Autor Tópico: novato por aqui e pela area  (Lida 3455 vezes)

pauloantonio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Janeiro de 2013, 02:16:47
boa noite!

tenho 15 anos,tenho uma grande vontade de ser fotógrafo profissional. há pouco tempo comprei uma superzoom fuji s4500 e tenho gostado muito das fotos que ela me proporciona. mas eu queria saber se com ela,eu já consigo cobrir pequenos eventos,e com o lucro que eu conseguir,comprar uma camera semi profissional(canon t3i). já configurei todos os modos da s4500,só tiro fotos no manual. sei controlar a vel. do obturador,iso,etc. por mim,PROFISSIONAL é toda câmera que você usa a trabalho e consegue lucro com ele. e SE não for por possivel fazer dela uma camera "PROFISSIONAL", como eu posso entrar em tal ramo? já estudei muito na internet,já conheço minha camera dos pés a cabeça,já tirei e editei fotos elogiadas assim como já até recebi propostas para ser fotógrafo em festas,mas não aceitei por conta do medo de chegar com uma "superzoom" numa festa.

enfim,opinem sobre minha situação  :) TODA resposta irá ser bem vinda e servirá como exemplo.



Eder Messias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2013, 02:36:00
Minha opinião tá !

Consegue sim, mas se você pretende se tornar um profissional no futuro, não arriscaria de fazer não.
você disse que já fez fotos boa e edições legais elogiadas e tal, mais pare pra pensar quantas fotos você fez que não saíram legais...?
agora imagina um casamento aniversario sei lá, se as fotos não ficarem boas você não vai ter oportunidade de fazer outras fotos.
não pelo seu conhecimento e tal, acho mais pelo equipamento mesmo, eu não confiaria, e outra querendo ou não existe preconceito no mercado sobre equipamentos, talvez você possa até se queimar com outros fotógrafos que futuramente poderia estar trabalhando junto.
Fotografia é que nem piada, se você tem que explicar, quer dizer que não está tão boa"


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2013, 07:36:44
Cara, acompanho o colega na mesma linha. Embora pelo que tu diga, apesar do bom conhecimento que já tens, teu nome é um só. Depois de queimado uma vez, muito difícil reverter a situação. E o equipamento que tens deixa muito a desejar para fotos profissionais. Pra casamento e aniversário tu vai usar flash por exemplo, ou outro tipo de iluminação. Pra este ramo eu investiria em algum curso, ou muito estudo na área. Outra idéia seria talvez fazer um teste e acompanhar um fotógrafo em um evento e fazer fotos com teu equipamento pra ter uma idéia na verdade de como te sairia com o que tu já tem e já sabe. Mas boa parte do que importa tu parece ter: vontade de aprender e gosto pela fotografia. Não te afoba em entrar no mercado, isso vem naturalmente. E tenta bater um papo aqui no fórum com quem trabalha na área, tem muita gente boa por aqui que pode te dar umas dicas quentes. Abraço
Tecpix + motorola do guga


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2013, 09:26:04
PROFISSIONAL é a pessoal que opera a câmera. A câmera não ganha dinheiro, não faz nada sozinha. Quem opera o equipamento e ganha dinheiro com isso,  é que é o profissional. Uma mesma pessoa pode pegar essa mesma câmera e utilizá-la de forma amadora, apenas para hobby, sem ganhar dinheiro. Profissional ou amador será o USO dado à câmera, e não uma classificação engessada, como o mercado tenta empurrar pra gente.
A T3i é uma câmera REFLEX, e não semi-profissional. Aliás, não existem semi-profissionais no mercado (ou é profissional ou é amador), bem como não existem semi-profissões, sendo assim, essa classificação pode ser desconsiderada. ESse termo é usado por fabricantes para vender produtos. Curiosamente, vemos superzoons classificadas como semi-profissionais, vemos reflex classificadas como semi-profissinais, vemos sony nex (mirrorless) classificadas como semi-profissionais. São 3 categorias COMPLEEEETAMENTE diferentes,que jamais poderiam estar juntas... Portanto, qdo ouvir um "semi-profissional", não considere. Há profissionais da área trabalhando com reflex de entrada (como a T3i, T4i), há profissionais trabalhando com câmeras full frame, há profissinais trabalhando com câmeras mirrorless, o que faz com que qualquer uma dessas câmeras seja de USO profissional.Vc teva querendo fazer trabalhos com essa Fuji, não? Se fizesse, seria sua câmera de uso profissional tbém,iria ganhar dinheiro com ela.
Mas sinto informá-lo, com essa Fuji vc não consegue cobrir eventos não. Quer dizer, conseguir até consegue... mas como disse o Fernandez, vc vai se queimar legal entregando um resultado bem abaixo da média.CUlpa sua? não. Por mais que vc consiga extrair o máximo que a câmera tem a oferecer, a culpa do fiasco (sim, será um fiasco!) será das imensas limitações oferecidas por um equipamento voltado para uso amador (com essa câmera vc não tem sequer controle total da abertura do diafragma), para quem gosta de tirar fotos da família, dos amigos, de uns bichinhos e de paisagem.
Se quer se profissionalizar, adquira uma câmera de que lhe permita fazer um trabalho à altura do que os clientes merecem, como as câmeras reflex.
Não se queime no meio utilizando uma superzoom de qualidade apenas razoável como essa Fuji.   ;)
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 10:02:36 por Helena Bsb »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2013, 10:00:52
Perfeito Helena, é isso mesmo, existe uma certa "orkutização" na classificação das câmeras, asism como ouve dos tocadores de arquivos de música no formato mp3, que passartam a ser chamados de mp3, e depois mp4, mp5 e por aí vai numa progressão totalemnte non-sense.
As próprias indústrias contribuem para essa confusão, tanto nos tocadores quanto nas câmeras.

Eu costumo chamra de monoreflex, reflex e dslr, que no fim acabam sendo a mesma coisa, embora ache que dslr seja melhor.
Nas dslr costumo classificar em 3 faixas, seguindo uma ordem semelhante a usada pela Nikon, com variações.

- Câmeras de entrada, com limitações de detalhamento nas imagens razoáveis para fotos famioliares e fotógrafos iniciantes, poucos controles manuais diretos
- Câmeras avançadas - nivel maior de detalhamento e mais opções de controles manuais diretos.
- Câmeras experts (também chamadas de profissionais) - Câmeras com grande detalhamento que operam em condições ruins de luminosidade e com grande versatilidade de controles inclusive de acessórios. Geralmente com preços tão altos que só profissionais de fotografia ou pessoas com muito boas condições financeiras compram.

No caso do Paulo eu acho que ele está pronto para um salto das superzooms e entrar nas dslr, numa de entrada. Mas, o próximo grane passo mesmo será um flash externo e aprender a controlar o dito. Entenda, fotografar com iluminação de flash não é difícil, o complicado é iluminar o suficiente sem perder os detalhes e texturas, coisa que é bem comum com flash. Antes de controlar bem um flash externo eu jamais me arriscaria a fotografar festas e eventos, ganhando dinheiro para isso.
Mas, suponha que chegue o momento que você domina isso? Já pode começar a fotografar todos os eventos?
Não, mesmo quando você tem qualidade, em alguns eventos muito importantes para seus clientes existem alguns cuidados a mais a serem vistos.



btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2013, 11:24:24
cara se voce gosta do resultado que tem com essa fuji(ja tive uma da mesma linha), voce vai cair duro no chao quando ver oque consegue com uma DSLR de entrada, quem avisa amigo é, nao seja louco de querer cobrir um casamento ou aniversario com essa fuji, oque voce pode fazer é ir sem compromisso e acompanhar um fotografo mais experiente ou tirar as fotos pra vc mesmo, eu axo que uma nikon d3100, d3200 ou uma canon t3i, t4i ja ira lhe atender muito bem, mais como os amigos falaram o uso de flash e o dominio do mesmo sera imprescindivel no caso dos eventos que voce citou, e ja comece a estudar lentes tbm, pq elas implicam bem mais na qualidade final da fotografia do que o corpo da camera em si.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


pauloantonio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2013, 12:04:20
Muito obrigado a todos pelas respostas.

me baseando em TODAS as respostas,seria melhor eu fazer um curso com a fuji,e logo após comprar uma DSLR para começar a poder praticar. mas isso tudo com calma,claro.

qual câmera vocês me indicariam pra iniciar tal trabalho? sou apaixonado por uma t3i. com ela já consigo cobrir eventos? digo isso pois quero pegar uma câmera que já me sirva como hobby,lazer e trabalho (futuramente,claro).

tá ai uma anedota pra vocês: qual câmera o fotógrafo da minha formatura utilizou para fazer o evento todo?

boa tarde a todos!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2013, 12:16:01
Tenho até medo de perguntar.
Para cobrir eventos você vai precisar de um bom flash.
Se você pode ou não cobrir eventos depende das fotos que você tira, poste seus trabalhos aqui e prepare-se para as críticas hehehehehe

Fotógrafo é que nem pão, só fica bom levando sovada.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2013, 12:19:34
Tenho até medo de perguntar.
Para cobrir eventos você vai precisar de um bom flash.
Se você pode ou não cobrir eventos depende das fotos que você tira, poste seus trabalhos aqui e prepare-se para as críticas hehehehehe

Fotógrafo é que nem pão, só fica bom levando sovada.
Sábias palavras, sábias palavras!  :hysterical:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2013, 12:20:42
Muito obrigado a todos pelas respostas.

me baseando em TODAS as respostas,seria melhor eu fazer um curso com a fuji,e logo após comprar uma DSLR para começar a poder praticar. mas isso tudo com calma,claro.

qual câmera vocês me indicariam pra iniciar tal trabalho? sou apaixonado por uma t3i. com ela já consigo cobrir eventos? digo isso pois quero pegar uma câmera que já me sirva como hobby,lazer e trabalho (futuramente,claro).

tá ai uma anedota pra vocês: qual câmera o fotógrafo da minha formatura utilizou para fazer o evento todo?

boa tarde a todos!

A ordem deve ser outra: primeiro comprar a DSLR e depois fazer um curso,já com a câmera que vc vai usar em mãos. Apesar de os fundamentos da fotografia serem exatamente os mesmos,os resultados advindos da sua aplicação são BEM diferentes qdo se tem uma reflex em mão. A questão da profundidade de campo talvez seja a mais gritante delas, e é algo que não tem jeito de aprendar a lidar com o comportamento hiperfocal das superzoom.
 Quanto a qual câmera comprar, peço que abra um tópico na sala correta, pois essa aqui é para discussão de compactas.
Aos colegas do fórum, peço que colaborem ajudando o colega qdo ele abrir o tópico na sala correta.  :ok:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=11.0


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2013, 12:21:40
pega uma t3i e mais pra frente um flash, pra eventos uma lente mais clara que a 18-55 que vem na t3i tambem fosse interessante, com isso voce nao sera limitado pelo equipamento, como eh sua situação atual, fiquei curioso quanto a camera que usaram pra cobrir sua formatura.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:26:02
Se for uma tekpix o cara é galo! hehe
Mas amigo, acho que fará muito bem ouvindo o pessoal.
E também concordo com a Helena, acho muito interessante fazer o curso já tendo a máquina em mãos... Até pq tendo ela vc pode aprender muita coisa lendo na internet, vendo vídeos e etc... Ah, e praticando, testando muito é claro ;)
A T3i é uma excelente câmera. Se for comprar ela nova, mais uma lente clara, gastaria algo em torno de 2.000,00. O flash acho que com uns 350, 450 tu consegue um daqueles chineses... Joga aí mais uns 2 cartões de memória legaizinhos... em torno de 2.600,00 + muito estudo, tentativa e erro e papo com uns profissionais e tu estaria num bom começo pra começar a se aventurar cobrindo eventos... Mas não te afoba, melhor ir com calma e começar manjando bem do que tomar um sufoco sem volta ;) Abração
Tecpix + motorola do guga


pauloantonio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:26:39
por enquanto vou ficar apenas praticando e estudando com minha s4500,e pra quem quiser que eu faça o trabalho,FAMILIARES E AMIGOS posso fazer as fotos de graça ou com um preço insignificante. mas dizendo para eles que,não garanto a qualidade das fotos. nada de trabalho a SÉRIO quanto a oferecer serviços,garantir qualidade,quantidade,tempo,etc.

a câmera que o dito FOTÓGRAFO utilizou na minha formatura foi uma: NIKON F65  :shock: falo sério. e isso foi em dezembro de 2012... fiquei meio que assustado o cara usar uma analógica em pleno 2012...
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 13:29:55 por pauloantonio »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:30:14
Ah cara, você me assustou, o cara usou uma boa câmera. hahahahaha
Se ele usou iso 400, que deve ter usado, uma lente clara, um bom flash e sabe fotometrar bem, as fotos tem tudo para sairem boas e com uma resolução enorme :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2013, 13:35:04
por enquanto vou ficar apenas praticando e estudando com minha s4500,e pra quem quiser que eu faça o trabalho,FAMILIARES E AMIGOS posso fazer as fotos de graça ou com um preço insignificante. mas dizendo para eles que,não garanto a qualidade das fotos. nada de trabalho a SÉRIO quanto a oferecer serviços,garantir qualidade,quantidade,tempo,etc.

a câmera que o dito FOTÓGRAFO utilizou na minha formatura foi uma: NIKON F65  :shock: falo sério. e isso foi em dezembro de 2012... fiquei meio que assustado o cara usar uma analógica em pleno 2012...

um detalhe... qdo for fazer o curso, veja se aceitam pessoas com superzoom. Tem curso que não aceita.
E lembre-se de que sua câmera tem uma limitação que ñao vai ser agradável num curso... vc não tem acesso a aberturas intermediárias do diafragma. Só a maior e a menor abertura, qdo utiliza a opção de configuração manual. Tenha CERTEZA de que isso é um limitante. Eu realmente não aconselho fazer curso com essa câmera da fuji.