Autor Tópico: DSLR's 4K - Um novo paradigma será quebrado ??  (Lida 4553 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:35:47
Eu vejo assim:

Fotos em estúdio com modelos - Muito válido, pega expressões e posições que são facilmente perdidas com fotografia convencional, mas funciona com luz contínua.
Fotos de esporte - Muito válida - milésimos de segundo fazem a diferença em algumas fotos. Filamndo se pega tudo.
Fotos de pessoas fora de estúdio - Sim e não, se usar flash para moldar a imagem não funciona, se usar apenas luz natural sim.
Fotos de paisagem - Não vale nada, já que a cena é normalmente estática e muitas vezes e quer efeitos de longa exposição
Fotos em estúdio still - Não vale nada

Então as câmeras vão ser filmando mesmo, mas terão modo "still", na minha humilde opinião.
Isso de 4K me faz pensar em outro tema, a qualidade que não se quer, sempre queremos tudo muito nítido? claro que não.
isso tem sido muito debatido no cinema, a extrema fidelidade atrapalha o trabalho de criar o clima da imagem. A fotografia terá então o mesmo problema.




muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2013, 16:13:57
AlexandreS, complementando, já vi filmagens DSLR em 3D. O pessoal tem desenvolvido uns steady com mount pra duas câmeras que fica show de bola!

Sobre as handycam, acho que as camerinhas point and shoot que estão fazendo essa substituição. é mais fácil carregar uma cybershot no bolso do que essas handycams.
Portifólio: www.banionis.com


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2013, 16:17:32
a idéia da Wonder Camera da canon, apresentada na feira de Shangai 2010 ,era justamente trazer essa possibilidade: filmagem de altíssima definição ,possibilitando a extração de quadros fotográficos com nitidez e qualidade fotográfica. Em outras palavras ,extinção do fotógrafo em 2030 . Viraríamos uma espécie de operador de camera . Pra quem não leu na época:
 http://www.icuriousmedia.com/blog/photography-will-be-dead-by-2030-canon-wonder-camera-1682.php


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2013, 16:34:16
Eu nem me preocuparia com isso. A maioria dos meus clientes nem atingiu nem 1080P. A maioria recebe as filmagens em DVD. Para quê eu iria querer uma filmadora 4K?

XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2013, 16:57:04
Eu nem me preocuparia com isso. A maioria dos meus clientes nem atingiu nem 1080P. A maioria recebe as filmagens em DVD. Para quê eu iria querer uma filmadora 4K?

tem esse detalhe tb ate term televisores que as pessoas conseguem assistir, hj ate tem a ultrahd de 84" que custa U$45mil ou 110" polegadas que custa a bagate-la de R$600mil  :assobi:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2013, 18:27:26
tem esse detalhe tb ate term televisores que as pessoas conseguem assistir, hj ate tem a ultrahd de 84" que custa U$45mil ou 110" polegadas que custa a bagate-la de R$600mil  :assobi:

 Essa tv de 600 pau, aguenta na Grobo, seria otimo ,poder assistir as cacetadas nela, um luxo viu!!!!! :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 18:27:44 por agalons »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2013, 19:55:40
Tem a questão comercial. Será sempre mais lucrativo pros fabricantes manterem as duas opções, sempre com uma tendo alguma vantagem sobre a outra... Por exemplo, uma filmadora sempre terá mais FPS do que uma DSLR, entre outras coisas e vice-versa, uma sempre estará um passo a frente em algum quesito. Fotos feitas a partir de frames de video são JPG e não possuem RAW e por isso tudo tem que estar pré-configurado pq o tratamento é mais complicado. Não conheço video a fundo, mas já ouvi dizer oq seria o "RAW" do video (se é que existe) é muito grande e dificil de ser processado (ta certo isso?). Alguém que conhece mais video pode falar do assunto...  :ponder:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2013, 19:59:55
Caramba, só agora vi o vídeo, chega a ser assustador mesmo pensar que são fotos! Acho que vale apenas como curiosidade, lógico, mas acredito que em alguns anos teremos câmeras que fazem mais de 20fps, e aí já daria pra fazer vídeos razoáveis e com resolução gigantesca!
Minha V1 faz 30 fps brincando!
Um kit da RED EPIC custa US$47K não é nada absurdo! Um kit Phase One pode custar US$65K...
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 20:04:57 por rbpope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #23 Online: 19 de Janeiro de 2013, 20:12:54
Minha V1 faz 30 fps brincando!
Um kit da RED EPIC custa US$47K não é nada absurdo! Um kit Phase One pode custar US$65K...

A t3i faz 60 fps em 720p, a t4i faz 60fps a 1080p.

Pra vídeo, 4k é muito legal, mas além do custo de equipamento pra filmar, montar uma ilha que suporte a edição de vídeo em 4k também é caro, sem contar que o mercado de casamentos e eventos em geral não precisa disso. Edito videos de casamentos, gravamos tudo em 720p e 1080p, mas só entregamos nessa qualidade quando os noivos solicitam em Bluray o material, quase sempre vai em 480p.

Eu sinceramente duvido muito de existir essa substituição do video pela fotografia. Fotografia é olhar, e ficar pos processando um video pra retirar frames dele e editar depois pra mim é uma coisa meio de português


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2013, 00:51:37
Minha V1 faz 30 fps brincando!

A t3i faz 60 fps em 720p, a t4i faz 60fps a 1080p.

Muitas câmeras hoje em dia fazem 30fps em vídeo. O que eu me referia era 20fps ou mais em fotografia, modo burst, pra criar os "vídeos" de time lapse igual ao do link que o Alexandre postou da 1DX (14fps)...


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Janeiro de 2013, 01:16:38
Eu tb acho q esse sistema não vai substituir a fotografia, por dois motivos:
1- O uso criativo do flash.
2- Imagina o trabalho q daria para retirar os melhores frames (fotos) de um casamento inteiro. Vamos supor que a câmera grave em 24fps, em 2 horas de filmagem seriam 172.800 frames para analisar e retirar os melhores. :ponder: :ponder: :ponder:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #26 Online: 20 de Janeiro de 2013, 07:17:28
Muitas câmeras hoje em dia fazem 30fps em vídeo. O que eu me referia era 20fps ou mais em fotografia, modo burst, pra criar os "vídeos" de time lapse igual ao do link que o Alexandre postou da 1DX (14fps)...
A v1 faz 30 fps fotografando em RAW!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #27 Online: 20 de Janeiro de 2013, 11:46:11
Eu tb acho q esse sistema não vai substituir a fotografia, por dois motivos:
1- O uso criativo do flash.
2- Imagina o trabalho q daria para retirar os melhores frames (fotos) de um casamento inteiro. Vamos supor que a câmera grave em 24fps, em 2 horas de filmagem seriam 172.800 frames para analisar e retirar os melhores. :ponder: :ponder: :ponder:

Douglas, eu torço para que isso não ocorra, gosto de fotografar e não me vejo filmando, mas...

Muitos fotografos top não usam flash.

Com o tempo os fabricantes vão desenvolver recursos para retirar frames dos videos com facilidade.

Quanto a questão "preço de equipamento", hoje é inviavel, mas e daqui a 5 ou 10 anos? Lembram quando saiu as primeiras digitais, quanto custava uma "Mavika"?

Acho que este é sim um paradigma que será quebrado, acho que daqui uns 10 anos a fotografia será apenas um hobby como é a fotografia analógica hoje.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 20 de Janeiro de 2013, 13:24:51
A v1 faz 30 fps fotografando em RAW!

Aí sim! Pena que o tamanho do sensor é relativamente pequeno, mas já dá pra fazer um belo vídeo com as fotos, em resolução maior do que as câmeras de vídeo tradicionais!

A V1 tem obturador?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 20 de Janeiro de 2013, 14:32:52
Aí sim! Pena que o tamanho do sensor é relativamente pequeno, mas já dá pra fazer um belo vídeo com as fotos, em resolução maior do que as câmeras de vídeo tradicionais!

A V1 tem obturador?
Tem sim, tem um mecânico e outro eletrônico. Para as velocidades mais altas ela usa o eletrônico!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr