Autor Tópico: Quase Full Frame!  (Lida 11952 vezes)

thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #45 Online: 27 de Janeiro de 2013, 20:00:55
Caraca tinha tanto tempo que eu não vinha aqui que meu avatar tinha cabelo!

Pô hj em dia eu sou careca, que coisa!  :hysterical:
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #46 Online: 27 de Janeiro de 2013, 20:24:40
Uma coisa aqui que me ocorreu: é só pensar em como funciona um teleconverter. Ele faz exatamente a mesma coisa só que ao contrário, aumenta o círculo de projeção pra fora do sensor, daí vc fotografa um crop, daí parece que aumentou a distância focal. Por isso que tele converter por mais perfeito que seja sempre perde luz (que é essa imagem que está sendo projetada fora do sensor) e amplia as imperfeições da lente que está sendo usada, pois é um crop.

A transmissividade do vidro em ambos os casos é praticamente irrelevante. O que faz a luminosidade mudar de maneira perceptível é a mudança no tamanho do círculo de projeção.

Isso é fácil de perceber pra quem fotografa em vários formatos diferentes. Essa questão aliás é prima daquela outra que assombra os fóruns não só pelo Brasil, mas pelo mundo: Existe de fato a tal distancia focal "equivalente" em formatos diferentes? (A resposta é: não, não existe. E mais uma vez quem fotografa com vários formatos é capaz de perceber isso intuitivamente, antes de pensar na questão. Tá escrito no Ansel Adams tb pra quem não consegue perceber as coisas. Mas na grande maioria dos fóruns são poucos os que fotografam, e os que lêem então são menos ainda, infelizmente...)

 :ok:
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #47 Online: 28 de Janeiro de 2013, 18:19:13
Isso na verdade existe desde os anos 70, o pessoal usava pra adaptar lentes de cinema de formatos diferentes.

Não é nada demais isso, é um pedaço de vidro que afunila o círculo de projeção num círculo menor. Quem não colou nas aulas de física no segundo e terceiro anos do colégio vai se lembrar que se vc aperta um círculo de projeção diminui a profundidade de campo, uma vez que pra ver a foto do círculo de projeção menor ampliada do mesmo tamanho da do círculo de projeção maior ela vai ter que ser mais ampliada.

É um pedaço de vidro, assim como uma Leica Noctilux "são vários pedaços de vidro".. mas se este(s) pedaço(s) de vidro não for(em) desenhado(s) com maestria e fabricado(s) nos melhor(es) padrões de qualidade, o resultado deixa a desejar. A Metabones não inventou a roda, mas se o produto não existia no mercado, ela trouxe algo novo... e vida nova para lentes antigas. Um adaptador com desenho genérico não conseguiria aumentar a resolução efetiva, pois um "vidro a mais" na lente só prejudicaria a imagem, o speedbooster vem mostrando em testes MTF, que a resolução aumenta.


Quanto a luz a mais, é só pensar que uma lente FF num sensor DX é um crop, mas a lente está projetando imagem nas bordas, a câmera é que não tem sensor até as bordas pra ver a imagem toda. Se vc aperta o círculo de projeção pra ficar do tamanho do sensor, agora ele está "vendo" as bordas da imagem tb. Mais imagem apertada na mesma área, entrou mais luz. Daí rola exatamente esse efeito que o Zeca descreveu aí: parece que ficou tudo uma droga mas é porque ficou na verdade com muito pouca profundidade de campo. Se vc medir os T/stops na saída da lente, com o adaptador e sem adaptador, e "calibrar" os f/stops no anel do diafragma de acordo, a imagem apertada com o adaptador no APS vai ser na verdade um pouquinho mais escura que a imagem sem adaptador no FF, mas o pessoal não sabe matemática nem física e acha que a lente "clareou mas piorou a qualidade".  :D

Na verdade fica quase a mesma coisa, dependendo da qualidade do vidro e do projeto da lente, evidentemente. Vc está colocando um vidro que o cara que pensou a lente não contou pra estar alí. Pode dar certo e pode dar errado, só testando lente a lente, depende do desenho.


Não é bem assim que funciona : )
Um teste simples mostra que realmente a lente passa a funcionar com uma luminosidade real maior, se a mesma foto precisa se uma velocidade de obturador superior para registrar a mesma exposição, é que realmente a lente "ficou mais clara".  A famosa lente 0.7 que Kubrik usou em Berry Lyndon foi modificada de maneira semelhante.


Agora, impressionante como esse pessoal de marketing desses produtos assim meio geeks tira proveito da ignorância das pessoas, né? É sério que isso tá sendo apresentado como novidade?

Isso de tempos em tempos rola pelo ebay, pra câmera velha de cinema, não é um negócio raro nem nada...

 :)


Na boa, hj em dia nada realmente se cria, tudo se modifica ou se adapta, se eu quisesse tal efeito nas minhas lentes não teria um produto no mercado, se hj tem, é porque o produto é novo. E os velhos conversores para cinema não conversam com lentes de montagem ativa, além de serem difíceis de serem adaptados para lentes das quais eles não foram desenhados.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #48 Online: 28 de Janeiro de 2013, 18:41:46
Uma coisa aqui que me ocorreu: é só pensar em como funciona um teleconverter. Ele faz exatamente a mesma coisa só que ao contrário, aumenta o círculo de projeção pra fora do sensor, daí vc fotografa um crop, daí parece que aumentou a distância focal. Por isso que tele converter por mais perfeito que seja sempre perde luz (que é essa imagem que está sendo projetada fora do sensor) e amplia as imperfeições da lente que está sendo usada, pois é um crop.

A transmissividade do vidro em ambos os casos é praticamente irrelevante. O que faz a luminosidade mudar de maneira perceptível é a mudança no tamanho do círculo de projeção.

Exatamente, mas ela faz tudo ao inverso.. um teleconverter perde luz , diminui o ângulo(cropa) e aumenta as imperfeições, um redutor focal aumenta o ganho de luz e o ângulo de captação, além de diminuir as imperfeições.



Isso é fácil de perceber pra quem fotografa em vários formatos diferentes. Essa questão aliás é prima daquela outra que assombra os fóruns não só pelo Brasil, mas pelo mundo: Existe de fato a tal distancia focal "equivalente" em formatos diferentes? (A resposta é: não, não existe. E mais uma vez quem fotografa com vários formatos é capaz de perceber isso intuitivamente, antes de pensar na questão. Tá escrito no Ansel Adams tb pra quem não consegue perceber as coisas. Mas na grande maioria dos fóruns são poucos os que fotografam, e os que lêem então são menos ainda, infelizmente...)

 :ok:

Discordo. Veja que isto pode ser (e é) interpretado de maneiras diferentes, pois quando se fala em "equivalência" nem sempre é só matemática que conta.
A "equivalência" focal é mais um efetivo método de comunicação, do que um termo para ser óticamente preciso.

Eu uso formatos diferentes, mais em vídeo e cinema do que fotografia, conheço as distancias focais de cada formato que eu uso, porém, (um grande porém aqui) a maneira mais simples de se comunicar com outros profissionais que usam sistemas diferentes é usando a tal da "equivalência". Pra quem trabalha só, isto não faz o menor sentido.. o melhor é mesmo saber a distância focal real do sistema que se usa, mas em uma equipe com várias pessoas, há uma necessidade de buscar um elo comum, uma tradução literal para que o trabalho flua. Daí o surgimento da medonha "equivalência focal".

Muitos teóricos podem se espernear dizendo que isto é besteira e não existe, mas na prática, esta conversão fictícia ajuda muito o entendimento global do ângulo a ser registrado. O que acontece é que a mídia (e seus seguidores) exagera um pouco e converte tudo pra equivalência em 35mm, como se todo mundo viesse de tal formato.  No cinema por ex. dizer "equivalente a 35mm" corresponde um ângulo bem diferente do 35mm still, porque o quadro é fotografado usando as laterais menores da pelicula. Muita gente nunca usou uma câmera fotográfica de 35mm, ja nasceu fotografando em APS (e derivados) e continua usando o valor "equivalente em 35mm" como padrão, isto sim é besteira, não conhecer o formato que usa, mas usar um termo com equivalência comum para facilitar a comunicação é muito útil.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Janeiro de 2013, 19:01:59
Acho que o funcionamento já ficou claro... O carcarah até deu um exemplo sobre a lupa. E outra coisa... Lentes boas estão para vidro assim como a cavalgada das valquírias está para barulho.
E realmente, não aumenta a entrada de luz, mas diminui o número f e, como falaram, se isso acontece ela fica "mais clara". Número f relaciona área de entrada com área projetada e, como você falou, ela diminuindo a área de projeção deixa a lente "mais clara". Isso não é declaração de quem "não sabe matemática nem física".  :ok:
Mas que aumenta a qualidade eu NUNCA vou admitir, não depois de ter prometido dar 100 reais pra galera se isso acontecesse  :hysterical: :hysterical:.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #50 Online: 28 de Janeiro de 2013, 20:33:31
Zeca, vc só repetiu o que eu falei, espalhando, e colocando a mistificação de vítima do marketing em que vc caiu aí... "A metabones mimimi..." metabones é um monte de chinês comendo terra, polindo vidro e perdendo pedaço do dedo em torno, meu querido. Acorda. Inclusive esses adapatdores metabones -não esse especificamente- eu já usei e são a mesmíssima coisa que qq adaptador do ebay.

Ganhar definição com adaptador com vidro não ganhou, ganhou se a pessoa compara um mesmo f-stop na escala da lente, que como vc mesmo demonstrou não corresponde mais a realidade depois do adaptador. Vai escolher quando entender e quando não entender alguma coisa de acordo com as conveniências?

Tudo bem... mas fica parecendo muita vontade de discordar. Eu vou fingir que eu não sei o motivo. :assobi:

Mas que esse troço existe desde os anos 70, tanto na forma de vários produtos comerciais como simplesmente o cara indo na ótica, passando as especificações da lente e colando ela pelas bordas num pedaço de cano, e colando a lente na câmera com gaffer tape.

Acredite, funcionava.

Eu vou arrumar um nome fantasia de empresa assim bem maneiro, tipo "maximuslenses" e tentar te vender uma porcaria de ferro por 350 dólares pra ver se vc acredita em mim, Zeca!  :D

Mentira, vou não!  :ok:

http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 28 de Janeiro de 2013, 20:41:06
Eu não conheço nem a marca, nem testei o adaptador, nem acredito que ele melhore a imagem (se você ler os meus comantários lá da primeira página, verá... acho que CONTRARIA TODA A LÓGICA!).
Mas acho também que fica melhor que seu pedaço de vidro colado na lente (acho, não testei isso também).
Na verdade, acredito que nos dois casos, não é um bom produto. Nem o adaptador, nem o vidro colado.
----------
PS: Mas a minha opinião é a opinião de um cara que sabe quase nada sobre fotografia, que adora física mas acha óptica a parte mais desinteressaste (no estilo: nossa, diminui a imagem... e dai? cade a parte empolgante? Cade a parte difícil). Mas agora, na prática (não a teoria do funcionamento), acho legal todo o método de construção das lentes(das boas), pra que elas fiquem o mais perfeitas possível, de como os caras evitam cada defeito, cada bolha, os materiais que eles empregam... Dai sim, eu fico empolgado!  :D
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 20:48:26 por clac »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 28 de Janeiro de 2013, 21:55:08
Zeca, vc só repetiu o que eu falei, espalhando, e colocando a mistificação de vítima do marketing em que vc caiu aí... "A metabones mimimi..." metabones é um monte de chinês comendo terra, polindo vidro e perdendo pedaço do dedo em torno, meu querido. Acorda. Inclusive esses adapatdores metabones -não esse especificamente- eu já usei e são a mesmíssima coisa que qq adaptador do ebay.

Um dos projetistas desse Metabones Speed Booster é um cara chamado Brian Caldwell, que está projetando as lentes primes da Panavision para uso em cinema. Esse nome não parece chinês, mas vou mandar um email pra eles perguntando se ele come terra.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 28 de Janeiro de 2013, 22:03:29
Vou pesquisar sobre a Metabones, ver como é... Do modo como vocês falam parece uma boa marca!
PS: Bucephalus, você vai mesmo mandar um e-mail?
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 22:05:12 por clac »


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #54 Online: 29 de Janeiro de 2013, 02:18:38
Muito desaforo e pouco job...

Tô fechando aqui o estúdio e saindo pra jantar... boa noite aí pra vcs! :D

E não vou mandar email pra ninguém não. Minha calças eu mesmo honro. :ok:
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #55 Online: 29 de Janeiro de 2013, 02:24:35
Vou pesquisar sobre a Metabones, ver como é... Do modo como vocês falam parece uma boa marca!

Vítima do marketing... não sabe nem do que se trata mas já tem uma opinião baseada no alheio, é disso aí que eu estou falando.

Aliás gente que defende marca, que conhece "fulano e sicrano" e acha que isso é vantagem, que acha que consumo é identidade... perá lá, né gente.  :assobi:

É um anel de ferro com um vidro no meio. O vidro quem corta é a máquina, o peão só dá polimento. Peça de torno é peça de torno, como a torneira do banheiro. Não tem mistério isso aí não, o povo mistifica pra vender caro.

Igual fotógrafo... quem é fotógrafo sabe que é fácil, só apertar o botãozinho e mais meia dúzia de detalhes, mas o pessoal doura a pílula pra valorizar.

Fui que hj é segunda e daqui a pouco fecha tudo e eu fico com fome. Bjo!
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 29 de Janeiro de 2013, 02:43:54
MODERADO
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2013, 11:27:48 por dimigobbo »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #57 Online: 29 de Janeiro de 2013, 06:10:26
Um dos projetistas desse Metabones Speed Booster é um cara chamado Brian Caldwell, que está projetando as lentes primes da Panavision para uso em cinema. Esse nome não parece chinês, mas vou mandar um email pra eles perguntando se ele come terra.

E que projetou a http://diglloyd.com/articles/CoastalOptics60f4/index.html
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2013, 06:10:55 por Pictus »


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #58 Online: 29 de Janeiro de 2013, 10:22:25
Ó:

Pessoal discutindo isso em 2008: http://www.fredmiranda.com/forum/topic/621792

e em 2009: http://photography-on-the.net/forum/archive/index.php/t-687660.html

Gente que "teve essa idéia" nos fóruns há anos atrás, pra descobrir que isso sempre existiu. Googlem aí que vcs acham. Livro antigo de cinema assim de técnica tem uns que tb tem isso daí.

Pessoal, é só um tele converter invertido! Se dá pra fazer um mini tele converter pra colocar nos adaptadores de M42 pra Nikon, por exemplo, porque não daria pra fazer um mini wide converter? É questão apenas de ter espaço no flange pra chegar a lente mais pra perto do sensor e fazer as superfícies do mini tele converter invertidas, e ele será um wideconverter (ou um inverse tele converter). O teleconverter aumenta o circulo de projeção, ampliando as imperfeições da lente, e jogando luz for na projeção que fica pra fora do sensor. O inverse tele converter aperta o círculo de projeção, dirimindo as imperfeições da lente por diminuir o círculo de projeção, mas não tanto pois a ampliação maior pra chegar no mesmo tamanho da projeção anterior tb compensa os problemas de volta um pouco, e a luz aumenta porque a imagem que estava das bordas pra fora do sensor agora está dentro.

Esse tipo de lente usado pra isso tem inclusive um nome que eu não estou conseguindo me lembrar, que eu estudei isso a muitos anos atrás.

Fazer lente não é tão difícil não, gente. O preço das coisas não é determinado pelo trabalho que elas dão pra serem feitas, mas pelo número de pessoas que querem aquilo vs. o quanto de aquilo têm disponível. Se vc sabe fazer uma coisa que todo mundo quer e vc quer que ela seja cara, é só não fazer o suficiente.

Quanto ao foco encurtar, aí precisa entender o conceito de círculo de confusão, mas se nem sequer o conceito de círculo de projeção foi entendido ainda... o círculo de confusão aqui não fará nada senão jus ao próprio nome.  :D

---

Agora veja que loucura... o cara que tá enganando vcs, lá da California, se dizendo inventor de um troço que sempre existiu, um cara que vcs nunca viram na vida, e vcs tão tratando como "amigo", mandam email, ficam aqui puxando o saco... E eu que tô aqui dividindo com vcs um negócio que eu já sabia, pra vcs não serem enganados, não faz diferença nenhuma pra mim além da felicidade de ver as pessoas não sendo enganadas...

E eu que sou o inimigo.

Depois googlem aí: "Platão e o mito da caverna". E outro mais legal ainda, mas sobre isso tb: "Bion e o gênio/místico."

O Bion eu já aviso que não é pra principiantes.  :D

Sobre o amigo Zamorra, que não teve coragem de se dirigir frontalmente a mim, apenas trazendo uma afirmação insinuativa, covarde e genérica que nem sequer é de autoria própria, mas apenas um chavão repetido, simplesmente por conta do espanto pela presença de um contraditório, é o seguinte: Tem um assunto. Eu estou dentro do assunto, falando dele. O normal em uma discussão é só abrir a boca pra discordar, pra repetir o que já foi dito, pra pensar o que todo mundo já está pensando, não precisa, é perda de tempo seu e dos outros principalmente, o que é falta de respeito.

E veja bem Zamorra, partir pro pessoal em discussões, chamar as pessoas disso, daquilo... penso que pega mal é pra vc, cara. Como diria Don Quixote: "Yo sé quien soy", eu sei quem sou! Não preciso que vc me diga. Quem só repete chavões, quem só replica, quem não reflete, quem tem pavor do contraditório é que costuma não saber. Cuidado! Quando vc aponta um dedo pra alguém a sua mão aponta três dedos pra vc.

O Bucephalus nunca gostou de mim. Não tem problema isso, é normal, eu tb não gosto de um monte de gente, mas não tenho nada contra ele não. A gente se desentendeu há anos, por causa de mirrorless que eu tava falando um monte de besteira, ele defendendo e eu metendo o pau, e de fato ele tava certo e eu errado, a parada era o futuro mesmo. Fazer o quê... gostaria que vc não desgostasse de mim, Bucephalus! Afinal vc estava certo e eu errado, quem tinha de estar de ovo virado era eu... e eu tô de boa, man! Inclusive a despeito de ter aqui uma D800 minha câmera preferida hj é uma nex-5n. :D

Aliás com ela eu aprendi e relembrei horrores sobre essas histórias aí de distância de flange, adaptadores, TS... essas máquinas reamente são o bicho.

clac, a física não existe pra ser adorada, mas entendida. E as coisas que vc escreve deixam absolutamente claro pra quem a entende que vc não está entendendo.

E gente, isso é só a mensagem, eu sou o mensageiro. Se eu sair daqui agora, todas essas coisas continuam de pé.

Não atirem no mensageiro, porque não adianta, a realidade continua a mesma. Atirem contra o seu entendimento da realidade, o aperfeiçoem! Quando vc conhecer a mensagem de antemão vc não mais será pego de surpresa pelo mensageiro!

Deixa eu ir lá que ontem eu fui dormir 4 da manhã, e já estou aqui trabalhando, mas lembrei de vcs, que vcs poderiam entender tudo errado do que eu disse, se permitirem ficar com raiva de mim ao invés de se darem a chance de entender o que eu tô dizendo, e fiquei com vontade de ajudar vcs a entender o certo. De dividir com vcs o que eu tenho.

Se ofendeu, desculpa. De coração. :ok:

Um grande abraço e tenham todos um excelente dia repleto de realizações pessoais.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #59 Online: 29 de Janeiro de 2013, 10:35:17
E tirando print de tudo aqui porque depois vêm um moderador amigo do "ofendido" e sai editando tudo... fica parecendo que o filho da mãe sou eu quando na verdade eu fui apedrejado por ter tirado vcs do engano...  :assobi:

Hj não, por favor.  :ok:

Mais tarde vou mandar um email pra essa Metabones dizendo que "people in Brazil thinks that a wide converter behind the lens was invented by you, and they say YOU claim that... is that right? Are you claiming you invented optics?"

É quiném o negócio do avião, né. Aqui no Brasil quem inventou o avião foi o Santos Dumont, mas no resto do mundo não. E daí, né? O importante é ser conterrâneo do inventor do avião, e ser contemporâneo do cara que inventou a lente mágica.

Raciocinando assim "afetivamente" vcs me desculpem, mas têm mais é que ser passados pra trás mesmo.

O que é uma pena. Vcs são o meu povo, eu sou igual a vcs, eu amo vcs e não queria isso pra vcs.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k