Autor Tópico: Review da Tekpix i-DV12 ( Tecnomania )  (Lida 21673 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:06:07
Como prometido, comprei uma Tekpix usada especialmente para esse Review.

Vamos começar pelos acessorios, caixa e como tudo é acondicionado para o seu cliente.

Caixa e acessorios:

A Tekpix vem numa caixinha de papelao bem rigido e resistente, com o selo atestando a Qualidade Tecnomania para ser aberto pelo cliente. Nao quis pagar mais de R$ 2000,00 para ter o prazer de abrir uma caixa dessas lacrada, e comprei a minha por R$ 30,00.

Assim que a caixa eh aberta, todos os cabos e acessorios ficam a disposiçao do usuario, e a camera, abaixo de tudo, num espaço mais interno na caixa. Ela vem com: cabo USB, Alça de transporte ( de punho ), cabo audio-video e headphone ( ela toca .mp3 e .mp4 ). Abaixo de tudo isso, esta a Tekpix bem acondicionada num saquinho de tecido sintetico cinza brilhante e bem bonito e agradavel. Ponto positivo para a Tecnomania!!!



Corpo da camera:

Ela eh feita de um plastico fino, leve e fragil e transmite fragilidade. Nao se compara a uma compacta como uma Canon G12 q vc tem a sensaçao que se voce jogar numa parede, a camera pode até parar de funcionar, mas ficará intacta externamente! O plastico recebe uma pintura metalica meio que simulando aluminio mas eh plastico mesmo. Ela eh levinha e nao incomoda o seu peso.

Ela tem uma ergonomia bizarra e foi feita meio q parecendo uma handycam, mas com o corpo da camera segurado em posiçao vertical. As handycams seguramos em posiçao horizontal. O polegar direito fica sendo usado para dar o clique e bater as fotos, ficando numa posiçao mais superior da camera.

A camera nao tem qualquer lente zoom, deixando vc apenas com um campo de visao fixo, como seria com um celular.



Essa foto mostra q a camera funciona com 3 pilhas "palito" ( tipo AAA ) ao inves de bateria proprietaria. Melhor conseguir 3 pilhas AAA q tentar conseguir uma bateria futuramente, como backup ou por que a sua bateria jah nao aguenta mais carga!!!

Ainda sobre pilhas e baterias, uma recomendaçao: nunca desligue a camera e deixe as pilhas dentro!!!! A camera consome pilhas mesmo desligada!!! Já comprovei isso e a camera parada por 1 semana com pilhas novinhas já as deixa completamente descarregas, me deixando na mao algumas vezes.



A foto acima mostra o modo de segurar e usar a camera, com o polegar como o dedo usado para pressionar o botao de disparo. Pode parecer meio estranho a primeira vista mas voce se acostuma facil a usar uma camera dessa forma.



Nessa foto mostra um erro crasso de ergonomia!!!! Seu indicador tapa completamente o flash da camera!!!! Para usar o flash, temos que segurar tirando nosso indicador da frente do flash. Nao testei o flash por que ele simplesmente nao funciona, mesmo deixando-o ativo no menu.

Menu:

Gostei do menu. Simples, e permite que vc escolha a resoluçao de filmagem ( 640x480 ou 320x240 ), resoluçao da foto ( de 12mp ateh 1mp, mas a camera eh 3.1mp na realidade! ), fotos coloridas, P&B e em sépia, compensaçao de exposiçao ( de -3EV a +3EV ) e opçoes de WB, alem da automatica. Tambem tem a opçao de escutar .mp3 e videos em .mp4 q estejam numa pasta especifica do seu cartao SD. Honestamente, esperava um menu bem estranho e mal-traduzido como nos celulares chineses de 2 e 3 chips, mas encontrei um menu simples e funcional, apesar de ser visualmente antiquado, parecendo um menu desses mp4 chineses q vendem em qualquer esquina das grandes cidades ( Foston, Dynacom, Mirage,... )

Qualidade de imagem:

Algum chines teve a brilhante ideia de colocar um sensor de celular desses bem antigos e de pessima qualidade numa camera fotografica e vende-la para paises de terceiro mundo em lotes, a preço de banana. A camera simplesmente funciona, mas eh inviavel usa-la com seriedade com o sensor q vem nela. Na caixa, informam que ele tem 5mp reais, mas estudos de suas fotos revelaram ser uma camera de 3mp. No fim desse artigo, tem um link mostrando a fonte de minha conclusao. A Tecnomania q deve pagar uns US$ 10,00 por cada unidade, vende-a como a maravilha tecnologica do seculo 21 como um produto inovador que apresenta 7 funcionalidades. O problema está na disparidade entre o preço e a qualidade das fotos que ela oferece. Tive um Motorola V600 em 2005 e acho que ele batia fotos melhores mas em 640x480 pixels. Fica aqui a minha impressao.

Fotos num restaurante:







Mesmas fotos, com um Galaxy Nexus de 5mp:







Retrato de minha amiga, mostrando a baixissima latitude do sensor, com estou de branco num ambiente indoor ( uma loja de shopping ):



Mais comparativos entre um brinquedo que bate fotos e a camera do meu smartphone:









Fotos externas, fica tudo branco, com excesso de luz e ceu estourado. Depois posto aqui se vcs quiserem!

Comparar ela com uma D7000 da Nikon ( como foi a brincadeira q eu propus no Papo-furado ), eh de uma caovardia sem tamanho jah se trata de uma boa Reflex com sensor DX e o resultado iria variar de acordo com a lente utilizada. Mas depois posso fazer um comparativo em fotos externas com uma compacta que tenho aqui ( Uma Olympus ZX-1 com lente Zuiko!  >:D )

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2013, 13:09:46 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:14:22
Já tinha lido em muitos lugares que as fotos da TecPix são ruins.
Mas todos estavam enganados... são horríveis!!!  :aua: :aua:

As últimas são impressionantes com relação à qualidade.

Será que alguém compra essa câmera, fica com ela e acha que está tirando fotos.

Se fosse barata, até se entenderia, mas custa caro e o resultado é péssimo.

Mesmo pela goleada sobre a D7000, nada de Tecpix  :D :D :D

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:19:07
Rapaz... nunca q vc compra uma camera dessas e espera essas imagens com WB completamente porco e tudo escuro em fotos indoor. Pedro Ravitz disse q era bem parecida com uma Aiptek que ele teve em 2005, mas eu duvido muito q seja verdade.

Em 2004, paguei R$ 1250,00 numa Sony P-73 de 4.1mp ( q funciona ateh hj! ) e dah de lavada nessa camera que eh vendida ainda em 2013.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:57:09
A qualidade das fotos está horrível, tanto é que me pergunto se a lente dessa câmera q vc comprou está boa, não está suja ou arranhada? Não pode ser possível venderem algo que produz fotos tão ruins assim hoje em dia, parece piada.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:59:40
Será que ela se comporta melhor em fotos com mais luminosidade?

Vi pelo exif,  abertura f/2.8, velocidade 1/17 e ISO 100, talvez ela em dia de sol fique melhor, não boa...  :assobi:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:00:06
:o Caracas, mad!!! Que m#$*a de câmera... impressionante!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:03:31
:o Caracas, mad!!! Que m#$*a de câmera... impressionante!

Análises técnicas, nada de elogios gratuitos  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:06:13
É mad... Não é por acaso que te venderam por 30 reias...


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:11:38
Taqueopareo!!!!!! Que lixo!

Ainda bem que você postou este review porque eu só estava esperando o Juarez aparecer na TV pra eu pegar o desconto de 5minutos no 0800 777 7000.

Em fotos externas, de dia, ela deve ser melhor. Não é possível.

Faltou um filme, né? Afinal, ela é a filmadora mais vendida do Brasil.


Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:12:21
Análises técnicas, nada de elogios gratuitos  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Putz, Alexandre... foi mal! É que eu fiquei tão emocionada com o resultado que me faltaram outras palavras... e acho que não precisa de grandes avaliações técnicas... as imagens já dizem tudo! :shock:


Rops

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:13:30
Essa empresa deveria ser banida de vender essa aberração na TV por um preço desses.
Canon sx510hs


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:15:56
É isso que não entendo... qualquer Sony, Canon, Samsung de entrada custa menos do que isso...

Vai entender... acho que só compra uma Tecpix quem se ilude com a propaganda massiva na TV.

Ou compra, vê que as fotos não são o que esperava e já vende... como já falei antes, por isso é a mais vendida do Brasil... o cara compra... vende... o outro vende tbm... e por aí vai...  :D

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:17:20


Ela custa R$ 958,80 à vista ou em 12x sem juros.

http://www.tecnomania.com.br/produto_detalhe.asp?IDProduto=3082



Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:17:41
Será que ela se comporta melhor em fotos com mais luminosidade?

Vi pelo exif,  abertura f/2.8, velocidade 1/17 e ISO 100, talvez ela em dia de sol fique melhor, não boa...  :assobi:

Caraca, 1/17, ontem por coincidência eu estava testando meu limite para tremer. Consegui resultados razoáveis 1/20 em pé, 1/10 com o cotovelo apoiado e 1/2 com a câmera encostada na parede, mas nada lá absurdamente nítido. Com 1/17 não dá para tirar nada que preste....


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:19:43