Autor Tópico: Projetos, pesquisas, cidades, esquinas e fotografia, claro!  (Lida 1157 vezes)

heloisab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 20 de Janeiro de 2013, 22:09:13
Olá! Meu nome é Heloisa, tenho 18 anos e ano passado fui contemplada com uma bolsa CNPQ para ensino médio.
E como sempre foi de meu interesse, quis trabalhar edesenvolver meu projeto paralelamente a projetos pessoais que eu tinha com a fotografia há algum tempo. Entre eles, as esquinas.
Sendo o encontro entre duas ruas, ponto de encontro entre as pessoas, vendedores, as esquinas sempre tiveram um papel importante para as cidades e para mim pessoalmente, algumas possuem um caráter especialmente poético, que esquecemos na correria do dia a dia.
O fato é que durante o ano, me dediquei a pesquisar um pouquinho sobre a cidade, as esquinas e a subjetividade que existe, e que se perde sobre nossos passos apressados.
Após os estudos teóricos de de certeau e simmel, finalmente cheguei a parte mais esperada da pesquisa: mochila nas costas, câmera, bloquinho, e uma vontade grande de fotografar e desbravar uma esquina da cidade. Escolhi a esquina do centro de Florianópolis (onde vivo), cruzamento entre a Deodoro e a Felipe Schimidt. Lá, uma vez por semana, entre cursinhos pré-vestibular e colégio, sentava por cerca de duas horas, e escrevia, fotografava, observava. Fiz amigos, boas fotos, péssimas fotos, anotações interessantes, e pude inclusive questionar alguma das teorias presas sobre os livros. Foi uma ótima experiência. Mas chega ao fim no próximo mês. Quando a bolsa e meu vínculo com a escola tem seu fim.
Agora, juntamente com as entrevistas que me faltam, devo criar meu projeto final, e gostaria da ajuda espontânea de vocês, amantes ou pelo menos interessados em fotografia.
Meu projeto final é a criação de um Blog, cujo objetivo é se tornar uma grande esquina virtual de fotógrafos amadores ou não, urbanos ou não. Onde podemos compartilhar nossas esquinas, nossas cidades, nossos casos de esquinas e tudo mais...
A ideia é que o blog seja uma esquina gigante, e que nossas fotos se cruzem nela, mesmo que os locais fotografados estejam a quilômetros de distância. O blog entrará ao ar o quanto antes. Com uma estrutura bastante humilde, pois meu conhecimento em informática deixa muito a desejar... hehe  :doh:
Gostaria de saber a opinião de vocês! Se vocês participariam, têm fotos ou histórias de esquinas para mandar, já pensaram em fotografá-las, e claro, se gostariam de compartilha-las com as pessoas. (e, obviamente, sem sombras de duvida, com seus devidos créditos e autoria...  :ok:)
O que pensam sobre isso??
:D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2013, 22:49:42
Leonobox curte muito fotografia de street. Vai q ele te da uma mao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2013, 22:58:04
Heloisa,

Achei tua proposta muito interessante e voce, interessada em aprender. Se precisar de mim, dê um alô,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2013, 23:39:30
Muito, muito interessante.

Acho que pode dar muito certo.

Temos no fórum alguns bons fotógrafos de street que poderiam ajudar postando algumas fotos por lá.

Boa sorte na empreitada.
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2013, 23:58:08
Heloísa, muito interessante seu porjeto.
Tem diversas pessoas aquí que tenho certeza participariam com prazer. Dê uma olhada na galeria, selecione alguns foristas e entre em contato com eles via MP. Infelizmente vai ser difícil eu ajudar atualmente, pois moro em Brasília... a cidade sem esquinas.  :doh:
 :ok:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2013, 09:26:59
achei MUITO legal a idéia do projeto, enquanto lia o texto me deu vontade de levantar e ir para uma esquina fotografar...
 consegui me ver em uma esquina fotografando... agora aguardando ansiosamente as fotos e observações citadas!
 :clap:
ps: podia colocar algumas fotos aqui enquanto não cria o blog





« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 09:54:52 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2013, 09:33:09
Eu me vi em Curitiba, tirando fotos dos vendedores de DVDs piratas (se não correrem atrás de mim), fotos dos vendedores de planos funerários ou simples encontros de amigos pelas esquinas próximas à Boca Maldita ou das praças da cidade. Não tenho muita coragem de sacar a câmera do bolso e tirar esse tipo de foto, mas admiro as fotos dos colegas com esse tema. Quando o projeto estiver pronto, não deixe de voltar aqui para divulgar!

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


heloisab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2013, 14:08:09
Pessoal, muito obrigada pelo apoio de todos, e pelas dicas também!! O quanto antes postarei umas fotos aqui para animá-los ou pelo menos mantê-los atualizados sobre o meu projeto!! O blog estará a caminho o quanto antes também!!! :)