Autor Tópico: [ UPDATE FREQUENTE ] Iniciante quer aprender  (Lida 5031 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 14 de Junho de 2006, 12:10:25
De fato, quero aprender essa técnica de uma vez. Mas como aprender sem ter camera razoável?

Bom,
vouu me apresentar até porque esse é meu primeiro tópico neste forum, e vocês nunca me viram..
Sou Pedro tenho 19 anos, vou começar a cursar Engenharia Naval e Oceânica na UFRJ... e espero que ao longo da minha careira profissional eu me depare com cenas, situações Lindas, bizarras, fenomenos da natureza,... e então QUERO registrá-las.

Meu forte é amar a natureza e todas as leis que eu entendo dela... amo todos os tipos e especies de seres vivios. desde uma bactéria num microscópio até uma fragata voando em cima de mim.

aliás, diga-se de passagem, fragatas são lindas! Ja perceberam que mal batem as (enormes) asas? lindas lindas lindas... chamo-as carinhosamente de "Piterodátilo"... relembrando os dinossauros.

Eu aprendi uma coisa IMPORTANTÍSSIMA no mundo da tecnologia. Depois de comprar um monitor LCD que veio com 1 dead-pixel, eu passei a ler tudo sobre o produto antes de comprar. Infelizmente, após de ler alguns artigos, descobri que tinha muitas outras caracteristicas a serem consideradas além das polegadas de um monitos... como por exemplo, matriz ativa, dimensao do pixel, tempo de resposta, etc etc. Ou seja, esse monitor que eu tenho agora é o marco da minha vida. Nunca mais compro nada antes de entender pelo menos o fundamental do produto.

E é aí que entra a minha historinha com as Câmeras.
Nunca quis ter uma câmera digital. Nunca me chamou atenção essa moda. Mas estou vendo de um tempo pra cá que eu vivo situações que merecem destaque.

Eu sou bodyboarder (pego onda), vivo na praia, também ando por muitas trilhas (ou melhor, ando muito por trilhas). vejo borboletas das mais bonitas, passarinhos de cor de sangue, micos, ... e também as flores, fontes de agua, paisagens. etc etc etc

O fato:
eu quero comprar uma camera digital

O que eu sei:
Megapixel não quer dizer o que ele aparenta ser. Megapixel ta virando quase folclore. Pessoas pensam que quanto mais MP mais bonita vai ficar a foto.
Eu li nos seus artigos que MP se relaciona com o tamanho de impressão da imagem ou coisa parecida.
Eu, se me posicionasse em alguma categoria, diria que eu estou na dos biólogos. O que quero dizer com isso?
Não me importo com o tamanho da camera nem com o peso. Mas me interessa muito com o zoom!
E então?
Eu li que zoom digital NEM MERECE ser chamado de zoom... dizia que zoom digital é apenas um crop da imagem .. etc etc etc
Conclusão, se eu quero mesmo um zoom bacana... terei de comprar alguma lente.

Li o artigo altamente tecnico do leo terra sobre zoom, que me fez lembar das aulas de física. Pelo que eu entendi, falando coloqueialmente, quanto maior os mm menor será a foto, ou melhor, mais zoom terá... terá um alcance maior.
eu vi o exemplo das fotos com zoom de 35mm em diante até 200mm... então pude perceber a diferença

o que eu não sei:

Sensor:eu leio muitos artigos em que tem a palavra sensor. Então esse 'nome' é importante, deve ser considerado! Mas , mesmo lendo o glossário que voces fazem , as palavras muito técnicas não me ajudam muito.

Marca: Não sei o quanto influencia na qualidade de uma foto. E se influênciar, será que essa deficiência terá alguma importância PRA MIM?
Acho que nem tanto.

Lentes: não sabia que existia muita diferença entre marcas e qualidades das lentes. pra mim, no meu caso não acho q a marca melhor ou a mas cara seja a melhor pra mim... afinal sou iniciante, e não pretendo ser profissional.

--------------------------------
pronto. agora um resumo geral do que eu queria passar.
Não sou burro! hehehehe.... eu aprendi a ler sobre as coisas antes de comprá-las.
sei de algumas características ... sei do que não fazer (me impressionar com os numeros).
Sei que se quero tirar fotos da natureza, bichos, precizarei de zoom otico... zoom digital é um quebra galho pra fotos de festas caseiras.


enfim... queria um conselho de vocês
minha primeira câmera (tadinha) foi uma yashika MF-3 super. Adoro ela!!!
(fotos tiradas com a webcam)
veja:
http://photos1.blogger.com/blogger/2931/981/1600/100806.jpg

a segunda, é da minha mãe... uma Olympus Infinity XB
como vcs sabem né... a gente acaba pegando pra gente.
veja:
http://photos1.blogger.com/blogger/2931/981/1600/101009.jpg

... mas eu adorava mesmo a Yashica... ela ainda tem um suporte pra encaixar lentes!!! muito boa.. é toda manual =)

Agora .. as fotos pra vocês verem os lugares, e as coisas que eu vejo:
por favor,
tenham consideração que são algumas das primeiras fotos da minha vida... assim que eu considero "boas para mim" (levem em consideração a queda da qualidade por terem sido escaneadas)
e tentei improvisar algumas panorâmicas... vejam...

foi um momento de relaxar

as bananas que eu pego diretamente da floresta

umas pedras em Ilha grande

eu na beira do penhasco de 60 metros de queda livre

as bananas que eu peguei (foi só sacudir a bananeira que caiu tudo)

panoramica de uma praia de ilha grande

outra, com menos qualidade, de umas praias do Rio

também baixa qualidade, mas valeu muito a pena registra-la

então pessoal ... essas fotos foram tiradas coma a Olympus.
AS fotos que eu to, foram tiradas por mim mesmo! eu coloquei no timer da maquina.. nada mal né?
----------------

agora vcs ja me conhecem um puco, o que eu gosto de fotografar e minhas habilidades (ainda baixas).

eu queria pedir um grande favor pra vocês.
Um conselho de gente que entende... Qual máquina que eu poderia adiquirir?
Eu não quero (lógico) nada profissional... na verdade, nem gostaria daquelas populares. Queria algo "bom". Que eu consiga acoplar lentes...
pode ser grande e pesada , naum me importo.

Será que vocÊs poderiam me aconselhar algo?
antes de terminar quer agradecer por todos os artigos que li... deu pra ter uma boa noção do que é a tecnica fotográfica!

Grande abraço! =)
« Última modificação: 15 de Junho de 2006, 02:29:22 por Pedro Vilas Boas »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2006, 12:20:03
Pedro, bem vindo ao fórum.
Voce mostrou toda a sua vontade de aprender e mostrou que fez o seu dever de casa.
Já leu os artigos, não?
Visite o DPreview, um bom começo para conhecer as câmeras.
Voce esqueceu do principal. Qual o orçamento?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2006, 12:26:48
O paluo tocou no ponto central: QUANTO

Isso é o que mais influencia na escolha da câmera.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2006, 12:32:56
que tal até R$  1.500,00 ?

ou vcs acham um investimento mt alto pra alguem como eu ?


eu sei que eu consigo 1.000 (sou dependente financeiro) .... o resto dos 500 será  por minha conta..


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2006, 12:33:59
Citar
...minha primeira câmera (tadinha) foi uma yashika MF-3 super. Adoro ela!!!
(fotos tiradas com a webcam)
veja:
http://photos1.blogger.com/blogger/2931/981/1600/100806.jpg
 
Pedro,

Bem vindo ao MF!!!  :thmbup:

hehehehehe... Eu tenho uma dessas aqui em casa, ela está travada, e eu não uso tem muuuuuito tempo...  :laughing:

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2006, 12:39:16
na verdade na verdade... eu não sei a media de preços

o que eu sempre vejo qdo vou aos shoppings .... é algo entre R$800 e R$1.200

eu naum tenho a menor ideia de preço de camera.....

vamos supor que uma camera pra mnim custe 5.000.... eu não sei.

eu não tenho um padrão pra comparar o preço... estou completamente por fora.... a naum ser aquela média dos preços q as maquinas q vejo, estão.

------------------

ahhh !!! MUITO OBRIGADO pelos  bem-vindo's .. =)

mas isso, rs... naum me surpreende muito... pelo que li aqui no forum , só tem gente boa! pessoal bom! =)))

vlw
« Última modificação: 14 de Junho de 2006, 12:40:59 por Pedro Vilas Boas »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2006, 12:48:30
Rapaz, seja bem vindo. :)

(Falando com pressa, pq tenho q sair) : Se quer zoom, fica pelas FZs da Panasonic ou S5200/S9000 da Fuji. Se vc não se importa com um usado (em bom estado), tem a minha FZ20, e dos colegas tem uma S9000 e uma S5100 ali na parte dos negócios.

Pra pegar nova, até R$1500, sugiro a FZ7. ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2006, 12:57:38
opa!!!
vlwww!!

boa ..


zoom naum corresponde aos tais "mm" da cam ?

então quando maior "mm" mais longe vai (ou menor será a imagem) como no artigo do leo terra.

FZ7 é uma dessa aqui
http://www.dpreview.com/reviews/specs/Pana...onic_dmcfz7.asp

-----

mas pra comprar usada..
bom .. o forum eu senti que rola mó amizade entre todos... sei que não teria problema com transferencias de dinheiro e produto.
usada tem algum "problema" ?
essa FZ20 não te satisfaz mais?
« Última modificação: 14 de Junho de 2006, 12:59:53 por Pedro Vilas Boas »


Frmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2006, 13:06:56
A Panasonic FZ7 pode ter ótima lente e bom balanço de cores, porém é SÓ ISSO o resto fica devendo e muito em relação as concorrentes a começar pelo ruído que deixa a imagem completamente granulada e chega até ao ponto de ficar desastroso em fotos noturnas. Perde em recursos manuais e em muitos outros aspectos. Se você for usar ela apenas em fotos com dia de sól eu recomendo porque ela é melhor, caso contrário melhor procurar outros modelos na categoria.

Por esse valor e para quem esta querendo aprender a essência da fotografia recomendo sem sombra de dúvidas ou a Fuji S9000 ou a S5200 que além de tudo é mais barata.

E explico ...

- Elas entregam formato raw que permite você fazer ajustes mais finos e obter resultados muito interessantes.

- Não tem estabilizador de imagem o que a príncipio é uma desvantagem, mas que provavelmente vai te forçar a trabalhar melhor com valores de sensibilidade ISO em baixa condição de luz, ou então aprender a usar um tripé para as imagens não sairem tremidas., ou seja, você aprende a se virar para depois quando tiver uma máquina melhor com recursos saber o máximo que pode extrair dela.

- Possuem ajustes manuais completos assim como outras máquinas da categoria.

- Possuem o sensor de melhor qualidade  e mesmo não tendo lentes top de linha vale a pena.

- A S5200 possui adaptador de lentes que permite usar filtros polarizadores, UV, Skylight entre outros para obter efeitos interessantes e até mesmo proteger a lente.

Pelas suas fotos que andei vendo a Fuji S5200 é a câmera que vai lhe proporcionar o melhor aprendizado e esta custando pouco mais que R$1.000,00
« Última modificação: 14 de Junho de 2006, 13:11:01 por Frmg »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2006, 13:14:42
S5200 é essa

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Fuji...nepixs5200z.asp

gostei gostei Frmg !!! =) gostei mesmo ...

mas uma duvida
esse negocio de zoom digital e zoom optico..
eu li que zoom digital nem é la tao bom ou considerado realmente zoom.

Mas pra mim não importa muito se o nome é zoom ou não, o que eu quero mesmo é chegar perto!

esse zoom .. que a camera tem, que ele entra e sai ... isso é chamado de zoom optico? ou zoom digital?
eu acho que é optico... naum sei ..
digital parece ser akeles q a lente nem mexe.... só é um crop da imagem mesmo.

enfim simplificando ... por exemplo a S5200 ...tem zoom optico ? ou é digital?

desculpa a ignorância =\

---------

e MUITO obrigado pela dica... estou vendo o review da maquina!
« Última modificação: 14 de Junho de 2006, 13:15:01 por Pedro Vilas Boas »


Frmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2006, 13:18:41
A Fuji S5200 possui zoom ótico de 10X , zoom ótico é aquele proporcionado pela lente que por via de régra amplia a imagem e não causa perda de qualidade.

Já o zoom digital é aquele que é feito pelo processamento interno da câmera interpolando (arte de inventar detalhes na imagem que não existem) e que causa enorme perda de qualidade da imagem.

Portanto esqueça Zoom digital, aliás até recomendamos que ele seja sempre desabilitado da máquina para evitar perdas.

 


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2006, 13:22:02
eu nunca tive contato com maquinas digitais. então essas configurações todas eu aprenderei com a vida... com o tempo de uso ...

mas agora vc tirou minha duvida mesmo!!!

otima dica da maquina =))))))
realmente. de novo, muito agradecido mesmo .. por essa explicação


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2006, 13:32:27
Bem vindo grande!
Está no lugar certo para aprender.. acredite..

Também tenho uma yashika igual a essa aqui em casa :)
Sobre o RAW, prefira comprar câmeras o possuam, você vai gostar.. ;)

Abraços
 
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #13 Online: 14 de Junho de 2006, 13:54:37
Por favor, fuja dos preços de shopping.  :laughing:

Para você eu recomendo a fuji s5200. Tem zoom óptico sim, raw, um sensor razoável e controles manuais. Interessante pra quem ta aprendendo.

O importante é dar o pontapé inicial, voce não vai começar de cima ja. Depois, se perceber que o equipamento não atende mais tuas necessidades, é hora de migrar.

Abraços.

adendo: seja bem vindo ao forum. gostei bastante da sua postura, provou que realmente está fazendo o dever de casa, diferente da postura comodista vista muita das vezes aqui.

Leia os reviews dos equipamentos, é mais interessante pra saber o que eles te disponibilizam.
« Última modificação: 14 de Junho de 2006, 13:56:13 por Roberto O. Almeida »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2006, 14:00:01
perfeito perfeito.

ja to entendendo bastante coisa em comparação a antes.
diversas explicações inclusive no msn (vlw frmg)

então vou ler os reviews da S5200 ... parece ser a mais adequada pra mim =)))

muito obrigado por tudo!!!
forum excelente!!!

inclusive ja recomendei pra um outro amigo meu designer...


grande abraços!!!  =))))