Autor Tópico: Como testar qualidade de lentes  (Lida 3244 vezes)

Atomicware

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Dezembro de 2012, 15:58:52
Oi pessoal tudo bom?

Não sei se estou postando na área correta do fórum, mas de qualquer forma estou aqui com algumas lentes antigas e estou pegando outras com amigos, algumas eu vou vender e as que mais gostar vou ficar para mim!  :ok:

De qualquer forma como vou estar com as lentes e vou testar-las de qualquer forma estou pensando em publicar os resultados dos meus testes, como um mini-review sobre a lente, pois tenho alguma dificuldade de encontrar esse tipo de material.

Sou iniciante em fotografia e gostaria de sugestões de metodologia de como posso fazer estes testes, o que é interessante testar etc, de uma forma que eu consiga comparar os resultados das lentes não apenas pelo meu gosto, mas também tecnicamente.

Qualquer sugestão é válida!


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2012, 16:47:52
Acho que para começar, você pode montar um cenário com uma luz razoável, escolher um objeto e tirar fotos dele em todas as aberturas da lente, sempre da mesma distância. Assim você já vai conhecendo melhor as lentes e consegue saber em qual ponto ela é mais nítida, como é o padrão de desfoque delas, etc


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2012, 13:02:33
Oi pessoal tudo bom?

Não sei se estou postando na área correta do fórum, mas de qualquer forma estou aqui com algumas lentes antigas e estou pegando outras com amigos, algumas eu vou vender e as que mais gostar vou ficar para mim!  :ok:

De qualquer forma como vou estar com as lentes e vou testar-las de qualquer forma estou pensando em publicar os resultados dos meus testes, como um mini-review sobre a lente, pois tenho alguma dificuldade de encontrar esse tipo de material.

Sou iniciante em fotografia e gostaria de sugestões de metodologia de como posso fazer estes testes, o que é interessante testar etc, de uma forma que eu consiga comparar os resultados das lentes não apenas pelo meu gosto, mas também tecnicamente.

Qualquer sugestão é válida!

Amigo, tem várias coisas que se testa tecnicamente em lentes... Para cada uma dessas coisas existe um teste. Os testes vão desde cartelas impressas até softwares de análise (e ambos). O que mais se testa são: distorção (barrel), nitidez (resolução), aberração cromática (fringing) e vinheta. Tem gente que testa outras coisas que influenciam nos trabalhos, como o flare, a precisão de foco, e também itens como montagem, etc. Os próprios sites que testam indicam a forma (e os links) dos testes usados, basta procurá-los. Eu gosto desses dois:
http://photozone.de/
http://www.lenstip.com/

Tem ainda o cameralabs.com, o dpreview.com e vários outros. Vale a pena dar uma conferida e ver o que queres testar! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2012, 13:28:24
Na boa ? Não perca seu tempo. Use a lente em condições reais porque teste de laboratório reflete uma situação específica que nunca dá uma idéia real da imagem que a lente irá entregar em uma sitação real. Qualidade de imagem é algo muito mais subjetivo do que a maioria pensa.

Fotos de targets, graficos e coisas do tipo tem mais apelo de marketing do que outra finalidade.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 13:29:44 por AFShalders »


Atomicware

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2013, 12:07:14
Amigo, tem várias coisas que se testa tecnicamente em lentes... Para cada uma dessas coisas existe um teste. Os testes vão desde cartelas impressas até softwares de análise (e ambos). O que mais se testa são: distorção (barrel), nitidez (resolução), aberração cromática (fringing) e vinheta. Tem gente que testa outras coisas que influenciam nos trabalhos, como o flare, a precisão de foco, e também itens como montagem, etc. Os próprios sites que testam indicam a forma (e os links) dos testes usados, basta procurá-los. Eu gosto desses dois:
http://photozone.de/
http://www.lenstip.com/

Tem ainda o cameralabs.com, o dpreview.com e vários outros. Vale a pena dar uma conferida e ver o que queres testar! Abraço!

Opa estive ausente esses dias e agora que estou com uma quantidade boa de lentes aqui vou começar a fazer os testes.

Obrigado pelos links são bem interessantes! Não devo ir tão a fundo nos testes, mas gostaria na verdade é de ter uma forma de comparar as lentes sem que eu tenha todas na mão ao mesmo tempo... Agora que estou "brincando" com as lentes, estou vendo que cada uma tem uma cor, tem uma nitidez etc.

Vou dar uma olhada em alguma cartela impressa ou algo do tipo só para ter uma comparação simples que seja.

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 12:27:42 por Atomicware »


Atomicware

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2013, 12:26:45
Na boa ? Não perca seu tempo. Use a lente em condições reais porque teste de laboratório reflete uma situação específica que nunca dá uma idéia real da imagem que a lente irá entregar em uma sitação real. Qualidade de imagem é algo muito mais subjetivo do que a maioria pensa.

Fotos de targets, graficos e coisas do tipo tem mais apelo de marketing do que outra finalidade.

Opa. Estou "brincando" com as lentes estes dias e realmente, cada lente tem uma surpresa diferente. Queria fazer alguma coisa comparativa, até para eu mesmo testar qual tem resultado melhor, mas como você disso isso é subjetivo... Ainda por cima as lentes são de épocas diferentes e produzem resultados muito diferentes.

Assim que tiver tempo vou ver se coloco o review aqui no fórum.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 12:27:13 por Atomicware »