Autor Tópico: DSLR's 4K - Um novo paradigma será quebrado ??  (Lida 4551 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Online: 16 de Janeiro de 2013, 19:44:01
Curiosa reportagem do site HDSL.com.br, especializado em artigos sobre filmagem com DSLR.

http://hdslr.com.br/2012/12/28/a-canon-pretende-acabar-com-os-fotografos-nos-casamentos/

A pouco tempo atrás quebrou-se um paradigma, de que "DSLR não é feita para filmar". Hoje as grandes produtoras substituiram várias de suas filmadoras dedicadas por DSLR's, e DSLR's filmando formaturas e casamentos não é mais novidade. Aliás, várias empresas oferecem pacotes com fotografia e filmagem com DSLR, sendo que assim as mesmas câmeras que fotografam podem fazer o registro em vídeo, compartilhando ainda as lentes, o que diminui custo e agrega valor ao produto final.

Agora, com a nova safra de filmadoras 4K, que filmam com resolução 4096 x 2160, abre-se uma nova possibilidade, a de simplesmente extrair os quadros das fotos do vídeo gravado (ainda mais, creio eu, se ele for gravado externamente, sem compactação).

Obviamente ainda tem um longo caminho pela frente para tornar isso possível, mas será que é factível pelo menos em determinadas áreas da fotografia ???  Em um primeiro momento é muito estranho e parece impossível, mas pensando bem, a 10 anos atrás também parecia impossível que as filmadoras fossem substituídas por câmeras fotográficas nos eventos.

Abaixo, o link para uma imagem exemplo. Em um primeiro momento, não parece grande coisa. Mas não deixa de ser impressionante quando pensamos que a foto é na realidade um quadro extraído de um vídeo.

http://hdslr.com.br/wp-content/uploads/2012/12/Wedding.jpg

No sentido inverso, e por outro lado, um filme feito a partir de uma sequência de fotos de uma 1Dx a 14fps, com toda a resolução a que tem direito.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qU71wZBoA1E

Algo grande vai acontecer entre fotografia e vídeo nos próximos anos. Ou não ????  :shock:
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2013, 19:54:05 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2013, 20:07:28
Eu já pensei sobre isso diversas vezes. Com as 4K finalmente dá pra extrair uma foto em tamanho decente para ser impressa em grandes formatos. Talvez no futuro a gente perca o emprego, ou tenha que virar cinegrafista (coisa que não gosto nem um pouco...).

Mas uma coisa ainda não é possível de ser feita em filmagem, pelo menos não com a rapidez da foto: o uso criativo do flash. Um bom flash rebatido, bem utilizado, gera uma imagem ainda superior à imagem de uma filmadora, mesmo que use uma iluminação contínua externa. A potência do flash é muito maior que a da luz de filmagem, o suficiente para iluminar um salão. Se a filmadora se utilizasse de uma luz assim, cegaria todo mundo na festa, rsrs.

Mas sei lá, imagino que daqui a uns 10 anos a coisa toda vai estar muito diferente. Vamos ver o que rola, e rezar pelos nossos empregos, ahahah.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2013, 21:13:46
Videos de 14fps sao chatos de se assitir, devido ao framerate baixo. O minimo eh 24fps. Eh uma reflex nao consegue "filmar" assim com takes longos, pq o buffer da camera enche rapido, limitando a filmagem a cenas de curta duraçao.

Usar cameras pra filmar e retirar frames para impressao, criando fotos, eh uma ideia antiga e sonho de um monte de cinegrafistas que se acham fotografos. Nunca que isso ocorrerá sem perda de qualidade, devido a falta do flash nas filmagens e seu uso criativo.

Nos USA, eh comum casamentos em locais abertos e durante o dia, ai sim, fica facil frames de filmagem substituirem fotos "de verdade". Uma FF atual com lentes 1.4 a 2.8 e ISO 6400, capta toda a miriade da iluminaçao da igreja e do salao de recepçao. Os sensores das filmadoras nao tem essa desenvoltura assim em ISO tao alto, devido ao sensor menor.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2013, 23:02:37
Mad, obviamente os 14 fps são apenas uma demonstração do que é possível hoje e era impensável até a poucos meses atrás. Mas continua sendo inviável, pelo menos por enquanto. Imagina só quanto tempo um obturador ia durar :)  A postagem foi um contraponto, filme que é transformado em foto, e fotos que são transformados em filme.

Já em relação ao flash, mesmo no Brasil tem pilhas de fotógrafos de eventos que não usam flash. Vai do gosto de cada um, eu quase sempre prefiro o flash bem utilizado. Mas sabe-se lá o que vai acontecer daqui a uns 5 ou 10 anos, quando câmeras terão talvez ISO 50000 utilizável e cartões de 1Tb forem comuns. Acho que tudo está em aberto e é impossível prever o que vai acontecer.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2013, 23:17:39
No sentido inverso, e por outro lado, um filme feito a partir de uma sequência de fotos de uma 1Dx a 14fps, com toda a resolução a que tem direito.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qU71wZBoA1E

Caramba, só agora vi o vídeo, chega a ser assustador mesmo pensar que são fotos! Acho que vale apenas como curiosidade, lógico, mas acredito que em alguns anos teremos câmeras que fazem mais de 20fps, e aí já daria pra fazer vídeos razoáveis e com resolução gigantesca!


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2013, 00:29:15
Eu vi recentemente uns vídeos de menu de câmera dando opções de 4K, mas não vou lembrar qual camera era e se usava firmware original.
Infelizmente eu passei meio corrido por esse vídeo...
Portifólio: www.banionis.com


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2013, 00:38:10
Caramba, só agora vi o vídeo, chega a ser assustador mesmo pensar que são fotos! Acho que vale apenas como curiosidade, lógico, mas acredito que em alguns anos teremos câmeras que fazem mais de 20fps, e aí já daria pra fazer vídeos razoáveis e com resolução gigantesca!

Pela lógica, acho q as Sony Alpha serao as primeiras a atingirem os 24fps de velocidade, pelo prisma no lugar do espelho. O q falta sao cartoes rapidos, buffer grande e veloz e processador que suporte um negocio desses!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2013, 00:59:37
Tem umas coisas que não entendo nisso tudo, estão falando em uso de dslr em filmagens. Francamente, acho a melhor dslr paa filmagens fraca frente a uma boa filmadora.
Ocorre o seguinte, estou falando de cÂmeras caras usadas em telejornalismos, são câmeras sensacionais. Se estivéssemos falando em dslr sustituir pequenas camcorders caseiras eu até compreenderia, mas estão falando em substituir cÂmeras profissionais de filmagem? Ou pior, estão falando que o pessoal de filmagem usa camcorders caseiras para seus trabalhos profissionais, é isso.
Reconheço que não entendo patavinas de filmagens de eventos. Só conheço as camcorders caseiras e as cÂmeras profissionais (e essas, não de muito perto)


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2013, 07:51:55
Tem umas coisas que não entendo nisso tudo, estão falando em uso de dslr em filmagens. Francamente, acho a melhor dslr paa filmagens fraca frente a uma boa filmadora.
Ocorre o seguinte, estou falando de cÂmeras caras usadas em telejornalismos, são câmeras sensacionais. Se estivéssemos falando em dslr sustituir pequenas camcorders caseiras eu até compreenderia, mas estão falando em substituir cÂmeras profissionais de filmagem? Ou pior, estão falando que o pessoal de filmagem usa camcorders caseiras para seus trabalhos profissionais, é isso.
Reconheço que não entendo patavinas de filmagens de eventos. Só conheço as camcorders caseiras e as cÂmeras profissionais (e essas, não de muito perto)

No filme Capitão América foram usadas 5DmarkII, o fato de a câmera ser pequena possibilita colocá-la em locais onde os grandes equipamentos de filmagem do cinema não poderiam ser alocados, Homem de Ferro II tb teve imagens feitas por elas, então na verdade elas são um complemento nos filmes claro, mas não se pode subestimar a qualidade delas com as lentes de série L, Se dá pra fazer filmes de ação, quem dirá eventos, que é um pouco menos dinâmico, mas precisa de muita agilidade e habilidade.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2013, 07:52:54
Caracah, imagine uma FF sucessora da Alpha 99 mas q consiga 24fps por 10 segundos antes de encher o buffer e descarregar essas fotos pro cartao. Teriamos a possibilidade de uma filmagem em altissima resoluçao e com o uso de um sensor de 35mm digital. Isso serah bem mais barato, facil e pratico q o uso dessas carissimas e pesadissimas cameras filmadoras profissionais. Eh soh uma questao de tempo pra isso ser possivel.

Algumas dessas "filmando" o casamento em takes curtos de 10 seg, eh soh questao de tempo mesmo! O resto eh fundir as fotos num filme atraves de ediçao e sincronizar o audio captado por outra maneira.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2013, 08:20:50
Com certeza...
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2013, 09:29:57
Sei não Mad, sabe essas fotos noturnas que a gente deixa o obturador abertão uns 3 segundos. Vi um telejornal essa semana aqui em Fortaleza mostrando o trânsito em uma avenida movimentada a noite, tava com uma nitidez absurda e extremamente clara. Acho que 24 fps nessa qualidade ainda não tem dslr capaz de chegar perto. Com boa iluminação até acho que rola.
Fiquei curioso e vou dar uma procurada no que é ofertado para câmeras de vídeo semi e profissionais.

Achei essa aqui, num preço compatível com o bolso de quem faz eventos mais "sofisticados", tem outras mais caras. Com o pouco que conheço disso eu gostei, das especificações.
http://www.panasonic.com/business/provideo/AG-AC90.asp
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 09:48:01 por Carcarah »


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:06:55
Carcarah, eu trabalho mais com vídeo do que foto, muito no ramo publicitário.

O que acontece na maior parte das vezes é a diferença de preços. Enquanto uma máquina profissional como uma RED custa valores absurdos, uma 5D3 custa uns 20% desse valor. Fora as lentes e a facilidade de encontrar lentes pra DSLR diante das lentes próprias para as filmadoras.
Então teoricamente o que tem ocorrido pro uso das DSLR é redução de custo + facilidade de acesso ao equipamento.
Portifólio: www.banionis.com


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:17:28
Carcarah, eu trabalho mais com vídeo do que foto, muito no ramo publicitário.

O que acontece na maior parte das vezes é a diferença de preços. Enquanto uma máquina profissional como uma RED custa valores absurdos, uma 5D3 custa uns 20% desse valor. Fora as lentes e a facilidade de encontrar lentes pra DSLR diante das lentes próprias para as filmadoras.
Então teoricamente o que tem ocorrido pro uso das DSLR é redução de custo + facilidade de acesso ao equipamento.

e outra por mais que os valores da RED diminuam as DSLR também vão ficar mais baratas, então continuo ficando com elas, por mais qualidade que tenha uma RED, a praticidade de equipamentos, e de mobilidade que as DSLR apresentam é imbatível, no meu meu ponto de vista.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2013, 13:23:49
Carcarah, o uso de DSLR's como filmadoras no meio publicitário e em eventos está para lá de consolidado. Existem claro situações em que o uso de filmadoras profissionais como as RED ainda são necessários, mas no meio da pirâmide, trabalhos antigamente feitos com estas filmadoras hoje são feitos inteiramente ou em grande parte por DSLR's. Já vi peças publicitárias - comerciais - gravadas na rua inteiramente com DLSR's. Um dos episódios do house foi filmado inteiramente com uma 5D MK II. Boa parte do filme 127 horas, que concorreu ao oscar, também foi. Lá no tópico sobre lentes PC da Nikon postei dois vídeos do Itaú feitos com DSLR e lentes tilt-shift. Aliás, parece-me que bem mais da metade da produção publicitária brasileira hoje já não é mais feita com filmadoras dedicadas. Dá uma olhadinha no http://HDSLR.com.br prá ver o que o pessoal anda fazendo com DSLR's.

O que a DSLR não substitui é a handycam, aquela totalmente amadora, em função do autofoco. Autofoco em vídeo com uma lente f/1.2 ou f/1.4 e um sensor FF é algo muito dificil de ser conseguido com eficiência, e na realidade, as grandes profissionais também focam manualmente. A idéia que muitos usuários tem que o vídeo em DSLR serve para substituir sua handycam, nem sempre é verdade.

Mas a questão aqui nem é essa. É a dúvida de que se em um futuro, sucessoras de DLSR's que filmam em 4K como a 1Dc vão acabar subjugando a fotografia tradicional em algumas áreas, já que ao invés de clicar, basta filmar e extrair o frame mais apropriado do filme.



« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 13:29:37 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460