Autor Tópico: Vinhetas, qual a validade delas?  (Lida 3843 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Janeiro de 2013, 16:11:30
Estava olhando o portfólio de um fotografo a pouco, as fotos dele são boas, mas em praticamente todos, ele usa vinheta. Sei que é uma coisa pessoal, mas detesto vinheta, acho brega e dispensável.
Estaria errado? Isso é algo que os clientes esperam ver em seu trabalho?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2013, 16:14:06
pouca ou inexistente.


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2013, 16:30:45
Carcarah,
Penso exatamente como você.
Não gosto de vinheta e acho que deve ser utilizada somente quando realmente for preciso.

Prefiro fazer um crop a botar uma vinheta.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2013, 17:01:02
COmo disseram antes: é pessoal.
Vinheta/vinhetagem é algo natural em fotografia. As objetivas tem vinhetas naturais que, a depender do gosto do fotógrafo, eram (falo historicamente aqui) amenizadas ou aumentadas na ampliação via dodge&burn (sem falar no acréscimo de vinhetas brancas). Hoje, na PP, é muito fácil eliminar completamente a vinheta. Os perfis das objetivas se encarregam disso. E os melhores softwares tem funcionalidades especificas para isso. Bem como para o inverso... reforçar e até mesmo acrescentar ainda mais vinheta.

EU, pessoalmente, acho válido, desde que a cena e o motivo permitam. Quem é viciado em vinheta tem que rever isso. A vinheta ajuda a isolar o motivo e reforçar a passagem de uma idéia. Mas fazer em todas as fotos, aí já é excessivo, EMHO.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2013, 17:45:23
Acho vinheta um negócio bem brega... acho que nunca usei, só na porc*** do Instagram, que é todo brega mesmo. :P

[]s


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2013, 18:16:38
Vinheta intensa era algo mais comum na fotografia analogica q na atual. Uma foto em sépia, com uma boa vinheta, acho q combina bastante. Agora, por vinhetas em fotos com tratamento q nao remetem ao vintage, old school ou o analogico, acho brega e dispensavel.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2013, 18:30:08
Bom tópico. Concordo que o uso da vinheta é bem pessoal.

Logo no início eu era um viciadinho em colocar vinheta. Abria a foto no LR, fazia a correção da lente, e depois recolocava a vinheta! :hysterical:. Nos últimos tempos percebi que tenho sido mais comedido com ela. Mas ainda uso.

Acho que pode ser usado independente do estilo do tratamento, não precisando ser antigo. Acho que ajuda a destacar o assunto.

Outro método que acho interessante pra destacar uma parte mais importante da foto é sub expor toda ela e depois compensar positivamente a exposição com o pincel nas áreas de interesse. Vi isso num vídeo do Scott Kelby. No início achei meio idiota, mas funciona bem e é bem prático...
fkuhne.tumblr.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:29:11
Eu acho que a vinheta deve ser usava com extrema moderação, e nunca pode ser algo muito forte. Eu gosto de usar em algumas fotos, para dar aquele "toque artístico", principalmente nas fotos de casamentos (os clientes adoram, rsrs), mas evito vinhetas fortes e faço apenas em algumas poucas fotos.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2013, 20:27:55
Graças à instagramização da fotografia, as pessoas não sabem usar vinheta na medida certa, e mesmo quando usado corretamente muitos ainda torcem o nariz. Acredito que uma vinheta muito suave -- muito mesmo, quase no nível imperceptível -- ajuda a dar ênfase ao assunto central e diminuir as distrações periféricas.

Na minha opinião a regra é: se você percebeu que tem vinheta, é porque exagerou.

Exemplos do que eu não faria:
1 - http://psd.fanextra.com/wp-content/uploads/2010/05/vignetting4.jpg
2 - http://farm4.static.flickr.com/3053/3050613741_5ea603bca1.jpg

E do que eu consideraria ideal:
http://i.images.cdn.fotopedia.com/852lt0qr49a4b-yWDcVlv99Vk-hd/Photography_Techniques/Flash_photography/Fill_flash/Sleep-Black-and-white-Fill_flash-Hammock-Vignetting.jpg


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2013, 20:31:04
Acredito que uma vinheta muito suave -- muito mesmo, quase no nível imperceptível -- ajuda a dar ênfase ao assunto central e diminuir as distrações periféricas.

É o que penso também.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2013, 20:33:58
Artigo da Claudia falando sobre isso:

http://www.dicasdefotografia.com.br/como-adicionar-vinhetas-nas-fotos

Se achar algo mais, posto! :ok:




fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2013, 20:40:33
Acredito que uma vinheta muito suave -- muito mesmo, quase no nível imperceptível -- ajuda a dar ênfase ao assunto central e diminuir as distrações periféricas.

Na minha opinião a regra é: se você percebeu que tem vinheta, é porque exagerou.

 :ok:
fkuhne.tumblr.com


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2013, 18:57:15
Ola!
Realmente, nas fotos da Claudia, as vinhetas ficam muito boas. Talvez numa foto ou outra fique interessante. Porém, eu acho legal apenas o efeito gerado pelo lightroom. Eu ja fiz "manualmente" no PS e não gostei muito!

:)


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2013, 22:21:24
Exemplo de vinheta sugar photoshop free, por quem sabe: Eugene Smith, de meados do século passado.



Detalhes em http://en.wikipedia.org/wiki/W._Eugene_Smith

Nas que vejo hoje minha taxa de reprovação é de 8 a cada 10.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna