Isso na verdade existe desde os anos 70, o pessoal usava pra adaptar lentes de cinema de formatos diferentes.
Não é nada demais isso, é um pedaço de vidro que afunila o círculo de projeção num círculo menor. Quem não colou nas aulas de física no segundo e terceiro anos do colégio vai se lembrar que se vc aperta um círculo de projeção diminui a profundidade de campo, uma vez que pra ver a foto do círculo de projeção menor ampliada do mesmo tamanho da do círculo de projeção maior ela vai ter que ser mais ampliada.
Quanto a luz a mais, é só pensar que uma lente FF num sensor DX é um crop, mas a lente está projetando imagem nas bordas, a câmera é que não tem sensor até as bordas pra ver a imagem toda. Se vc aperta o círculo de projeção pra ficar do tamanho do sensor, agora ele está "vendo" as bordas da imagem tb. Mais imagem apertada na mesma área, entrou mais luz. Daí rola exatamente esse efeito que o Zeca descreveu aí: parece que ficou tudo uma droga mas é porque ficou na verdade com muito pouca profundidade de campo. Se vc medir os T/stops na saída da lente, com o adaptador e sem adaptador, e "calibrar" os f/stops no anel do diafragma de acordo, a imagem apertada com o adaptador no APS vai ser na verdade um pouquinho mais escura que a imagem sem adaptador no FF, mas o pessoal não sabe matemática nem física e acha que a lente "clareou mas piorou a qualidade".
Na verdade fica quase a mesma coisa, dependendo da qualidade do vidro e do projeto da lente, evidentemente. Vc está colocando um vidro que o cara que pensou a lente não contou pra estar alí. Pode dar certo e pode dar errado, só testando lente a lente, depende do desenho.
Agora, impressionante como esse pessoal de marketing desses produtos assim meio geeks tira proveito da ignorância das pessoas, né? É sério que isso tá sendo apresentado como novidade?
Isso de tempos em tempos rola pelo ebay, pra câmera velha de cinema, não é um negócio raro nem nada...