Autor Tópico: Quase Full Frame!  (Lida 11954 vezes)

clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2013, 20:19:08
Só olhei as fotos, não li os comentários. Mas aposto que ele não gostou... :assobi:
------------------------------------------
edit: Vlw por postar aqui cara!
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 20:19:32 por clac »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2013, 21:08:51
Tem outro tópico sobre isso aqui no fórum: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=80998.0;topicseen
Mas lá o pessoal pareceu menos "desconfiado" que os daqui.


Fabio Machado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
  • Sexo: Masculino
    • 500px.com/fabiomachado
Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:03:39
Falando sobre física e matemática, a primeira não é nada sem a segunda. Então se na equação o número f diminui, significa que isso acontece na prática.

Trocando em miúdos, podemos tomar como exemplo duas lentes hipotéticas, uma 100mm f/4 e uma 50mm f/2, a segunda é mais clara correto? Porém as duas têm exatamente o mesmo diâmetro interno, ou seja, 25mm. Então, mantendo o diâmetro interno constante, se eu aumento a distância focal o número f diminui, aumentando a exposição.

Agora, pagar 600 dólares por esse adaptador, melhor juntar um pouco mais e comprar outra lente!
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 22:13:18 por Fabio Machado »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:07:41
Trocando em miúdos, podemos tomar como exemplo duas lentes hipotéticas, uma 100mm f/4 e uma 50mm f/2, a segunda é mais clara correto? Porém as duas têm exatamente o mesmo diâmetro interno, ou seja, 25mm. Então, mantendo o diâmetro interno constante, se eu aumento a distância focal o número f diminui, aumentando a exposição.

Tenho uma dúvida relacionada à isso:
Uma suposta 100mm f/4 proporciona o uso da mesma velocidade do obturador, ou seja, entra a mesma luz, do que uma suposta 50mm f/2 ?? :ponder:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Fabio Machado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
  • Sexo: Masculino
    • 500px.com/fabiomachado
Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:16:56
Tenho uma dúvida relacionada à isso:
Uma suposta 100mm f/4 proporciona o uso da mesma velocidade do obturador, ou seja, entra a mesma luz, do que uma suposta 50mm f/2 ?? :ponder:

Não. A exposição não depende da distância focal e sim somente da abertura, velocidade e ISO. A suposta 100mm f/4 é mais escura que a 50mm f/2.

Não tenho certeza sobre isso, mas imagino que a quantidade de luz que chega ao sensor não depende somente do diâmetro interno, mas também da distância focal. Então apesar de ter o mesmo diâmetro interno, chega mais luz no sensor quando você usa a 50mm f/2.  :ponder:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:37:03
Tem uma análise bem mais completa aqui:

http://www.eoshd.com/content/9474/prototype-metabones-speed-booster-equipped-nex-7-vs-full-frame-5d-mark-iii

O cara usou lentes na 5D MKIII e comparou as mesmas com o Speed Booster na NEX-7.

Ele afirma que:
- o ângulo de visão fica o mesmo nas duas (conforme o esperado)
- entra mais luz no sensor (conforme esperado); ele teve que usar ISO 1600 na APS-C enquanto precisou colocar 3200 na 5DIII
- o adaptador diminui o DOF, deixando o desfoque de fundo e profundidade idênticos à full frame (isso foi uma surpresa pra mim, não sabia que o adaptador seria capaz disso)
- a qualidade da imagem deu uma leve piorada (ao contrário do que o fabricante alegou!!)

Só lembrando que o cara usou um protótipo. Talvez eles consigam melhorar a questão da qualidade de imagem no produto final. E ele também reclamou que teve problemas pra focar no infinito.

De qualquer forma, mesmo com os contra-tempos, achei esse um produto impressionante. Mas vamos esperar mais reviews.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:46:44
Tem uma análise bem mais completa aqui:

http://www.eoshd.com/content/9474/prototype-metabones-speed-booster-equipped-nex-7-vs-full-frame-5d-mark-iii

O cara usou lentes na 5D MKIII e comparou as mesmas com o Speed Booster na NEX-7.

Ele afirma que:
- o ângulo de visão fica o mesmo nas duas (conforme o esperado)
- entra mais luz no sensor (conforme esperado); ele teve que usar ISO 1600 na APS-C enquanto precisou colocar 3200 na 5DIII
- o adaptador diminui o DOF, deixando o desfoque de fundo e profundidade idênticos à full frame (isso foi uma surpresa pra mim, não sabia que o adaptador seria capaz disso)
- a qualidade da imagem deu uma leve piorada (ao contrário do que o fabricante alegou!!)

Só lembrando que o cara usou um protótipo. Talvez eles consigam melhorar a questão da qualidade de imagem no produto final. E ele também reclamou que teve problemas pra focar no infinito.

De qualquer forma, mesmo com os contra-tempos, achei esse um produto impressionante. Mas vamos esperar mais reviews.
Sim, agora sim, uma análise realmente mais completa. Aconteceu como esperava. Mas esse negócio de que melhora a qualidade, que eles prometeram... Isso é claro que não. Uma lente pra FF vai se comportar como se comportaria na FF, mas o sensor é o mesmo... O máximo que eles conseguem é diminuir essa perda qualidade. Mas se eles conseguirem aumentar... Eu dou 100 reais para cada um que participou desse tópico.
PS: Não tem como vocês cobrarem de verdade né?  :assobi:  :hysterical:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2013, 23:02:20
Vídeo feito com o adaptador:



Estou realmente impressionado, mesmo que a qualidade de imagem preliminar apresente uma possível perda (perda leve, vamos ser sinceros). Comprei uma FF porque queria ter o DOF do sensor maior e ainda poder usar lentes com o ângulo de visão nativo... não existe ângulo de 28mm com DOF de f/1.8 em APS-C, por exemplo.

Mas agora esse adaptador muda tudo. Ficaria muito tentado a vender minha 5D e comprar uma Olympus EP-5 e ser feliz com esse adaptador. Só não sei se iria me virar só com o foco manual.

Enfim, ao que tudo indica esse produto é muito positivo, tem muita gente grande da cinematografia (que entende do que fala) cantando os louvores desse Speed Booster:

http://philipbloom.net/2013/01/13/speedbooster/


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Janeiro de 2013, 23:31:48
Muito bom, fiquei  :shock:



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 18 de Janeiro de 2013, 23:41:42
Parece ser impressionante mesmo o resultado, espero que lancem para Pentax também  :assobi:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #40 Online: 19 de Janeiro de 2013, 12:08:39
Realmente impressionante.  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Konica forever

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Vejam imagens da venda no Imageshack
Resposta #41 Online: 19 de Janeiro de 2013, 23:43:19
Vídeo feito com o adaptador:



Estou realmente impressionado, mesmo que a qualidade de imagem preliminar apresente uma possível perda (perda leve, vamos ser sinceros). Comprei uma FF porque queria ter o DOF do sensor maior e ainda poder usar lentes com o ângulo de visão nativo... não existe ângulo de 28mm com DOF de f/1.8 em APS-C, por exemplo.

Mas agora esse adaptador muda tudo. Ficaria muito tentado a vender minha 5D e comprar uma Olympus EP-5 e ser feliz com esse adaptador. Só não sei se iria me virar só com o foco manual.

Enfim, ao que tudo indica esse produto é muito positivo, tem muita gente grande da cinematografia (que entende do que fala) cantando os louvores desse Speed Booster:

http://philipbloom.net/2013/01/13/speedbooster/

Link interessante, este do artigo, e o video tb. (do mesmo autor)
Agora tb. fico impressionado, mas minha tela é pequena (19" e 1440x900), queria ver em HD.
Tornaria este Voigtländer 2/40mm (FX) que ainda tenho em 1//20mm.
idioma teuto-português; Olympus E-M5 + Konica T3n, Hexanon 4/21, 2/35, 1.8/40


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #43 Online: 24 de Janeiro de 2013, 01:12:38
 A leve piora na qualidade é notada somente nas máximas aberturas quando elas se tornam ainda mais claras, especialmente quando ficam sub f:1.0 ou próxima a isto. Ou seja, é óbvio que a mesma lente é mais nítida em 1.8 do que 1.2, o lance é: vc agora passa a ter a opção de 1.2, e se der uma fechada e voltar para 1.8(2.5 na lente), vai ter ganho de nitidez, comparando a mesma lente que antes tinha a máxima abertura em 1.8. Algumas lentes vinhetaram um pouco nas nex (vinhetam tbem nas FF), o que provavelmente acontecerá muito menos nas m4/3, ou menos ainda pra quem faz vídeo, devido ao corte nas pontas.

Os testes MTF estão mostrando ganho em resolução. Se ganha em resolução, ganha 1 stop e aumenta o ângulo ... parece que ela faz realmente o que diz fazer.

Obs 1: as voigt 25 e 17.5 .95 irão baixar de preço : )  e as FF manuais antigas irão subir : (  como aconteceu com a chegada das sem-espelho em 2009.
Obs 2: é ganho de 0.71 no ângulo, uma 50mm não fica equivalente a uma 25mm, mas fica como uma 35mm.
Obs 3: o preço do adaptador pra quem tem apenas uma lente não vale muito a pena, mas passa a fazer sentido quando se tem várias : )


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #44 Online: 27 de Janeiro de 2013, 19:58:56
Isso na verdade existe desde os anos 70, o pessoal usava pra adaptar lentes de cinema de formatos diferentes.

Não é nada demais isso, é um pedaço de vidro que afunila o círculo de projeção num círculo menor. Quem não colou nas aulas de física no segundo e terceiro anos do colégio vai se lembrar que se vc aperta um círculo de projeção diminui a profundidade de campo, uma vez que pra ver a foto do círculo de projeção menor ampliada do mesmo tamanho da do círculo de projeção maior ela vai ter que ser mais ampliada.

Quanto a luz a mais, é só pensar que uma lente FF num sensor DX é um crop, mas a lente está projetando imagem nas bordas, a câmera é que não tem sensor até as bordas pra ver a imagem toda. Se vc aperta o círculo de projeção pra ficar do tamanho do sensor, agora ele está "vendo" as bordas da imagem tb. Mais imagem apertada na mesma área, entrou mais luz. Daí rola exatamente esse efeito que o Zeca descreveu aí: parece que ficou tudo uma droga mas é porque ficou na verdade com muito pouca profundidade de campo. Se vc medir os T/stops na saída da lente, com o adaptador e sem adaptador, e "calibrar" os f/stops no anel do diafragma de acordo, a imagem apertada com o adaptador no APS vai ser na verdade um pouquinho mais escura que a imagem sem adaptador no FF, mas o pessoal não sabe matemática nem física e acha que a lente "clareou mas piorou a qualidade".  :D

Na verdade fica quase a mesma coisa, dependendo da qualidade do vidro e do projeto da lente, evidentemente. Vc está colocando um vidro que o cara que pensou a lente não contou pra estar alí. Pode dar certo e pode dar errado, só testando lente a lente, depende do desenho.

Agora, impressionante como esse pessoal de marketing desses produtos assim meio geeks tira proveito da ignorância das pessoas, né? É sério que isso tá sendo apresentado como novidade?

Isso de tempos em tempos rola pelo ebay, pra câmera velha de cinema, não é um negócio raro nem nada...

 :)

http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k