Autor Tópico: O iniciante e a difícil arte de escolher uma DSLR  (Lida 4644 vezes)

J.mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Online: 20 de Janeiro de 2013, 11:50:52
Olá pessoal,

Sou amadoríssima (nem sei se essa palavra existe) e tenho lido bastante o fórum no intuito de tentar resolver algumas questões que rondam minha cabeça. Até comprar a revista Fotografe melhor eu já fiz. Quero comprar uma DSLR (estou entre a Canon T3 e a Nikon D3100, mas tenho preferência pela marca Canon) mas me deparo com as perguntas:

- vou saber usar a câmera ou será um desperdício de dinheiro e vou querer dar com a cabeça na parede  :aua:?

- para um amador, qual dessas duas câmeras é mais fácil de manusear? Quero saber em termos da interface do menu e dos botões de ajuste que se encontram "espalhados" pelo corpo da câmera. Percebi que os botões de ajuste na Nikon são mais fáceis de serem encontrados (ou seja, estão menos espalhados) do que na Canon. Já tive a oportunidade de pegar a Canon e me perdi com tantos botões. Não peguei a D3100 na mão para saber se teria a mesma sensação de estar perdida.

Já vi e pesquisei a respeito do modo guia (guide mode) que existe na Nikon D3100 e que facilita/ajuda um iniciante no aprendizado de como fotografar. Esse seria o único motivo pelo qual eu compraria a Nikon D3100, pela facilidade de uso.

- Há a necessidade de um curso básico de fotografia para usar essas câmeras ou eu consigo "brincar" com elas?

Agradeço a ajuda de todos, tantos os profissionais quanto aos que já passaram pela mesma situação e conseguiram se resolver quanto a uma DSLR.

Beijos.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2013, 12:32:07
Olá,

Olha, as duas câmeras são equivalentes, seja em qualidade, seja em recursos. Uma leva uma vantagem aqui, outra ali...
Para o uso de amador, como você diz (hobby?), são as indicadas.
Você pode pegar tutoriais pela Internet para aprender mais sobre fotografia, não sobre a câmera. Para isso você vai ler o manual várias vezes, acredite. E praticar bastante. Também coleciono a revista que você comprou, em todas as edições você pode ver dicas, técnicas, críticas e análises sobre fotos de leitores, discorrendo sobre os erros e acertos, etc. Compre livros ou procure material pela Internet. E, é claro, frequente o MF!  :D

Gosto muito desse site, o autor faz uma análise comparativa entre os modelos:

http://www.cameralabs.com/reviews/Canon_EOS_Rebel_T3_1100D/verdict.shtml

Outro link:

http://www.youtube.com/watch?v=7cORemx6iPA

Procure reviews dos modelos no Youtube também.

 :ok:


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2013, 12:47:22
Você vai ter que ler bastante e treinar muito se quiser aprender, tem gente que tem a mais de ano e ainda nao consegue tirar uma boa foto, pois nao estuda nem lê, fica no erro e acerto.
Se você tem dinheiro sobrando e quer um brinquedo novo para passar seu tempo, compre e divirta-se.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2013, 13:07:19
-"saber usar' é questão de prática. Se vc realmente gosta de fotografia, gosta de ler bastante, gosta de imagens, gosta de tratar imagens, gosta de passear ou experimentar luzes dentro de casa (para os dias de chuva etals...), fotografia é um hobby indicado para vc. Aprendizado é inerente a qualquer atividade humana. Com fotografia é a mesma coisa. Mas se vc é preguiçosa, não gosta de ler, não tem paciência para aprender "truques novos" no PC (tratar imagens), não quer sair batendo perna por aí, não tá a fim de perder horas mudando luz, rebatedor, posição de objetos, posição da câmera, etc..., fotografia não vai lhe trazer prazer nenhum.

-qualquer uma das duas. Posição de botões e suas funções é questão de prática. Apenas os profissionais que precisam de alto desempenho e mudança drásticas na configuração fica reclamando porque tal botão é acessível pelo polegar em um sistema e o outro é acessível pelo indicador da mão esquerda. Mas isso no fundo é besteira. É questão de acostumar-se mesmo. Acho mais importante que isso a pegada. Pegar a cam na mão e sentir se ela "casa" com vc.

-esqueça "guide mode". Isso é perfumaria e uma idiotice completa. Quem quer aprender a fotografar, ainda que num nível bem simples, mas de forma que tenha total controle de suas decisões não vai se valer de "guide mode".

-consegue brincar, mas cursos básicos, intermediários e avançados (todos nos seus devidos tempos) são SEMPRE muito bem vindos. Assim como pesquisa em sites e fóruns, participação em foto-clubes, passeios fotográficos, ler livros em geral, assistir palestras, ver filmes, pesquisar imagens, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2013, 14:36:20
Compra a que você acha mais bonita e vai tirar foto!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2013, 16:30:35
Para saber usar a câmera, não tem segredo: Basta ser curiosa e fuçar em tudo. Não há nada que você possa fazer que vá estragar a câmera apenas pelos botões dela, rs...

Enquanto você aprende, se pintar aquela situação que merece uma foto e você não quer perder tempo regulando os parâmetros, o modo automático sempre estará lá, mas o legal é você dominar a câmera e fazer a fotografia do seu jeito.

Se servir para ajudar a tomar a decisão, veja estes 2 vídeos que o cara do Zona da Fotografia fez, demonstrando o uso da T3i e da D5100 para quem não quer ler o manual inteiro. Ambas são modelos imediatamente acima dos que você está interessada, mas os menus e os botões serão praticamente os mesmos:
D5100: http://www.youtube.com/watch?v=noNbaKj4B2Y
T3i: http://www.youtube.com/watch?v=pbri3OZJ9Mc

Independente da sua escolha, você certamente estará bem servida. As duas são ótimas câmeras.

Eu particularmente optei por Canon por causa dos preços das lentes, que em geral são um pouco mais baratos que os da Nikon.

Quanto ao aprendizado, dá pra aprender MUITA coisa mesmo só pela internet. Há uma infinidade de blogs e canais do Youtube.

Entre os que conheço, destaco o Dicas de Fotografia, que tem uma linguagem muito legal e dicas valiosas. O guia para iniciantes dele está fantástico: http://www.dicasdefotografia.com.br/aprenda-a-fotografar-em-7-licoes

Em inglês há ainda muito mais sites. Eu poderia listar uns 20 que sigo. Se houver interesse, manda uma mensagem que eu passo a relação.

Boa sorte!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2013, 00:03:42
Bom... quanto a cam, qualquer uma te entregará boas fotos.

Quanto a menus e comandos... você se acostumará com qualquer uma delas.

Se vais saber utilizar? Tem de estudar, como qualquer outra coisa. Manual e leitura sobre fotografia, e se quiser um cursinho aquí, outro acolá.

Pega as duas, vê que casa melhor com tua mão, e vai fotografar.  :D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2013, 02:28:55
Pega uma D5100: sensor excelente em ISO alto, LCD movel e tem ISO fracionado. O resto eh fotografar, ler, testar e aprender por aqui.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Celso Felix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2013, 11:38:22
Independente de qual câmera comprar! Procure estudar, ler livros e se possível faça pelo menos um curso básico. No Youtube também tem uns cursos bem legais. Segue uma dica valisosa para os iniciantes:

http://www.youtube.com/user/SitKongSangFOTO?feature=watch

abs
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 11:40:10 por Celso Felix »
Canon EOS 60D + SP AF17-50mm F/2.8 XR Di II VC + Canon EF 50mm II F/1.8 +
 + Flash YN565EX


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2013, 23:13:48
Tem também o canal no Youtube da Zona da Fotografia. Inclusive tem review e comparativo de D5100 vs T3i.

A melhor dica é participar e pesquisar tópicos na seção Canon e Nikon para ver as dúvidas de outros que também são suas e já foram respondidas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pacato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2013, 09:55:59
É como o pessoal tem dito, estude e procure informações, eu não sabia muito, comprei uma D7000 e olhando minha primeiras fotos com as atuais vejo que melhorei, tenho muito que aprender, mas com as informações aqui do fórum, e vídeo aulas, percebo que estou melhorando.
 
D7000
AF 17-50mm f/2.8
AF-S 50mm f/1.8
SB 700


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2013, 10:07:26
Compra a que você acha mais bonita e vai tirar foto!
X2.
Quem maneja celular, maneja camera.
Isso é muito que inventaram para valorizar a categoria.
Meia duzia de botões... Qual o problema? :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2013, 12:06:02
X2.
Quem maneja celular, maneja camera.
Isso é muito que inventaram para valorizar a categoria.
Meia duzia de botões... Qual o problema? :D

Compra a câmera e como diria o capitão Nascimento: "Senta o dedo nessa po&#@!!"  :fight:

Só fotografando que se aprende a fotografar.

Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2013, 12:11:23
Compra a câmera e como diria o capitão Nascimento: "Senta o dedo nessa po&#@!!"  :fight:

Só fotografando que se aprende a fotografar.
2 x   :clap:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2013, 23:32:47
Compra a câmera e como diria o capitão Nascimento: "Senta o dedo nessa po&#@!!"  :fight:

Só fotografando que se aprende a fotografar.

Huahauahauaaauhuahau... isso me lembrou essa perola da Zenit. Soh russo pra inventar isso...

http://camerapedia.wikia.com/wiki/Zenit_Photosniper
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2013, 23:33:06 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!