandez obrigado pelas respostas!

Helena, que bom então!!! escutar a opinião de uma bióloga, e que adora herpetologia (faz com que eu fique mais seguro).. rss! conheço um pessoal da Bio aí de Bsb (da UNB.. moustache fashion week... rsss!) todo mundo gente boa!
Achei bem legal a sua dica da micro 4/3, mas devido ao investimento com a lente macro fica fora do orçamento.

Olhei os modelos que você sugeriu e fiz o comparativo (http://snapsort.com/compare/Canon-PowerShot-G15-vs-Panasonic-Lumix-DMC-LX7).. aí é aquela coisa algumas vantagens para um modelo... outras para o outro. Das coisas mais relevantes pra mim a Canon ganha no ISO e a Panasonic na abertura e por ter mais pontos de foco. Entre essas características apresentadas, na sua opinião algum desses modelos é mais indicado para o que eu procuro, ou isso é mesmo uma questão muito pessoal?

Bom, mas agora já estou bem mais seguro para fazer minha escolha. Muitíssimo obrigado!

dá uma olhadinha na rx100 tbém.
é uma questão de gosto pessoal, nessa G15 canon aboliu da linha G uma característica que eu adorava: o monitor LCD móvel. Com isso, a G15 pra mim perdeu grande parte do encanto. Entre ela e a lumix, eu pegaria a lumix, pois com essa abertura não seria necessáro elevar tanto o iso. E 24mm para paisagens, é uma coisa maravilhosa.
Mas as duas são excelentes câmeras.

Veja esses tópicos:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=71736.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78481.0


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2013, 12:32:17
pra gente ver como são as coisas...
acabei de me lembrar de mais um modelo, MARAVILHOSO, espetacular, que é a canon G1x.
http://www.foto-facil.com/2012/01/nova-canon-g1-x-inaugura-mais-um-nicho.html
ela não é exatamente miúda, mas tem o utilíssimo (pelo menos para quem é biólogo, hehe) LCD giratório.
Mas veja... a função macro dela é de 20 cm.  :no:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:05:30
bem lembrado a G1X
Tecpix + motorola do guga


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:35:04
mais uma pra apimentar a escolha:
a Fuji X20.
http://www.bhphotovideo.com/c/product/910169-REG/fujifilm_finepix_x20_digital_camera.html
Além de ser LINDA....  :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub:
mas infelizmente não tenho conhecimento sobre a qualidade da imagem e fotos com ISO alto, e não sei se vc vai encontrar amostras em algum site, pois é lançamento, ainda tá em pré-venda.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2013, 22:50:13
Definitivamente não sou um fã de Fuji, mas essa aí muito me apeteceu ;) Mas na prática acho que seria bem difícil adquirir uma agora.

Ainda votaria na rx100 pelo conjunto excelente da obra (lida muitíssimo bem com iso alto, bom flash embutido, pequena, resistente, lente clara, visor muito nítido até mesmo contra o sol, sensor de 1 polegada, ótima função macro e diversas perfumarias da sony muito interessantes para momentos de lazer. Ah, sem contar a qualidade de vídeo, excepcional mesmo!), ou na G1X, outra excelente pedida. O único porém dela seria o tamanho e peso exagerados, mas  talvez compense em função do visor móvel e do tamanho do sensor.

Sabe a loja que vais comprar?
Tecpix + motorola do guga


thadeubiologia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:19:50
Oi Fernandez e Helena,

Obrigado por mais sugestões.

Vou comprar na Amazon.

Poise. O grande problema da G1x pra mim é a função macro (característica que é fundamental pra mim.).

A Rx-100 também perde no macro, comparando com a G-15 e a lx-7.

Vou ler os tópicos sugeridos e também sobre essa Fuji.

Se lembrarem de mais alguma...

Obrigado