Autor Tópico: Valor de Cobertura Fotográfica Aniversário  (Lida 4609 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2013, 03:32:56
Então Spider, o universo em São Paulo é algo muito amplo, é difícil mensurar, porque tem preços pra todo mundo, pra quem pode muito ou pode quase nada. Eu não tenho experiência de mercado fotográfico pq estou ainda embarcando no meu segundo ano como freela, é muito pouco tempo.
Tenho um cliente no interior de São Paulo que é um grande grupo hospitalar. A primeira coisa que fiz foi um reajuste no preço para as minhas pautas de 4 horas, e já sinto as dificuldades para fazer o cliente entender o porquê do ajuste. Inflação, dólar, experiência do fotógrafo etc... isso porque você tá fazendo um institucional que terá divulgação na mídia.
Agora fico aqui imaginando como se vende um trabalho com preços justos para aniversariantes. Cada um acha e faz o seu mercado.
É muito dificil definir o que é justo, não é mesmo? A verdade é que muita gente acha que fotógrafo deveria andar a pé, não ter fillhos, nem férias, nem sonhos.
Acho que vem desse pensamento a explicaçao de muitos fotografos para seus preços "altos", quando dizem que possuem custos elevados, portanto preços elevados. Eu acho esse tipo de pensamento um tanto depreciativo. Costumo dizer que não tenho muitos custos nao. Nao acho o preço do necessário para se trabalhar decentemente alto. Nao tenho estudio. Em minha vida, nao investi quase nada (pensando somente em termos monetários) em conhecimento. Estudei muito tempo em escola pública, em universidade pública. O que gastei e muito foi TEMPO. E se tempo é dinheiro, posso dizer que investi altos valores.
O fato é que parece que a fotografia voltada a particulares, pessoa fisica, tem que justificar sempre o seu valor. Vejo clientes pedindo justificativas e fotografos oferecendo justificativas. Na verdade, trata-se mais de posicionamento de mercado do que de custos. Inicialmente, meus preços eram comparáveis a da média. Comecei a perceber que muita gente escolhia o meu trabalho nao por afinidade mas porque eu me situava num patamar de preço acessivel a pessoas que buscam a fotografia por tradiçao (a sociedade espera que eu fotografe a festinha de um ano do meu filho, a minha gravidez, o meu filho recem nascido) e  nao necessariamente por apreciação. Logo que identifiquei isso, subi o meu preço e saí dessa media. Agora, quem fecha comigo, na grande maioria das vezes, é porque aprecia fotografia, aprecia a minha linguagem. Obviamente, o posicionamento é dependente da variável qualidade. Quem está disposto a pagar altos valores por fotografia é porque aprecia a arte fotografica. Essa apreciação leva a observaçao, ao estudo e, consequentemente, a exigencia aumenta. Por isso que o aumento dos preços exige qualidade em vários ambitos. Nao somente a qualidade na fotografia mas em tudo que envolve o negocio. Essa qualidade é atingida a custo de esforço, preparação, tempo de estudo, tempo destinado a cada cliente, etc. Se voce contabilizar tudo isso, verá que muito fotografo que cobra caro, lucra muito menos que muitos que cobram barato. É so contabilizar tudo certinho, todo esse tempo de estudo, dedicacao necessaria para atingir esse patamar de preços. Concluindo, financeiramente falando, atingir a exclencia nem sempre é a melhor alternativa. O que move a busca pela excelencia sao outros fatores, nao o dinheiro.

p.s. Fotografo profissionalmente há mais ou menos 1 ano. Vejo um monte de restaurante abrindo e nunca comi de graça em nenhum deles. Muito pelo contrario, muitos já abrem com pratos a peso de ouro. Portanto, o tempo de trabalho nao determina, de forma alguma, o valor deste.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 03:49:50 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2013, 09:31:07
 :clap: parabéns spider, pelo post claro e transparente.. e por conseguir se impor em um mercado que muitas vezes é bem difícil.. isso mostra a qualidade e reconhecimento do trabalho.. apesar de ser apenas um hobby pra mim, penso no futuro em chegar a esse ponto, e com certeza as suas fotos e edições são uma excelente fonte de inspiração  :worship:



« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 09:31:45 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2013, 09:45:19
Vou fazer a cobertura de um aniversário de 1 ano da filha de um amigo, pedi 150 reais para fazer as fotos e entregar num CD, e o cara ainda queria desconto. Mas o mais surpreendente é que o cara duvidou das minhas fotos e falou que profissionais cobram 160 reais pra fazer as fotos, mandei ele procurar os tais profissionais ai a conversa mudou, consultei alguns amigos da região e de outras regiões e a média de preços fica em torno de 400 a 500 reais.
Uma coisa que aprendi é que não se pode dar moleza pra cliente, sendo amigo ou não. Defina o seu preço mesmo que alguém vá fazer por 90% menos,pelo menos não correrá o risco de alguém duvidar do seu trabalho por estar cobrando um valor muito abaixo do mercado.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2013, 15:34:18
Vou fazer a cobertura de um aniversário de 1 ano da filha de um amigo, pedi 150 reais para fazer as fotos e entregar num CD, e o cara ainda queria desconto. Mas o mais surpreendente é que o cara duvidou das minhas fotos e falou que profissionais cobram 160 reais pra fazer as fotos, mandei ele procurar os tais profissionais ai a conversa mudou, consultei alguns amigos da região e de outras regiões e a média de preços fica em torno de 400 a 500 reais.
Uma coisa que aprendi é que não se pode dar moleza pra cliente, sendo amigo ou não. Defina o seu preço mesmo que alguém vá fazer por 90% menos,pelo menos não correrá o risco de alguém duvidar do seu trabalho por estar cobrando um valor muito abaixo do mercado.

Por isso sou da opinião que é melhor fazer de graça como presente do q cobrar barato. É revoltante. :aua:
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2013, 15:34:39 por douglas83 »


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2013, 16:19:32
Concordo plenamente, para qualquer tipo de serviço. Faça de graça (independente dos motivos), mas não cobre barato.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto