Autor Tópico: Distância em um vídeo  (Lida 1655 vezes)

fabio gargiulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Janeiro de 2013, 20:34:42
Galera. Não sei se é o forum mais apropriado pra perguntar isso, mas estou tentando hahahaha
Estou realizando um trabalho no butantan sobre velocidade e distancia de botes de algumas espécies de serpentes e pra isso estou usando a 7D em 60fps em slow
beleza
O que eu precisava agora era de algum software que me desse a distância desses botes. Ele será filmado de perfil então só preciso de algo que me desse a distância de um ponto A (cabeça da cobra antes do bote) até um ponto B (distância máximo durante o bote)

A----------------------B

Alguém por um acaso conhece algum software que faça isso?
obs: não consigo simplesmente colocar uma fita métrica no chão. É um bicho um tanto complicado de se trabalhar, mesmo pra um biólogo (além de precisar de dados precisos para o artigo).

Valeuu!
Canon 7D + EF 50mm f/1.4 IS USM + EF-S 10-22 f/3.5 USM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2013, 00:29:46
Movendo tópico...

Nem sei direito para onde mover...rs

Vou mandar para o espaço sobre filmagens... Se ninguém conseguir ajudar me manda uma MP que mudo para softwares, OK?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2013, 09:58:35
Galera. Não sei se é o forum mais apropriado pra perguntar isso, mas estou tentando hahahaha
Estou realizando um trabalho no butantan sobre velocidade e distancia de botes de algumas espécies de serpentes e pra isso estou usando a 7D em 60fps em slow
beleza
O que eu precisava agora era de algum software que me desse a distância desses botes. Ele será filmado de perfil então só preciso de algo que me desse a distância de um ponto A (cabeça da cobra antes do bote) até um ponto B (distância máximo durante o bote)

A----------------------B

Alguém por um acaso conhece algum software que faça isso?
obs: não consigo simplesmente colocar uma fita métrica no chão. É um bicho um tanto complicado de se trabalhar, mesmo pra um biólogo (além de precisar de dados precisos para o artigo).

Valeuu!
Cara, não funciona fita métrica, mas marcadores grandes em cartazes. Veja como são feitos os testes de automóveis. No fundo da imagem há painéis com marcadores e a velocidade e distância é calculada com base nesses marcadores e número de frames entre cada ponto.
Se for impossível você colocar painéis com medições, terá que medir a cena excolhendo pontos de referência.
Depois de tudo filmado você utiliza um software de edição de vídeo para estimar também a velocidade.
O tira teima dos jogos de futebol são feitos assim, usa-se as linhas e marcações do campo como referência para as distâncias, isso pode ser feito na mão, já que para ajustar um software a todas as referências leva mais tempo que medir na mão.
Bom lembrar que qualquer calculo será sempre aproximado, pois diferente do que a Globo quer fazer você acreditar, não dá para ter precisão na medição de um deslocamento tridimensional através de uma imagem bidimensional, já que só a perspectiva é pouco para se dar precisão. Teriam de usar mais de uma imagem em posições diferentes para conseguir a medição em 3 eixos.


fabio gargiulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2013, 16:59:46
Minha ideia é ir um pouco mais além
pensei em utilizar uma lona preta e construir com triângulo retângulo nela
com alguns cálculos eu consigo achar a distância e logo a velocidade (com os dados da filmagem)

mas queria algo mais prático já que vou utilizar esse mesmo calculo diversas vezes. Por isso gostaria de saber de algum software.
Se puderem mover o tópico eu agradeço
e mesmo assim já agradeço pelas respostas até aqui
Canon 7D + EF 50mm f/1.4 IS USM + EF-S 10-22 f/3.5 USM