Autor Tópico: Valor de Cobertura Fotográfica Aniversário  (Lida 4586 vezes)

MPujol

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 23 de Janeiro de 2013, 20:52:38
Pessoal,

Gostaria de uma opinião sobre a cobertura de um aniversário que irei fazer.
Não sei se cobrei o valor correto, 760,00 este valor compõe: Álbum tradicional com caixa box + DVD com 250 fotos para revelação (tratadas e editadas)
Dentro do valor inseri minhas despesas/custos como:
Revelação 25 fotos 15x21 cm
Álbum com cx box
Depreciação da minha D7000
Transporte para o evento
Transporte para laboratório fotográfico
Alimentação
Seguro
Boleto bancário
Luz
Depreciação do PC
Impressão da capa + mídia e mais alguns itens
Diante deste valor meu lucro será de 350,00 em 4 horas de duração.
Será que estou fazendo correto?? alguém poderia me ajudar?  :assobi: :aua:


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:15:34
como o pessoal sempre diz por aqui, preço é pessoal . Mas como eu lido com classe c pra baixo, eu tenho  a te dizer q cobro 800,00 pra entregar só o DVD personalizado com fotos em alta resolução ou album 15x21 com 20 laminas sem DVD .  Esse pacote teu, eu cobro 1500,00 .  vamos supor q num mes ruim vc tenha apenas 4 eventos, vc acha q  1400,00 tá bom? aqui em Sao Paulo, um auxiliar de portaria tira isso, uma domestica ganha em media 1500,00 .  Só de aluguel eu pagava 1200,00 no antigo estúdio. Isso porque eu lido com pobre.  :ok:


MPujol

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:31:19
Milton42zl, então pelo que percebi terei que rever este valor, na verdade então dei com os burros n`agua.
Não tenho estúdio, uso aquele estúdio móvel quando é necessário. Pelo que vc me alertou, realmente farei uma mudança na questão de valore a cobrar.
Valeww....


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:38:10
pujol , é mais pra vc ter uma média mensal , e capital de giro , pois na nossa área, acontece de ficar 1 mês a ver navios . Já fiquei um mês de Janeiro inteiro sem casamento, vivendo do giro de dezembro, ou seja, se tivesse rendido 1400,00 nesse dezembro, teria q passar janeiro com 700,00 .  Ai, imagine pagando 1200,00 de aluguel, já entraria fevereiro devendo . Isso vira uma bola de neve, e a gente só se dá conta qdo pifa uma camera ou tem o carro batido ,qualquer coisa q  abale o orçamento. Faça um teste, tente se virar só de fotografia mesmo q ainda não tenha clientela formada . Potencial vc já tem, q é o equipamento aliado a conhecimento . Boa sorte.


MPujol

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2013, 21:44:52
Entendi agora ficou mais claro, estou vendo de um outro ângulo agora essas sua explicações..
Obrigado pela ajuda milton42zl, abcs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2013, 23:30:08
como o pessoal sempre diz por aqui, preço é pessoal . Mas como eu lido com classe c pra baixo, eu tenho  a te dizer q cobro 800,00 pra entregar só o DVD personalizado com fotos em alta resolução ou album 15x21 com 20 laminas sem DVD .  Esse pacote teu, eu cobro 1500,00 .  vamos supor q num mes ruim vc tenha apenas 4 eventos, vc acha q  1400,00 tá bom? aqui em Sao Paulo, um auxiliar de portaria tira isso, uma domestica ganha em media 1500,00 .  Só de aluguel eu pagava 1200,00 no antigo estúdio. Isso porque eu lido com pobre.  :ok:

milton, você cobra isso por um aniversário?! Por uma cobertura de 4h? Putz, então tenho que realmente rever meus conceitos, rsrs, tenho feitos aniversários a muito menos que isso...


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2013, 23:36:50
E eu fazendo freeela a 150!
kkkkk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2013, 23:42:25
Eu nunca vi ninguém que cobrasse esse valor por um aniversário, mesmo oferecendo álbum. Em aniversários eu costumo cobrar R$400 por 4h de evento e fotos em um DVD, e ainda assim sempre pedem desconto... Espero que um dia eu consiga cobrar por aí também, realmente é algo que dá mais ânimo de seguir na carreira!

Abraços


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2013, 23:43:41
E eu fazendo freeela a 150!
kkkkk

Agora freela a R$150 é sacanagem, literalmente não vale a pena. Faça as contas, isso mal chega a cobrir o seu gasto com transporte e desgaste do equipamento. Sobe esse preço aí!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:18:43
humberto vc tá brincando , naõ tem porque baixar tanto o preço ,só porque é aniversário.Qdo eu falo q eu lido com pobre, é pobre mesmo, gente de Itaquera, Guaianazes, Itaim, e bocadas do extremo leste . Album 15x21 com 20 laminas por 800,00 é quase uma esmola . Diagramado e tudo .  Pra mim é o limite pra sobreviver  e fazer a roda girar, se eu baixar mais um tiquinho eu quebro.  veja bem, se vc está cobrando 400,00 então limpo sobra o q pra vc????


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2013, 00:24:52
humberto vc tá brincando , naõ tem porque baixar tanto o preço ,só porque é aniversário.Qdo eu falo q eu lido com pobre, é pobre mesmo, gente de Itaquera, Guaianazes, Itaim, e bocadas do extremo leste . Album 15x21 com 20 laminas por 800,00 é quase uma esmola . Diagramado e tudo .  Pra mim é o limite pra sobreviver  e fazer a roda girar, se eu baixar mais um tiquinho eu quebro.  veja bem, se vc está cobrando 400,00 então limpo sobra o q pra vc????

Milton, você disse acima que cobrava R$800 sem o álbum, apenas as fotos, eu cobro R$400 pelo mesmo serviço. Sem álbum, só as fotos em um DVD.


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2013, 01:01:43
 Um DVD sem o album ,mas com todas as fotos em alta resolução naõ vale 800,00 ???  Veja bem, o album por 800,00 é de graça , mas o DVD por 800,00 tá num preço justo, pois naõ gera tanto retorno por indicação . Qdo recebo um cliente por indicação,geralmente é alguém q viu o álbum , provavelmente DVDs são entediantes tanto pra quem mostra ,qto pra quem vê . Vc pode achar q o DVD deve valer bem menos, eu não penso assim .


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2013, 01:05:48
 uma boa indicação de preços no limite é o site da Bianca Machado, q é a turma q cobra mais barato em São Paulo com boa qualidade . O segredo deles é o grande fluxo de trabalho ,aí sim !  dê uma olhadinha :
              http://www.biancamachado.com.br/infantil.html


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2013, 01:35:46
Eu acho que o valor do trabalho não determina o ganho no final do mês. Voce pode cobrar barato, fazer em menos tempo e mais e no final ainda ganhar mais do que quem cobra caro. Pessoalmente, eu tenho algum distúrbio que nao me permite fazer as coisas mal feitas. Acho que muitas vezes é dificil fazer rápido e bem feito. Por isso acabo cobrando mais caro. Acho também que é um mercado em que o preço é que determina o seu valor. A maioria das pessoas nao consegue enxergar as diferenças de qualidade, o que faz com que o tratamento destinado a voce e ao seu trabalho depende do valor que voce cobra. Acho muito ruim quando as pessoas escolhem somente pelo preço. Isso quer dizer que elas n"ao estão nem aí pra qualidade do seu trabalho. A escolha foi feita somente com base no preço. Por esses motivos eu prefiro cobrar um pouco mais caro do que a média. Cobro na faixa de 1300 reais 120 fotos em alta resolução. Antes ainda entregava CD, agora envio o link das fotos no dropbox para o cliente baixar. Só mando o CD caso o cliente o peça. Ofereço o album a parte e cobro 400 reais por ele. N"ao ofereço nada além disso (biombo, impressoes, etc). Já até perdi cliente por causa disso mas acho que se o cliente te escolhe por causa de impressão barata e biombo é porque nao gosta tanto do seu trabalho assim. Em brasília o valor que cobro é alto. Creio que estou entre os mais caros. O preços com fotografia cobrados em São Paulo são muito maiores. E olha que o custo de vida é o mesmo. Portanto, cada cidade uma realidade. Cada fotografo uma realidade.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2013, 02:27:18
Então Spider, o universo em São Paulo é algo muito amplo, é difícil mensurar, porque tem preços pra todo mundo, pra quem pode muito ou pode quase nada. Eu não tenho experiência de mercado fotográfico pq estou ainda embarcando no meu segundo ano como freela, é muito pouco tempo.
Tenho um cliente no interior de São Paulo que é um grande grupo hospitalar. A primeira coisa que fiz foi um reajuste no preço para as minhas pautas de 4 horas, e já sinto as dificuldades para fazer o cliente entender o porquê do ajuste. Inflação, dólar, experiência do fotógrafo etc... isso porque você tá fazendo um institucional que terá divulgação na mídia.
Agora fico aqui imaginando como se vende um trabalho com preços justos para aniversariantes. Cada um acha e faz o seu mercado.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 02:29:03 por Zaca Oliveira »
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS