Autor Tópico: Fine Art e Autoral... Qual o exato significado?  (Lida 2912 vezes)

footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Janeiro de 2013, 14:48:36
Fala moçada, uma coisa me deixou bem confuso... Fine art e Autoral. Quando, como e por quê defino imagens ou fotografias com essa classificação?


Agradeço desde já !  :)


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2013, 20:21:55
Fontes, fine art é um tipo de impressão, tem a ver com a qualidade. Já autoral se refere ao tipo de fotografia, como um projeto pessoal. Tipo um fotografo de casamento que desenvolve um trabalho paralelo sem cunho profissional, fotografando street por exemplo.
Se falei besteira por favor me corrijam...
Daniel

Instagram: @danacqua


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2013, 21:01:12
Fine Art é quando a fotografia virou arte! Passou a ser reconhecida como tal!

Para virar arte, deverá ser testada, comentada, etc.

Nem tudo que é rotulado Fine Art é Fine Art! Eu posso rotular uma foto minha como Fine Art, procurar um grande print, colocar no melhor papel canson colocar num quadro, pendurar na sala e ficar lá por anos sem que ninguém que passe por lá a admire ou faça comentários!!

Abraços



Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2013, 12:13:08
Fine Art é uma impressão de altíssima qualidade. Normalmente papéis com PH neutro e com características especiais que "casam" com a imagem a ser impressa. Tintas também especiais, normalmente com corantes naturais e impressoras com qualidade superior. Quando você manda uma impressão para fine art, encaminha até a tabela base de coras, para que estas sejam exatamente as que estão na imagem. Outra característica é que, pelo tupo de material utilizado a durabilidade da imagem (cores e papel) é muito maior. Empresas que imprimem este tipo de impressão chegam a dizer que se a foto não for manipulada de forma inadequada, a qualidade original da imagem dura até 200 anos. O preço é proporcional a qualidade da impressão. Uma impressão A4 fine art aquí no DF custa em torno de 80,00.

Fotografia autoral, é quando um fotógrafo passa a fazer um trabalho que não tem fundo de registro (mais ou menos, pode até ter), mas são séries específicas. Os trabalhos da Pris e da Ária aquí do forum, são bons exemplos de fotografia autorais... as do LuizL... As street do Leonobox (a série com os sapatos ficou show de bola) também são bons exemplos.  :ok:


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2013, 20:29:15
Fontes, fine art é um tipo de impressão, tem a ver com a qualidade. Já autoral se refere ao tipo de fotografia, como um projeto pessoal. Tipo um fotografo de casamento que desenvolve um trabalho paralelo sem cunho profissional, fotografando street por exemplo.
Se falei besteira por favor me corrijam...

Creio que não, tem haver sim, procurei pela net, mas nada que aponte com eatidão.
obrigado


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2013, 20:34:24
Fine Art é quando a fotografia virou arte! Passou a ser reconhecida como tal!

Para virar arte, deverá ser testada, comentada, etc.

Nem tudo que é rotulado Fine Art é Fine Art! Eu posso rotular uma foto minha como Fine Art, procurar um grande print, colocar no melhor papel canson colocar num quadro, pendurar na sala e ficar lá por anos sem que ninguém que passe por lá a admire ou faça comentários!!

Abraços

Opa, blz progrock?
É umas, não discordo...mas, quem reconhece? quem testa? museu ? curadoria? etc...

Então...esse rótulo que me deixa encucado e não entendendo bem ainda...e não discordo da sua colocação, existe mesmo!

abraço




footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2013, 20:47:47
Fine Art é uma impressão de altíssima qualidade. Normalmente papéis com PH neutro e com características especiais que "casam" com a imagem a ser impressa. Tintas também especiais, normalmente com corantes naturais e impressoras com qualidade superior. Quando você manda uma impressão para fine art, encaminha até a tabela base de coras, para que estas sejam exatamente as que estão na imagem. Outra característica é que, pelo tupo de material utilizado a durabilidade da imagem (cores e papel) é muito maior. Empresas que imprimem este tipo de impressão chegam a dizer que se a foto não for manipulada de forma inadequada, a qualidade original da imagem dura até 200 anos. O preço é proporcional a qualidade da impressão. Uma impressão A4 fine art aquí no DF custa em torno de 80,00.

Fotografia autoral, é quando um fotógrafo passa a fazer um trabalho que não tem fundo de registro (mais ou menos, pode até ter), mas são séries específicas. Os trabalhos da Pris e da Ária aquí do forum, são bons exemplos de fotografia autorais... as do LuizL... As street do Leonobox (a série com os sapatos ficou show de bola) também são bons exemplos.  :ok:

Fala ae grande Portela, cheguei a buscar respostas pela net e obtive algo parecido, interessante...pelo q entendi a imagem em si não é o principal e sim como e onde vai ser impressa!

Sim como tudo é bem casado para uma longa durabilidade, originalidade das cores, textura, grãos etc... a manipulação da imagem não pode ser de forma inadequada... sempre respeitando os picos dos modos de cores... (entendo um pouco de produção gráfica, mas pelo que entendi é muito mais que isso  :ok: )

Autoral ficou meio que confuso... um projeto paticular sem fins lucrativos?


valew


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2013, 22:04:45
Opa, blz progrock?
É umas, não discordo...mas, quem reconhece? quem testa? museu ? curadoria? etc...

Então...esse rótulo que me deixa encucado e não entendendo bem ainda...e não discordo da sua colocação, existe mesmo!

abraço

Olá :ok: :ok:

Quem reconhece são as pessoas que veem a obra!
A partir de um longo tempo de exposição com constantes críticas positivas o próprio autor sabe que aquela é uma obra com força.
Com uma coleção de obras reconhecidas vem o momento de procurar os lugares para expor e vender (se for o caso)!
Eu estou descrevendo como uma fotografia se torna fine art! A questão da impressão é o outro lado da moeda!
Abraços


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2013, 17:10:36
Olá :ok: :ok:

Quem reconhece são as pessoas que veem a obra!
A partir de um longo tempo de exposição com constantes críticas positivas o próprio autor sabe que aquela é uma obra com força.
Com uma coleção de obras reconhecidas vem o momento de procurar os lugares para expor e vender (se for o caso)!
Eu estou descrevendo como uma fotografia se torna fine art! A questão da impressão é o outro lado da moeda!
Abraços


Interessante,  :)


obrigado pela atenção