Autor Tópico: Valor de Cobertura Fotográfica Aniversário  (Lida 4609 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2013, 03:32:56
Então Spider, o universo em São Paulo é algo muito amplo, é difícil mensurar, porque tem preços pra todo mundo, pra quem pode muito ou pode quase nada. Eu não tenho experiência de mercado fotográfico pq estou ainda embarcando no meu segundo ano como freela, é muito pouco tempo.
Tenho um cliente no interior de São Paulo que é um grande grupo hospitalar. A primeira coisa que fiz foi um reajuste no preço para as minhas pautas de 4 horas, e já sinto as dificuldades para fazer o cliente entender o porquê do ajuste. Inflação, dólar, experiência do fotógrafo etc... isso porque você tá fazendo um institucional que terá divulgação na mídia.
Agora fico aqui imaginando como se vende um trabalho com preços justos para aniversariantes. Cada um acha e faz o seu mercado.
É muito dificil definir o que é justo, não é mesmo? A verdade é que muita gente acha que fotógrafo deveria andar a pé, não ter fillhos, nem férias, nem sonhos.
Acho que vem desse pensamento a explicaçao de muitos fotografos para seus preços "altos", quando dizem que possuem custos elevados, portanto preços elevados. Eu acho esse tipo de pensamento um tanto depreciativo. Costumo dizer que não tenho muitos custos nao. Nao acho o preço do necessário para se trabalhar decentemente alto. Nao tenho estudio. Em minha vida, nao investi quase nada (pensando somente em termos monetários) em conhecimento. Estudei muito tempo em escola pública, em universidade pública. O que gastei e muito foi TEMPO. E se tempo é dinheiro, posso dizer que investi altos valores.