Autor Tópico: Lentes de cinema  (Lida 7953 vezes)

JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 18:22:26
Em tempo, um vídeo engraçado que vi hoje exatamente sobre isso:
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 22:13:54
Li, achei muito bom, mas esqueci de agradecer. Valeu Alexanrdre!!!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 23:34:18
Não conheço muito a fundo imax, mas, se não me engano, no imax digital (que são todas salas no brasil), eles utilizam dois projetores 2k, que podem, ou projetar em 3D (1 projetor para cada olho) ou um filme normal em 2D, onde os dois são utilizados ao mesmo tempo e, dizem, que a imagem fica um pouco melhor que 2k...

o imax tradicional utiliza filmes produzidos em 70mm, o projetor é bem complexo e a construção da sala de cinema tem que ser toda especial... Poucos filmes tem cenas gravadas com cameras imax, elas são muito grandes e barulhentas... Quando morava nos EUA eu fui e assisti o filme The Dark Knight em um cinema imax, ele tinha uns 30 minutos de cenas que foram gravadas com as camras imax e era muito impressionante.
:eek: http://1.bp.blogspot.com/_isT5TgigmKg/TLXs_3sZS3I/AAAAAAAAA7Y/KexyuZDrlZg/s1600/IMAX_camera_1.jpg Pense nos custos... Mas agora pense na delícia de uma película de 70mm...
Pesquisando sobre a câmera...  :hysterical: http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/cinema/mulher-gato-destroi-camera-imax-durante-gravacao-de-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge/
Obrigado cara!
Bem, meu conhecimento é de curioso, não tenho nenhuma experiência com isso e vou colocar só o que eu apanhei por aí. Fiquem a vontade para comentar ou se alguém tem mais experiência, corrigir ou até mesmo contradizer :)

Além da diferença no projeto óptico, existe toda uma diferença construtiva. Filmadoras profissionais usam todos os controles manuais, então entre outras coisas, as lentes são construídas para facilitar este processo.

Ao invés de  f-number, as lentes apresentam um número t-number que é o que efetivamente mede a transmissibilidade da lente. Assim, se vc pegar uma 50mm t/1.3 e uma 85mm t/1.3, as duas vão fotometrar exatamente da mesma forma, ao contrário de lentes "normais" onde sabemos que o f-number é apenas uma medida física que aproximadamente mede a quantidade de luz que atravessa a lente, mas não é uma medida totalmente exata. Para o cinema, onde as cenas são filmadas separadamente, garantir exatamente a mesma exposição entre cenas é importante e por isso as lentes tem que garantir que a luz que chega ao sensor é exatamente igual, não interessando a lente utilizada. Isso não ocorreria com lentes baseadas em f-number, onde duas lentes em mesmo f-number podem gerar exposição diferente.

Como o foco é totalmente manual, as marcações de distância de foco são extremamente precisas. Muitas vezes os atores ficam em locais predeterminados e a alteração do foco de um para outro é baseado na medição da lente. Por exemplo, sabe-se que um determinado ator está a 1.5 metros e outro está a 2 metros. O operador altera, através da marcação da lente, o ponto de foco de um local para outro e volta novamente.

E evidentemente a construção é feita para agilizar todo este processo. Provavelmente deve ter mais coisas, mas o que eu já vi de comentários é isso.

Para ilustrar, uma Canon 85mm t/1.3 montada em uma T3i :)


Massa cara, vlw!  :ok: :ok:

Eu tinha 3 dúvidas terríveis...
1- Como era possível um projeção de 300m² com qualidade ok, respondida
2- Pq Mickey Mouse chama-se Mickey Mouse mesmo no Brasil, enquando Donald Duck chama-se Pato Donald?
3- Oq leva uma pessoa a tornar-se um andrologista?
Se alguém souber responder as peguntas 2 e 3 também, por favor responda  :hysterical: Brincadeira, obrigado a todos: Bucephalus, JRS, Pictus, Carcarah e AlexandreS!
-----------
PS: O vídeo não abriu aqui. To com alguns problemas aqui no PC. Mas depois eu vejo!