Autor Tópico: Impedidos de fotografar em evento  (Lida 12145 vezes)

lequaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2013, 16:01:15
Aqui na minha região esse fato também ocorre. Mas a implicância acontece mais com cameras semi-profissionais e profissionais, mesmo que o fotografo seja amador. Não constumam  proibir as compactas.

Essa é uma forma de obrigar que todos comprem o albúm vendido pela empresa. Porém vale lembrar que muitos formandos não irão participar de baile e outros eventos e como normalmente os pacotes são pra todos os eventos, muitas pessoas não compram. Ou não tem condições financeiras.

Se eu não compro o album então não posso ter uma foto da minha colação, pois a entrada de cameras é proibida.

Além disso não fica um fotógrafo ao meu lado durante todo o evento e como todo o tempo disponivel pra tirar todas as fotos que eu quiser.

Isso é extremamente errado.


Dando os primeiros passos na fotografia...
Nikon D7000 + 18 - 105mm + 50mm 1.4


lequaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2013, 16:04:37
O problema é que nem a instituição, nem a empresa de formatura avisam os alunos da proibição de maquinas fotográficas com antencedencia.

Outro dia fui procurado por uma amiga que perguntou se eu podia fotografar sua formatura, ela mais três amigas me pagariam para fotografa-las, pois ela gosta das minhas fotos, eu disse pra ele perguntar na faculdade se eu poderia fotografar (eu já sabia a resposta), ela me questionou por que, eu expliquei que geralmente existe um contrato e bla bla bla, ela me disse: "Acho que não tem problema, ninguem falou nada, mas vou perguntar", no outro dia ela ligou dizendo que realmente não poderia outro fotógrafo entrar com camera e que ninguem tinha avisado na reunião.

Exatamente isso Roberto. Ainda aproveitam da imaturidade dos membros da Comissão da Formatura, uma vez que normalmente são muito novos, e que mesmo lendo o contrato no momento da assinatura não dão a devida importancia para a cláusula.
Dando os primeiros passos na fotografia...
Nikon D7000 + 18 - 105mm + 50mm 1.4


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2013, 16:37:57
Olha, além da imaturidade da comissão de formatura, há de entender a corrupção da comissão de formatura. Quem fica nessas comissões geralmente ganha seu álbum, mais convites para o baile, etc...

Já aconteceu com a empresa em que eu trabalhava: Fizemos um orçamento de fotografia e video com a comissão, e indicamos um promoter pra organizar o resto. O pagamento do promoter seria por nossa conta.

Uma outra empresa, muito pior que a nossa, fechou aqueles "Pacotões-pega-tudo"foto, video, buffet, decoração, som, etc..., e as fotos deles eram uma merda.

O valor dos eventos completos que o promoter organizaria, mais nosso serviço de foto e video (com pacote fechado, sem panaquice de proibição de cameras, etc...) ficaria mais baixo por aluno que o valor da outra empresa...



PORÉM... Sempre tem um porém...

Nossos brindes eram infinitamente menores que os do concorrente, aí, ferrou, né manolos...
Os caras da comissão fecharam com os caras, por causa de lucro individual.

Isso acontece muito, e falo de formaturas grandes, com membros das universidades grandes daqui...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2013, 16:43:36
Isso aí com uma turma boa pode render um boicote geral a formatura e a "faculdade" abrir as pernas ligeirinho. O diploma é um direito do aluno, nada pode ser exigido para a expedição da declaração. Cadê movimento estudantil nessa hora? ah esquece

Tb acho, um boicote ia resolver facil facil isso, ninguém faz e ponto, com a grana que rola nesse meio iam mudar de ideia rapidinho...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2013, 17:23:15
off topicComo assim? Se eu não for na formatura eu não me formo???????

Clac,

Se você não comparecer à colação de grau, não, você não se forma. Só são aceitas faltas em caso de emergência médica e, às vezes, viagem.

Mas veja bem, estou falando da colação de grau, um evento aberto e de graça, para que a comunidade saiba que você se formou. Nada é cobrado e as faculdades fazem como bem entendem.

A festa/baile de formatura, não é obrigatória. Essa sim normalmente custa os dois olhos da cara e um braço, ou perna dependendo do braço da pessoa. Ai tem comissão de formatura, ingressos contados e tudo mais.
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2013, 18:44:17
Clac,

Se você não comparecer à colação de grau, não, você não se forma. Só são aceitas faltas em caso de emergência médica e, às vezes, viagem.

Mas veja bem, estou falando da colação de grau, um evento aberto e de graça, para que a comunidade saiba que você se formou. Nada é cobrado e as faculdades fazem como bem entendem.

A festa/baile de formatura, não é obrigatória. Essa sim normalmente custa os dois olhos da cara e um braço, ou perna dependendo do braço da pessoa. Ai tem comissão de formatura, ingressos contados e tudo mais.
Ah ta! Sacanagem... Sempre quis faltar esses eventos. Mas, nesse caso, já estou planejando uma viagem pro fim de 2018!  :D
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, 18:44:37 por clac »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2013, 18:59:41
Bom tópico.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2013, 20:58:18
Sò pra esclarecer em definitivo... Colocação de Grau é ato formal  e necessário para a conclusão do 3º grau e consequentemente habilitação na profissão (pode ainda haver outras provas para o exercício como OAB ou residência médica), imposto pela legislação.

Formatura é ato formal tb. Ali dentro daquele evento tem uma Colação de Grau acontecendo, mas é um evento social. Se o formando não quiser participar da Formatura não precisa. Marca o dia da Colação na Reitoria e cola lá, com juramento e tudo (formalismo legal). Tá formado!

Ajudei na Formatura de minha turma. Não era membro da Comissão, mas muitos amigos muito próximos estavam lá.
Por conta de uma "desinteligência" entre empresa de formatura e o fotógrafo contratado fiquei sem minhas fotos da formatura. Se se permitisse que se entrasse com cam meus parentes teriam feitos algumas fotos, ainda que meia boca.

Como os amigos acima disseram, não é admissível que se proíba a entrada de cams, sejam elas quais forem... Nada que uma promessa de processo, chamamento de polícia e argumentos com dedos em riste e contato corporal não ressolvam!!! >:D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:16:19

Como os amigos acima disseram, não é admissível que se proíba a entrada de cams, sejam elas quais forem... Nada que uma promessa de processo, chamamento de polícia e argumentos com dedos em riste e contato corporal não ressolvam!!! >:D

O que eh isso, Hyde???!!!! Vc partiria para as vias de fato, nesse caso? Imaginava vc um cara bem pacífico...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:58:24
Nada que uma promessa de processo, chamamento de polícia e argumentos com dedos em riste e contato corporal não ressolvam!!! >:D
Sabedoria pra se levar pra vida toda!  :ok:  >:D  :hysterical: :hysterical:
Vlw pela explicação então! É que nunca curti a cerimonia da formatura, com discurso de agradecimento aos professores, a reitoria, aos pais, depois o discurso de cada turma, com o orador, o juramento de cada aluno ao pegar o diploma... Ah! Putz... Muito chato, e você ainda está pagando!
Mas agora entendi! Posso me livrar disso tudo, só pegar o diploma, assinar as paradinha, fazer o juramento e sair pra comer pizza!


lequaresma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2013, 22:06:46
Colar Grau até onde sei significa assinar o documento na instituição. Onde formei nao era obrigatório ir no evento da Colação de Grau. Caso não puder estar presente é só marcar dia e assinar o documento na secretaria da instituição.
Dando os primeiros passos na fotografia...
Nikon D7000 + 18 - 105mm + 50mm 1.4


Thico Marques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2013, 22:22:45
Colar Grau até onde sei significa assinar o documento na instituição. Onde formei nao era obrigatório ir no evento da Colação de Grau. Caso não puder estar presente é só marcar dia e assinar o documento na secretaria da instituição.


Correto, é isso mesmo. Se vc não quiser fazer o evento, tudo bem e isso não o impedirá de colar grau na universidade e consequentemente obter o diploma.

D5100
18-55 mm (kit), Nikkor 35 mm 1.8 G, Nikkor 55-200 mm VR, Tamron 17-50 mm 2.8,  SB 400

"Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, é por que não estava suficientemente perto "


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2013, 22:25:00

Correto, é isso mesmo. Se vc não quiser fazer o evento, tudo bem e isso não o impedirá de colar grau na universidade e consequentemente obter o diploma.

:D :D :D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2013, 22:33:19
Um colega meu, sociopata, decidiu nao ir pra a festa de colaçao e colou grau antes, na secretaria. Para mim, isso era publico e notório!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thico Marques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2013, 22:37:02
Muitos aqui citaram qual seria o conteúdo do contrato e se havia ou não a permissão de utilizar máquina fotográfica própria durante o evento, definitivamente não sei o que constava nesse contrato. Mas independentemente disso, acho que nem deveria constar uma regra como esta. Deveria ser proibido, de repente até por uma lei que constasse no Código do Consumidor e não só neste tipo de evento como em qualquer outro. Salvo algumas exceções .

O fato é que, as fotos ficarão "engessadas" num mesmo padrão e os formandos não terão aquelas fotos descontraídas com  os colegas e professores, haja vista o momento festivo que se encontram. Não estou dizendo que as fotos ficarão ruins, pelo contrário, acredito que ficarão com uma qualidade de trabalho executado por profissionais resultando em fotos excelentes em todos os aspectos.

abraços ! 
D5100
18-55 mm (kit), Nikkor 35 mm 1.8 G, Nikkor 55-200 mm VR, Tamron 17-50 mm 2.8,  SB 400

"Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, é por que não estava suficientemente perto "