Autor Tópico: Impedidos de fotografar em evento  (Lida 12135 vezes)

Thico Marques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Online: 23 de Janeiro de 2013, 09:43:04
Olá, pessoal !

Ontem fui a uma colação de grau de um parente meu e antes de adentrarmos no local do evento (HSBC Brasil - SP) todos os convidados eram revistados e impedidos de entrar com maquina fotográfica seja elas compactas ou não. Obviamente fui barrado assim como tantas outras pessoas e obrigado a deixá-la, sob fiscalização de outro segurança,  na chapelaria do teatro sendo necessário fazer o pagamento antecipado para a "hospedagem" do objeto.
Entendo que ali haviam fotógrafos contratos pelo envento para fotografar os formandos e seus  familiares no saguão de entrada  antes, em lugares pré estabelecidos com um fundos até que bem elaborados e durante a cerimônia de colação de grau. Mas na minha opinião não há necessidade de tanto rigor na proibição da entrada de máquinas fotograficas dos convidados até por que todos querem tirar fotos descompromissadas com seus familiares o que não comprometia o trabalho de nenhum fotógrafo.
Enfim, deixo aqui e compartilho minha opinião sobre o ocorrido com os colegas e a quem interessa.

Abraços a todos !
D5100
18-55 mm (kit), Nikkor 35 mm 1.8 G, Nikkor 55-200 mm VR, Tamron 17-50 mm 2.8,  SB 400

"Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, é por que não estava suficientemente perto "


ritalamounier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2013, 09:45:15
Vou ficar aguardando uma resposta que me convença!  :snack:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2013, 10:03:23
Mas qual foi a alegação do estabelecimento para barrar entrada de equipamento fotográfico, já que esse era um evento particular?
Muito estranha essa atitude! :ponder:
Fábio Pedro.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2013, 10:05:53
Possivelmente uma clausula contratual dos fotógrafos com a organização, deixando exclusividade das fotos para eles.

Assim eles lucram mais com a impressão das fotos...




ritalamounier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2013, 10:09:10
Possivelmente uma clausula contratual dos fotógrafos com a organização, deixando exclusividade das fotos para eles.

Assim eles lucram mais com a impressão das fotos...

Não sei no caso dele, mas teve uma formatura de uma amiga minha onde os fotógrafos não iam cobrar por foto, já que cada formando ia ter um album com as fotos que quisesse. E mesmo assim proibiram o uso de cameras (incluse compactas). Porguntei porque e eles falaram: "Porque está no contrato!" MAS POR QUÊ?


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2013, 10:35:57
 :shock:
em shows até entendo.. mas em formatura de familiar?
até compacta? fala sério.. absurdo

ainda bem q nunca aconteceu comigo.....
provavelmente eu não ia entregar a cam e ia brigar com que for q fosse  :assobi: :D :hysterical: :fight:




Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:28:52
Ridículo. Eu sabia desse "termo" no contrato e só compareci à minha própria formatura porque é pré-requisito para emissão do diploma. Acho um absurdo um evento dessa natureza ser monopolizado por uma empresa.
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:38:44
Ridículo. Eu sabia desse "termo" no contrato e só compareci à minha própria formatura porque é pré-requisito para emissão do diploma. Acho um absurdo um evento dessa natureza ser monopolizado por uma empresa.
Eu não iria brigar por isso, mas um cara resolvido a brigar iria entrar com mandado de segurança para garantir a entrada de seu fotógrafo, já que ele pagou e não havia nada escrito ou verbal proibindo. Se tinha, vacilo em não participara das reuniões.


fe_sousa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:43:06
Acredito que o que ocorre é que o álbum de fotos entram no pacote para bancar parte dos custos da festa, na verdade tudo o que envolve o evento está sobre o controle da organizadora, fotógrafos, cinegrafistas, bar, segurança, DJ, salão, estacionamento e etc.

normalmente, este e outros itens estão todos no contrato. não quero defender um ou outro, como parente gostaria de ter uma foto do meu familiar em um evento tão importante, porém existem um monte de profissionais ali para isso, minha opção nestes casos é sempre deixar a cam em casa!!!!

Agora fazendo uma analogia..., estou indo para um evento do tipo, julgando que não seja open-bar, faria sentido eu levar a minha própria cerveja? você levaria o próprio wisky? tá a organização vende lá, mas vc não vai entrar com a sua garrafa!!!!







leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2013, 11:51:16
Indiferente de qualquer quer coisa o errado é quem aceitou e assinou o contrato... Aceita e depois quer brigar? Os parentes e amigos devem brigar com o formando que assinou o contrato e não com o segurança que esta cumprindo a função dele... Ou melhor, deixem suas Cameras em casa e aproveitem o momento  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


kinder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2013, 12:06:33
Só especificando, no meu caso, falo da colação de grau mesmo, que é sem custo para o aluno. Um evento que a faculdade é obrigada a fazer e não pode cobrar. Algumas fazem nos próprios auditórios, algumas alugam outros espaços. A festa de formatura/baile de formatura é outra coisa.
Renato "Kinder" Coicev
"Quem teme perder, já está vencido" - Família Morganti
Canon dSLR Partner: 60D | 600D
Sony Digital Partner: DSC-HX1 | DSC-W35


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2013, 12:08:33
Esse assunto é recorrente, vira e mexe acontece com alguém.

Pelo que já li sobre o assunto, a princípio a proibição é ilegal e mesmo que o formando tenha assinado o contrato, a cláusula é inválida. O contrato normalmente é entre produtora e escola, ou no máximo, comissão de formatura. Ele não pode se extender aos convidados e ninguém pode ser proibido de fotografar sem fins comerciais em um evento que é público, desde que óbvio respeite as condições de trabalho de quem foi contratado para isso. É diferente durante o baile ou jantar, que normalmente é um evento fechado. Se a parte da fotografia está dentro de um pacote fechado de formatura, pior ainda, pois configura venda casada e bate frontalmente com o Código de Direito do Consumidor.

Uma pesquisada rápida na internet vai mostrar dezenas de casos semelhantes.

Tenho um amigo que foi proibido de entrar com uma T3i na formatura da filha. Entrou na justiça e não demorou muito para ganhou uma bela grana da produtora. E eu mesmo já passei por algo semelhante, inclusive sob ameaça do formando, que é meu cunhado, não receber as fotos oficiais em função de eu ter tirado fotos dele com a família depois da colação de grau, mas ainda dentro do salão. Nada que uma conversa com um advogado e uma ameaça de processo não resolvesse..




« Última modificação: 23 de Janeiro de 2013, 12:14:06 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:19:08
Só especificando, no meu caso, falo da colação de grau mesmo, que é sem custo para o aluno. Um evento que a faculdade é obrigada a fazer e não pode cobrar. Algumas fazem nos próprios auditórios, algumas alugam outros espaços. A festa de formatura/baile de formatura é outra coisa.
Isso aí com uma turma boa pode render um boicote geral a formatura e a "faculdade" abrir as pernas ligeirinho. O diploma é um direito do aluno, nada pode ser exigido para a expedição da declaração. Cadê movimento estudantil nessa hora? ah esquece


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:28:27
O problema é que nem a instituição, nem a empresa de formatura avisam os alunos da proibição de maquinas fotográficas com antencedencia.

Outro dia fui procurado por uma amiga que perguntou se eu podia fotografar sua formatura, ela mais três amigas me pagariam para fotografa-las, pois ela gosta das minhas fotos, eu disse pra ele perguntar na faculdade se eu poderia fotografar (eu já sabia a resposta), ela me questionou por que, eu expliquei que geralmente existe um contrato e bla bla bla, ela me disse: "Acho que não tem problema, ninguem falou nada, mas vou perguntar", no outro dia ela ligou dizendo que realmente não poderia outro fotógrafo entrar com camera e que ninguem tinha avisado na reunião.


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2013, 16:00:03
off topic
Ridículo. Eu sabia desse "termo" no contrato e só compareci à minha própria formatura porque é pré-requisito para emissão do diploma. Acho um absurdo um evento dessa natureza ser monopolizado por uma empresa.
Como assim? Se eu não for na formatura eu não me formo???????