Autor Tópico: Calibração de Notebook no Rio - Onde?  (Lida 3751 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Online: 17 de Janeiro de 2013, 21:42:59

     

                Por favor,onde, na cidade do Rio e proximidades, contratar alguém para fazer calibração do meu notebook?

                        Obrigada!

                          Adriana.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2013, 09:39:45
Tenho um contato que faz isso ele tem colorímetro que calibra PC, MAC e Notebook, de qual bairro você é?
Fábio Pedro.


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2013, 22:41:30

             Boa noite,Fábio,enviei uma mensagem para você.

           
                       Obrigada!

                         Adriana.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2013, 23:14:10
Valeu Adriana, respondida! :ok:
Fábio Pedro.


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2013, 23:59:55

          O contato anterior parece bom,mas cobra 300,00...alguém conhece outro?

                      Obrigada!

                       Adriana.


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2013, 22:52:38

            Calibrei. Resultado: vale a pena comprar um calibrador!


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2013, 08:33:20
          O contato anterior parece bom,mas cobra 300,00...alguém conhece outro?

                      Obrigada!

                       Adriana.

Ía falar exatamente isso...por R$300,00 é melhor comprar um calibrador...
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2013, 08:55:03
Tela de note (caso não seja IPS, Raro no brasil) é tão ruim q nem acho q valha a pena comprar calibrador para esta finalidade. Basta uma leve mexida com os olhos para tudo ficar diferente. Se mexer o corpo então, a coisa piora mais ainda. Eu uso só para viagens e mesmo assim para ver como ficou a composição. Mesmo ajustado eu não me arrisco a fazer nenhuma edição. Quando uso ele em um monitor IPS a coisa muda... Mas só assim...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2013, 09:09:33
O problema de calibrar notebook é que ele vai para um lado e para o outro, então a luz muda, tanto na intensidade quanto na cor, e ela refletida na tela do notebook pode causar diferença na percepção cor que você realmente está enxergando.

Se o aparelho de calibração for profissional ele tem um sensor que mede a luz ambiente natural e artificial, o perfil de cor gerado é baseado nessas luminosidades do local e dependendo da hora a luz natural ou tá mais fraca ou tá mais forte, se você mudar de local, poderá ter impressão visual errada de cores depois, um amarelo claro ou mais escuro, um azul escuro ou mais claro, etc...

Diz que o certo é calibrar numa sala branca com uma lâmpada com temperatura de cor de 5000K que tem uma temperatura muito próxima a da luz do Sol ao meio-dia (+/- 4600-5500k) dessa forma se consegue um branco, sem puxar pro amarelo (como as 2800K) nem pro azul. :ponder:

Tem um forista aqui que não lembro o nome agora, mas que é muito bom nessas avaliações, se alguém souber seu nome envie MP sobre esse tópico. :ok:

Fábio Pedro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2013, 09:40:43
O problema do Notre é a tela vagaba q a esmagadora maioria tem. Não se trata apenas de mudar de ambiente. Uma simples torcida de qualquer parte de seu corpo e vc já verá tudo de forma errada. Abaixou um pouco a cabeça, mexeu com os olhos e já era... Simplesmente não presta e gastar dinheiro com calibrador para calibrar estas telas TN dests notes (e ainda por cima ruins na maioria) é jogar dinheiro fora. Ainda não vi nenhum note com tela TN q preste...E vejam q nem sou tão cheio de preciosismos assim com relação a calibração. Para mim, um ajuste criterioso com olhômetro e um target confiável são mais q suficientes para a esmagadora maioria dos usuários.
Agora, se for o caso de um Note com tela IPS (e boa), a coisa muda totalmente.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2013, 10:08:47
O problema do Notre é a tela vagaba q a esmagadora maioria tem. Não se trata apenas de mudar de ambiente. Uma simples torcida de qualquer parte de seu corpo e vc já verá tudo de forma errada. Abaixou um pouco a cabeça, mexeu com os olhos e já era... Simplesmente não presta e gastar dinheiro com calibrador para calibrar estas telas TN dests notes (e ainda por cima ruins na maioria) é jogar dinheiro fora. Ainda não vi nenhum note com tela TN q preste...E vejam q nem sou tão cheio de preciosismos assim com relação a calibração. Para mim, um ajuste criterioso com olhômetro e um target confiável são mais q suficientes para a esmagadora maioria dos usuários.
Agora, se for o caso de um Note com tela IPS (e boa), a coisa muda totalmente.

Lúzio! mesmo com tela ruim se o notebook está calibrado junto com a impressora e perfil de cor para ambas, mesmo que o vermelho na tela pareça vinho por conta da mudança de luz, posição, etc..., vai sair vermelho na impressora por conta dessa calibração, OK :ok:
O que se vê na tela é o que tem que sair impresso! :ok:

Eu acho que o problema seria com as mudanças da claridade por conta de deslocamento da tela e você errar uma variação de tom na cor!

Aqui na agência os monitores são da Dell(Professional P2412H de 24" com LED) e são presos pelas bases na mesa justamente para não ter mudança de posição, as paredes são brancas e as lâmpadas de luz branca.

Concordo e muito com o que você disse sobre a qualidade do LCD, mas não acho que ele seja 100% culpado quando há calibração! :ponder:
Fábio Pedro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2013, 10:20:47
Fábio, vc esta confundindo as coisas. Como eu vou ter de sair agora, mais tarde eu retorno. Abração!
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2013, 10:28:52
No trampo, uso um Lenovo Thinkpad T430 com monitor de LED HD.

Fiz a calibração utilizando o ColorMunki. Ele fica calibrado até eu bloquear a tela (política de segurança da empresa) e quando faço o login novamente, ele altera as cores e volta ao normal.

Conclui, depois de muito tentar e ler, que não vale a pena perder tempo calibrando monitor de notebook (a não ser que seja um MacBook ou os Dell XPS) que possuem tela fantásticas e deixam que a calibração seja feita.

Sem contar que a calibração de monitor deve ser feita, pelo menos, 1 vez por mês.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM