Autor Tópico: Mais nus,etc. Com grão...!  (Lida 1959 vezes)

claudioclaudiomartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
    • http://www.claudiomartins.com.br
Online: 11 de Junho de 2006, 11:31:04
Estou pensando em abrir um tópico sobre granulação,só por causa da reclamação geral sobre os meus grãos!
Devo explicar que nas fotos em P&B, principalmente em filmes,o grão sempre foi cultuado, o mesmo evidentemente não ocorrendo com as cameras digitais, onde o grão é um defeito, uma catapora tricolor absolutamente indesejável.
Mesmo assim, como estou acostumado no meu trabalho a lidar com o inesperado, o acaso, o erro,etc. e tentar sempre usá-lo a meu favor, acho que o ruído das digitais ,pode também ser utilizado-com um programa de edição- como um elemento de criatividade.
Portanto, um tópico inédito em todo o mundo!  Brasil, o maior exportador de Grãos!
Abraços,
Cláudio.


« Última modificação: 11 de Junho de 2006, 11:38:38 por claudioclaudiomartins »
CláudioCláudioMartins


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2006, 12:08:09
Olah Cláudio!

Entendo esta sua preocupação e seu ponto de vista.
Mas veja soh... nós, garotos da geração digital, fomos mal educados pelo mercado, que nos empurrou equipamentos ruidosos e ao mesmo tempo condenou isto, para fazer-nos desejar aquelas máquinas noise-free (as mais caras, claro).
Por isso que hoje em dia temos esta geração de fotógrafos e clicadores anti-ruído. E esta má-educação acabou podando muito da nossa sensibilidade.

Mas o tempo e amadurecimento (pra quem busca, claro) vai fazendo as nossas fichas caírem. A um ano atrás, se eu visse estas suas fotos, com certeza eu tocaria no assunto ruído. Seria pra mim a coisa que mais chamaria a atenção, mais ateh do que a composição em si. Hoje não... o que vejo em fotos como esta é o volume, profundidade, e claro, todo o contexto que ela passa. O ruído só ajudou no clímax. eheheheh!
Mesmo assim.... tenho uma dúvida com relação ao processamento destas imagens.... Qdo olho apenas para o ruído, ele me dá a sensação de que é um jpg super compactado, com aqueles artifacts, que acabam deteriorando um pouco a imagem, ao mesmo tempo que observo que estas imagens estão com uma média de 300k, e por conta disto não deveria acontecer esta rugosidade característica do jpg.

Pra finalizar.... vejo que vc é um usuário relativamente novo aqui, e que começou só postar agora. Então... seja bem vindo... e espero que gente troque muitas figurinhas aqui.

Um abraço.
 
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2006, 12:11:00
Claudio,

Acho que a fotografia e a pintura andam paralelamente, e essa questão de grão na foto, ao meu ver, é uma dosagem de arte na fotografia, grão demais, deixa uma foto virar uma pintura, foge um pouco da realidade, que é o objetivo de fotografia, e qdo. isso acontece, temos outra percepção na foto.......e como toda arte é subjetiva, o gosto de cada um......... não se discute :laughing:

Abração!!!

Tang


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2006, 12:26:23
Cláudio:

Inscreva-me, por favor, como aliado na sua cruzada.

Sou um crítico do paradigma digital, dessa busca insana pela imagem igualmente limpa e sem graça.

Há algo que sempre fica oculto nesse debate, que é pelo fato da captura digital ser linear, para conseguirmos uma curva de contraste legal temos de forçá-la, e a forçando temos um nível de grãos/ruído que não será tão diferente do filme.

A foto que mais gostei entre essas suas três foi a segunda, embora a primeira também esteja muito boa, seja pela composição assimétrica, seja pela fantástica camisa de um dos retratados.

Mesmo nas fotos em cores, não vejo o ruído como algo nocivo. Depense, é claro, de sua adequação, mas não vejo a imagem lisa como meta a ser perseguida extamente, a não ser em paisagens onde ela me parece em geral necessária. Mas em cenas humanas não.

Abraços,
Ivan


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2006, 12:40:35
Citar

Claudio, mais 3 otimas fotos.

Agora em relação ao grão(pra variar :laughing: ) Nessas duas ultimas ele já não me incomodou tanto.

Mas uma coisa me fez pensar agora. Na foto digital, o tão odiado ruido só é visivel quando visto no monitor, porque na versão impressa ele simplesmente some. Sei que um grão tão alto não vai sumir, mas acredito que deva ter uma aparencia mais agradavel.

Acho que o caso aqui é como o Tang disse. Grão em excesso. Foi só isso que me incomodou. E veja, eu fotografo as vezes em filme PB, mas ainda não fiz a minha propria revelação. E acabo de fazer a minha primeira experiencia com puxada de ISO. Puei um Neopan 100 pra 800. Bom, a primeira com PB, porque acidentalmente puxei um Provalue 100 pra 400 uns tempos atras :laughing:

Na colorida, acho que a puxada não ficou legal, aumentou demais o contrasdte. Mas isso fica legal em PB. Amanha mando revelar, vamos ver como fica.

Assim como o Ivan, acho essa busca por imagens lisas desnacessaria. Mas em certos casos, excessos são prejudiciais.

Espero gostar do resultado da minha experiencia :laughing:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2006, 17:46:18
Problema é deixar um grão agradável numa foto cor (como em filme fica)...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2006, 00:27:42
Esses dias alguém por aqui comentou de uma manhã pra deixar o ruído monocromático. Procurei ali no campo de busca mas não encontrei o tópico. Alguém sabe onde tá?  :denken:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS